Aqui Está a Solução

 

CLIMA PARA O AMENDOIM

Olá, redação da revista A Granja. Gostaria de saber quais são os fatores climáticos mais importantes para o crescimento da planta e o desenvolvimento do amendoim. Grato pela informação.

Bento Augusto Trindade
Ribeirão Preto/SP

R- Caro leitor, a temperatura é o fator mais importante para a planta. Tanto o florescimento quanto a maturação e o crescimento dos frutos estão diretamente ligados a esse fator. Segundo os pesquisadores da Embrapa, a velocidade de germinação atinge níveis máximos com temperaturas entre 32 e 34 graus. No entanto, em temperaturas inferiores a 18 graus, o poder germinativo é bastante reduzido e a velocidade do processo germinativo cai proporcionalmente com a redução da temperatura. A demanda de água durante o ciclo varia, sendo maior na fase de enchimento de vagens. Geralmente, o consumo de água varia de 665 mm para variedades de ciclo longo a 490 mm para as de ciclo curto. O amendoim pode ser cultivado em regiões até 1 mil m acima do nível do mar. Em altitudes mais elevadas, seu cultivo fica restrito em função das baixas temperaturas.


PRODUÇÃO DE ALHO

Ouvi dizer que o Brasil ainda precisa importar boa parte do alho que consome. Qual é a produção nacional desse alimento? Obrigada.

Gabriela Flores
Soledade/RS

R- Prezada Gabriela, o Brasil cultiva em torno de 9,5 mil hectares, segundo informações do IBGE e da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa). A produção da safra 2014/2015 é estimada em 111,8 mil toneladas, volume 9,5% maior em comparação com o período 2013/2014. O principal estado produtor é Minas Gerais, seguido por Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia. O consumo de alho é calculado em 1,5 quilo por habitante ao ano. Na safra 2014/2015, serão necessárias 300 mil toneladas para o abastecimento nacional. Como o País não produz o suficiente, as importações são realizadas de outros países, principalmente da China e da Argentina.