Notícias da Argentina

ORÇAMENTO DE 2019 E OS IMPOSTOS PARA O CAMPO

Notícias

Depois de muitas rodadas de negociações junto à Câmara dos Deputados, os representantes do agro conseguiram ser ouvidos a respeito do artigo do Projeto de Lei do Orçamento 2019 que deu poder ao Governo para elevar as retenções a até 33%. Com as mudanças propostas, o Poder Executivo foi autorizado a aumentar os direitos de exportação para a soja em até 30%. No restante dos produtos exportáveis, o aumento limite foi estabelecido em 12%.

COMEÇA O DEBATE SOBRE A LEI DE SEMENTES

Notícias

Em várias horas de debate, legisladores da oposição e do Governo levantaram pontos em comum e outros de dissidência sobre o projeto da nova Lei de Sementes, que começará a ser discutida na Câmara dos Deputados. Finalmente, a ênfase foi colocada sobre os principais pontos deste projeto, como o estabelecimento de proteção para os obtentores e uma restrição ao uso próprio e gratuito estabelecido pela lei antiga, promulgada em 1973. Em consonância com os avanços tecnológicos, o projeto acrescenta uma série de argumentos que não estavam contemplados na lei de 1973. Entre os tópicos da nova legislação estão: o Instituto Nacional de Sementes terá poderes exclusivos e não delegáveis de controle e fiscalização da semente e o preço pago pela semente para uso próprio atenderá todos os direitos de propriedade intelectual, sem exceções. No que diz respeito ao pagamento de royalties, será estabelecido o valor por um período de cinco anos, o que inclui o pagamento dos direitos do obtentor, o direito de patente e o multiplicador.


TRIGO

Depois das chuvas abundantes que foram registradas na zona central da Argentina, o acesso aos campos ficou difícil, dificultando o exame das condições dos lotes de trigo e a colheita planejada para as últimas semanas de novembro. Por esta razão, a logística da nova safra do cereal está sob pressão devido aos atrasos na saída das lavouras e na entrada de mercadoria nos portos.

SOJA

Segundo a Bolsa de Comércio de Rosário, entre 10% e 17% do total de hectares de soja recentemente plantados poderiam ter que ser replantados. Até o final de novembro, quase 3 milhões de hectares de soja foram semeados na região central. Metade desta área recebeu chuvas que superaram os 100 milímetros. Os efeitos após as tempestades estão sendo revisados.

LEITE

A Secretaria de Governo de Agroindústria, em colaboração com os mercados integrados MATba e ROFEX, e a Comissão Nacional de Valores (CNV), implementará um mercado futuro para a atividade leiteira a partir de 15 de dezembro. O objetivo da ferramenta é tornar mais fácil para o produtor e a indústria cobrir possíveis variações do mercado.

CARNE

Na “China International Import Expo”, feira organizada em Xangai pelo governo chinês, as 13 empresas argentinas que acompanharam o Instituto para a Promoção da Carne Argentina assinaram contratos com empresas estatais e províncias do país que têm benefícios fiscais. Os acordos envolvem aumentar o volume de embarques de carne ao longo de 2019.