Novidades no Mercado

FPT APRESENTA NOVO PRESIDENTE PARA AMÉRICA LATINA

A FPT Industrial reuniu a imprensa em São Paulo para apresentar o novo presidente para a América Latina, Marco Aurélio Rangel. O executivo, que tem 23 anos de experiência no segmento de motores, assume com o objetivo de ampliar a carteira de clientes da marca no continente. “A FPT tem tecnologia para atender os mais diferentes mercados”, avalia Rangel. Recentemente a empresa que fabrica motores para os mais diferentes setores, de geração de energia a máquinas agrícolas, modernizou a sua linha de produção em Sete Lagoas/MG e também fez investimentos na planta da Argentina, além de ter expandido a rede de concessionárias no Brasil. A empresa fornece motores para as marcas Case IH e New Holland, que integram o Grupo CNH Industrial, ao qual a FPT também faz parte. “Buscamos ampliar o leque de parcerias”, anuncia Rangel sobre o objetivo de atender novas marcas. No mundo, a empresa tem como clientes na área agrícola empresas como John Deere, Claas e Kuhn.


GSI BRASIL INVESTE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

A GSI Brasil anunciou mudanças em sua estrutura de atendimento ao mercado. Sob a coordenação do diretor comercial Proteína Animal (PAN), Ivo Oltramari Junior, a nova estrutura de PAN conta agora com Glauber Marafon na gerência de Vendas Corporativas. A regional Centro passa a ser de responsabilidade de Assis Jordani, como gerente de Vendas. Joel Vergani incorpora a gerência de Vendas da regional Sul às suas atividades de gerente de Vendas do Comércio Exterior. Para melhor atender as demandas do agronegócio, a GSI investiu em uma nova área corporativa que abrange tanto o segmento de proteína animal quanto de armazenagem. Seguindo o conceito global da companhia, Ricardo Marozzin assume a gerência de Marketing e Serviços ao Cliente.


PADO DESTACA CADEADOS PARA O AGRONEGÓCIO

A Pado, empresa líder no mercado nacional de cadeados de latão, apresenta os tradicionais cadeados de latão, ideais para a segurança de porteiras, portões, celeiros, máquinas agrícolas, acessórios e baús de caminhões, entre outros componentes que pertencem às propriedades rurais. Os produtos, que são fabricados no Brasil, possuem corpo em latão maciço e haste em aço. Ideais para garantir o máximo de eficácia, durabilidade e segurança em propriedades rurais, uma vez que podem ser usados em ambientes internos e externos porque são resistentes às intempéries.


JAGUAR LAND ROVER EXPÕE SEUS MODELOS EM LEM

A Jaguar Land Rover, empresa britânica com duas marcas automotivas icônicas de luxo, participou do Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães/BA (LEM), com uma pista para teste off road, onde exibiu seis modelos. Os visitantes puderam ver o luxo e a esportividade da linha Jaguar, com uma unidade do sedã XF e outra do superesportivo F-Type. No Nordeste, nos primeiros quatro meses do ano, a marca vendeu 25% a mais em relação ao mesmo período de 2014. Já a Land Rover mostrou toda a sua linha, que vai desde o novo Discovery Sport, modelo que está confirmado para ser produzido no Brasil em 2016, Discovery e os luxuosos Range Rover Evoque e Range Rover Sport.


PIRELLI DESTACA LINHA AGRÍCOLA NA BAHIA

A Pirelli levou à Bahia Farm Show os principais produtos da linha agrícola e de caminhões. O público pôde conferir a tecnologia presente nas consagradas linhas agrícola da empresa, como os pneus agrícolas HF85, HF75 e PH, e também os pneus para caminhões, com destaque para a linha 01 Series, representada pelos modelos FG:01, FR:01 e TG:01. A Pirelli oferece esses produtos e inúmeros serviços às frotas como soluções em âmbito mundial, com objetivo principal de colaborar com uma gestão eficiente dos pneus, garantindo melhor desempenho, redução de custos operacionais e diminuição de impactos no meio ambiente.


SIAGRI COM NOVA DIRETORIA

O economista especializado em Governança de TI Rômulo Prudente comanda a recém criada diretoria de alianças da Siagri – Software para Agronegócio. O objetivo é criar um canal direto com instituições representativas para o segmento agrícola e estabelecer relacionamento estratégico com entidades, associações e instituições públicas e privadas ligadas ao agronegócio. “Com a formação de alianças estratégicas, pretendemos ampliar o alcance dos softwares e serviços da Siagri”, afirma. A atuação da nova diretoria se estenderá por todo o Brasil. Com 17 anos de mercado e presente em 26 estados, a Siagri é uma das mais completas empresas de software especializadas em agronegócio do País.


