Novidades no Mercado

 

MOSAIC INVESTE US$ 10 MILHÕES EM CATALÃO

A Mosaic investirá US$ 10 milhões em sua nova unidade em Catalão/GO. O investimento prevê melhorias no sistema de carregamento e descarga, bem como nos armazéns, na mistura, nos painéis e no controle. "A unidade de Catalão possui uma localização estratégica no estado de Goiás e vem registrando bons resultados ao longo dos últimos anos. Acreditamos que há um grande potencial para o crescimento da Mosaic na região e é uma oportunidade de reforçarmos nosso compromisso com o agronegócio nacional", afirma Elias Alves, diretor de Projetos de Capital da Mosaic. Atualmente, a capacidade de produção da planta de Catalão é de 400 mil toneladas de fertilizantes ao ano. A implantação de todas as melhorias está prevista para ser concluída até 2016.


SEMEATO FAZ DEMONSTRAÇÃO DA SEMEADORA SOL TT FASTFILL

A Semeato apresentou em Campo Mourão/PR, na Coamo, um de seus lançamentos, a Sol TT Fastfill, semeadora de alta tecnologia desenvolvida para proporcionar maior eficiência na operação de semeadura, aliando qualidade e maior produtividade operacional no plantio de grãos graúdos. "Sol TT Fastfill conta com duas possibilidades – versão seed ou combinada – e é indicada tanto para propriedades que realizam a adubação antecipada ou para aqueles que preferem utilizar o adubo durante o plantio", afirma o engenheiro agrônomo Eduardo Copetti, gerente de desenvolvimento de mercado e produto da Semeato. De acordo com ele, a Sol TT conta com linhas de semeadura pantográficas, montadas em um chassi com módulos articulados que oferece plenas condições para a realização do plantio mesmo em terrenos irregulares.


EMBRAPA LANÇA CINCO CULTIVARES DE SOJA

A Embrapa, em parceria com o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), lançou durante a Tecnoshow Comigo cinco cultivares de soja com a tecnologia Intacta RR2 PRO: BRS 6970IPRO, BRS 7170IPRO, BRS 7270IPRO, BRS 7470IPRO, BRS 7570IPRO. As novas cultivares são recomendadas para a Região Central do Brasil. Para o pesquisador Roberto Kazuhiko Zito, da Embrapa Soja, o lançamento das cultivares com a tecnologia Intacta demonstra que a Embrapa continua acompanhando as inovações técnicas da cultura. "As cultivares darão grande contribuição para as regiões recomendadas, principalmente pelo excelente potencial produtivo, estabilidade e sanidade. Entregamos à sociedade variedades altamente competitivas", diz.


FAZENDA DA SLC AGRÍCOLA CONQUISTA CERTIFICAÇÕES

A fazenda Panorama, pertencente ao Grupo SLC Agrícola e localizada em Correntina/BA, recebeu em cerimônia de certificação de qualidade de gestão. O reconhecimento veio nas áreas de segurança, saúde ocupacional, ambiental e responsabilidade social, através do cumprimento dos requisitos estabelecidos pelas certificações OHSAS 18001, ISO 14001 e NBR 16001. Estiveram presentes na solenidade diretores do grupo, autoridades municipais, entidades de classe, representantes de diversos sindicatos de trabalhadores rurais e de produtores rurais. A primeira certificação retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. Ela foi concedida em decorrência do cumprimento da OHSAS 18001- Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.


RICETEC RECEBE PREMIAÇÃO DE DESTAQUE EMPRESARIAL

A Ricetec Sementes, líder de mercado em sementes híbridas de arroz nas Américas, que no Mercosul possui sede em Porto alegre, foi uma das homenageadas da 38ª edição do Prêmio Clave de Sol Aos Melhores do Ano, na categoria Destaque Empresarial – Excelência e Qualidade em Sementes. Criado em 1962, o evento é uma iniciativa da Associação dos Empresários da Região Sul e Mercosul (Assmercosul). "Estamos orgulhosos por essa distinção, que se tornou um dos acontecimentos mais marcantes do Estado, devido à seriedade do prêmio, que expressa o reconhecimento espontâneo da opinião de empresários e profissionais liberais. O prêmio é a reverência à qualidade, à tecnologia e ao talento empreendedor", comenta Leandro Pasqualli, diretor de Marketing da empresa em Porto Alegre.


