Novidades no Mercado

 

GTS APRESENTA DESCOMPACTADOR TERRUS PRIME

A GTS lançou na Expodireto o Descompactador Terrus Prime. Projetado para o plantio direto, o equipamento foi desenvolvido para trabalhar com palhada densa, com conceito de revolvimento mínimo. A ação do subsolador atinge a área de subsolagem, abaixo da camada superficial do solo, sem destruir os benefícios da palhada por meio da pouca movimentação na superfície. Dessa forma, o desenvolvimento do sistema radicular da planta é favorecido, facilitando a absorção de água e nutrientes. Entre os diferenciais e especificações técnicas do descompactador estão o disco sustentado por braço duplo com sistema de molas com regulagem de pressão, o rolo inteiriço seccionado em versões maiores e as hastes que variam de 5 a 10.


BRASMAX APRESENTA DOIS LANÇAMENTOS NO SHOW SAFRA

A Brasmax participou no final de março da feira Show Safra BR 163, em Lucas do Rio Verde/MT. Os destaques foram os lançamentos de tecnologia Intacta RR2 Brasmax Bônus Ipro e Brasmax Opus Ipro. Segundo Pablo Souza, gerente comercial Cerrados da Brasmax, a cultivar Brasmax Bônus Ipro é ideal para abertura de plantio e atende a demanda de ciclo precoce e alto potencial produtivo, comum nas áreas do Mato Grosso. Já a cultivar Brasmax Opus Ipro destaca-se por sua estabilidade produtiva e ampla região de adaptação, sendo recomendada para o Mato Grosso e para a região do MAPITOBA (sigla dos Estados). "Por ser um material de ciclo médio, nessas regiões a Brasmax Opus Ipro leva estabilidade produtiva ao agricultor", explica Souza.


PÁ CARREGADORA FRONTAL DA CASE É MULTITAREFA

Durante a Expodireto, um dos destaques da Case IH foi a nova linha de Pá Carregadora Frontal. Disponível em quatro modelos (L530, L540, L550 e L 560), o implemento tem como público-alvo os agricultores dos mais variados segmentos, como grãos, leite e fumo. O especialista de Marketing para Tratores da Case IH, Rafael Tonette (foto), observa que os diferenciais do equipamento são a maior capacidade de levante e o rápido sistema de engate, que facilita o trabalho diário dos agricultores multitarefa. Projetada para o encaixe nos tratores Farmall 80 e 95 plataformado, a Pá Carregadora foi fabricada com estrutura leve e resistente, distribuindo as cargas de maneira uniforme em toda a base do trator.


FARSUL E BAYER FIRMAM PARCERIA PARA CURSOS

O Sistema Farsul, por meio do Senar/ RS, em parceria com a Bayer CropScience promoverá 200 palestras para 10 mil produtores, trabalhadores rurais e seus familiares sobre o uso seguro e adequado de defensivos e a exposição ao sol, ao longo de 2015. Essa é a proposta do Campo e Saúde, novo programa da instituição, lançado na Expodireto. No evento, foi assinado um termo de parceria com a empresa Bayer CropScience. Na avaliação do presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, esse tipo de parceria viabiliza a transformação de ideais em projetos concretos. “Na agricultura, não fazemos nada sozinhos. A Farsul e a Bayer CropScience somam forças para oferecer ao campo orientação sobre como usar bem as tecnologias que nos ajudam a produzir mais e melhor”, comentou Sperotto.


SENAR/RS ENTREGA PRÊMIOS DA 12ª EDIÇÃO DO AGRINHO

Durante o mês de março o Senar/ RS promoveu a entrega de 319 prêmios para alunos, professores e escolas da rede pública de ensino em 87 municípios, selecionados entre quase 7 mil trabalhos participantes do concurso Agrinho 2014. Foram 140 categorias premiadas na fase regional e 14 categorias na estadual. Os vencedores recebem produtos como aparelhos de TV e DVD, tablets, computadores e bicicletas. Já as três melhores experiências pedagógicas do estado ganham cadernetas de poupança de até R$ 4 mil. O tema do concurso, Trabalho e Consumo, motivou os alunos a enviarem desenhos, textos e, aos professores, a desenvolverem suas experiências pedagógicas para serem julgados como os melhores exemplos de práticas, relatos e demonstrações de cidadania a serem seguidos dentro da temática.


