Cartas, Fax e E-Mails

 

SOJA, O GRÃO DOURADO

Realmente, os números da soja na agricultura brasileira são grandiosos (A força do grão dourado, edição de maio). Eu diria, assustadores. Muito bem abordado esse assunto. A soja encontrou por aqui o seu chão, literalmente. É bom acrescentar que muitas foram as mãos que transformaram esse grão que chegou aqui de maneira despretensiosa nesse gigante dourado. Parabéns a todos os que se dedicaram a essa transformação, dos pesquisadores aos caminhoneiros que fazem o transporte até os portos.

Marcelo Aguiar Jr. Campo Belo do Sul/SC

SOJA, O GRÃO DOURADO II

O que eu mais gostei na reportagem sobre a soja foi a parte que mostrou que a soja tem crescido em área e produção no Brasil com respeito ao meio ambiente. É isso mesmo, tem que mostrar que cada hectare a mais que entra no sistema produtivo da soja não significa um hectare a menos de florestas como muitos dizem, inclusive lá no exterior. Os produtores brasileiros sabem produzir respeitando a legislação ambiental, que no Brasil, dizem, é a melhor que existe no mundo. É importante deixar isso bem registrado.

Camila Schmidt Diamantino/MT

AGRO É O ALICERCE DO PIB BRASILEIRO

É espantoso como as pessoas neste País são mal-informadas. No momento em que a economia brasileira vive os atuais problemas, com o PIB negativo, toda a imprensa publica que o crescimento do agronegócio segurou um tombo maior, ouço pessoas dizendo que o agronegócio é um mal do Brasil. Ora, de onde essa gente tira tamanha ignorância!? Meus Deus do céu, está na hora de as pessoas excluírem um pouco dos preconceitos de suas mentes. O agronegócio é sim o grande negócio do Brasil. Não fosse esse segmento, onde é que este país já teria ido parar!? Eu não sei. Você sabe?

Gregório Dalmaso Tupanciretã/RS