Novidades no Mercado

 

TRIMBLE: TECNOLOGIAS PARA POTENCIALIZAR A AGRICULTURA

Com mais de 35 anos de experiência global em gerar e prover informações a partir de sistemas únicos de posicionamento, a Trimble traz ao Brasil ferramentas tecnológicas que permitem o controle preciso sobre as mais variadas operações, como as da atividade agropecuária. A empresa é líder em produtos como piloto automático, principalmente no setor sucroalcooleiro, além de integrar uma vasta escala de tecnologias de posicionamento, incluindo GPS, laser, óptica e inercial com software, aplicativos, comunicação sem fio e serviços para que os clientes coletem, gerenciem e analisem informações complexas mais rapidamente e de maneira fácil. A empresa levou suas tecnologias ao Agrishow.


HILUX LIMITED EDITION É DESTAQUE DA TOYOTA

A Toyota expôs na Agrishow a picape Hilux Limited Edition, versão exclusiva da picape média a diesel mais vendida do País. Com apenas 3 mil unidades produzidas, conta com motor 3.0L 16V turbo e transmissão automática de cinco velocidades e itens personalizados como capa de para-choque, rodas escurecidas de liga leve aro 17", santantônio, capota marítima, entre outros. Os visitantes ainda puderam conferir a Hilux SRV Top Diesel, a Hilux SR Flex 4x2, o SW4 SRV com sete lugares, o Etios Cross, o híbrido Prius e o Corolla, sedan médio mais vendido do Brasil. “Um dos pilares é estar aumentando a base de clientes leais”, comentou Anderson Suzuki Costa, gerente de Produto, sobre a liderança de mercado e aumento das vendas da Hilux.


FORD: LIDERANÇA EM SEGMENTO DE CAMINHÕES

A Ford registrou 40,1% de participação no mercado de caminhões semileves, consolidando a sua liderança no segmento de entrada de veículos comerciais de 3,5 a 6 toneladas de peso bruto total. Também continuou a liderar nos caminhões leves, de 7 a 10 toneladas, com 31,5% de participação. Somadas as vendas da Série-F e dos modelos Cargo, a Ford foi a marca que mais cresceu no mercado de caminhões no acumulado de 2015 até abril, com um ganho de seis pontos percentuais. Com isso, aumentou a sua participação para 19% no mercado total. “Esse ganho de participação é importante e, de certa forma, nos ajuda a compensar em parte a forte retração da indústria, que de janeiro a abril deste ano foi de 38%”, diz Antonio Baltar, gerente de Vendas e Marketing da Ford Caminhões.


EMBRAER LANÇA NOVO AVIÃO AGRÍCOLA NA AGRISHOW

O novo avião agrícola desenvolvido pela Embraer, o Ipanema 203, foi destaque da empresa na Agrishow. A unidade pré-série do novo Ipanema 203 realizou seu primeiro voo em 16 de abril, na unidade da Embraer em Botucatu/SP, onde a linha de montagem do avião está localizada. Evolução do produto que é líder em seu segmento, com mais de 60% do market share no Brasil e mais de 1.360 unidades vendidas, o Ipanema 203 possui dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao modelo anterior e hopper com capacidade 16% maior em volume. A nova envergadura da asa permite uma faixa de deposição 20% maior.


CUMMINS: NOVO MOTOR PARA O MERCADO AGRÍCOLA

A Cummins South America anunciou na Agrishow o lançamento de seu novo motor, modelo QSG de 12 litros, e apresentou sua ampla linha de produtos destinada ao mercado agrícola. A maior fabricante independente de motores diesel, componentes e grupos geradores destaca-se no mercado off road ao produzir motores com tecnologias avançadas e soluções para os seus clientes quando o assunto é competitividade no que se refere a custo operacional atrelado ao consumo de combustível. De acordo com Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins South America, a empresa iniciou sua atuação no segmento global de máquinas agrícolas no final de década de 1990 e desde então vem trabalhando no aperfeiçoamento de seus produtos para o cumprimento das legislações de emissões.