JOHN DEERE DESTACA A SÉRIE S DE COLHEITADEIRAS

A John Deere levou para a feira de Não-Me-Toque a nova Série S de colheitadeiras desenvolvida pela empresa. Disponível em cinco modelos (S540, S550, S660, S670 e S680), o equipamento é versátil e pode trabalhar com culturas diversas, salienta o gerente Regional de Vendas da John Deere, Tangleder Lambrecht (foto). A versão arrozeira, por exemplo, presente nos modelos S540, S550 e S660, permite ao produtor colher soja apenas com um simples ajuste. Ou seja, o produtor que cultiva soja em rotação com o arroz pode aproveitar a mesma máquina para o trabalho nas duas safras. A colheitadeira também apresenta redução de até 17% no consumo de combustível pela alta tecnologia com que foi projetada.


YARA COM CONCEITO INOVADOR EM NÃO-ME-TOQUE

A Yara lançou na Expodireto um conceito inovador de nutrição para a cultura da soja: o Absoluto. O produto chega para desafiar os atuais limites de produtividade das lavouras gaúchas ao oferecer ainda mais produtividade, eficiência operacional e segurança na lavoura. O Absoluto traz no mesmo grânulo nitrogênio, potássio, cálcio e micronutrientes, além de alta concentração de enxofre e fósforo solúveis. O enxofre na forma solúvel é mais eficaz, pois está prontamente disponível à planta, aumentando assim a produtividade da cultura.


CASP DESTACA LINHA DE ARMAZENAGEM NA AGRISHOW

A Casp participa mais uma vez do Agrishow, onde a companhia apresentará aos visitantes toda a sua linha de produtos, com destaque para as soluções de armazenagem de grãos. “O Brasil é responsável pela produção de uma das maiores safras de grãos do mundo, porém, sabemos que o País ainda é um dos mercados que mais oferecem oportunidades de crescimento nesse setor. Por essa razão a Casp acredita e investe nesse segmento do mercado”, afirma a gerente executiva de Armazenagem, Andrea Hollmann.

A Casp possui equipamentos que operam na recepção, limpeza, secagem, armazenagem e expedição dos grãos. “Montamos projetos que atendem qualquer necessidade”.


NETAFIM TEM NOVO PRESIDENTE MERCOSUL

A Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, anunciou o novo presidente Mercosul, Alexandre Gobbi. Ele terá como principal responsabilidade acelerar o crescimento da empresa para dobrar as vendas em curto prazo, aproveitando o momento em que o Brasil passa a enxergar o sistema de irrigação por gotejamento como aliado nesse período de crise hídrica, já que a economia de água varia entre 30% e 50%. “Eu acredito que a Netafim possa contribuir com uma agricultura mais sustentável nas lavouras, com a geração de desenvolvimento econômico em nosso País”, declara Gobbi.


OPCIONAIS DA JACTO OFERECEM ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

A Jacto levou para a Expodireto uma novidade para a sua linha de equipamentos tratorizados, especificamente para os modelos da linha Condor. A empresa ofereceu aos clientes opcionais como o comando elétrico e o kit hidráulico para as barras com condições especiais para agregar tecnologia aos equipamentos dessa categoria. “Para um melhor controle de pulverização, a linha Condor dispõe de várias opções de comandos de pulverização e acionamento das barras. Com esses opcionais em condições especiais, os clientes tiveram a oportunidade de adquirir um produto com maior tecnologia ou realizar uma atualização com peças originais”, afirma o gerente de Produtos da Jacto, Paulo Henrique Bueno (foto).