BIO SOJA LANÇA FERTILIZANTE À BASE DE SOJA

Os produtores já podem encontrar no mercado o NHT Super S, solução para suprir a falta de enxofre nas culturas e garantir bom desenvolvimento das plantas. Desenvolvido pelo Grupo Bio Soja, o novo fertilizante fluido possui alto teor de enxofre, aumentando a produtividade e favorecendo o crescimento e frutificação das lavouras. O enxofre é um elemento fundamental na produção dos reguladores de crescimento das plantações e pouco utilizado nos programas nutricionais das culturas brasileiras, comprometendo a produtividade. "Por ser transformado pelos microrganismos, é muito difícil manter o enxofre na camada superficial do solo em quantidade suficiente para atender as necessidades das plantas, sendo necessária uma reposição anual para manter o potencial produtivo do solo", explica José Roberto de Castro, diretor de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bio Soja.


AGRES LANÇA CONCEITO INÉDITO DE TABLET PARA AGRICULTURA

Em sintonia com a realidade competitiva do agronegócio moderno, na qual se produzir mais com menos recursos é fundamental, a integração de soluções eletrônicas em máquinas agrícolas tem oportunizado crescimento para empresas que desenvolvem esse tipo de tecnologia. É o caso da paranaense Agres, que espera crescer 30% em 2015 ao lançar o Iso- Pad, um produto com tecnologia nacional resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento. "Ao lançarmos o primeiro terminal virtual portátil do mercado, procuramos enfatizar nossa proposta de valor que nos difere em relação aos nossos concorrentes, que é ajudar nosso cliente a buscar a melhor forma de automatizar sua máquina. Isso é levado muito a sério na Agres, e, por esse motivo, estamos antecipando na Agrishow o resultado desse trabalho: o IsoPad", explica o presidente e fundador da empresa, Jorge Leal.


TMG APRESENTA NOVAS CULTIVARES DE ALGODÃO NA FARM SHOW

A Tropical Melhoramento & Genética (TMG) participou da Farm Show, em Primavera do Leste/MT, no mês passado, e apresentou as novas cultivares de algodão para esta safra. Os novos materiais levam as tecnologias Bollgard II RR Flex e Roundup Ready, com resistência às principais lagartas do algodoeiro e ao glifosato, inclusive nas fases mais críticas do crescimento. As novas cultivares de algodão são a TMG 45 B2RF, TMG 46 B2RF e TMG 47 B2RF. Em conjunto, as duas tecnologias presentes nessas cultivares, promovem a proteção do potencial produtivo do algodão, a redução de custo no manejo de insetos e a flexibilidade no manejo de plantas daninhas. "A Farm Show é uma excelente oportunidade para apresentar as novas cultivares e reafirmar o desempenho das já conhecidas", destacou José Francisco Martins, gestor de Desenvolvimento de Mercado da TMG para o Cerrado.


BRIDGESTONE FIRESTONE: NOVAS MEDIDAS DE PNEUS AGRÍCOLAS

A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo e detentora da marca Firestone, com a qual atua no mercado agrícola, esteve presente na Tecnoshow Comigo, em abril, em Rio Verde/GO, onde levou ao público as novas medidas dos pneus agrícolas: 28L26 R1 14 Lonas Super All Traction 23°; 13.6-38 R1 14 Lonas Super All Traction II 23° e 23.1-30 10 Lonas Champion Spade Grip II. "É em eventos desse tipo que estreitamos ainda mais o relacionamento com nosso público-alvo, fortalecendo cada vez mais a nossa presença no mercado", destacou Marcos Aoki, diretor de Vendas e Marketing.