BIOGENE LANÇA EDIÇÃO DA REVISTA BIOGENE INFORMA

A BioGene lançou em junho a sétima edição da Revista BioGene Informa, publicação com matérias técnicas sobre diversos assuntos das culturas do milho e da soja. A reportagem de capa aborda técnicas de manejo para extrair altas produtividades nas lavouras de milho, enfatizando a qualidade dos híbridos BioGene BG7318YH e BG7046H, produtos que vêm trazendo diferencial competitivo para os produtores de muitas regiões do Brasil, especialmente no Sul. Além disso, a BioGene Informa tem um artigo sobre as cultivares de soja Bio- Gene, destacando a história da soja no Brasil e as realidades de mercado nas mais diversas regiões produtoras.


TOYOTA PARTICIPA DA 11ª BAHIA FARM SHOW

A Toyota apresentou na Bahia Farm Show o SW4 SRV Diesel com sete lugares, utilitário esportivo mais vendido do Brasil, agora com nova opção de acabamento interno na cor preta (além da bege). Já o utilitário esportivo RAV4 2015, outro destaque da marca no evento, possui motor 2.5L a gasolina com transmissão automática de seis velocidades, tração 4x4 com controle eletrônico inteligente, interior em padrão couro, detalhes cromados e acabamento cromo-escurecido das rodas 17", airbags laterais, frontais e de cortina, central multimídia com opções de rádio, GPS, DVD e acesso à Internet (Wi-Fi). Também esteve em exposição a Hilux, líder absoluta no segmento de picapes médias.


GUATAMBU ESTÂNCIA DO VINHO: DOIS ANOS DA VINÍCOLA ENOTURÍSTICA

A Vinícola Guatambu, em maio, bateu recorde de faturamento mensal desde sua inauguração, há dois anos. “Isso mostra que os clientes de vinhos e enoturismo, mesmo em tempos de recessão, priorizam qualidade de vida e consumo de produtos de qualidade” – comenta Valter José Pötter, diretor-proprietário do empreendimento. De junho de 2013 até o fim de maio de 2015, o local recebeu mais de 9.700 visitantes e seu faturamento aumentou em 330% após a abertura do espaço. E a Guatambu comemora os excelentes resultados no primeiro semestre, que foi marcado por diversos prêmios e lançamentos de novos rótulos, com destaque para o vinho Épico, vencedor na categoria Melhor Tinto Corte da Grande Prova Vinhos do Brasil 2014- 2015, recebendo cinco medalhas na avaliação.


GESSO SULFACAL, DA SULGESSO, AUMENTA A PRODUTIVIDADE

Um estudo realizado em Erechim/RS pela CP Assessoria Agropecuária comprovou aumento de produtividade com aplicação do Gesso Agrícola Granulado SulfaCal em lavouras de soja e milho. “Ao aplicarmos 300 quilos de gesso agrícola granulado por hectare, a lanço, verificamos alterações na fisiologia e na estrutura das plantas, como maior quantidade, tamanho e profundidade de raízes, além de maior estatura e padronização no tamanho das plantas”, afirma Clóvis Albino Perin, agrônomo responsável pelo estudo. No experimento com a soja, o estudo verificou aumento de produtividade em cerca de dez sacas por hectare. Para o milho, a média das quatro áreas com aplicação do Gesso Agrícola Granulado apresentou rendimento 15% superior à testemunha. O Gesso Agrícola Granulado SulfaCal é fabricado pela SulGesso.


LANDINI INICIA SUAS OPERAÇÕES NA PLANTA DE CONTAGEM

A tradicional marca italiana Landini, atuante há mais de 130 anos no mercado mundial de tratores, inaugurou suas atividades na planta de Contagem/MG. “Estamos concretizando hoje a primeira etapa do nosso projeto no Brasil. Nessa primeira fase investiremos cerca de 1/3 do valor total de R$ 30 milhões previstos em um arco de cinco anos. Apesar do momento econômico que o País enfrenta, estamos confiantes na potencialidade do agronegócio brasileiro e suas perspectivas futuras. Estamos introduzindo produtos diferenciados que visam aumentar a rentabilidade do produtor. A nossa planta está dimensionada para produzir até mil unidades/ano, nessa primeira fase, chegando a 5 mil unidades em até cinco anos”, ressaltou o CEO da divisão Américas da Argo Tractors e presidente da Landini Brasil, o brasileiro Tiago Bonomo.