TITAN LEVA PNEUS AGRÍCOLAS PARA A AGRISHOW

A Titan Pneus – detentora da marca Goodyear Farm Tires – expôs na Agrishow produtos para a agricultura de grãos, com destaque para os pneus IF320/ 90R42 e IF380/90R46 – Ultra Sprayer para uso em pulverizadores autopropelidos. Completaram o pacote tecnológico da linha agrícola o pneu 18.4-26 Logger Lug II de fabricação 100% nacional, com cintas de aço e desenho exclusivo para a aplicação florestal. Outras medidas apresentadas foram 710/ 70R38 DT924 R1W - 12- 16.5 e 600/65R28 DT 824 R1W. A empresa também expôs o pneu IF 800/ 55R46 com a tecnologia LSW (low sidewall), responsável por permitir maior estabilidade da máquina, e agora também com a tecnologia IF (increased flexion), para maior suporte de carga sem a necessidade de aumentar a pressão interna.


YARA E STARA RENOVAM PARCERIA DO N-SENSOR

O presidente da Yara, Lair Hanzen, e o presidente da Stara, Gilson Trennepohl, assinaram, na Agrishow, o contrato que renova a parceria entre as empresas para distribuição do N-Sensor – equipamento que determina a dose de fertilizante nitrogenado (YaraBela) a ser aplicado em cada lavoura. “A parceria com a Stara foi iniciada em 2011, já gerou ótimos resultados e trouxe benefícios tanto para os agricultores quanto para as empresas. A Yara possui uma Plataforma Global de Agricultura de Precisão e parcerias como essa nos ajudam a levar o melhor resultado para o produtor”, afirmou Hanzen, presidente da Yara. ”A Stara acredita e investe na tecnologia, tanto que está no nosso DNA”, explicou Trennepohl.


MOTOROLA SOLUTIONS NAS OPERAÇÕES DE AGRONEGÓCIO

Na Agrishow, a Motorola Solutions demonstrou como as soluções de comunicação podem ajudar a otimizar as operações na indústria do agronegócio. “Como as indústrias trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, a comunicação integrada permite a troca de informações de colheita, produção e entrega em tempo real, possibilitando, dessa maneira, a integração total da operação”, afirmou André Keffer, diretor de Canais da Motorola Solutions. “O agronegócio é um mercado prioritário para a Motorola Solutions, por conta das grandes oportunidades de otimização da produção. Nosso leque de soluções comprovadamente propicia o aumento da produtividade e a redução dos custos de fabricação”.


KUHN LEVA NOVIDADES PARA AGRISHOW

A Kuhn do Brasil lançou na Agrishow a maior barra de pulverização do segmento do Brasil, com mais de 40 metros de extensão. A inovação integra a Parruda Stronger 3040, que junto ao outros principais produtos da Kuhn, como a Marathon CC e a Flex PG1100, atraíram o público do evento. A Parruda Stronger 3040 conta com a mesma estrutura de chassi e transmissão já renomada no mercado desde o primeiro Parrudão. Em conjunto com o motor MWM de 215cv, a máquina possui o maior poder de torque e o menor consumo de combustível da categoria.


FPT INDUSTRIAL MOSTRA AMPLO PORTFÓLIO DE MOTORES

A FPT Industrial, fabricante de motores para veículos on e off-road e para a geração de energia, marcou presença com um amplo portfólio de produtos na Agrishow. Pela primeira vez a marca equipa tratores da fabricante Landini (com os motores NEF 4 e NEF 6), e estreia também na motobomba do Grupo Jimenez (com o motor Cursor 10 G-Drive). As famílias de motores Cursor, NEF e S-8000 são as escolhas de nove clientes da FPT Industrial presentes no evento, além de outros modelos de motores FPT. “A nossa expectativa para 2015 é de crescer 25% neste segmento e a procura por esses motores já chega a 40% se comparado ao mesmo período de 2014”, avaliou Amauri Parizoto (foto), diretor de Vendas e Marketing na América Latina.


GTS DO BRASIL COM 15 LANÇAMENTOS NA AGRISHOW

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Para atender os desejos dos visitantes da Agrishow ávidos por tecnologia e novidade, a GTS do Brasil lançou na Agrishow 15 novidades, desde remodelações até produtos totalmente inovadores e diferenciados. “Alguns produtos são relançamentos já apresentados em feiras anteriores, mas a grande maioria é de novidades para a Agrishow. São produtos revolucionários, diferenciados e que garantem um upgrade nas operações de colheita, transporte, sistematização de terra e armazenamento”, destacou o diretor de Marketing da empresa, Jonathan Fernandes. “Instigamos nossos clientes a comparar para que realmente identifiquem os diferenciais em nossos produtos e não há melhor lugar para fazer isso do que a feira”, avaliou Assis Strasser, presidente da empresa.


