Novidades no Mercado

 JCB TRAZ RETROESCAVADEIRA COMPACTA DE ESTEIRA

Líder mundial e pioneira no segmento de retroescavadeiras, a JCB traz para o Brasil um novo modelo exclusivo no mercado: a retroescavadeira compacta de esteira 1CXT. O lançamento aumenta a gama de máquinas compactas JCB no mercado brasileiro, que já conta com carregadeiras compactas e escavadeiras compactas, além do modelo de retroescavadeira compacta com pneus, a 1CX. A 1CXT e a 1CX são as menores retroescavadeiras do mercado com altura de 2,25 m na 1CX e 2,38 m na 1CXT e largura de 1,58 m na 1CX e 1,80 m na 1CXT. “A 1CXT apresenta capacidade da caçamba da carregadeira 14% maior que a máquin a com pneus e também uma maior altura de carga, 2,65 metros. As esteiras de borracha têm 320 mm de largura, maior área de contato com o solo e quatro roletes inferiores proporcionam maior estabilidade para a operação. Por meio do Sistema de Gerenciamento de Potência, que controla o sistema de tração, é possível reduzir o consumo de combustível, gerando economia para a operação”, destaca o gerente de produtos da JCB, Diego Butzke.


MANN-FILTER LANÇA FILTROS PARA LINHA AGRÍCOLA

A Mann-Filter lançou em dezembro 12 modelos de filtros, produtos que chegam para complementar o portfólio da empresa, atendendo as especificações técnicas dos fabricantes de veículos. A linha agrícola conta com filtros para uma ampla gama de aplicações. Mais informações sobre esses produtos no site www.mannhummel. com.br. A Mann+Hummel é uma das maiores fabricantes mundiais de filtros automotivos e detentora das marcas Mann-Filter e Purolator. A empresa desenvolve filtros automotivos de ar, óleo e combustível para veículos leves e pesados.


SEMEATO CELEBRA 50 ANOS EM 2015

A Semeato completa, em 2015, 50 anos de atuação, inovação e desenvolvimento de produtos, com resultados expressivos em todo o Brasil e em mais 25 países. Pioneira no plantio direto, a Semeato teve crescimento significativo ao longo de cinco décadas devido à fabricação de plantadeiras e semeadoras com alta tecnologia, e ao investimento em pesquisa, aliado aos resultados satisfatórios dos produtores. “O nosso objetivo é oferecer soluções para o plantio direto, com produtos de última geração e tecnologia avançada, promovendo o crescimento do setor agrícola brasileiro e mundial”, afirma Carolina Rossato, diretora comercial da Semeato.


FARSUL: SEGURANÇA E SEGURO

O empenho por um seguro rural mais eficiente e pela segurança para o trabalho do produtor serão prioridades da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) em 2015. “O endividamento que o setor enfrentou por anos está vinculado à inexistência de um seguro rural eficiente. O produtor precisa de tranquilidade para buscar resultados. E precisa de segurança pública, até para poder levar suas famílias para morar nas propriedades”, avalia o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto. Segundo ele, os assuntos estão sendo tratados com os governos gaúcho e federal.


YARA CONCLUI AQUISIÇÃO MAJORITÁRIA DA GALVANI

A Yara anunciou em dezembro a conclusão da aquisição de 60% de participação da Galvani, permitindo o início do processo de integração. A Galvani atua na mineração de rocha fosfática e produção de fertilizantes fosfatados (Super Fosfato Simples), atendendo principalmente aos mercados de Sudeste, Centro- Oeste e Nordeste. A empresa tem planos de expansão que incluem dois novos projetos de mineração de rocha fosfática no Brasil. “Com a aprovação dos órgãos regulatórios e da conclusão da operação, podemos iniciar o processo de integração. A aquisição complementa a presença da Yara no Brasil, potencializado a partir da aquisição da Bunge Fertilizantes, e fortalece a posição da empresa na região agrícola com mais rápido crescimento no mundo”, disse Torgeir Kvidal, presidente CEO da Yara International.