MOSAIC LEVA O MICROESSENTIALS À EXPODIRETO

A Mosaic, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, marcou presença na Expodireto Cotrijal. No estande preparado para receber os visitantes e esclarecer possíveis dúvidas, promoveu apresentações de comprovação de eficiência de um de seus produtos premium, o MicroEssentials, utilizando campo demonstrativo e apresentações técnicas. O MicroEssentials é uma linha de fertilizantes fosfatados inovadora, pois reúne em um único grânulo altas concentrações de fósforo e enxofre, contribuindo para o alcance de maiores índices de produtividade.


NEW HOLLAND: PULVERIZADOR ESPECIAL PARA O MERCADO GAÚCHO

O Rio Grande do Sul é o principal mercado consumidor de pulverizadores da New Holland, responsável por 20% das vendas do País. E para atender as necessidades dos clientes locais, a empresa levou para a Expodireto o Pulverizador SP2500 Premium. O diferencial é a maior capacidade de trabalho em relevo acidentado, bastante comum nas lavouras gaúchas, detalha o gerente de Marketing da New Holland, Eduardo Nicz (foto). A máquina tem potência de 165cv em um motor com quatro cilindros, que resulta em mais força para trabalhar em curvas de nível com economia de até 25% de combustível. O novo produto é uma evolução do SP2500, já reconhecido no mercado pelo desempenho. Os visitantes da feira puderam comprovar os resultados do equipamento em um espaço exclusivo para o test-drive.


MICROQUIMICA: CHECKFOLHA MOBILE NO SHOW SAFRA BR 163

A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, esteve presente no Show Safra BR 163, em março, em Lucas do Rio Verde/MT. A empresa apresentou ao público as funcionalidades do aplicativo CheckFolha Mobile, disponibilizado gratuitamente para os sistemas Android e IOS. Funcionando em celulares e tablets, o software facilita a identificação de deficiências ou excessos de nutrientes nas folhas da soja. O gerente de Marketing da Microquimica, Anderson Nora Ribeiro, acredita que essa nova ferramenta será importante para que os produtores do Mato Grosso sejam estimulados a realizar análises de folhas com maior frequência.


AGROSYSTEM REALIZA DIA DE CAMPO

Foi realizado em Paranapanema/SP, no final de fevereiro, o Dia de Campo Agrosystem, em parceria com a revenda Zito Comercial Agrícola. Foram apresentadas ferramentas para agricultura de precisão e simuladores para solucionar as dúvidas sobre os equipamentos PM400, IntelliAg e Determinadores de Umidade da Dickey-John, System 350 e tela X14 da Topcon, EPP – Embreagem para plantio de precisão - desligamento linha a linha e Estações Meteorológicas Davis.


VALTRA APRESENTA DIFERENCIAIS DA SÉRIE HITECH

A Valtra aproveitou a Expodireto para destacar os diferenciais da Série HiTech de Plantadeiras nas versões Seed (somente sementes) e Taxa Variável. Ambas prometem maior capacidade de semeadura e robustez para enfrentar longas jornadas. A HiTech Seed foi desenvolvida para os produtores que preferem fazer adubação a lanço (em superfície), ou seja, para aqueles que devido à janela de plantio não utilizam fertilizantes no momento da semeadura. “Este equipamento proporciona excelente autonomia na operação de plantio. Isto significa que o produtor vai parar menos tempo para abastecer e poderá fazer mais hectares por hora”, explica Giancarlo Rocco (foto), especialista de Marketing de Produto Implementos da AGCO América do Sul.


IPACOL APRESENTA SEIS NOVOS PRODUTOS NA EXPODIRETO

Disponibilizar novas versões de equipamentos para alimentação animal e também para transporte e distribuição de biofertilizantes líquidos e sólidos foi a proposta da Ipacol, de Veranópolis/RS, ao lançar seis novos produtos na Expodireto. Segundo o diretor Comercial da empresa, Luis Carlos Parise, a ideia de ampliar o portfólio entre segmentos de produtos é atender melhor a demanda que os produtores vêm apresentando em termos de capacidade de carga dos equipamentos. “Percebemos que existem nichos de mercado que estão carentes de equipamentos específicos para eles. Por isto estamos nos dedicando a suprir esta carência com esta nova ‘fornada’ de produtos”, explicou.


