Glauber em Campo

OS DESAFIOS DA ERA BOLSONARIANA

Glauber

GLAUBER SILVEIRA

A expectativa em prol do desempenho do presidente eleito é muito grande. Os eleitores, ao votar em Jair Bolsonaro, colocaram em uma pessoa toda uma aposta de mudanças, seja na estagnação da corrupção, seja no resgate de valores familiares, seja no enfrentamento de questões éticas e de combate à violência. Fica claro que o desafio do presidente eleito é gigantesco. A pergunta que fica é se ele realmente irá conseguir romper a velha política impregnada em todos os cantos do Executivo e do Legislativo, vícios de governo e moral que estão até impregnados no Judiciário.

Bolsonaro, neste período de transição, continua dando sinais de sua atitude sempre extremista de direita, seja na questão do armamento, seja na questão da educação. Tanto que deu seus palpites e recado nas questões do Enem. Já no processo de transição, apresentou seus enfrentamentos com o Ministério da Educação e também com o Ministério da Saúde, tanto que já fez milhares de médicos do programa Mais Médicos em parceria com Cuba retornarem à sua terra natal.

Nota-se que o presidente eleito continua usando as redes sociais para, inclusive, definir seu quadro de ministros. O Twitter passou a ter uma importância jamais vista para a maioria dos brasileiros, inclusive para a imprensa. É notória a atenção dada às redes sociais para qualquer postagem do presidente eleito. Ou seja, pelas redes, ele dita regras e, inclusive, desmente ou corrige mal-entendidos. Fica evidente que o presidente não tem nenhum problema em recuar ao fazer anúncios se o que foi dito não agradou seus milhares de seguidores.

Alguns analistas e cientistas políticos preveem alguma dificuldade no futuro do presidente em sua articulação com o Congresso, p...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!