PLA ANUNCIA LANÇAMENTOS PARA O SHOW RURAL COOPAVEL

A Pla vai lançar duas máquinas no Show Rural Coopavel, feira de Cascavel/PR, em fevereiro. Uma é o pulverizador autopropelido Hydra 200, o menor do mercado e mais simples, porém de grande eficiência. Segundo Thomas Lorenzon, gerente de Marketing, o Hydra 200, com capacidade para 2 mil litros, é voltado para os produtores que estão saindo da máquina de arraste para uma de autopropelido. “É uma máquina leve, de 1,45 metro de altura, que entra em áreas um pouco mais alagadas (caso do arroz irrigado) e possui excelente desempenho em situações mais extremas”, destaca Renato Silva, diretor comercial. Agora a Pla possui autopropelidos com capacidade de 2 mil a 3.500 litros (foto). O outro lançamento é o distribuidor de fertilizantes Pegasus de arraste, mais robusto, com garantias de taxas variáveis de aplicação, pois trabalha tanto em velocidade da esteira quanto a abertura da comporta, enquanto os demais do mercado trabalham apenas a variação da velocidade da esteira. A capacidade de armazenagem é de 10 mil quilos.


CEREALISTA LUDVIG ADQUIRE DEZ CAMINHÕES MAN TGX

A Cerealista Ludvig apostou no conforto do Man TGX para atrair e reter motoristas qualificados à sua operação. A empresa acaba de adquirir mais dez unidades do TGX 29.440 6x4, fabricados pela Man Latin America. Juntos, os caminhões devem rodar cerca de 120 mil quilômetros por mês, entre Rio Branco do Sul/PR e Porto Alegre, levando 8 mil toneladas de cimento. Com o negócio, a Ludvig duplica sua frota de veículos Man para 20 unidades. Os resultados positivos superam a questão do conforto. O primeiro TGX adquirido pela transportadora está com mais de 270 mil quilômetros rodados e nunca apresentou problemas.


LIMAGRAIN INVESTE NO BRASIL

A Limagrain, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de trigo, consolidou em dezembro a aquisição da DNA Melhoramento Vegetal, empresa com sede no Rio Grande do Sul e que possui um grande banco de germoplasma tropical. “Com essa aquisição, no Brasil, vamos seguir com nosso objetivo de manter a liderança mundial na cultura do trigo e trazer para o mercado brasileiro a qualidade que encontramos nas cultivares da Limagrain na Europa e América do Norte”, afirma Antoine Colombo, CEO da Limagrain South América. Na safra 2014/15, a Limagrain estará lançando comercialmente as duas primeiras variedades de trigo no mercado brasileiro, ORO e Prisma.


TITAN PNEUS DESTACA NOVAS SOLUÇÕES NO SHOW RURAL

Pelo quarto ano consecutivo, a Titan Pneus – detentora da marca Goodyear Farm Tires – marcará presença no Show Rural Coopavel, feira que acontecerá de 2 a 6 de fevereiro, em Cascavel/PR. A empresa apresentará os lançamentos para 2015, além do catálogo completo dos produtos comercializados. Dentre as novidades que serão apresentadas estão o novo DT830 900/ 60R32, desenvolvido para colheitadeiras de alta potência, e os modelos IF320/90R46 e IF380/90R46 Ultra Sprayer, para pulverizadores autopropelidos. As novidades foram projetadas pela Engenharia em parceria com as principais montadoras do setor.


ALL TRANSPORTA MAIS ARROZ EM 2014

No momento em que se discutem alternativas logísticas para os principais gargalos do Rio Grande do Sul, a ALL – América Latina Logística, concessionária responsável pela malha ferroviária gaúcha, posiciona-se como importante alternativa para o escoamento da produção de grãos, especialmente de arroz. Até outubro, cerca de 70 mil toneladas do grão tinham sido movimentadas, principalmente para destinos como Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, no estado de São Paulo. O arroz representa 5% do volume total de operações via ferrovia no Rio Grande do Sul. Em 2013, a ALL movimentou mais de 5 milhões de toneladas de grãos no RS.


STIHL QUER SEGUIR LÍDER EM 2015

A meta da Stihl para 2015 é manter a liderança no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com rentabilidade e comprometimento com a sustentabilidade. A estratégia prevê a melhoria contínua e o desenvolvimento de produtos tecnologicamente avançados, tendo como foco principal as pessoas – a sua segurança e seu conforto – e o meio ambiente, com equipamentos de baixo consumo, baixa emissão de gases e menor nível de ruído. Em 2014, a empresa concluiu os aportes do plano de desenvolvimento industrial assinado com o governo gaúcho que previa R$ 518 milhões em investimentos de 2010 até 2014, quando foram aplicados R$ 100 milhões. Os recursos são destinados, principalmente, à automação e à ampliação da linha de produção e ao aumento da produtividade da fábrica de cilindros e de motores.