LANDINI NAS PRINCIPAIS FEIRAS DO AGRONEGÓCIO

A Landini esteve presente da Femagri, uma das principais feiras do agronegócio, evento promovido pela Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo. A empresa teve o privilégio de receber o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa. E buscando soluções e melhorias para o produtor, a Landini inovou mais uma vez ao lançar durante a feira o trator Mistral 55 com levantador e tomada de força frontal. A inovação possibilita a utilização de dois implementos de uma só vez, otimizando a operação, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Segundo a empresa, o Mistral foi a grande atração do evento realizado em Guaxupé/MG.


PIRELLI LEVA PNEUS DE ALTA DURAÇÃO À TECNOSHOW

A Pirelli levou à Tecnoshow Comigo, em abril, em Rio Verde/GO, a linha de pneus agrícolas PHP. Projetada de forma a respeitar o meio ambiente, o pneu radial agrícola PHP85 apresenta como principais benefícios um rendimento horário superior de até três vezes ao de um pneu convencional equivalente, melhor capacidade de tração, redução de emissão de CO2, economia de combustível, menor compactação do solo e melhor dirigibilidade. Voltado para máquinas e implementos de alta potência, o PHP85 possui banda de rodagem com geometria diferenciada que melhora a autolimpeza, expulsando a terra acumulada no pneu. "Esses produtos foram desenvolvidos com materiais que diminuem o impacto no meio ambiente e compostos capazes de aumentar a vida útil", conta Alexandre Stucchi, gerente de Marketing da Pirelli para pneus agrícolas.


MWM E VISA FAZEM PARCERIA

A MWM International, fabricante independente de motores diesel, e a Visa, líder global em pagamentos, firmam parceria para divulgar e incentivar o uso do produto Visa Cargo nas distribuidoras MWM. O acordo consiste na utilização do cartão Visa Cargo pelos caminhoneiros na rede autorizada MWM. Através dele, será possível adquirir as peças genuínas com descontos em todo território nacional. Atualmente, mais de 800 mil caminhoneiros utilizam o cartão. O Visa Cargo funciona com funções como um cartão pré-pago para pagamentos de frete; para pedágios através do Visa Vale Pedágio; e como cartão de crédito. E a Rede Autorizada MWM International poderá aplicar descontos de até 15% para pagamento na função débito, conforme política comercial vigente, na venda de peças genuínas.


SCANIA MOSTRA SUA EXPERIÊNCIA A FEIRA INTERNACIONAL

A Scania participou da LAAD Defence & Security 2015, Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Rio de Janeiro "Somos referência em soluções para operações de resgate das forças militares, e nosso objetivo é mostrar um pouco de nossa experiência para os visitantes do evento", diz Hugo Nicioli, responsável pelo segmento Public Special da Scania Latin America. A montadora esteve presente no espaço da Associação Sueca da Indústria de Defesa e Segurança (SOFF). "Queremos ser fornecedores de soluções para o Exército brasileiro e temos ampla participação no segmento em toda a Europa, em países como Noruega, Suécia, Finlândia e França, com nossa linha especial para caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos para operações de defesa e manutenção da paz", acrescenta.


SOLUÇÕES MASSEY FERGUSON NA TECNOSHOW

A Massey Ferguson expôs na Tecnoshow Comigo sua linha de tratores, colheitadeiras, implementos, pulverizador e agricultura de precisão. O grande destaque fica por conta das novas colheitadeiras axiais das classes 7 e 8, a MF 9795 e MF 9895, ambas com o exclusivo sistema Trident. As máquinas possuem a maior capacidade de grãos de suas categorias, com tanque de aproximadamente 12.000 litros e taxa de vazão de 150 l/s. "Os produtores goianos buscam investir em tecnologia que auxilie no aumento da produtividade, sem abrir mão de economia de combustível e eficiência operacional. E nós temos as soluções que eles procuram", afirma Carlito Eckert, diretor Comercial da Massey Ferguson.


