Novidades no Mercado

 MANN-FILTER: TROCA DE FILTRO PODE SER FEITA NO CAMPO

Uma das maiores dificuldades na manutenção de tratores e colheitadeiras é a restrição de deslocamento por vias públicas. E muitos produtores não sabem que existe a possibilidade de realizar manutenções básicas no próprio local onde a máquina opera. A Mann-Filter, a maior fabricante de filtros do mundo, oferece treinamentos e suporte para que o próprio dono ou o mecânico responsável possa realizar a troca dos filtros sem maiores dificuldades. “O procedimento é prático, útil e pode ser executado por qualquer pessoa com um treinamento adequado”, explica André Gonçalves, consultor técnico da empresa. Grande parte dessa praticidade deve-se à tecnologia de ponta alemã, que permite uma instalação rápida e confiável sem a necessidade de retrabalho. “O treinamento e suporte técnico prestado pela Mann-Filter deixará o profissional responsável apto para realizar esse tipo de manutenção sem a necessidade de deslocar o equipamento”, complementa.


FMC COM NOVO CENTRO DE INOVAÇÃO

A FMC Agricultural Solution inaugurou em Campinas/SP o Latin America Innovation Center, seu novo, amplo e moderno centro de inovação para atender a toda a América Latina. O local tem equipamentos de última geração para o desenvolvimento de soluções inovadoras, seguras e eficientes para atender a agricultura da América Latina. O novo centro viabilizará o desenvolvimento de tecnologias baseadas em novos ingredientes ativos químicos e biológicos. “Vamos trazer produtos, trazer conhecimentos, outras empresas, universidades, não só formular produtos”, acrescentou o presidente da FMC Corporation para América Latina, Antonio Carlos Zem (de terno escuro, com o diretor de Negócios Brasil da FMC, Walter Costa). “É um ponto de gestão de novas tecnologias”, destacou. “A America Latina representa a região de maior geração de receitas e crescimento da FMC e o investimento no Latin America Innovation Center confirma o compromisso da empresa com o agronegócio mediante o desenvolvimento de soluções inovadoras e específicas para alcançar uma maior produtividade de forma sustentável. Inovação é a essência de nosso negócio”.


MAGNUM, DA CASE IH, O TRATOR DO ANO NA EUROPA

A Case IH e a linha de tratores Magnum foram os grandes destaques na Europa no mês passado ao ganharem um dos mais importantes prêmios de máquinas agrícolas do mundo. O modelo Magnum 380 CVX conquistou o Tractor of The Year (Toty), na feira Eima Internacional, em Bolonha, Itália. Toty é uma premiação internacional realizada anualmente por um seleto grupo de jornalistas europeus, especialistas em máquinas agrícolas. Vinte e três revistas técnicas independentes fazem parte do júri que avalia três categorias: tratores para campo aberto, tratores especializados e melhor design. O Magnum recebeu a condecoração principal na categoria campo aberto. Uma das características que impressionou o júri, e que também é destaque no mercado, está na relação motor e transmissão, que entrega desempenho, menor consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.


GOODYEAR LANÇA APLICATIVOS PARA IOS E ANDROID

A Goodyear do Brasil apresenta os primeiros aplicativos da indústria pneumática para o mercado de pneus comerciais com foco na rede de revendedores e consumidores de caminhões e ônibus. Os aplicativos estão disponíveis para smartphones e tablets com sistemas operacionais Android (Google Play Store) e iOS (Apple Store). O consumidor terá acesso ao portfólio completo dos seis segmentos de produtos, comparativos com outros pneus do mercado, calculadora de simulação de uso e ganhos com a utilização dos produtos Goodyear, as tecnologias empregadas na construção de cada produto, além da assistência técnica e ferramentas desenvolvidas especialmente para cada segmento.


STIHL É DESTAQUE EM PROGRAMA DE EFICIÊNCIA LOGÍSTICA

A Stihl, líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, foi premiada pelo Programa Infraero de Eficiência Logística. O ranking foi desenvolvido com o propósito de reconhecer e premiar as organizações que mais se destacaram pela eficiência na gestão da cadeia logística responsável pelos processos de importação através dos Terminais de Logística de Carga da Infraero. As empresas destacadas, assim como a Stihl, são apresentadas ao mercado como Benchmark, uma vez que o tempo total gasto no processo de retirada da carga é considerado referência para os demais importadores e prestadores de serviços que utilizam as instalações do aeroporto.


