Novidades no Mercado

NEW HOLLAND NOMEIA NOVO DIRETOR COMERCIAL

A New Holland Agriculture anuncia Alexandre Blasi como o novo diretor comercial da marca no Brasil. Há 11 anos no grupo CNH Industrial, o executivo Vinicius Ferreira atuava no Banco CNH Industrial para o Brasil como diretor Comercial e de Marketing. Ainda no grupo, contribuiu também para as áreas de tesouraria e trade finance para a América Latina. Blasi tem 39 anos e é engenheiro civil, com pósgraduação em finanças. “É um grande desafio assumir o cargo, mas estou confiante e com grande entusiasmo para contribuir com o crescimento da New Holland em todos os cantos do Brasil, dirigindo a equipe que está cada vez mais perto do nosso cliente, junto com a rede de concessionários”, comenta.


YARA APRESENTA NOVO SITE CORPORATIVO

A Yara leva ao ar a nova versão de seu site corporativo. Desenvolvido para ser mais informativo e com arquitetura de informação voltada para tornar o site mais ágil, o portal oferece um amplo conteúdo, com informações de mercado e recomendações técnicas sobre as três áreas de atuação da empresa: nutrição de plantas, soluções industriais e redução de NOx. O conteúdo é voltado a clientes e profissionais desses segmentos. “Mais moderno e dinâmico, a proposta do novo site é compartilhar com o usuário o conhecimento centenário da Yara e mostrar como a empresa está criando impacto no mundo, seja com fertilizantes ou com soluções industriais e ambientais”, explica Paulo Yvan, gerente de Marketing e Produtos da Yara. O endereço do portal é www.yarabrasil.com.br.


FALKER COMPLETA DEZ ANOS EM 2015

2015 será um ano especial para a Falker, que quer compartilhar com seus clientes e amigos um pouco da sua história, conquistas e, principalmente, a vontade de estar ao lado dos clientes para tornar a agricultura brasileira cada vez maior. “Será também um ano de novidades, aguarde! Para marcar este ano, estamos lançando o selo “Falker 10 anos Inovando a Agricultura”, anuncia a empresa. E nos próximos meses, a empresa estará presente nos mais importantes eventos agrícolas, a começar pelo Show Rural Coopavel. “Durante as feiras, estaremos com condições especiais para negociação. Visite-nos para conhecer nossa linha de produtos”, destaca a empresa.


EMBRAER: 92 JATOS COMERCIAIS E 116 EXECUTIVOS ENTREGUES

A Embraer entregou 30 jatos para o mercado de aviação comercial e 52 para o de aviação executiva, sendo 38 jatos leves e 14 jatos grandes, ao longo do quarto trimestre de 2014. Assim, a empresa encerrou o ano com 92 aeronaves entregues para o mercado de aviação comercial e 116 entregues para o mercado de aviação executiva, sendo 92 jatos leves e 24 jatos grandes. Já a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava US$ 20,9 bilhões em 31 de dezembro.


BANCO CNH INDUSTRIAL SE EXPANDE

O Banco CNH Industrial acaba de concluir sua reestruturação, iniciada ao incorporar a carteira Iveco Capital. Com isso, a instituição unificou o financiamento de máquinas e equipamentos de todas as marcas CNH Industrial, incluindo as marcas Case e New Holland, nos setores agrícola e de construção, e Iveco, nos veículos comerciais. Jucivaldo Feitosa, executivo com 25 anos de experiência no setor financeiro, assumiu a direção Comercial, de Marketing e de Seguros do Banco CNHI, que também passa a contar com novos gerentes de segmentos: Marcio Contreras para o setor Agrícola, Carlos De Angelis para Máquinas de Construção, e Rubens Aquino para Veículos Comerciais.


