Novidades no Mercado

 

MICROQUÍMICA APRESENTA INOCULANTE PARA MILHO

A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, lançou o inoculante Azzo- Fix, produto biológico composto pela bactéria Azospirillum brasilense, que se associa às plantas e resulta em uma série de benefícios. Aplicado na cultura do milho, ele traz retorno positivo, com a possibilidade de redução de uso de fertilizantes químicos, ganhos no desenvolvimento das plantas, resistência aos estresses e produtividade.

As bactérias do AzzoFix associam-se às plantas e captam o nitrogênio do ar, que está na forma gasosa e indisponível, convertem em formas assimiláveis e disponibilizam diretamente dentro das células, no processo chamado de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Além da FBN, o produto ainda oferece outros benefícios, como o aumento do volume de raízes, que chega a mais de 50%, o que ajuda a planta a acessar e absorver mais água e nutrientes, além de resistir melhor aos estresses.

SIAGRI LANÇA NOVO SOFTWARE

A Siagri-Software para Agronegócio oficializa o lançamento do Siagri Essencial no evento Bayer Convenção de Distribuição Brasil, promovida pela empresa. O produto, com foco nos micro e pequenos distribuidores de insumos, foi apresentado no evento, em Campinas/SP, que começou no final de julho. A convenção é anual e reúne cerca de 300 distribuidores para debater temas estratégicos. O Siagri Essencial atende processos específicos do segmento, além de permitir o gerenciamento do escritório. O objetivo é oferecer um software ao alcance dos distribuidores que, em sua grande maioria, não possuem ERP especializado.


NEW HOLLAND CRIA PROGRAMA DE MANUTENÇÃO ANTECIPADA

A New Holland criou um programa de manutenção antecipada que, nas concessionárias participantes, concede vantagens comerciais exclusivas na aquisição de peças genuínas e garantia de serviço especializado aos clientes. O diretor de Peças da New Holland, Fernando Gaya, explica que o cuidado preventivo com o equipamento colabora para o prolongamento da vida útil das máquinas, evitando que pequenos desgastes tornem-se grandes problemas. “A manutenção antecipada garante que o equipamento produza ao máximo em todas as etapas de trabalho no campo, sem paradas inesperadas ou prejuízos no cronograma de trabalho do produtor rural”, afirma.


TITAN AMPLIA FAMÍLIA DE PNEUS PARA ARROZ

A Titan Pneus do Brasil, detentora da marca Goodyear Farm Tires, ampliou a oferta de pneus desenvolvidos para atender a produção de arroz e coloca à disposição do produtor duas novas medidas do pneu Super Arrozeiro II, de fabricação nacional, com desenho das garras feita para uso em áreas de cultivo alagado. Os modelos R2 – 23.1- 30 Super Arroz II 12PR TL e R2 – 23.1-30 Super Arroz II 10PR TT – desenvolvidos com tecnologia de última geração, estará disponível para aquisição do agricultor nas principais regiões produtoras ainda neste ano, com previsão de chegada na rede de revendedores Titan antes do preparo do solo e plantio da nova safra.


PIONEER AGORA COM A TECNOLOGIA LEPTRA

A partir da próxima safrinha, a DuPont Pioneer aumentará o seu portfólio de produtos oferecidos aos produtores de milho através do lançamento de híbridos com a tecnologia Leptra de proteção contra insetos. “Devido ao seu amplo espectro, a tecnologia Leptra é hoje a melhor opção para auxiliar no controle das principais lagartas que atacam a cultura do milho, como a lagarta- do-cartucho, lagarta-elasmo, lagarta-do-trigo, broca-da-cana-deaçúcar, lagarta-eridania, lagarta-daespiga e lagarta-rosca. É uma excelente escolha para aqueles agricultores que desejam mais segurança e rentabilidade na sua lavoura”, destaca Itavor Nummer, líder de Agronomia da DuPont Pioneer.


MOSAIC CONECTA 2015 DEBATE O AGRONEGÓCIO

A Mosaic Fertilizantes reuniu em agosto, em Campinas/SP, líderes da agricultura nacional e especialistas do setor durante mais uma edição do Mosaic Conecta, evento destinado a um grupo de clientes da empresa. “A cada edição do Mosaic Conecta nos tornamos mais convictos de nossa missão e reforçamos nosso compromisso com o agronegócio nacional. Estimular o debate entre grandes produtores e profissionais relevantes no mercado é fundamental para o constante desenvolvimento do setor”, afirma Gabriel dos Santos, gerente de Comunicação de Marketing da Mosaic Fertilizantes.