CESB CRIA GRUPO DE SOJICULTORES

Diante dos altos índices de produtividade obtidos ao longo dos seis anos do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) criou um grupo intitulado de “Cesb G100 +” para reunir toda expertise dos produtores que alcançaram 100 ou mais sacas/hectare no concurso e disseminar métodos bem sucedidos para o aumento da produtividade, por meio da divulgação no site www.cesbrasil.org.br e nas mídias sociais. “Com esta iniciativa pioneira no setor, o Cesb também pretende reunir informações sobre o planejamento de safra, descobrir os principais fatores que contribuíram para grandes produções da leguminosa e ainda estabelecer uma plataforma tecnológica com práticas específicas da soja”, explica Orlando Martins, presidente do Comitê.


MASSEY FERGUSON REPRODUZIRÁ FAMOSA EXPEDIÇÃO PARA O POLO SUL

A Massey Ferguson está reproduzindo desde novembro a expedição realizada em 1958 que conquistou o Polo Sul via terrestre. A Antarctica2, como foi batizada a aventura, utilizará um trator MF 5610 e partirá de Novo Base, Leste da Antártida, com destino ao Polo Sul, com previsão de chegada em torno do dia 15 de dezembro. O feito, realizado por Edmund Hillary em 1958 com três tratores Massey Ferguson, é o sonho de Manon Ossevoort, conhecida mundialmente como “A Garota Trator” (foto). Manon irá pilotar por 2.350 quilômetros um MF 5610 especialmente adaptado para enfrentar todas as adversidades em solo extremamente perigoso, coberto de neve e gelo. O trajeto deve durar aproximadamente 20 dias e contará com equipe de apoio.


NETAFIM LANÇA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

Para divulgar suas histórias de sucesso no Brasil, a Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, lançou um novo portal de comunicação aos agricultores. No site www.irrigacaodesucesso.com.br é possível ler casos de mais de 20 diferentes produtores de banana, cacau, café, cana-de-açúcar, citros, frutas de caroço, grãos, maçã, mamão, melão e melancia, mogno, oliveiras, noz pecan, tomate e uva. Na aba “Como ser uma história de sucesso”, é possível calcular o potencial de incremento de uma produção com a tecnologia e os serviços Netafim, informando apenas o estado, a cultura e a produtividade atual da cultura em questão.


RANDON LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL DE FÁBRICA EM ARARAQUARA

A Randon fez o lançamento oficial da pedra fundamental de mais uma unidade industrial no estado de São Paulo. Fabricante de equipamentos para o transporte de cargas, a empresa já opera desde 1965 em Guarulhos/SP, e agora se instala em Araraquara, estrategicamente situada na Região Central do estado, onde deverá iniciar a fabricação de vagões e semirreboques canavieiros a partir de 2016. O projeto contempla, inicialmente, investimentos da ordem de R$ 100 milhões em obras físicas e equipamentos. “Atualmente com mais de 80% dos ativos e dos investimentos concentrados no Rio Grande do Sul, a Randon quer ter presença, com suas soluções para o transporte, nos principais polos brasileiros de desenvolvimento”, destacou o presidente das empresas Randon, David Randon. Na foto, o prefeito local, Marcelo Barbieri, o governador paulista, Geraldo Alckmin, e os diretores da empresa David e Alexandre Randon.


MICROQUIMICA APRESENTA SEU NOVO CANAL DE VÍDEOS

A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, divulgou oficialmente seu novo canal de comunicação no YouTube e o site atualizado. No YouTube, é possível acessar vídeos com testemunhais de clientes, materiais institucionais, entrevistas com executivos e outros conteúdos. Para o gerente de Marketing, Anderson Nora Ribeiro, a empresa sempre teve em seus clientes e parceiros uma fonte fundamental de feedback e de contribuições para vencer os obstáculos do mercado e ser diferenciada no setor. “A abertura e o fortalecimento de canais digitais que permitem uma comunicação mais interativa com nosso público são fundamentais na estratégia de comunicação e essenciais para o desenvolvimento futuro da companhia”, esclarece Nora.