JOHN DEERE CELEBRA 100 ANOS DA SOJA NO BRASIL COM LIVRO

Para comemorar um século da soja no Brasil, a John Deere lançou o livro “A marcha do grão de ouro – soja: a cultura que mudou o Brasil”. A publicação tem texto do escritor e historiador Nei Duclós e conta com apoio técnico e científico da Embrapa, além de suporte da Fundação John Deere. A obra, com 144 páginas e produzida pela Editora Expressão, é uma análise profunda sobre a influência da soja na vida dos brasileiros, que compreende desde os constantes recordes agrícolas até mudanças dos hábitos de consumo na mesa dos brasileiros. “O crescimento e desenvolvimento da soja, principalmente nas últimas décadas, é um dos melhores exemplos da vocação agrícola do Brasil e de como os agricultores estão atendendo ao chamado de alimentar a população mundial”, diz Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil.


DUPONT PIONEER APÓIA PROJETO ABRASEM

O projeto Boas Práticas OGM, liderado pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), apoiado pela DuPont Pioneer e outras empresas de sementes, iniciou a sua nova campanha de Manejo da Resistência de Insetos, que está sendo exibida em rede nacional e apresentada em outdoors pelo Brasil. A DuPont Pioneer, como forte parceria do projeto da Abrasem, ajuda a divulgar as recomendações, como tratamento de sementes, dessecação antecipada, controle de plantas daninhas e voluntárias, monitoramento, áreas de refúgio e rotação de culturas. Um guia de boas práticas de manejo poderá ser encontrado para download no
Portal Pioneer – www.pioneersementes.com.br/Media-Center/ Pages/Detalhe-do-Download-Center.aspx?p=166.


FORD EXPÕE LINHA RANGER NA FENAGRO

A Ford participou da Fenagro 2014, em Salvador, uma das principais feiras agropecuárias do Nordeste, com a exposição da linha completa da Ranger nas versões diesel e flex. Os visitantes puderam conhecer os modelos mais vendidos da picape da Ford, que se destaca pelo design moderno e robusto, pela potência dos motores, capacidade de carga, conforto na cabine e tecnologias de segurança. “A Ranger é o veículo ideal para quem trabalha no campo e precisa ao mesmo tempo de potência e resistência para enfrentar caminhos difíceis, mas não abre mão do conforto e segurança para transportar a família”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.


SODERTECNO LANÇA CARRETA MÚLTIPLA HIDRÁULICA

A empresa Sodertecno, juntamente com seus colaboradores, lança mais uma novidade na linha de implementos agrícolas: a Carreta Múltipla Hidráulica com capacidade para 15 toneladas e até 15 metros de vão livre. É uma carreta mais robusta, construída em viga Domex com assoalho em madeira de lei ou chapa xadrez. Possui quatro pistões para levante da carreta, suspensão por feixe de molas nas quatro rodas. As rodas tem aro 22 com pneus 500/60x22,5, pistão direcional no eixo traseiro para uma maior facilidade nas manobras, e parachoques com sinaleiras.


STOLLER E CESB SE UNEM PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE

A Stoller do Brasil, empresa de fisiologia e nutrição vegetal, firmou uma importante parceria com o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) a fim de contribuir para que a produtividade da sojicultura atinja altos patamares. “Somos uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar suas respectivas experiências em prol da sojicultura brasileira. Nosso novo patrocinador, a Stoller, é uma das referências em nível global no segmento de nutrição de plantas e fisiologia vegetal, que veio para agregar”, comenta o diretorexecutivo do Cesb, Luiz Antonio da Silva.


MOSAIC CONECTA 2014 TRAZ DEBATES SOBRE O AGRONEGÓCIO

A Mosaic, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, reuniu em dezembro líderes da agricultura e especialistas do setor para discutir boas práticas para o agronegócio do futuro no Mosaic Conecta, evento destinado a alguns clientes da empresa. “Ficamos felizes em ver que o Mosaic Conecta se tornou um evento consolidado e do qual nossos clientes anseiam participar. Isso é gratificante e mostra que realmente estamos contribuindo para o desenvolvimento de seus negócios e também da agricultura nacional, por meio de discussões relevantes”, descreve Carlos Mercante, diretor Comercial da Mosaic. Na foto, Tobias Grasso, presidente da Mosaic, no discurso de abertura do evento.