COLHEITADEIRA HÍBRIDA É DESTAQUE DA MASSEY FERGUSON

Uma das atrações da Massey Ferguson na feira de Não-Me- Toque foi a nova colheitadeira híbrida MF 6690. Utilizado nos equipamentos mais modernos da Europa, o sistema híbrido foi desenvolvido pela marca proporcionando o trabalho com redução do índice de perdas e enfrentando condições difíceis de colheita, como a alta umidade. A MF 6690 possui a grande vantagem de iniciar o trabalho no campo antes e finalizar depois que as demais colheitadeiras. Isso significa maior produtividade, com uma notável diferença no fim da safra, analisa o gerente Regional de Vendas da Massey, Ernani Leonel Oliveira (foto). Ele detalha que a colheitadeira é uma classe V, mas consome como se fosse uma máquina da classe IV, o que significa mais economia para o produtor.


DM 5958 RSF IPRO DA DONMARIO NA EXPODIRETO

Os produtores que visitaram o estande da Donmario Sementes na Expodireto puderam ver de perto a cultivar Intacta mais plantada do Sul do Brasil, a DM 6365 RSF Ipro, e a grande aposta da marca para a safra 2014/2015, a cultivar DM 5958 RSF Ipro. De ciclo precoce (grupo de maturação 5.8), a DM 5859 RSF Ipro é recomendada para a região do Planalto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná. “Estamos animados com os resultados até agora. Algumas propriedades no Paraná obtiveram produtividades superando 90 sacas por hectare. No Rio Grande do Sul, tivermos um ótimo volume comercializado de DM 5958 RSF Ipro e a expectativa é que tenhamos excelentes resultados também”, afirma o gerente Comercial Sul da Donmario, Rogerio Aloisio Schneider.


TITAN PNEUS APOSTA NO MERCADO DE REPOSIÇÃO

O desejo de conhecer a fundo os reais benefícios da tecnologia e como sua aplicação pode se traduzir em ganhos de produção e redução no custo de manejo das lavouras resume em grande parte o que foi o comportamento do público que visitou o estande da Titan Pneus – detentora da marca Goodyear Farm Tires – na Expodireto. Para Emydio Gaio, líder comercial Brasil, o traço que melhor traduz o perfil do visitante foi o alto nível de conhecimento técnico sobre as necessidades do maquinário. No balanço, o número de pedidos efetivados pelas revendas, apenas na linha agrícola, cresceu de maneira vertiginosa em comparação ao ano passado. “Este resultado reforça nossa percepção de que a opção do agricultor brasileiro está na manutenção do maquinário agrícola já presente no campo em 2015”, concluiu.


VALLEY IRRIGAÇÃO NA EXPODIRETO

A Valley Irrigação esteve presente na Expodireto, e profissionais receberam os visitantes no seu estande para falar sobre a importância da irrigação e as melhores práticas para adotá-las. “A Valley possui uma linha completa de equipamentos para irrigação. Com a participação no evento, nosso objetivo foi mostrar aos produtores de grãos, mercado que se fortalece cada vez mais no Rio Grande do Sul, como a prática pode ajudar a conquistar produtividade”, afirmou Carlos Reiz, gerente Comercial. A preocupação da Valley em garantir produtos de qualidade tem por objetivo a alta eficiência, melhoria na produtividade e responsabilidade ambiental, isto é, a obtenção da expressão máxima do potencial produtivo das lavouras, sem impactar no meio ambiente.