YARA INAUGURA UNIDADE MISTURADORA MAIS MODERNA DO PAÍS

A Yara inaugurou em novembro, em Sumaré/SP, a unidade misturadora de fertilizantes mais moderna do País. Com investimentos de R$ 115 milhões e capacidade de mistura de 750 mil toneladas, o empreendimento atenderá principalmente São Paulo, mas também Mato Grosso do Sul e Paraná. “A unidade misturadora de Sumaré está próxima a importantes rodovias que ligam a região aos principais polos agrícolas e ao Porto de Santos/SP, além de estar integrada ao modal ferroviário, o que facilita a entrega com mais rapidez ao produtor. A proximidade do Porto de Santos também beneficia o agricultor pois facilita o escoamento de produtos finais e a chegada de matérias-primas para mistura na unidade”, declara Lair Hanzen, presidente da Yara Brasil.


PICADORA DE ALTA PRODUÇÃO É LANÇADA PELA TRAPP

A Trapp, há mais de 60 anos no mercado brasileiro e mundial, ampliou sua linha de produtos destinados ao uso rural ao lançar a Picadora TRP 400. A nova máquina é super rápida e eficiente no preparo de forragem. Tritura capim, sorgo, ramas de mandioca e cana-deaçúcar em larga escala, produzindo até 4 mil quilos/hora. Trata- se de um equipamento robusto e potente, que garante alta produtividade para preparar ração, trazendo excelente resultado na alimentação do rebanho. As picadoras podem ser fornecidas equipadas com motorização à gasolina ou elétrica e também são fornecidas sem motor.


MWM INTERNATIONAL HOMENAGEIA MELHORES FORNECEDORES

A MWM International Motores consagrou seus melhores fornecedores do ano de 2013, no evento nomeado Supplier Award 2014, realizado na unidade industrial da companhia em Santo Amaro/ SP, no mês passado. O evento contou com a presença de executivos da fabricante de motores e de representantes que fazem parte da cadeia de suprimentos da companhia. “Passamos a homenagear os parceiros que tiveram o melhor desempenho no ano anterior, pois desejamos incentivá-los a buscar melhorias contínuas para atingirmos, juntos, a excelência em nossos produtos. Este prêmio é o reconhecimento a todos que estão perfeitamente alinhados com as políticas, práticas, qualidade e performance da companhia”, explica José Eduardo Luzzi, presidente da MWM International.


MOSAIC AUMENTA INVESTIMENTOS EM PESQUISA

A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, anunciou aumento no investimento em pesquisas no Brasil, o que representará a realização de 31 novos estudos. Essa ação é reflexo do aumento das áreas nas quais a empresa atua no País. Na safra passada, 60 pesquisas foram desenvolvidas e, neste ano, a previsão é que esse número aumente para 91, representando elevação de 50% no volume de trabalhos realizados. “Estamos desenvolvendo pesquisas em todos os estados nos quais atuamos. Dessa forma, muitas dúvidas dos produtores são sanadas com os resultados do que produzimos”, afirma o especialista agrônomo da Mosaic, Silvano Abreu.


MAGNÉSIO DEBATIDO NO 2º SIMPÓSIO INTERNACIONAL

No segundo Simpósio Internacional sobre Magnésio na Produção Agrícola, Qualidade dos Alimentos e Saúde Humana foi realizado em São Paulo, em novembro, pela primeira vez a importância do magnésio para a saúde do homem, dos animais e das plantas foi amplamente discutida. O evento reuniu cerca de 100 participantes, e foi organizado pelo Institute of Applied Plant Nutrition (IAPN), sediado na Alemanha, e realizado em conjunto com a USP, Sabanci University, da Turquia, Center for Magnesium Education & Research, dos EUA, e Escritório Brasileiro do International Plant Nutrition Institute (IPNI). ‘‘A situação atual do Brasil sobre o uso do magnésio foi nosso tema principal”, resumiu o Prof. Dr. Klaus Dittert, diretor científico do IAPN e co-organizador do simpósio.