TIMAC AGRO COMPLETA DEZ ANOS NO BRASIL

A unidade de fertilizantes líquidos da empresa Timac Agro, instalada em Rio Grande/RS, completou dez anos de atividades em julho, registrando resultado significativo, fruto da inovação promovida junto ao setor agrícola. No total, são mais de 7 milhões de litros de fertilizantes produzidos, o que equivale a mais de 16 milhões de hectares de lavouras tratadas no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Canadá. Com investimento destinado à automatização do seu sistema de envase, a empresa modernizou embalagens, logística e armazenamento, passando a utilizar um processo inovador que preconiza o uso do papelão no lugar das bombonas de plástico.


VINHO DA MIOLO WINE GROUP CONQUISTA PREMIAÇÕES

O tom amarelo-palha do Quinta do Seival Alvarinho virou tom de ouro. A Miolo Wine Group tem imenso prazer de dizer que o desafio de trazer essa belíssima uva portuguesa para ser cultivada no Brasil segue rendendo frutos. “O nosso Alvarinho, que já havia se destacado ao ser escolhido como um dos cinco melhores na categoria "Brancos Novo Mundo" no Vitória ExpoVinhos, foi premiado com a medalha de ouro no 12º Concurso Nacional de Vinhos 2015, na categoria Vinhos Brancos Tranquilos”, informa a empresa. O Concurso Nacional de Vinhos é a etapa brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas, a maior competição do mundo na categoria de vinhos e destilados, que certifica as melhores bebidas nacionais disponíveis no mercado.


NUFARM CONQUISTA EXTENSÃO DE REGISTRO PARA PEQUENAS CULTURAS

A Nufarm conquistou a inclusão de pequenas culturas, popularmente conhecidas como Minor Crops, no registro de três dos seus principais produtos: Tenaz, Kaiso e Dimax. A empresa investiu mais de R$ 1 milhão na obtenção dessas extensões de uso, que são de grande importância para a agricultura nacional, em especial aos produtores que se dedicam à produção de frutas, legumes, raízes, tubérculos e hortaliças, demandando produtos eficazes e registrados em seus sistemas de cultivo.


TMG: PARCERIA PARA SOJA TOLERANTE A ESTRESSE

A Tropical Melhoramento & Genética (TMG), em parceria com a Verdeca LLC, joint venture das empresas Bioceres S.A. e Arcadia Biosciences, iniciou o desenvolvimento de novas variedades de soja com o gene HB4, que confere à planta tolerância a estresses abióticos, principalmente a seca. O trait, desenvolvido pela Verdeca, permite que as plantas se adaptem às adversidades das condições de estresses ambientais. De tolerância ao estresse, o trait já teve sua performance validada por oito anos de testes de campo, incluindo ensaios em diversos locais da Argentina e dos Estados Unidos, e mais dois anos de ensaios para regulamentação. Os resultados desses estudos demonstraram que o HB4 possibilita um aumento de produtividade em até 14%, sob diversas condições de estresse, incluindo a seca.


BIO SOJA: NOVIDADES NO VII SIMPÓSIO DE CANA-DE-AÇÚCAR

O Grupo Bio Soja participou com um estande no VII Simpósio de Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar, no mês passado, em Piracicaba/SP. A empresa ainda apresentou dois lançamentos voltados para adubação de cana: o Bioenergy Cana e o NHT Bend Zinco. No estande, ocorreram demonstrações dos resultados de pesquisas com produtos consagrados em fertilização foliar, como o Bioenergy Cana e a linha Active, e adubação de solo, como os produtos da linha NHT. O simpósio teve a organização dos professores Godofredo Cesar Vitti, Rafael Otto e Pedro Henrique de Cerqueira Luz, e teve o objetivo de promover a difusão de tecnologias voltadas para o setor sucroenergético e informações relacionadas à produção e ao manejo do solo de forma eficiente.


