Cartas, Fax e E-Mails

 

OS EMPREENDEDORES DO MATOPIBAOS EMPREENDEDORES DO MATOPIBA

Muito oportuna a abordagem da região do chamado Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) – edição de outubro. Realmente, ali está o verdadeiro empreendedorismo agrícola do Brasil. Não apenas nessa região, claro, mas os produtores daqueles locais são de ponta mesmo. E muito ainda está por vir visto o potencial. Espero sinceramente que sejam criadas as condições estruturais para facilitar o desenvolvimento agrícola, como boas estradas. Parabéns aos empreendedores do Matopiba!

Juliano de Freitas Jr
Barra do Garças/MT


OS EMPREENDEDORES DO MATOPIBA II

Ao ler a reportagem sobre o Matopiba me ocorreu o quanto este país é privilegiado pela natureza. Não fossem os milhões de hectares já explorados pela agricultura das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ainda temos essa imensidão plantada e a ser plantada na região que ganhou o apelido de Matopiba. O Brasil tem que agradecer a Deus pelo privilégio que recebeu. Mais! O planeta tem que agradecer a Deus, pois se sabe que o que é plantado ali vai alimentar pessoas pelo mundo.

Felícia Sanchez
Barreiras/BA


O RESGATE DE TERRAS DEGRADADAS

Achei bem interessante o artigo sobre o resgate de solos degradados da edição de outubro. Bem didático, daqueles que a gente lê mais de uma vez para aprender e, assim, saber o que fazer. E fiquei apavorado ao tomar conhecimento do tamanho de terras que poderia ser incorporado ao sistema produtivo. Um sexto do território está sendo mal explorado por causa da degradação de solos. Que absurdo! Quanta comida poderia ser colhida nesses milhões e milhões de hectares. Alguma coisa bem forte deveria ser feita quanto a isso.

Leonardo Vaz
Horizontina/RS