ULTRAGAZ DESTACA BENEFÍCIOS DO USO DE GLP

Nos últimos anos, o gás LP vem ganhando espaço no segmento agrícola por propiciar vantagens ambientais, sociais e econômicas para os produtores que necessitam de soluções para secagem de grãos e sementes, aquecimento de granjas e controle de ervas daninhas através da capina térmica (flanejamento). E para destacar seu pioneirismo no mercado brasileiro, sobretudo no agronegócio, a Ultragaz participou da Agrishow para mostrar os benefícios da conversão da lenha para gás LP. No estande, os interessados em fazer a mudança da matriz energética tiveram à disposição um grupo de especialistas e técnicos para dar consultoria sobre o Ultrasystem, o primeiro sistema de gás a granel no País.


MASSEY FERGUSON: RENOVAÇÃO DE PRODUTOS E SOLUÇÕES

A Massey Ferguson lançou na Agrishow a MF 9695 Trident, nova colheitadeira classe 6 da marca, além da linha de tratores MF 6700R Dyna-4, demonstrada anteriormente como conceito e, pela primeira vez, a plantadeira MF 700 CFS, com o sistema único para colocação de sementes. Também apresentou o pulverizador MF 9030, as enfardadoras MF 1837 e MF 1745, e todas suas soluções em tecnologias da marca, como a estratégia global Fuse Technologies, que engloba o sistema de telemetria telemetria AgCommand, o piloto automático Auto-Guide 3000 e o monitor de produtividade Fieldstar II. “Temos um portfólio completo de produtos e soluções ideais para quem busca economia de combustível, eficiência operacional e rentabilidade”, destacou Carlito Ecker (à esquerda), diretor Comercial da Massey Ferguson, a participação na feira. “É a melhor oferta e melhores características de uma classe 6”, definiu a nova colheitadeira Alfredo Jobke (à direita), diretor de Marketing AGCO América do Sul.


CONECTIVIDADE É DESTAQUE DA VALLEY IRRIGAÇÃO

A Valley Irrigação participou da Agrishow, onde apresentou produtos de ponta voltados para irrigação. Entre as novidades, sistemas avançados de monitoramento que trazem a conectividade aos pivôs agrícolas, a fim de reduzir custos operacionais e usar os insumos de maneira ainda mais eficiente. Destaques entre os novos produtos estão os itens Agsence, como o Field Commander, sistema avançado de monitoramento dos pivôs via GPS, que pode ser acessado através do celular, smartphone ou computador, sem necessidade de substituição de controle pré-existente no pivô; e o Aqua Trac, dispositivo que monitora a umidade do solo e também pode ser acessado pelo celular, smartphone ou computador.


SANTANDER COM NOVA ESTRATÉGIA PARA O AGRONEGÓCIO

Em sua 19ª participação na Agrishow, o Santander apresentou um novo posicionamento, único no setor financeiro, em relação ao agronegócio. A visão do banco sobre a atividade passa a contemplar toda a cadeia, dos produtores aos fornecedores de equipamentos e insumos e os traders. Um dos principais resultados foi a redução em 40% no prazo das liberações de recursos (em média 26 dias úteis). Com uma carteira de crédito rural que cresceu mais de 20% nos últimos 12 meses, e alcançou R$ 6,3 bilhões, o Santander é um dos maiores financiadores do setor. “O agro será um dos principais pilares do Santander nos próximos anos”, lembrou Oscar Rodriguez Herrero (à esquerda), vice-presidente Executivo de novos Negócios. “O agronegócio representa 23% do PIB. Por esse motivo, decidimos que deveríamos dar à atividade e aos nossos agentes da cadeia um tratamento diferenciado”, destacou Sérgio Rial (à direita), presidente do Conselho de Administração.


