Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 21 anos !

NOTÍCIAS DOS BÚFALOS

AGROPECUÁRIA KAKURI PARTICIPA DO 6TH ASIAN BUFFALO

Aconteceu no Paquistão, na cidade de Lahore, entre os dias 27 e 30 de outubro de 2009, o 6th ASIAN BUFFALO CONGRESS, debaixo de muita tensão devido às bombas que os talibãs faziam explodir por todo o país. A própria cidade de Lahore, que tem uma população de 10 milhões de habitantes, que já havia sido alvo na semana anterior, logo depois do congresso, foi novamente atingida.

Mesmo com a desistência de muitos participantes da própria Ásia devido à insegurança que reina no país, tivemos a participação de mais de 700 inscritos com cinco brasileiros entre os palestrantes e participantes, três argentinos que foram divulgar o 9th World Buffalo Congress, que acontecerá em Buenos Aires no período de 25 a 28 de abril de 2010, dois italianos e um mexicano, que formaram a delegação latina. Ao todo, 22 países participaram do evento.

Os salões do confortável Hotel Continental Palace de Lahore foi o centro das atenções durante o congresso, que movimentou um grande contingente de pessoas que tinham que se submeter a um extremo sistema de segurança para adentrar ao local. O congresso não se limitou apenas à apresentação de trabalhos científicos, reservando um espaço considerável para apresentar aos pequenos produtores locais, na língua nativa, as inovações e melhoramentos que estavam acontecendo em todo mundo. A presença forte do criador paquistanês mostrou o quanto o búfalo é importante naquele país na produção de leite (65,2%), já que grande parte do povo é vegetariano e o rebanho bubalino atinge a casa de mais de 28 milhões de animais, ficando somente atrás da Índia, que alcança a marca de 99 milhões de animais. No Paquistão, em sua maioria, o leite produzido se destina a consumo “in natura”. É vendido a granel, ficando pequena parte para fabrico de queijos.

O Brasil, ganhou destaque no congresso, pois apresentou vários trabalhos de pesquisa do Pará e de São Paulo na área de painéis. O professor Wiliam Gomes Vale fez uma excelente palestra, sendo aplaudido de pé pelos participantes. Pesquisadores e criadores de todo o mundo se fizeram presentes, sendo a maioria da própria Ásia. O evento teve o importante apoio da University of Veterinary and Animal Sciences – Lahore.

Como parte da programação, após o encerramento dos trabalhos e sob fortíssimo esquema de segurança, foi feita uma visita ao parque de exposição, com entrega dos prêmios aos campeões da feira, quando foi realizado um concurso leiteiro, sendo que a búfala mais produtiva alcançou a marca de 42 litros em 36 horas.

Ismael Coronel (mexicano), Antonio Borghese (italiano), Gustavo Crudeli (argentino) Eduardo Daher (brasileiro) Marcos Zava (argentino)

No desfile dos animais pode-se ver excelentes animais das raças Kundi, Nili, Nili- Ravi e da raça Ravi, que mostraram o quanto o búfalo é versátil, independentemente da raça.

No dia seguinte, tivemos oportunidade de conhecer em Pattoki, no distrito de Kasur, o BUFFALO RESEARCH INSTITUTE, onde nos foram apresentados diversos animais, principalmente os da raça Nili-Ravi, que se encontram em coleta de sêmen. Conhecemos também o moderno laboratório e as instalações usadas na coleta de sêmen. O instituto tem também uma excelente fazenda onde se faz a seleção de animais com controle de produção e se desenvolvem trabalhos de pesquisa para melhoria de animais e alimentos diversos. Na visita a essa fazenda, nos foi apresentada uma variedade de milho que produz até três espigas por planta e atinge uma altura de três metros, o que a torna excelente para produção de silagem.

No Búfalo Tour, fizemos visita às fazendas e pudemos observar que a criação de búfalos, em sua maioria, é da raça Nili- Ravi, criada de forma estabulada. A criação é feita por pequenos fazendeiros de forma que cada animal recebe uma atenção toda especial, já que é o arrimo da família, pois uma parte do leite produzido é consumido na família e o excedente é vendido para intermediários que o levam para os grandes centros e fazem a distribuição em pequenas camionetes, motos e bicicletas de porta em porta.

Depois de toda a programação, em companhia do Dr. Talat Pasha, nosso anfitrião, presidente do congresso e diretor da escola de veterinária UVAS, tivemos oportunidade de visitar uma fazenda com 37 animais em ordenha da raça Nili-Ravi que produzem mais de 600 l de leite por dia, que são totalmente vendidos a granel na própria cidade de Lahore, que dista menos de 3 km da fazenda.