Novidades no Mercado

 

FORD CONSOLIDA AVANÇO NO MERCADO DE CAMINHÕES

A Ford obteve 19% de participação no primeiro semestre de 2015 e consolidou o seu avanço no mercado de caminhões. Foi a marca que mais cresceu dentro da indústria, aumentando a sua fatia com um ganho de 5,9 pontos percentuais. Além de liderar os segmentos de caminhões semileves e leves, também cresceu nos veículos pesados 6x4. “Ter uma linha diversificada e completa de veículos, focada na produtividade e economia mostrou ser uma vantagem competitiva nesse período de grandes desafios, em que mais do que nunca os clientes buscam o melhor custo-benefício na operação das frotas”, afirma Flávio Costa, supervisor de Marketing da Ford Caminhões.


VALMONT PROMOVE PROJETO FORMAÇÃO DE MONTADORES

A Valmont deu início em julho à primeira edição do Projeto Formação de Montadores, iniciativa que visa preparar jovens para o mercado de trabalho por meio de treinamento e capacitação técnica na montagem de equipamentos. Em parceria com a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) de Uberaba/MG, a empresa promoverá curso teórico e prático para 30 adolescentes da instituição. “O objetivo é oferecer aos jovens assistidos pelas instituições parceiras, como no caso da Feti, um treinamento em montagem, capacitando os alunos para atuarem como assistentes de montagem em equipamentos de irrigação, como os pivôs”, explica a coordenadora de Recursos Humanos da Valmont, Bruna Abdanur, idealizadora do projeto.


HEXAGON AGRICULTURE DESENVOLVE SOLUÇÕES PARA O ETANOL 2G

Uma iniciativa que avança cada vez mais no Brasil, o aproveitamento industrial da palha da cana, tanto para a cogeração de energia quanto para a produção de álcool de matriz celulósica, insere-se como a mais estratégica opção para geração de receitas adicionais e incremento de margens econômicas para as agroindustrias sucroenergéticas. Com potencial de aumentar a produção de uma mesma safra em até 30%, o etanol de segunda geração (2G) já é uma realidade cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, e a Hexagon Agriculture está trabalhando continuamente na atualização das suas tecnologias para atender essa crescente demanda do setor.


CAMINHÃO DA VOLVO É O PESADO COM MAIOR VALOR DE REVENDA

O FH 460cv 6x4 é o caminhão pesado com o maior valor de revenda do mercado brasileiro, segundo estudo feito pela Agência Autoinforme, em parceria com a Editora Frota e a Texto Final de Comunicação Integrada, com base em levantamento de preços de veículos novos e usados da Molicar. “É um grande orgulho receber este prêmio. É o reconhecimento do mercado do excelente desempenho de nossos caminhões e da alta qualidade que nossos produtos entregam ao transportador em um mercado extremamente competitivo”, declara Bernardo Fedalto, diretor de Caminhões Volvo no Brasil. “Esse reconhecimento é fruto dos grandes investimentos que fazemos em nossos veículos”.


BRANDT ADQUIRE PARTICIPAÇÃO MAJORITÁRIA NA TARGET FERTILIZANTES

A norte-americana Brandt, fabricante líder de especialidades para a agricultura, adquiriu participação majoritária na Target Brasil Fertilizantes Ltda, por meio de sua subsidiária brasileira. A Target Brasil fabrica, distribui e comercializa especialidades para a agricultura em todo o Brasil. Essa aquisição dá à Brandt sua primeira fábrica internacional. “Isto marca um ponto-chave na evolução da Brandt, acelerando o nosso crescimento no Brasil, um dos maiores e mais diversificados mercados agrícolas do mundo”, disse Rick Brandt, presidente e CEO da Brandt. “Estamos muito satisfeitos em receber a Target Brasil na família Brandt”.


GOVERNO DO PARANÁ ENTREGA TRATORES LS TRACTOR A PREFEITURAS

A LS Mtron, fabricante dos tratores LS Tractor, venceu a concorrência e está fornecendo 15 tratores Plus 80 cabinados para o projeto “Apoio à Pecuária Leiteira na Agricultura Familiar no Norte Pioneiro”, cujo objetivo é melhorar a qualidade do leite e a produtividade nas pequenas propriedades por meio dos equipamentos cedidos pelas prefeituras e da capacitação de produtores e técnicos. “Todos os itens são de fábrica e trazem o melhor em termos de tecnologia embarcada, uma das características dos produtos LS, algo que está no DNA da empresa”, destaca o diretor Comercial da empresa, André Rorato. Os tratores adquiridos foram vendidos pela concessionária LS Tractor da região, a Engepeças.