FORD EXIBE SUAS LINHAS DE CAMINHÕES E PICAPES

A Ford expôs uma mostra completa de suas linhas de caminhões e picapes na Bahia Farm Show. Além dos caminhões F-350 e F-4000, da nova Série F, os visitantes puderam conferir os modelos Cargo 816, Cargo 1119, Cargo 2429 e Cargo 2842. Outra atração da feira foi um F-350 com cabine dupla transformado pela Tropical Cabines. “Os caminhões Ford têm uma forte tradição de robustez e custo-benefício no setor agrícola, que tem ampliado suas fronteiras nas Regiões Norte e Nordeste”, disse Antonio Baltar, gerente de Marketing e Vendas da Ford Caminhões. Com as linhas Série F e Cargo, a Ford é líder do mercado de caminhões semileves e leves, muitos usados nesse setor. O F-4000, por exemplo, é o único a contar com tração 4x4 no segmento.


YARA LANÇA LINHA DE FERTILIZANTES LÍQUIDOS

A Yara esteve na Hortitec, em Holambra/SP, com diversos produtos para as culturas hortifrutigranjeiras. A novidade na feira neste ano é o lançamento de três produtos da linha YaraLiva, todos líquidos, uma novidade no mercado brasileiro de fertilizantes. “A nova linha de fertilizantes líquidos YaraLiva traz diversos benefícios ao agricultor, como melhor enraizamento e maior sanidade das plantas, proporcionando maior qualidade da colheita. Os produtos também estão livres de perdas por volatilização e de acidificação do solo, além de apresentar alta fluidez, uniformidade e homogeneidade. São produtos únicos no mercado brasileiro, além de possuírem fabricação 100% nacional”, explica Ricardo Curione, gerente comercial de Fertilizantes Líquidos da Yara.


PÁ CARREGADEIRA DA JCB AGORA TEM FINAME

A JCB comemora a conquista do Finame para a pá carregadeira 422ZX. Lançada em 2014 no Brasil, a pá carregadeira entrega ao mercado mais eficiência, economia de combustível, alta produtividade e durabilidade nas mais variadas aplicações, sendo ideal para utilização em serviços de terraplanagem, na construção civil, na agricultura, em carregamentos em geral, entre outros. “Com apenas um ano de mercado, o modelo 422ZX já é reconhecido como item essencial na produção dos nossos clientes. Nesse período, o modelo alcançou 3% de market share, o que é um resultado bastante significativo nesse segmento”, afirma Nei Hamilton, diretor comercial da JCB do Brasil. A expectativa com o financiamento é alcançar 5% de mercado já no próximo ano.


RICETEC: PROGRAMA DE FIDELIDADE IMPULSIONA VENDAS

A RiceTec, multinacional com sede em Porto Alegre e que atua no desenvolvimento e na comercialização de sementes híbridas de arroz, projeta um crescimento de 15% na comercialização de seus produtos para a safra 2015/16, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A projeção otimista é devido ao sucesso do Programa Fidelidade para compra de sementes híbridas de arroz, que, em 2015, cresceu 15% em relação a 2014 e atingiu 57,5 mil hectares. “O cenário indica um ano difícil em que o produtor buscará as melhores alternativas que favoreçam seu negócio. Nesse sentido, o cartão fidelidade da RiceTec oferece múltiplos benefícios na hora da aquisição da semente”, afirma o engenheiro agrônomo e diretor de Marketing da RiceTec, Leandro Pasqualli.

TOTVS ANUNCIA NOVO DIRETORPRESIDENTE

A Totvs, líder no desenvolvimento de softwares de gestão, anuncia Rodrigo Kede como novo diretor-presidente. O movimento faz parte do plano de sucessão da companhia, que prevê um período de transição de até três anos, durante o qual Laércio Cosentino ocupará o cargo de CEO. Kede reportará ao CEO e responderá pela condução da estratégia de crescimento, operação, gestão de pessoas e liderará as vice-presidências da companhia. “Após um ciclo de 21 anos de sucesso na IBM, decidi por esse movimento em minha carreira, pois poderei viver uma experiência plena de empreendedorismo”, afirma Kede. “A Totvs é uma das maiores e mais promissoras empresas em seu segmento. Acredito ter muito a contribuir no processo de globalização, na continuidade da expansão dos negócios e na perpetuação dos valores e da cultura da empresa”.