NEW HOLLAND LANÇA COLHEITADEIRA DA CLASSE 8

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Entre as novidades e apresentações da New Holland na Agrishow esteve o lançamento da colheitadeira CR8090, nacionalizando a produção da sua CR da classe 8. É a única colheitadeira do mercado que não exige a interrupção da colheita para a descarga, pois o seu exclusivo tubo mede até 8,9 metros, e garante total segurança ao trabalho de descarga em movimento. Destaca-se ainda o tanque com capacidade para 14.500 litros, que pode ser descarregado em menos de dois minutos. “É a classe 8 com maior potência e tanque do mercado”, resumiu Carlos d’Arce (entre os diretores sentados), diretor de Marketing da New Holland para a América Latina. “Esta feira é um termômetro muito importante para o segundo trimestre e segundo semestre”, avaliou Alessandro Maritano, vice-presidente da New Holland para a América Latina (com o microfone).


CASE IH: PLANTADEIRA COM 30% A MAIS DE AUTONOMIA

A Case IH lançou na Agrishow a linha de plantadeira Easy Riser, que proporciona autonomia de sementes 30% superior quando comparada às principais marcas do mercado. A plantadeira, em conjunto com os tratores das famílias Puma e Magnum, que contam com tecnologias que geram até 20% de economia de combustível, são as apostas da empresa dentro do conceito Efficient Power para a agricultura de alto rendimento. “É o maior lançamento da Case nesta Agrishow. É a última das tecnologias que temos desenvolvido”, destacou Mirco Romagnoli (foto), vice-presidente da Case IH América Latina. Segundo ele, a plantadeira supre as necessidades de atender janelas cada vez mais curtas de plantio e escassez de mão de obra, entre outras exigências. O equipamento possui reservatório de sementes central com capacidade para 1.090 quilos e tem seis opções: de 11 a 24 linhas.


CASP PROJETA 20% DE CRESCIMENTO EM 2015

A Casp aposta em um crescimento de 20% no faturamento nessa área de armazenagem de grãos, já que o Brasil vem colhendo safras recordes, enquanto sua capacidade de armazenagem ainda está longe de atender a demanda necessária. O portfólio de produtos em armazenagem da empresa foi apresentado na Agrishow. “O Brasil é responsável pela produção de uma das maiores safras de grãos do mundo, porém, sabemos que o País ainda é um dos mercados que mais oferecem oportunidades de crescimento no setor de armazenagem. Por essa razão, a Casp acredita e investe nesse segmento do mercado”, afirmou a gerente executiva de Armazenagem, Andrea Hollmann.


AGRISHOW MARCA LANÇAMENTO DA K 3500 DA JACTO

A Jacto lançou oficialmente na Agrishow a K 3500, máquina de múltiplo uso para trabalhar durante todo o ano em operações de colheita, pulverização e poda de café. “Ao se encerrar o ciclo de colheita, o produtor poderá trocar o sistema de colheita pelo sistema de pulverização, por exemplo. A K 3500 foi desenvolvida para trabalhar em plantios tradicionais e também nos plantios adensados com até 2,50 metros entre linhas”, detalhou Valdir Martins (à esquerda), diretor comercial. O sistema de colheita foi lançado, mas o de pulverização chega ao mercado em 2016 e o poda, em 2017. “A gente priorizou conforme a necessidade do cliente”, justificou Walmir Martin (à direita), gerente de Produto. A K 3500 tem reservatório de 3 mil litros, não precisa interromper a colheita para fazer a descarga e trabalha em declividade de até 20%.


PRECISION PLANTING ANUNCIA PARCERIAS

Com menos de um ano de atuação no Brasil, a Precision Planting, subsidiária da Monsanto para agricultura de precisão, amplia parcerias com empresas brasileiras de máquinas e implementos intensificando sua atuação no País. Com um portfólio de sete produtos para a agricultura brasileira, a empresa firmou parceria com a Stara e a Tatu Marchesan na área de Agricultura de Precisão e participou da Agrishow. Segundo José Galli, gerente de Negócios, no Brasil a empresa disponibiliza seus produtos para a tecnologia precisa de plantio das culturas de milho, soja e algodão. “Chamamos de agricultura de decisão, não de precisão”, define. “A gente quer ajudar o agricultor a tomar a decisão certa”.