FPT INDUSTRIAL COM NOVO GERENTE DE REDE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A FPT Industrial anunciou Adriano Silva (foto) como novo gerente para desenvolvimento da rede de assistência técnica da marca na América Latina, que irá oferecer atendimento destinado aos produtos da FPT Industrial na região. O executivo é formado em Engenharia Mecânica pela PUC/MG e especialista em Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria pela FGV. Possui 22 anos de experiência no setor de máquinas de construção. Tornou-se gerente comercial na New Holland Construction, onde foi responsável pelas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e estado de Minas Gerais, após passar pela Fiatallis. Silva foi convidado a integrar a área de desenvolvimento de rede da FPT Industrial com a tarefa de executar o plano de expansão da rede de assistência técnica na América Latina.


MARINI FAZ ANIVERSÁRIO COM NOVO SITE

No mês de julho a Marini, empresa com foco no desenvolvimento, na fabricação e na comercialização de equipamentos agrícolas sediada em Passo Fundo/RS, comemorou 26 anos de história, com muito trabalho e dedicação. A empresa preparou algumas novidades para seus clientes. Entre elas, uma nova área, mais ampla e bem localizada na Expointer, feira que ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro, em Esteio/RS. E também um novo site - www.marini.agr.br - já adequado às novas tecnologias e preparado para os novos lançamentos da empresa.


RIGRANTEC COMPLETA 20 ANOS

A Rigrantec, empresa brasileira com negócios na América Latina e Europa, completou 20 anos de história. A companhia começou em 1995 com produtos de tecnologia de aplicação, e no início dos anos 2000 iniciou a diversificação de seus negócios incorporando as linhas de nutrição, paisagismo e tratamento de sementes. Foi a primeira empresa a investir em polímeros protetores para TS no País, como o PolySeed 70, a única alternativa para o sucesso na aplicação do Permit em pó no algodão e arroz. Hoje tem marcas conhecidas e líderes de seus segmentos como Trilha, Zero Espuma, Neutralize Ultra e Fuso Clean Nova Fórmula Top. Para nutrição de plantas, trabalha com duas linhas complementares: a dos bioestimulantes, com substâncias húmicas, extratos de algas e aminoácidos; e a dos quelatos. (Na foto, a equipe do escritório da empresa)


CARRETA INTERATIVA DA JOHN DEERE COM INFORMAÇÕES

Para mostrar a excelência dos produtos John Deere, a empresa promove, desde julho, o Tratour: uma carreta passará em municípios que não sediam lojas dos concessionários da John Deere, levando conhecimento e informação aos agricultores e oferecendo a oportunidade para que eles adquiram equipamentos da companhia em condições especiais. Com uma sala de aula, o caminhão conta com informações de especialistas da John Deere a respeito dos benefícios dos produtos. O gerente de Marketing Tático da John Deere, Celso Monteiro (foto), acredita que a grande importância do Tratour é a aproximação e o relacionamento direto com os clientes, que passam a entender como ter acesso aos produtos. “Vamos mostrar a eles a história e tradição da John Deere no segmento agrícola e os diferenciais dos nossos produtos com relação ao que há no mercado”.


NEW HOLLAND PASSA A ATUAR NA MODALIDADE DE BARTER

A New Holland adota uma nova modalidade de negócio: o barter. A operação, comum entre produtores para a aquisição de sementes, defensivos e fertilizantes, consiste na negociação de máquinas utilizando como moeda de troca sacas de soja, com parceria da Cargill. A empresa torna- se assim a única do mercado a aceitar a oleaginosa na negociação. A expectativa é de que as vendas com essa operação atinjam R$ 20 milhões somente este ano. "Quando começamos a montar a estratégia, em 2014, havia muitas dúvidas em relação à mudança no cenário político e precisávamos já traçar planos para minimizar essa insegurança, pois sabemos que o produtor quer e precisa de tecnologia no campo", afirma Jefferson Kohler, gerente de Marketing da New Holland. Todo o portfólio de máquinas, implementos e agricultura de precisão da New Holland está disponível para ser negociado por barter.