LS TRACTOR PARTICIPA DA EXPODIRETO

A sul-coreana LS Tractor participou da Expodireto com seus tratores, após um 2014 com vendas de duas mil máquinas e faturamento de R$ 220 milhões. “Mesmo como um player novo neste mercado, temos obtido resultados expressivos, não só em vendas como em crescimento da nossa rede”, afirma o diretor de Marketing e Vendas, André Rorato. Os destaques são os modelos U60, P90 e P100, com versão simples ou cabinada. Segundo Rorato, os produtores brasileiros, em especial os familiares, têm recebido positivamente a proposta tecnológica apresentada pela LS Tractor nesse modelo, como menor raio de giro da categoria, (55º), inversor de frente e ré sincronizado (Syncro Shuttle), super redutor, direção hidrostática ajustável garantindo melhor ergonomia, maior vão livre (altura do solo de 50,7 cm), tomada de força com três velocidades, entre outras características.


EXPODIRETO: PLA AUMENTA VENDAS EM 125%

A Pla do Brasil acertou ao desenvolver e lançar um produto customizado às necessidades reais e específicas dos produtores gaúchos, com o preço menor que a concorrência. A empresa ampliou em 125% o volume de vendas na Expodireto em comparação à edição de 2014. Desenvolvido para atender principalmente as propriedades da Região Sul, onde grande parte do relevo é composto por terrenos declivosos, o Hydra 200 é o menor e mais simples pulverizador autopropelido do portfólio da Pla, porém, de grande eficiência, pois foi desenvolvido com tecnologia semelhante à das máquinas maiores, característica da marca. O seu baixo preço aliado a sua simplicidade e eficiência garantiu à Pla o excelente desempenho de vendas na feira. Das vendas realizadas, 90% foram do Hydra 200.


BIOGENE LEVA PORTFÓLIO À EXPODIRETO

A BioGene esteve na Expodireto com uma equipe comercial à disposição dos visitantes, que tiveram acesso ao portfólio de híbridos de milho da marca disponíveis para a região. “A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio nacional e contribui enormemente com o desenvolvimento do setor agrícola, pois possibilita o acesso do produtor às mais diversas tecnologias e produtos que as empresas desenvolvem. A BioGene sente-se honrada em participar desse evento e poder dar sua contribuição” relatou Ricardo Battisti, gerente de Vendas para RS e SC. O público pôde conferir as opções de híbridos de milho posicionadas para a safra verão, como BG7046H, BG7051H, BG7060HR e BG7318YH.


JCB APRESENTA SOLUÇÕES NA 22ª AGRISHOW

A JCB estará presente pela terceira vez na Agrishow, onde apresentará em seu estande máquinas que já são sucesso em vendas para o segmento agrícola, como o manipulador telescópico. A partir de uma série de acessórios como garfos, garras, espetos ou caçambas, a máquina pode atuar em diferentes atividades no campo, como na manipulação de bags de grãos, fertilizantes, fardos de algodão ou feno, carregamento de fardos de palha de cana em usinas de cana, além de atuar na cadeia de produção de biomassa. “Crescemos 44% em 2014 nesse segmento e queremos continuar expandindo nossa atuação, levando ao produtor rural toda tecnologia desenvolvida pela JCB para gerar alta performance e economia”, comenta Michael Steenmeijer, gerente nacional de Vendas Agrícolas da JCB.


FORD EXIBE LINHA DE VEÍCULOS COMERCIAIS NA EXPODIRETO

A Ford participou da Expodireto, onde expôs sua linha de comerciais, em especial a picape Ranger e caminhões Cargo e Série F. “Tradicionalmente, é um mercado muito importante para as picapes, razão pela qual temos a nossa moderna linha exposta”, disse Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford, referindo-se à Região Sul. A exposição da linha de picapes Ranger ocorreu nas suas três versões de motorização, 3.2 Diesel, 2.2 Diesel e 2.5 Flex. A Ford Ranger é reconhecida pela sua robustez, dirigibilidade e tecnologia inteligente e útil, como sistema de conectividade Sync com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência, recurso inédito no segmento, que faz uma ligação automática para o Samu em caso de acidente.