MOSAIC DUPLICA SUA UNIDADE EM SORRISO

A Mosaic Fertilizantes inaugurou em cerimônia oficial no mês passado a expansão de sua unidade de mistura em Sorriso/MT. O evento contou com a presença do prefeito do município, Dilceu Rossato, e do presidente da Mosaic no Brasil, Floris Bielders. O projeto, iniciado em agosto de 2013, foi concluído em março deste ano. A unidade possui agora uma área construída de 23.058 m2, praticamente o dobro do espaço disponível anteriormente. “O grande potencial agrícola do Centro-Oeste é inegável. Com uma economia forte, temos na região uma demanda alta e queremos atendê-la da melhor forma possível. A duplicação de nossa unidade em Sorriso irá potencializar os negócios e impactar de modo positivo nossos clientes”, afirmou Floris Bielders, presidente da Mosaic no Brasil.


EMAK DO BRASIL LANÇA DERRIÇADEIRA DE CAFÉ

Após dois anos de testes em campo, chega ao mercado mineiro a nova Derriçadeira de Café Oleo Mac. O uso do produto permite ao agricultor realizar uma colheita mais rápida e de forma fácil, econômica e com uma produtividade muito superior. O novo modelo BC 24CF da Oleo Mac foi desenvolvido no Brasil, e agora começa a ser comercializado em Minas Gerais e já está em processo de exportação. A Derriçadeira de Café da Oleo Mac possui o selo de “Qualità Italiana”, que indica sua aprovação na Europa. “Este novo produto é uma inovação no Brasil. Alia economia e alto desempenho, chegando a ser duas vezes mais econômica que uma das principais concorrentes do mercado”, destaca Marcelo Utrabo, diretor-presidente da Emak do Brasil, proprietária da marca Oleo Mac.


JACTO: NOVO CONCEITO PARA CAFEICULTURA NA BAHIA FARM SHOW

A Jacto levou suas tecnologias à Bahia Farm Show, como o grande lançamento de 2015, a K 3500, um equipamento múltiplo uso que inaugura um novo conceito para a mecanização do café. A máquina é veículo automotriz no qual é possível acoplar individualmente os sistemas de colheita, pulverização e poda , e permite que a colheita seja realizada em plantios tradicionais e adensados. Suas inovações permitem o aumento de pelo menos 20% na produtividade. A K 3500 possui um sistema operacional integrado e um novo sistema de direção, capaz de reduzir em 40% o tempo das manobras. A inovação também é capaz de trabalhar em terrenos com até 20 metros de declividade e possui dois reservatórios de 1.500 litros de capacidade, que podem ser descarregados sem a interrupção da atividade.


ANOTE AÍ

Em Brasília, de 12 e 17 de julho, realizam-se o Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF) e o 3º Simpósio Internacional sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária, eventos promovidos pela Embrapa e parceiros. Os tópicos em debate abordarão sustentabilidade global da agricultura, oportunidades e restrições na adoção de sistemas integrados; custos ambientais da agricultura intensiva; contribuições da ILPF na agricultura familiar; eficiência do uso da água e nutrientes; sequestro de carbono e emissão de gases de efeito estufa, entre muitos outros. Informações em www.wcclf2015.com.br

O XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo será realizado de 2 a 7 de agosto no Centro de Convenções de Natal. O evento vai reunir professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários e profissionais liberais ligados à ciência do solo. O congresso acontece em coincidência com o Ano Internacional dos Solos, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A programação científica terá como tema “O Solo e suas Múltiplas Funções” e as inscrições estão abertas. Mais informações em www.eventossolos.org.br/ cbcs2015

De 19 a 21 de agosto ocorre, no Centro de Convenções do Hotel Majestic, em Águas de Lindóia/SP, o III Congresso Brasileiro de Fitossanidade. O evento tem como objetivos difundir conhecimentos, complementar a formação e promover a troca de informações e experiências entre profissionais, produtores e estudantes sobre os aspectos da fitossanidade. O III Conbraf será realizado pela Unesp/FCAV, Funep, Departamento de Fitossanidade e pelos Programas de Pós-graduação em Agronomia do Campus de Jaboticabal/SP. Mais informações em http:// conbrafiii.wix.com/conbraf2015

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com