BEQUISA COM NOVA RAZÃO SOCIAL

Para manter a liderança de mercado e para participar de novos negócios dentro e fora do Brasil, além de buscar novas alternativas, integração e sinergias e cumprindo seu papel socioambiental, a Bequisa consolidou- se em seu segmento, e agora anuncia a nova razão social da empresa: Bequisa Indústria Química do Brasil Ltda. "Após a aquisição da empresa, em novembro de 2007, pelo grupo Degesch, de origem alemã, a mudança da razão social se dá como a última etapa do processo e consolida definitivamente a marca Bequisa em todo o setor", afirma Mauricio Marques, diretor geral da empresa.


INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E MERCADO NO CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA

O VII Congresso Brasileiro de Soja e o VI Mercosoja 2015 serão realizados de 22 a 25 de junho, em Florianópolis, pela Embrapa. O evento irá reunir aproximadamente dois mil participantes para debater o tema Tecnologia e mercado global: perspectivas para a soja. "É o momento que a cadeia produtiva reúne-se para identificar problemas, propor soluções e principalmente ter uma visão de futuro, ou seja, quais são as perspectivas e os problemas à frente e como lidar com eles", explica o pesquisador da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, presidente do Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja. Segundo ele, os eventos destacam-se por reunir um público com alto grau de interesse em inovação, conhecimento de mercado, lideranças empresariais e formadores de opinião. Mais informações em www.cbsoja.com.br.


SHELL E MASSEY FERGUSON CRIAM LUBRIFICANTE EXCLUSIVO

A Shell e a Massey Ferguson lançam no mercado um óleo exclusivo de qualidade superior para motores Massey Ferguson. Por conta da parceria de décadas entre as empresas, a Shell desenvolveu um lubrificante premium com uma tecnologia especial para a fabricante de maquinários agrícolas: o Shell Rimula Massey Ferguson Premium. O novo lubrificante é 100% sintético e traz como principal diferencial uma extensão das horas de trabalho rodadas, já que, com ele, as máquinas podem funcionar com um intervalo de até 500 horas até a próxima troca de óleo. Este lançamento visa proporcionar maior produtividade às atividades dos produtores rurais, pois, além de aumentar a disponibilidade das máquinas, melhora a performance dos motores, protegendo ainda mais o equipamento.


AGROCLIMA PRO DO CLIMATEMPO PARA GERENCIAR RISCO

Com a influência direta do clima na agricultura, o mais vantajoso ao produtor é estar sempre informado sobre quais as próximas tendências climáticas e a probabilidade de fenômenos que possam prejudicar a produção. Pensando nisso, a Climatempo Consultoria, principal empresa de meteorologia privada do país, lança neste mês um novo serviço voltado para o mercado agro, o Agroclima Pro. A novidade chega após o grande sucesso do Agroclima, serviço gratuito de consultoria meteorológica voltada à agricultura. "Por meio dessa plataforma, o agricultor poderá ter acesso a informações de grande relevância para auxiliar no planejamento da safra e na tomada de decisões", afirma. Mais informações em www.climatempoconsultoria.com.br/produtos/agroclima-pro.


JACTO: DICAS SOBRE TECNOLOGIAS DE APLICAÇÃO

A Jacto, especialista em pulverização, desenvolveu um conteúdo exclusivo em seu site com dicas práticas sobre tecnologias de aplicação de defensivos, fertilizantes e colheita mecanizada de café.

Com o nome de "Dica do Especialista", o público interessado pode acessar esse conteúdo por meio do link www.jacto.com.br/dicadoespecialista, que traz informações sobre pulverizações mais precisas, calibração e bicos adequados, monitoramento das atividades, com informações sobre velocidade, taxa de aplicação e condições ambientais. "A escolha inadequada da tecnologia empregada durante as pulverizações acarreta contaminação ambiental principalmente por problemas ocasionados por deriva e sobreposições nas aplicações. Para evitar resistência a pragas, a utilização dos agroquímicos durante as aplicações deve ser feita de forma racional, respeitando períodos de carência e rotatividade de ingredientes ativos. Pensando em abordar todos esses assuntos de forma prática e acessível, foi criado o projeto 'Dica do Especialista'", explica o engenheiro agrônomo Walter Mosquini, especialista em Tecnologia de Aplicação.