PROJETO PATROCINADO PELA NEW HOLLAND ANALISA SAFRA

Na estrada desde outubro, a Expedição Safra 2014/15 deu início ao levantamento técnicojornalístico da produção de grãos. Iniciativa do Núcleo de Agronegócios da Rede Paranaense de Comunicação e patrocinado pela New Holland, o projeto tem como objetivo fornecer informação especializada e de qualidade sobre o campo. A Expedição Safra está em sua 9ª edição, que traz como novidade a inclusão do Leste Europeu em seu roteiro, com visitas a três países da região. Os técnicos e jornalistas já percorreram as regiões do Sul do Brasil, Paraguai e Estados Unidos. Para o vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessandro Maritano, trabalhar em um projeto desse porte fortalece o posicionamento da marca em diferentes campos.


MWM MOTORES: NOVO PROPULSOR

A MWM International Motores lança um novo propulsor para reforçar sua linha de produtos. É o motor Série 12 de seis cilindros destinado ao segmento de geração de energia. O novo motor da Série 12 conta com seis cilindros em linha e 7,2 litros, apresenta grande robustez e durabilidade com potência de 282cv a 312cv a 1.800rpm. Além disso, possui cabeçotes individuais e camisas úmidas removíveis que proporcionam uma manutenção simples, rápida e econômica, permitindo o reparo do motor sem a necessidade de removê-lo da aplicação.


MICROQUIMICA CONCLUI INVESTIMENTOS EM FÁBRICA

A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, concluiu seus investimentos de R$ 1,7 milhão na fábrica de inoculantes em operação desde 2000 no município de Monte Mor/SP. O investimento inicial foi de R$ 1,2 milhão entre 2010 e 2011. Nos anos seguintes, a empresa realizou uma série de melhorias e em 2014 houve grande ampliação na estrutura que elevará em 44% a capacidade de produção em 2015, de 4,5 milhões doses para 6,5 milhões. “Em 2013, iniciamos as exportações de inoculantes para o Paraguai, sob a marca Bio-Rhizo. A aceitação do produto no país tem sido muito boa, com evolução de 343% de 2013 para 2014. Temos boas expectativas futuras para este mercado”, revela o diretor industrial da Microquimica, Rafael Leiria Nunes.


RICE EXPERIENCE REÚNE IMPORTANTES ELOS DO ARROZ

A qualidade e as vantagens da tecnologia RiceTec colocada à mesa: essa é a proposta do Rice Experience, uma iniciativa da multinacional RiceTec, empresa com sede em Porto Alegre dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de sementes de arroz. O objetivo é reunir os diferentes públicos da cadeia produtiva para jantares “temperados” com informações importantes sobre o setor. A RiceTec Sementes, responsável por mais de 90% do mercado de sementes híbridas no Rio Grande do Sul, tem unidades de negócio na Índia, nos Estados Unidos e no Mercosul. Em 2014, atingiu 117 mil hectares de área cultivada com arroz híbrido, em mais de mil propriedades agrícolas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.


ANOTE AÍ

A primeira das grandes feiras agrícolas do ano ocorre de 2 a 6 de fevereiro, em Cascavel/ PR. O Show Rural Coopavel, promovida pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, reúne centenas de expositores de produtos e serviços agropecuários e milhares de pessoas. No evento, ocorre a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades. Mais informações sobre o evento no site www.showrural.com.br.

Promovida pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, a Expodireto Cotrijal, vai reunir, em Não-Me- Toque/RS, de 9 a 13 de março, milhares de pessoas e centenas de empresas, instituições e entidades para conhecer in loco o que de melhor e mais avançado em tecnologia existe e está disponível aos agricultores gaúchos, de outros estados e até de outros países. independentemente de suas atividades ou tamanhos. Mais informações da feira em www.expodireto.cotrijal.com.br

O Congresso Mundial de Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta (WCCLF2015), promovido pela Embrapa e parceiros, ocorre em Brasília, de 12 a 17 de julho, e abordará os diversos aspectos e dimensões da intensificação sustentável da agricultura por meio da integração dos sistemas de produção de grãos, animal e florestal. Os tópicos são as questões da sustentabilidade global da agricultura, oportunidades e restrições na adoção de sistemas integrados, custos ambientais da agricultura intensiva, contribuições da ILPF na agricultura familiar, eficiência do uso da água e nutrientes, sequestro de carbono e emissão de gases de efeito estufa, entre outros. Informações em www.wcclf2015.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com