Linha de Frente

 

KEPLER WEBER aprimora portfólio de armazenagem de grãos

Companhia líder em armazenagem, limpeza e secagem de grãos na América Latina inova ao desenvolver soluções focadas em segurança do produtor

A safra de grãos em 2014/2015 no Brasil foi estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 202,23 milhões de toneladas. Mais da metade de toda essa produção anual passará por uma solução da Kepler Weber. “Esta confiança dos produtores é encarada com muita responsabilidade pela empresa e, como o maior player do mercado, a Kepler Weber assume o compromisso de desenvolver continuamente soluções que garantam mais resultados e que prezem por maior proteção operacional”, afirma Felipe Maciel, gerente de Marketing da companhia.

Recentemente, a companhia acrescentou três novos produtos ao seu portfólio de soluções completas em estocagem de grãos: o silo elevado de 36’ e os novos modelos de roscas varredoras e passarelas. Os novos produtos foram concebidos de acordo com as normas de segurança vigentes e elaborados pelo exclusivo departamento de inovação da Fotos: Divulgação A GRANJA | 45 companhia, o Centro Tecnológico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, também conhecido como Cetek.

Diferenciais dos lançamentos — O silo elevado 36’ de diâmetro traz benefícios como corrimão e degraus para toda a escada do telhado, bem como uma plataforma sextavada no topo, permitindo o acesso seguro para operação e manutenção. Para facilitar a operação e a segurança, existe a opção de uma escada caracol no corpo do silo. Os sistemas de termometria e aeração também são oferecidos como opcionais para adequação da necessidade de cada cliente. Outro diferencial é a vedação, que consiste em aplicação de filetes de borracha calafetadora, intercaladas entre os espaçamentos das furações verticais de todas as chapas laterais e um filete de borracha calafetadora na horizontal.

As Roscas Varredoras 2015 passam a ser automáticas e assistidas, prezando pela segurança do operador ao eliminar a necessidade de colocar pessoas dentro do silo durante o processo de descarga. A construção e a montagem do produto passam a ser por módulos, garantindo uma fácil montagem. Já os tratores de movimentação concedem à rosca varredora um avanço sem interferir na potência do motor de acionamento, uma vez que cada trator possui um motor de 0,5cv, com taxa de redução adequada, otimizando o processo de descarga.

A automação do funcionamento da rosca varredora se dá por um quadro de comando instalado na parte externa do silo. Com a automação da rosca varredora é possível garantir menor oscilação no fluxo de descarga e maior vida útil do conjunto.

As passarelas modelo 2015 foram dimensionadas para resistir aos efeitos de ventos em até 144 km/h. Sua estrutura é totalmente metálica com chapas zincadas e os itens de segurança são destacados em amarelo. As longarinas passam a ter um aspecto autolimpante, reduzem o acúmulo de impurezas na estrutura e evitam sujeira ou umidade em seu interior. Com 1,2 metro de altura, o guarda-corpo também foi evidenciado em amarelo para garantir maior segurança ao operador. A distância entre os tubos é de 0,5 metro e estão dispostos em todo o perímetro da passarela, com rodapés de 0,2 metro. É possível, ainda, incluir tubos adicionais no corrimão para adequar o produto a normativas específicas.

Diferenciais da linha de silos — Há 90 anos no mercado, a Kepler Weber fornece uma exclusiva linha de silos, diferenciada em sua concepção estrutural, capaz de permitir ganhos de qualidade de grãos e nos padrões construtivos, que atendem a legislação vigente e garantem a segurança operacional. A linha possui modelos que atendem de 24 a 156 pés de diâmetro, ampliações verticais por meio do aumento do número de anéis no corpo, otimizando o espaço físico, e aumento da resistência a ventos, passando para 144 km/h de velocidade.

O revestimento das chapas é constituído de uma liga metálica que proporciona maior vida útil do telhado e do corpo. Já os silos a partir do modelo SL-42 possuem três montantes por chapa, permitindo uma melhor configuração da distribuição das cargas, maior segurança estrutural e agilidade no recebimento e na expedição. Além disso, há aumento do fluxo de carga e descarga devido ao reforço estrutural do corpo e da nova estrutura do telhado. O sistema de segurança garante que todas as escadas externas e do telhado tenham um corrimão superior, inferior e de rodapés, plataformas de descanso e cabo de vida, interno e externo.

Com relação à qualidade da armazenagem, a nova distribuição de respiros permite, por meio do efeito termossifão ou efeito chaminé, um diferencial de temperatura existente entre o bolsão de ar interno e a temperatura do ar externo. O sistema de termometria dos silos Kepler Weber possui sensores de temperatura que ficam mergulhados na massa de grãos, gerando dados de medições de temperatura em diferentes níveis e posições. Adicionalmente, o sistema de aeração – que pode ser acionado automaticamente – mantém as condições ideais de temperatura e de umidade, garantindo que o produto armazenado tenha uma qualidade superior.

A vedação dos silos, item essencial na boa armazenagem, apresenta aplicação de três filetes de borracha calafetadora, que são intercaladas entre todas as costuras verticais das chapas laterais, e contém fixadores com dupla vedação interna e externa. Esses diferenciais proporcionam maior vedação no corpo do silo, bem como melhor limpeza, já que os parafusos são montados de dentro para fora.

Sobre a Kepler Weber — A Kepler Weber, em seus 90 anos de história, especializou- se no desenvolvimento de soluções completas em armazenagem de grãos e movimentação de granéis sólidos em terminais portuários, centros de transbordo e mineração. Com presença em mais de 40 países e em cinco continentes, a companhia é líder no setor do agronegócio na América do Sul na etapa pós-colheita da cadeia produtiva de grãos. Mais da metade de toda a produção anual de grãos no Brasil passa por uma solução da Kepler Weber. Acesse www.kepler.com.br.

Unidade de Campo Grande/MS: a Kepler Weber tem 90 anos de história, está presente em mais de 40 países e se tornou a companhia líder na América do Sul no póscolheita da cadeia de grãos