NETAFIM LANÇA TUBOS FLEXÍVEIS

A Netafim lançou tubo flexível para complementar seu portfólio. O produto é usado como o tubo que leva a água até os gotejadores no sistema de irrigação por gotejamento, microaspersão e aspersão, e substitui no mercado o PVC. Dentre as vantagens, o novo tubo flexível é mais leve e indicado para sistemas móveis. Segundo Bruno Costa, gerente de Produtos da Netafim, o produtor pode usar o tubo flexível em áreas diferentes, pois é fácil para instalar, recolher e transportar. “Ocupa menos espaço de armazenamento dentro da fazenda, bem como nos caminhões de transporte, ou seja, cabe até nove vezes mais material no mesmo espaço quando comparamos com o PVC”, destaca.


FORD CAMINHÕES CONSOLIDA LIDERANÇA EM LEVES E SEMILEVES

A Ford consolidou a sua liderança nas vendas de caminhões das categorias de leves e semileves em julho e, considerando todos os segmentos de mercado, fechou o mês com 18,5% de participação, ou seja, um crescimento de 3,4 pontos percentuais comparado ao mesmo mês de 2014. No acumulado do ano, a Ford detém 18,9% das vendas gerais de caminhões e foi a marca que mais ganhou participação na indústria, com 5,5 pontos percentuais a mais em relação a igual período do ano passado.

“Esse avanço na participação tem sido importante para a Ford em um momento de grande retração no mercado e mostra as possibilidades de oferta da nossa linha de caminhões. Até julho, a indústria acumula uma queda de 42,5% comparado a 2014, mas com esse desempenho conseguimos reduzir nossa queda para 18,9%, o que é preocupante, mas de alguma forma positivo quando comparado com nossos competidores”, diz Antonio Baltar, gerente de Vendas e Marketing da Ford Caminhões.


MASSEY FERGUSON ENTREGA TRATOR A PREMIADO

A Massey Ferguson, juntamente com a concessionária Pippi Máquinas e a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), em comemoração aos 40 anos da entidade, realizou a entrega do trator MF 255/4 para o primeiro lugar em um concurso cultural promovido pela Fecoagro. O vencedor da promoção foi Inácio José Petry, de Itapiranga/SC. No ato da entrega, foi realizada uma confraternização na residência do agricultor, onde estiveram presentes o diretor da Pippi Máquinas, Márcio José Lucca, a diretoria da Fecoagro e familiares do contemplado. “Este é o primeiro trator da Massey Ferguson que tenho. Já trabalhei com o do vizinho e percebi diversas qualidades, como simplicidade, robustez e economia. Agora é trabalhar e fazer jus a essas qualidades”, afirma Inácio José Petry.


HEXAGON ANUNCIA PARCERIA COM A AGRALE

A Hexagon Agriculture firmou parceria com a Agrale no fornecimento do seu sistema de piloto-automático hidráulico. O anúncio ocorreu em agosto, no lançamento do trator 7215, veículo de maior potência produzido pela marca, que traz o moderno controlador GPS Ti7 como opcional de fábrica.

Desenvolvido para a agricultura empresarial, o Agrale T7215 é um trator projetado no Brasil, levando em consideração as peculiaridades do agronegócio brasileiro e obtendo alta performance em culturas com soja, milho, trigo, arroz e algodão. “Estamos muito entusiasmados como essa parceria junto a uma das principais empresas do setor de tratores do Brasil, que com certeza é mais uma conquista estratégica da nossa empresa”, disse Fabio Neumann, gerente de Marketing da Hexagon Agriculture.


TEREOS NO CONGRESSO BRASILEIRO DO AGRONEGÓCIO

No painel “Grãos, Proteína Animal, Floresta Plantada e Palma”, do 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Abag no mês passado, a moderação foi de Jacyr Costa, diretor Região Brasil do Grupo Tereos. A discussão recebeu Francisco Turra, presidente da ABPA; Elizabeth Carvalhaes, presidente-executiva do Instituto Brasileiro de Árvores (Ibá); Marcelo Brito, diretor Comercial e de Sustentabilidade da Agropalma; Rodrigo Lima, diretor- geral da Agroícone Consultoria; e Valmor Schaffer, presidente da ADM na América do Sul.

“Hoje vivemos um cenário de alta produtividade no agronegócio e não podemos deixar de pensar e praticar a sustentabilidade nesse setor. Certamente a Abag acertou em trazer o tema para debate neste momento em que é cada vez mais fundamental o desenvolvimento sustentável do planeta”, destaca Costa.