FORD CAMINHÕES PROMOVE PROGRAMA EDUCATIVO

A Ford Caminhões realizou mais uma etapa do programa Caravana Econoshow, um dos maiores eventos da marca pelo Brasil. Com uma agenda itinerante, esteve em Cuiabá reunindo caminhoneiros em uma programação com atividades educativas e test-drive, em novembro. A Caravana Econoshow percorre todo o País em um roteiro de viagem pelas regiões com grande presença desses profissionais. Promovida desde 2002, já reuniu milhares de caminhoneiros e tem se destacado como uma oportunidade para os profissionais do volante trocarem experiências sobre a profissão e informações sobre as condições das estradas. Ao mesmo tempo, permite reforçar o conceito de direção responsável.


LUCRO LÍQUIDO DA KEPLER WEBER CRESCE 72,7%

A Kepler Weber apresentou no terceiro trimestre aumento de 72,7% no lucro líquido, em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 34,2 milhões. “O terceiro trimestre, a exemplo dos anteriores, continua marcado pelo alto nível de atividade na armazenagem agrícola, impulsionado pela renovação do PCA (Programa para Construção e Ampliação de Armazéns). No acumulado do ano, a receita líquida superou o recorde do ano anterior em 57,6%, atingindo o patamar de R$ 654,3 milhões. Neste nível de receita líquida registrada em nove meses, a companhia superou, inclusive, o montante faturado em 2013, de R$ 594,8 milhões, cujo ano foi excepcional”, afirma o diretor vicepresidente e de Relações com Investidores, Olivier Colas.


MAHINDRA TRATORES CRIA ESCOLA PARA TREINAR AGRICULTORES

A Bramont, representante da marca indiana Mahindra Tratores no Brasil, anunciou no mês passado para a imprensa a Maestra, a escola de treinamento aos clientes. Os agricultores que comprarem tratores da empresa e que se interessarem pelo treinamento de mecânica básico poderão participar do curso na sede da fábrica, em Dois Irmãos/RS. “Quem compra um trator Mahindra vai ter o direito de participar do treinamento de dois dias”, explica Álvaro Sandre, diretor comercial da marca. “Coisas banais ele vai poder resolver na lavoura”, justifica importância do treinamento. No mesmo evento, o gerente geral da fábrica, Egisson Loreto, anunciou que a empresa planeja para 2016 construir a nova sede da fábrica, no mesmo município, com capacidade para fabricar 10 mil tratores/ano – a atual é para 1.500 tratores/ano. Atualmente, a empresa, que chegou ao Brasil há dois anos, fabrica em Dois Irmãos dois tratores, de 80cv e 92cv, e outros dois estão em processo de nacionalização, de 50cv e de 65/70cv. Segundo ele, o foco é a agricultura familiar, visto a simplicidade, robustez e força do trator. A Mahindra é a empresa que mais produz tratores no mundo, com 235 mil unidades fabricadas em 2013. Atualmente só atua na Região Sul, com 14 concessionárias.


SEMENTES PIRAÍ LANÇA A MAIOR LOJA ON-LINE DE ADUBAÇÃO VERDE

Com o objetivo de fomentar a prática da adubação verde e facilitar a vida dos adeptos e também iniciantes à técnica, a Sementes Piraí inaugura a loja virtual Eco Seeds. Esta é a primeira loja destinada exclusivamente para a comercialização de sementes para adubação verde do Brasil no ambiente on-line. Uma marca registrada da Sementes Piraí, que há mais de 40 anos produz, fornece e fomenta a prática da adubação verde no país. O site é www.ecoseeds.com.br.


ANOTE AÍ

A 19ª edição do Showtec, de 21 a 23 de janeiro, em Maracaju/ MS, é um evento direcionado aos produtores que buscam inovações e conhecimentos aplicados diretamente aos seus negócios. Como o primeiro grande evento no calendário nacional do agronegócio, está entre as dez maiores feiras do setor. O evento é realizado pela Fundação MS em parceria com o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com a participação de outras entidades e instituições de pesquisa. Mais informações em www.portalshowtec.com.br.

O principal objetivo do Show Rural Coopavel, feira a ser realizada de 2 a 6 de fevereiro em Cascavel/PR e promovida pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, é a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Mais informações sobre o evento no site www.showrural.com.br.

A Expodireto Cotrijal, feira promovida pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, reunirá de 9 a 13 de março de 2015 em um só lugar o que há de mais avançado em técnicas e tecnologias para a agricultura. Tanto para pequenos como para grandes produtores. Mais informações da feira no site www.expodireto.cotrijal.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com