RTP ATUA NOS SETORES QUÍMICO E DE FERTILIZANTES

Criada em 2010, a RTP é uma empresa 100% brasileira que atua no comércio e na industrialização de produtos nos setores químico, de fertilizantes e de nutrição animal. Seu compromisso com a qualidade e excelência de seus produtos e relações comerciais conquistou, em 2013, a ISO 9001. O projeto de formação da empresa teve início há mais de 15 anos quando o empresário Thiago Tinoco iniciou o acompanhamento do senhor Paulo Tinoco (in memorian), um profissional altamente qualificado e competente do setor de nutrição animal e de fertilizantes, que carregou em seu histórico profissional grandes parcerias com clientes renomados, através de sua atuação em grandes empresas, como Petrofértil, Fosfertil e Bunge Fertilizantes. Essa experiência despertou seu amor pelo ramo, dando início às suas atividades através de sua própria empresa.


LINHA AMAROK DA VOLKS É DESTAQUE NA EXPODIRETO

A Volkswagen apresentou na Expodireto a linha 2015 da picape Amarok, com destaque à Amarok Highline, versão top de linha da picape média da marca. Mas também foram expostas as versões Amarok Trendline, Amarok SE e Amarok S. A empresa disponibiliza a picape Amarok em seis versões, adequadas a diversos tipos de utilização e capazes de atender as necessidades de todo o tipo de usuário. A Amarok Highline, top de linha, é dotada de uma ampla relação de equipamentos de série na qual se destacam itens como o controle eletrônico de estabilidade (ESC), o assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e os faróis de neblina com luz de conversão para facilitar manobras noturnas.


FAMÍLIA X DE CONSOLES TOPCON DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

A Topcon Precision Agriculture agora traz uma ampla gama de alternativas para o mercado de agricultura de precisão com as recentes introduções dos consoles X14 e X25. “A partir do console X30, com todas as funções premium com 12,1" (31 centímetros), tela sensível ao toque e cores 3D, o novo e poderoso X25 com 8" (20,3 centímetros), tela sensível ao toque e cores 3D, e para o nível de entrada X14 com 4,3" (10,9 centímetros), tela sensível ao toque e cores 3D, a Topcon oferece uma solução para praticamente qualquer usuário em qualquer operação”, explica Harlan Little, gerente de Planejamento de Produto.


TRÊS TENTOS REÚNE CENTENAS EM EVENTO TÉCNICO

Pesquisa, tecnologia e informação foram o foco do Crop Show Três Tentos, um evento técnico que reuniu mais de 1.200 produtores no Centro Tecnológico da empresa Três Tentos Agroindustrial, em Santa Bárbara do Sul/RS. O evento contou com a participação de mais de 20 empresas, que distribuídas em diferentes estações demonstraram novas tecnologias, mostraram o resultado de pesquisas desenvolvidas nos cerca de 20 hectares do Centro Tecnológico, onde divulgaram informações sobre toda a estrutura de trabalho desenvolvida pela Três Tentos disponível ao produtor rural. O evento foi uma verdadeira troca experiências com quem trabalha e vive no campo, pois apresentou novidades em produtos para o manejo das lavouras, novas variedades das principais culturas de verão. “Queremos ver os produtores crescendo, os resultados melhorando a cada nova safra, mostrando que a agricultura e a produção de alimentos são a energia que nos move”, destacaram os diretores.


FOCKINK APRESENTA SOLUÇÕES NA EXPODIRETO

Em tempos em que o clima mostrou-se irregular em várias partes do País, provocando escassez de água e, por consequência, reajuste nas tarifas de energia, buscar a melhor gestão para manter a produtividade e reduzir o custo desse insumo é uma necessidade de primeira ordem nas propriedades rurais. Por conta disso, muitos agropecuaristas estão adotando a tecnologia de irrigação. Visualizando essa demanda, a Fockink apresentou na Expodireto uma tecnologia que assegura uma gestão sustentável dos recursos hídricos e de energia, na propriedade: o Sistema Supremo de Irrigação.

Em complemento a isso, lançou ainda uma campanha sobre o uso racional de água e energia elétrica na irrigação, além de um novo modelo de painel para gestão do sistema de secagem de grãos, o Secamaster.