Vitrine

 

LEGISLAÇÕES: RECOMENDA-SE ESTAR POR DENTRO

Plantar, cuidar, colher e comercializar: essas são as atividades que o produtor gosta mesmo de praticar. Mas as suas obrigações (e preocupações) no campo devem ir além disso. Sobretudo quando envolvem as legislações, seja na esfera ambiental, seja na trabalhista, ou, ainda, na fundiária. Você sabe quantas leis tem este país? Segundo levantamento realizado pela Casa Civil da Presidência da República, o Brasil tem mais de 181 mil leis, apurou a nossa jornalista Denise Saueressig, que elaborou a reportagem de capa desta edição, cujo título é bem simples e objetivo e resume a proposta da reportagem: Campo legal. Imagine, existe até uma lei de 28 de julho de 1860, o Decreto Imperial nº 1.067, que criou o que se poderia chamar de primeiro Ministério da Agricultura. Não é nada fácil estar, trabalhar e produzir dentro da lei. Até porque há algumas muito estranhas.

O que é uma lei da natureza, mas não tem como aceitá-la com a devida naturalidade, é a morte. No dia 8 de setembro perdemos todos, todos os que prezam pela agricultura conservacionista, seja no Brasil ou em qualquer parte do planeta, o paranaense Manoel Henrique Pereira (foto nesta página, registro de um dia em que ele recebeu a reportagem d’A Granja), mais conhecido por Seu Nonô. Aos 76 anos, ele foi vencido pelo câncer após deixar como legado uma vida dedicada ao plantio direto na palha. Seu Nonô foi um dos principais precursores e difusores dessa técnica de plantio que salvou a agricultura brasileira de sucumbir à erosão. Nossa singela e sincera homenagem a este amigo na página 52.

A edição ainda traz a cobertura completa e ilustrada de uma grande festa, o jantar de entrega da premiação Destaques A Granja do Ano 2015. Foi durante a Expointer, e reuniu os premiados, autoridades e amigos. Uma noite histórica, assim como é a premiação, que completou 30 anos!

E não faltam outros assuntos, como as considerações um tanto preocupadas sobre a rentabilidade do produtor na safra 2015/16 do presidente da Famato, Rui Prado, o entrevistado em O Segredo de Quem Faz.

E muito, muito mais.

Boa leitura!