KEPLER WEBER APRESENTA PORTFÓLIO NO SHOW RURAL

A empresa líder em armazenagem de grãos na América Latina, Kepler Weber, apresenta na 27ª edição do Show Rural Coopavel seu portfólio exclusivo com soluções inovadoras para o setor. “As apostas neste evento são a nova linha de silos e o Secador Khronos (foto). Os silos desenvolvidos pela Kepler Weber contam com diferenciais em sua concepção estrutural, que permitem ganhos de qualidade no grão, e nos padrões construtivos, atendendo a legislação vigente e garantindo a segurança operacional. Já o Secador Khronos, garante a melhoria na qualidade final do produto, a redução do consumo de energia, é versátil e possui design diferenciado que minimiza a geração de ruídos”, destaca o gerente comercial da companhia, Carlos Henrique Schmitt.


DAF REALIZA MAIOR OPERAÇÃO NO BRASIL

A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da Paccar Inc, efetua a maior operação da companhia desde a sua chegada ao Brasil. A aquisição envolve 37 unidades do XF105 pela Translíquidos, empresa de transporte e logística de produtos químicos e outros granéis líquidos. Comercializados pela concessionária Eldorado Caminhões, a entrega do lote de 37 unidades já foi concluída. Os modelos adquiridos pela transportadora são nas versões 6x2 e 6x4, ambas de 460cv. “A DAF disponibilizou unidades do XF105 para teste por cerca de 20 dias. A operação foi feita com caminhão tanque bitrem. Nesse período, identificamos alguns itens que foram decisivos para a compra: o torque, a potência e a economia”, afirma Giovani Pasini, diretor Operacional da Translíquidos.


INPEV: 42,6 MIL TONELADAS DE EMBALAGENS VAZIAS EM 2014

No ano passado, foram destinadas de forma ambientalmente correta 42.645 toneladas de embalagens vazias de defensivos em todo o País. Comparado a 2013, a logística do material alcançou um crescimento de 6%. O desempenho é resultado do entrosamento e cumprimento das responsabilidades compartilhadas entre os elos do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos). A análise, realizada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), mostra que os estados que obtiveram maior crescimento percentual na quantidade destinada foram Rondônia, Piauí e Rio de Janeiro. Já as cargas mais volumosas saíram do Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso do Sul – juntos, corresponderam a 72% do total destinado.


ALLTECH PROMOVE DEBATES NO SHOW RURAL

A Alltech Crop Science, especialista em soluções para nutrição vegetal, participa do Show Rural Coopavel, e neste ano, além de apresentar suas linhas de fertilizantes, com resultado comprovado no campo demonstrativo, a empresa promove em seu estande um Ciclo de Palestras sobre alguns dos principais temas que impactam a produtividade agrícola. Entre os palestrantes está o maior especialista em nematologia do Brasil, o professordoutor Jaime Maia dos Santos, pesquisador da Unesp Jaboticabal/ SP. Também serão abordados os temas mofo branco, doença importante da soja, o fornecimento de cobre para as plantas e a relação do elemento manganês e o herbicida glifosato.



MWM INTERNATIONAL VAI FAZER 33 LANÇAMENTOS EM 2015

A MWM International, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, iniciou 2015 com boas perspectivas e prevê 33 lançamentos para este ano. Uma evolução de 50% frente a 2014, quando a companhia desenvolveu 22 novas aplicações. Os motores são desenvolvidos no centro tecnológico da companhia, em Santo Amaro/SP, testados e validados de acordo com as especificações de cada aplicação e, por isso, proporciona aos parceiros alto índice de conteúdo local e completa customização dos produtos.

“Com o aumento da demanda por conteúdo local, entrada crescente de newcommers no mercado brasileiro e a necessidade dos clientes por soluções completas, essa flexibilidade que temos em todas as linhas de produtos da MWM certamente é um grande diferencial”, destaca o diretor de Vendas e Marketing da empresa, Thomas Püschel.


FORD RANGER REGISTRA RECORDE DE VENDAS

A Ford Ranger foi o destaque do segmento de picapes médias em 2014, com o maior crescimento em volume da categoria. As vendas da picape avançaram 9,3% no ano, fazendo um movimento inverso ao do segmento, que registrou queda de 6%. As 24.134 unidades emplacadas representam um novo recorde do modelo, que com isso ganhou dois pontos percentuais de participação, para 14,2%. “A Ranger é um produto global que nasceu dos conceitos mais avançados de engenharia e que conquista pela qualidade. Por isso, tem uma aceitação muito forte em todo o mundo e no Brasil não é diferente”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de produto da Ford. “Para 2015 esperamos um desempenho ainda melhor, com o aumento da disponibilidade em todas as versões e várias ações planejadas para fortalecer o posicionamento do produto no segmento”.


