Cartas, Fax e E-Mails

 ESPAÇO SÓ PARA CRESCER

Oportuna a reportagem abordando a falta de silos para armazenar a produção agrícola brasileira (reportagem de capa da edição de outubro). Realmente, nossos agricultores “exageraram” na expansão de suas produções, e eles, mais os sucessivos governos, não pensaram em estabelecer uma infraestrutura compatível com tal oferta de grãos. Bem, agora é hora de pensar nisso. Até porque, e a própria reportagem listou argumentos atrás de argumentos, é vantajoso ter silos na propriedade para poder guardar a produção e vendê-la quando o preço estiver melhor ou quando o frete for mais interessante.

Laerte Leivas
Montividiu/GO


ESPAÇO SÓ PARA CRESCER II

A hora para investir no silo próprio é agora. Pelo que eu conheço de negócios, as condições do financiamento do Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem, o Moderinfra, são amplamente favoráveis ao produtor. Juros a 6,5% ao ano são bastante favoráveis, pois é um índice igual à poupança. E ainda tem 12 anos para pagar com três de carência. Portanto, é a hora de o produtor pensar seriamente nesse investimento que não tem data de validade.

Jonas Paiva Jr.
Uberlândia/MG


INDEPENDENTE DO MINISTRO DA AGRICULTURA

No momento em que escrevo este e-mail ninguém sabia ao certo quem seria o ministro ou a ministra da Agricultura. Apesar de uma especulação forte. Com mais de 30 anos de lavoura, aprendi que não dá para ficar esperando pelo Ministério para lucrar no campo. É claro que as políticas agrícolas são muito importantes, mas cabe à gente que vive no sol a sol fazer as coisas andarem, as lavouras frutificarem e darem lucro. Foi dessa forma que eu conquistei as minhas coisas nestas últimas três décadas.

Gilberto Andrade Neto
Poxoréu/MT