VALTRA PASSA A FABRICAR COLHEDORAS DE CANA

A Valtra aproveitou a Agrishow para lançar sua primeira colhedora de cana, a BE1035. Fácil de operar e com excelente produtividade, é de alta performance e conta com avanços tecnológicos que garantem agilidade e qualidade de funcionamento. Entre as características, um aprimorado sistema de monitoramento (nova telemetria, que não existe nada similar no setor), que permite que a fábrica avalie o desempenho da colhedora no campo e indique as soluções preventivas ao cliente. “Para a Valtra, cana é nosso DNA. Nós crescemos com o crescimento da cana”, explicou Paulo Beraldi (à esquerda), diretor Comercial, o investimento da empresa na colhedora. Conforme Jak Torretta (à direita), gerente de Produto, a BE1035 é produzida em Ribeirão Preto/SP, e, entre as inovações, agrega 1.200 itens novos em relação à colhedora Santal, marca adquirida pela empresa e que será descontinuada.


STARA COM NOVIDADES NA AGRISHOW

Seguindo a tendência atual da agricultura na qual são necessárias máquinas cada vez maiores e mais rentáveis, a Stara apresentou na Agrishow, entre outras novidades da empresa na feira, o Super Bruttus 30000, “um gigante para a correção do solo”, conforme define a empresa. O equipamento opera com sistema de distribuição por gravidade através de esteiras transportadoras, sistema exclusivo e patenteado pela Stara. O equipamento oferece maior rendimento diário nas aplicações de correção de solo, pois apresenta capacidade de carga de 30 mil quilos, sendo o maior distribuidor por gravidade do mercado, com 12 metros de largura de aplicação e possibilidade de trabalhar até 15 km/h, chegando ao rendimento de 200 ha/24h.


JOHN DEERE E O COMPROMISSO COM A INOVAÇÃO

Alta tecnologia e soluções integradas em máquinas que pensam com o produtor: esses foram os fundamentos da participação da John Deere na Agrishow. A empresa levou uma equipe para atender o público e apresentar os principais lançamentos e serviços da companhia. “A John Deere entende que o relacionamento direto com o agricultor é fundamental para garantir os melhores resultados no campo. Nossa missão é auxiliar os produtores a responderem a vocação agrícola brasileira e apoiá-los na missão de alimentar o mundo”, justificou o presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de Vendas e Marketing da América Latina, Paulo Herrmann (falando, junto a outros diretores). E a cana foi o foco dos principais lançamentos da empresa na feira, com as colhedoras CH570 e CH670, dotadas do Econoflow, novo sistema de alimentação, limpeza e hidráulico, que reduz o consumo de combustível em até 8%.


FUNDIÇÃO BATATAIS PARTICIPA DA AGRISHOW

Com mais de 37 anos de atuação no mercado de autopeças, a Fundição Batatais, de Batatais/SP, estreou na Agrishow, trazendo para o mercado agrícola o know-how que tem no fornecimento para grandes montadoras. É certificada ISO 9001 e fornece para o mercado nacional e exporta para Europa e Ásia. “Somos fornecedores experientes de montadoras como John Deere, Eaton e Dura, além de termos uma vasta linha própria de peças automotivas de reposição”, revela o responsável pelas vendas agrícolas, Luis Carlos Cunha Junior. A empresa oferece peças de reposição para a preparação do solo, plantio e colheita. Visto os contatos e as expectativas de novos negócios na Agrishow, a empresa anuncia que vai participar das feiras Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães/ BA, e Expointer, em Esteio/RS. "Agora, é aguardar que os bons ventos tragam prosperidade e levem a crise para bem longe do setor agrícola". Na foto, a equipe de vendas da empresa.


JCB MOSTRA APLICAÇÕES DO MANIPULADOR TELESCÓPICO

A JCB apresentou na Agrishow seus produtos, como dois modelos de manipuladores telescópicos, o 531-70, para 3.100 quilos, e 541-70, para 4.100 quilos, que possuem diversas aplicações nos serviços na agropecuária. Segundo Fabricio Abe, gerente de Produto Agrícola, e Mariana Bicalho, gerente de Marketing, o produto possui “100% de aplicação na fazenda”. “Estamos ainda trabalhando o conceito de manipulação de materiais”, explica Abe, uma vez que a empresa de origem inglesa passou a apostar na agricultura no Brasil há dois anos. Segundo Mariana, hoje 10% das vendas do equipamento são para o campo. “A gente quer chegar ao padrão médio de 20%”, revela. “É um segmento em plena expansão aqui no País”, complementa ela.