CASE IH: TRATORES DE MÉDIA POTÊNCIA E PULVERIZADOR NA COOPAVEL

A Case IH apresenta no Show Rural Coopavel os novos pulverizadores Patriot Extreme 250, além de exibir a linha de tratores Farmall série A de 110, 120 e 130 cavalos. Todas as máquinas estão alinhadas com o conceito de soluções tecnológicas da marca, o Efficient Power ou Potência Eficiente, desenvolvido para o produtor obter o melhor aproveitamento energético e produtivo dos equipamentos. Segundo Mirco Romagnoli, vice-presidente da Case IH para a América Latina, reduzir os custos de produção é fundamental dentro do planejamento e desenvolvimento da agricultura moderna. “Os tratores da linha Farmall série A e os pulverizadores Patriot 250 Extreme atendem uma demanda crescente de mercado, de equipamentos de média potência com alta tecnologia embarcada, gerando resultados e economia, seja no consumo de combustível, diferenciais de produtividade ou longevidade dos sistemas e manutenção”, afirma.


COOPERADOS PRESTIGIAM INAUGURAÇÕES DA COMIGO

Mais de mil pessoas entre cooperados, familiares, autoridades e colaboradores prestigiaram a solenidade de inauguração de quatro empreendimentos industriais da Comigo – Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, em Rio Verde/GO, que elevaram a capacidade produtiva nos segmentos de óleo e farelo de soja, rações, laticínios e fertilizantes. Além disso, a cooperativa inaugurou também uma caldeira para dar apoio a todo o complexo industrial. Esses investimentos alcançaram R$ 213,5 milhões, porém, somando outras unidades já inauguradas, o total investido nos últimos anos ultrapassou R$ 400 milhões. “Este dia é muito importante para nós da Comigo. Há 40 anos começamos esse projeto”, disse o presidente da cooperativa, Antonio Chavaglia.

COM DANFOSS, PILOTOS AUTOMÁTICOS REDUZEM INSUMOS

Fornecedora de soluções de tecnologia para fábricas de máquinas agrícolas do Brasil, a Agres recorreu à Danfoss para garantir um sistema de direção confiável, seguro e econômico. A empresa adotou a unidade de direção eletro-hidráulica OSPE, da Danfoss, nos pilotos automáticos Agronave 32 (piloto automático para pulverizadores), Agronave 33 (piloto automático elétrico/ hidráulico) e Agronave 35 (piloto automático hidráulico e controlador de taxa variável). “A proposta da Danfoss de utilizar um elemento hidráulico com interface eletrônica foi muito importante para reduzir o número de componentes do sistema e entregar uma solução simples, porém, muito eficiente”, destaca Marcel Martinez, diretor de Negócios da Agres. Com a utilização da tecnologia da Danfoss, a economia dos custos com insumos agrícolas é em torno de 15%.


FUNDAÇÃO MT EM CAMPO APRESENTA RESULTADOS DE PESQUISA

A Fundação MT mais uma vez abriu as portas das suas estações de pesquisa em Nova Mutum/MT e Rondonópolis/MT, onde desenvolve diversos ensaios. Foram dois dias de campo em janeiro, em que a classe produtora teve acesso aos experimentos montados, às informações coletadas em safras anteriores e ainda puderam sugerir novos protocolos. A chance de ter informações em tempo real, in loco, de maneira prática e didática, vendo no campo a reação da planta a cada manejo diferente. O objetivo principal da iniciativa Fundação MT em Campo é aproximar pesquisadores, resultados de pesquisas, informações e dados com a classe produtora. “Desta forma, a Fundação MT atende as necessidades específicas de cada região, privilegia a discussão e interação entre produtores e pesquisadores”, afirma Francisco Neto, diretor da instituição.