SIAGRI COM NOVIDADES NO CONGRESSO DA ANDAV

São Paulo capital será palco de 17 a 19 de agosto do V Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), evento apropriado para o lançamento de novos produtos e serviços da Siagri-Software. A empresa goiana lançará o Siagri BI, o Siagri CRM, o Portal do Cliente e a plataforma EaD. O presidente da empresa, Carlos Barbosa (foto), marcará presença no congresso que reúne especialistas, empresas nacionais e internacionais do segmento. As novidades, que serão apresentadas aos distribuidores de insumos, estão relacionadas à gestão de indicadores, ao relacionamento com clientes e à capacitação. Com o crescimento e a profissionalização do setor de insumos agrícolas, a tecnologia da informação tem-se tornado importante ferramenta para gestão, eficiência operacional e otimização de custos.


BIOGENE E DISTRIBUIÇÃO SÃO PARCERIAS DE SUCESSO

Na construção do seu caminho no agronegócio brasileiro, a BioGene tem por objetivo trazer produtos de qualidade com alta performance e que atendam as mais variadas necessidades do agricultor. Dentro dessa dinâmica, entendendo que toda atividade econômica precisa ser sustentável e otimizada em 100% da sua rentabilidade, a empresa tem em seus parceiros comerciais e rede de distribuição o principal elo entre as soluções levadas pelos seus produtos e serviços, gerando ótimos resultados no campo. Os parceiros comerciais da empresa conhecem a realidade de cada área e possuem um excelente relacionamento com seus clientes, permitindo, assim, soluções criativas e de longo prazo para todos os envolvidos na atividade agrícola.


YARA APRESENTA NOVO FERTILIZANTE PARA ARROZ

Para atender uma demanda histórica dos produtores de arroz inundado, a Yara traz ao mercado o YaraVera, uma fonte equilibrada de nitrogênio e enxofre no mesmo grânulo, que facilita a aplicação e torna a lavoura mais uniforme, fornecendo a nutrição adequada para a cultura. “Os estudos de campo foram realizados ao longo dos últimos três anos em mais de dez áreas de arroz inundado, localizadas nos principais municípios orizicultores do Rio Grande do Sul. Nessas áreas constatamos um melhor desenvolvimento vegetativo da lavoura, resultando em aumento médio de produtividade de dez sacas/hectare, o que é um grande resultado para a cultura”, afirma Maicon Cossa, diretor Comercial da Yara.


ANOTE AÍ

O II Seminário A Voz do Campo ocorre em Gramado/RS, de 10 a 12 de agosto. Haverá palestras, informações técnicas, feiras, debates, relacionamento e projeções de mercado. O evento, que reunirá alguns especialistas em agronegócio do País, é uma promoção do Programa A Voz do Campo. Inscrições e mais informações em www.avozdocampo.com.br/seminario

A 3ª Bienal de Negócios da Agricultura Brasil Central, organizada por Famasul, Faeg, Famato e Fape, será realizada em Campo Grande, em 31 de agosto e 1º de setembro. Com o tema “Conectado o campo e a cidade”, é uma vitrine do agronegócio e reunirá as principais informações e tecnologias sobre o setor. Com eventos paralelos, palestras, workshops e painéis de discussão, serão apresentadas questões estratégicas do setor. www.bienaldaagricultura.com.br

O Grupo de Estudos Luiz de Queiroz e a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, da Esalq/ USP, promovem, de 9 a 11 de setembro, o II Encontro Nacional da Soja, em Rio Verde/GO, com palestras para a discussão da produção da soja. O encontro tem o objetivo de difundir tecnologias e informações para todas as cadeias da soja. www.fealq.org.br

A Associação Brasileira de Engenharia Agrícola promove o 44º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, de 13 a 17 de setembro, no hotel Fonte Colina Verde, em São Pedro/SP. O evento terá sessões com trabalhos técnico-científicos, conferências, palestras, reuniões e troca de experiências entre produtores, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de agroindústrias. www.sbea.org.br

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) realiza, de 14 a 17 de setembro, o XIX Congresso Brasileiro de Sementes, no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu/PR. O tema é “A semente e a evolução tecnológica para os sistemas de produção”. Serão realizados ainda o XIII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, o VIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e o II Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras. www.cbsementes.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com