SEMEATO: NOVO COORDENADOR GERAL DE VENDAS

A Semeato anunciou Valdes Canabarro como o novo coordenador geral de Vendas no Brasil. Com mais de 20 anos de atuação na empresa, e experiência não só em vendas, mas também nos testes de campo, na auditoria de qualidade e na assistência técnica, Canabarro enxerga a nova função como um grande desafio. “Atuamos em um segmento bastante competitivo e temos como objetivo principal aumentar nossa participação nesse mercado.

O agricultor brasileiro, na sua grande maioria, vem obtendo boas produções, e o preço das commodities também vem se mantendo em um patamar elevado. Isso nos deixa otimistas para que o mercado se normalize o mais breve possível. A Semeato é especialista em plantio direto e oferecemos soluções para atender pequenos, médios e grandes produtores”, afirma.


LS TRACTOR COM CONCESSIONÁRIA EM JAÚ

“A região tem na cana-deaçúcar, no café e no plantio de grãos sua principal força agrícola, mas, ao mesmo tempo, tem um bom nível de diversificação e, em geral, uma agricultura bem mecanizada”. Com essa descrição, o diretor Comercial da J.A. Máquinas, Marcos Camargo, demonstra porque o Grupo G.R.A. decidiu investir cerca de R$ 1 milhão para abrir a concessionária de tratores da sul-coreana LS Tractor em Jaú, região central de São Paulo. Ele diz ainda que a área de atuação da loja será de 91 municípios que possuem carência de tratores do nível da LS. “Já estamos atuando nas regiões do café, da horticultura e, agora, nos aproximamos da cana e dos grãos em São Paulo, isso é uma conquista que vai nos trazer grandes vitórias”, complementa o diretor Comercial da LS Mtron, André Rorato.


YARA LANÇA SOLUÇÃO LÍQUIDA YARALIVA

A Yara Fertilizantes lançou, no Congresso da Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários), em agosto, sua solução líquida da linha YaraLiva, inédito no mercado brasileiro. “O produto oferece melhor enraizamento e maior sanidade das plantas, proporcionando maior qualidade da colheita. Eles também estão livres de perdas por volatilização e de acidificação do solo, além de apresentar alta fluidez, uniformidade e homogeneidade”, explica Ricardo Curione, gerente Comercial de Fertilizantes Líquidos da Yara. A empresa também divulgou quatro linhas de Premium Offerings, que oferecem aumento na produtividade e na rentabilidade das lavouras por meio da presença dos nutrientes ideais para a nutrição das diferentes culturas.


C.VALE ASSUME OPERAÇÕES DA MARASCA

A C.Vale Cooperativa Agroindustrial, de Palotina/PR (na foto, a sede), e a empresa Marasca, com sede em Cruz Alta/RS, fecharam acordo envolvendo a operação de 26 unidades da empresa gaúcha. De acordo com o termo de parceria operacional, a cooperativa paranaense assume as atividades de grãos e insumos da Marasca. O negócio foi anunciado oficialmente pelos presidentes da C.Vale, Alfredo Lang, e da Marasca, Vitor Bento Marasca. Fundada em 1992, a Marasca faturou R$ 1,2 bilhão no ano passado. A C.Vale fechou 2014 com receita de R$ 4,64 bilhões e, além do Paraná, atua também em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai.


ANOTE AÍ

A Associação Brasileira de Engenharia Agrícola promove o 44º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea), de 13 a 15 de setembro, no hotel Fonte Colina Verde, em São Pedro/ SP. Na oportunidade, a entidade estará completando 50 anos. Mais informações em www.sbea.org.br

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) promove, de 14 e 17 de setembro, o XIX Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu/PR. Realizado desde 1979, o CBSementes é o maior evento da área, reconhecido dentro e fora do País. O CBSementes tem como tema “A semente e a evolução tecnológica para os sistemas de produção”. Serão realizados durante o Congresso o XIII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, o VIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e o II Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras. Mais informações e a programação em www.cbsementes.com.br

construídas superam grandes desafios”. Esse é o tema central do 12º Congresso Brasileiro de Marketing Rural & Agronegócio, a ser realizado dia 25 de setembro, em São Paulo. O congresso é o mais importante evento do setor de marketing rural do País e a expectativa é superar o resultado de participações do ano passado e reunir mais de 350 profissionais da área, além de especialistas e empresários rurais. Mais informações em no telefone (11) 3813.1787/3813 1788 ou e-mail [email protected]

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com