JACTO SERVICE É NOVIDADE NO SHOW RURAL COOPAVEL

A Jacto lança no Show Rural Coopavel mais uma novidade para orientação e atendimento às dúvidas do produtor: o Jacto Service. Trata-se de um espaço com o objetivo de promover um ambiente adequado para oferecer ao agricultor informações que possam auxiliá-lo na otimização de recursos, redução de custos e consequentemente aumento da rentabilidade. “O Jacto Service será um ambiente integrado com o propósito de levar informações, tecnologias, serviços e produtos para o agricultor. Será um espaço, sobretudo, para o encontro entre a teoria, com a exposição de palestras e conceitos que a empresa domina em sua área de atuação, e a prática efetiva, ampliando o que temos de melhor em nossas feiras e eventos, que são justamente as importantes ações como o pós-venda, Clínica do Pulverizador, bicos e demonstrações da Linha Otmis para agricultura de precisão”, explica Wanderson Tosta, gerente de Marketing da Jacto.

MBA EM AGRONEGÓCIO BRASIL/FRANÇA DA ESPM

O Núcleo de Estudos do Agronegócio da pós-graduação da ESPM abriu inscrições para o MBA em Agronegócio com dupla diplomação, Brasil/França, ao lado da Universidade Audencia. Trata-se de um programa inovador, conjugando visões de um dos maiores fornecedores do agronegócio mundial, em escala, o Brasil, com a sofisticação de especialidades e elevada exigência do mercado produtor e consumidor europeu e global. O programa irá cobrir a gestão do agribusiness ao longo de toda a cadeia produtiva, desde o antes, o dentro, o pós-porteira das fazendas e sua evolução para o conceito de agrosociety. O programa objetiva formar gestores, administradores e líderes do agronegócio, com ênfase em Marketing. Alunos, pelo lado europeu, já iniciaram na França os estudos no primeiro semestre de 2014. Estarão no Brasil, durante os meses de março, abril e maio de 2015, para aulas com professores brasileiros e visitas a campo. As aulas no Brasil iniciam em julho. Mais informações em www.espm.br/pos.

MASSEY FERGUSON LANÇA NOVA SÉRIE DE TRATORES NA COOPAVEL

A Massey Ferguson lança no Show Rural Coopavel sua nova série de tratores, a MF 6700R Dyna-4. Composta por três modelos, a nova família chega ao mercado brasileiro para oferecer a solução ideal aos produtores rurais brasileiros que buscam desempenho, eficiência, produtividade e economia de combustível. A nova série, composta pelos modelos MF 6711R, MF 6712R e MF 6713R, é equipada com motores AGCO POWER Turbo de quatro cilindros com 112 cv, 122 cv e 132 cv, respectivamente. Os tratores, projetados para oferecer a potência certa e desempenho incomparável, são o resultado da combinação da inédita transmissão Dyna-4 com os reconhecidos motores da marca. O propósito é apresentar a solução ideal para qualquer demanda, tornando os trabalhos complexos em atividades extremamente simples.


DATAGRO LANÇA TERMINAL COM ANÁLISES DO AGRONEGÓCIO

A consultoria agrícola Datagro lançou de um terminal que reúne, em um único ambiente, notícias e análises em profundidade sobre o agronegócio brasileiro e mundial, principalmente do setor sucroenergético. O Datagro Markets oferece informações e contribui para a tomada de decisões estratégicas. A plataforma dá acesso a relatórios diários e dados on demand. Também é possível acompanhar, em tempo real, índices de mercado, preços, painel de notícias e estatísticas. O Datagro Markets é assistido por um banco de dados sobre açúcar, etanol e derivados de cana do mundo e chega ao mercado para competir com outros sistemas, como Bloomberg e Reuters. “Com poucos cliques, o usuário tem acesso há mais de 130 relatórios mensais e 47 mil séries históricas, além de dados primários e opinião em profundidade. Acreditamos que gerar conhecimento na educação do setor agrícola beneficia a todos na cadeia produtiva”, comenta o CEO do Datagro Markets, Thiago Terzi.