Gente em Ação

 

MONSANTO TEM FOCO NO REFÚGIOMONSANTO TEM FOCO NO REFÚGIO

Um dos destaques da Monsanto durante a Expodireto Cotrijal, feira realizada em Não-Me-Toque/RS, no mês passado, foi a importância da adoção das áreas de refúgio pelo produtor rural. Em um espaço exclusivo no estande, o “Canto do Refúgio”, especialistas repassaram informações e esclareceram dúvidas. A coordenadora de Biotecnologia Soja da Monsanto, Bruna Casaroti, lembra que o plantio de refúgio em áreas cultivadas com sementes que contêm tecnologias Bt, resistentes a pragas, previne a seleção de insetos e traz uma série de benefícios ao agricultor no manejo.

Bruna Casaroti


INSETICIDA BIOLÓGICO É DESTAQUE NA FMC

A FMC aproveitou a Expodireto para apresentar o seu mais novo inseticida biológico, o Helicovex. O coordenador de Desenvolvimento de Produto da empresa, Giuliano Pauli, explica que o Helicovex atua no controle da Helicoverpa armigera, praga responsável por perdas bilionárias da safra brasileira no ano passado e que ainda está presente nas lavouras. Por ser biológico, o inseticida deve ser mantido a uma baixa temperatura, em compartimento refrigerado, para que sua qualidade seja mantida. A FMC também realizou palestras gratuitas sobre a praga durante a Expodireto.

%%%Giuliano Pauli


DUPONT APRESENTA SOLUÇÃO PARA TRATAMENTO DE SEMENTES

O Dermacor foi um dos produtos destacados pela DuPont na feira de Não-Me-Toque. Utilizado para o tratamento de sementes, o inseticida tem ação efetiva contra a Helicoverpa nas culturas da soja e do algodão. Segundo o coordenador de Marketing da DuPont, Altair Fernando Bizzi, o produto tem ação residual que protege a planta por muito mais tempo, ajudando na manutenção do estande da cultura. Outro benefício é o rápido estabelecimento da cultura, resultando em maior tolerância a intempéries e maior produtividade.

Altair Fernando Bizzi


BAYER: ESTRATÉGIAS PARA O MANEJO DA LAVOURA

A Bayer CropScience levou para a Expodireto soluções para o manejo da soja, entre elas, o programa de monitoramento De Primeira, Sem Dúvida. O projeto faz o acompanhamento de lavouras em tempo real, por meio de câmeras em plantações de soja nas seis principais regiões da cultura no Brasil, com o controle direto de pesquisadores da área de fitopatologia. Segundo o diretor executivo de Negócios para a Região Sul da Bayer, Álvaro Simionato, a proposta é mostrar o melhor momento do uso de fungicidas nas lavouras, evidenciando a necessidade da primeira aplicação na época correta.

Álvaro Simionato


EXALT É UMA DAS NOVIDADES DA DOW

Parte da plataforma Soy Solution, pacote de produtos para atender às necessidades do agricultor brasileiro, o inseticida Exalt recebeu atenção especial no estande da Dow AgroSciences na Expodireto. O diretor de Marketing da companhia, Christian Pereira, observa que o defensivo apresenta alta seletividade a inimigos naturais da soja e atua de forma rápida e eficiente no controle de lagartas. Outro destaque foi o inseticida Delegate, que trabalha no controle de insetos nas plantações de tomate e de outras oito culturas.

Christian Pereira


ADAMA AJUDA PRODUTOR A MONITORAR O CLIMA

A Adama apresentou na feira de Não- Me-Toque uma série de inovações e produtos do portfólio da empresa. Uma das atrações foi o Adama Clima, uma estação meteorológica que é instalada na propriedade e oferece maior assertividade que as previsões gerais do tempo. Além disso, o equipamento armazena dados históricos de precipitação e temperatura, detalha o diretor de Negócios Sul da empresa, Alexandre Pires. Toda informação é enviada via sinal de celular para uma plataforma online que pode ser acessada de qualquer lugar.

Alexandre Pires


BASF: INOVAÇÕES NO SISTEMA AGCELENCE SOJA

No embalo da safra recorde do Rio Grande do Sul, a Basf levou para a Expodireto inovações no Sistema AgCelence Soja, modelo de manejo integrado e sequencial de produtos da companhia que, além do controle de pragas e doenças, promove incremento de produtividade de até 10% ou três sacas a mais por hectare. Com o fungicida Orkestra SC introduzido recentemente, o modelo ganha ainda mais eficiência, afirma o gerente de Vendas da Basf em Passo Fundo/RS, Ricardo José Hernandez Mayer. Os outros dois produtos do sistema são o Standak Top e o Opera.

Ricardo José Hernandez Mayer


SPHERIC SB É LANÇAMENTO DA NORTOX

A Nortox apresentou na feira de Não-Me-Toque o Spheric SB, um complexo nutricional rico em enxofre e boro. Segundo o coordenador de Negócios da empresa, Laerte da Cunha, o produto micronizado facilita a absorção pela planta. Também com zinco e nitrogênio na sua composição, o Spheric SB deve ser aplicado entre 30 e 40 dias antes da semeadura da soja. A novidade estará à disposição dos produtores na safra 2015/2016, e a projeção é de que, em breve, sejam contempladas também outras culturas, como leguminosas, gramíneas e algodão.

Laerte da Cunha


GEMSTAR, DA IHARA, COMBATE A HELICOVERPA

A Ihara levou para a Expodireto a tecnologia do inseticida biológico Gemstar, que é utilizado para o combate da Helicoverpa. Quando aplicado, as lagartas o ingerem e ficam contaminadas, paralisando a alimentação em três dias e morrendo em até sete dias. O consultor de Desenvolvimento de Mercado da empresa, Rudimar Spannemberg, lembra que no ano passado a Ihara criou a divisão Bio, específica para o desenvolvimento de produtos biológicos. Além do Gemstar, a companhia apresentou na feira os inseticidas biológicos Gemstar Max e Costar.

Rudimar Spannemberg


SYNGENTA MOSTRA RESULTADOS DO ELATUS

Apresentado há um ano na feira de Não-Me-Toque, o fungicida Elatus recebeu um espaço especial no estande da Syngenta na edição de 2015 da Expodireto. Paineis com depoimentos de produtores que utilizaram o defensivo foram instalados no local, assim como uma tela interativa. A coordenadora de Comunicação da Syngenta, Daniela Pontes, conta que os resultados alcançados até agora com a tecnologia são bastante positivos. Outro destaque da Syngenta foi o Avicta Completo, um pacote de soluções para o tratamento de sementes.

Daniela Pontes