Novidades no Mercado

JCB LANÇA PRODUTOS PARA MANUTENÇÃO DAS MÁQUINAS

Empresa inglesa líder mundial em vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos, a JCB lança no Brasil sua linha para manutenção de suas máquinas. Ao todo são 22 produtos disponíveis no mercado brasileiro, como graxa líquida, desengripantes e silicone spray. O lançamento faz parte da estratégia de investimento em pós-vendas feito pela companhia neste ano. Rene Witzke, gerente de peças da JCB, comenta que a novidade colabora para aumentar a durabilidade das máquinas em campo. “Esses produtos são os mesmos utilizados nas fábricas da JCB em todo o mundo. São testados e homologados pela equipe de engenharia como os mais adequados para as nossas máquinas, para aumentar a durabilidade e produtividade da operação”, descreve.


MAIS UM EVENTO DO PLANETA MASSEY FERGUSON

O Planeta Massey Ferguson – iniciativa que leva as principais tecnologias desenvolvidas pela marca ao interior do Brasil – teve mais uma edição no mês passado, em Passo Fundo/ RS. Na Universidade de Passo Fundo, os produtores tiveram a oportunidade de fazer test drive dos maiores e mais tecnológicos tratores da marca: a série MF 8600, além de outros produtos. O destaque foi o trator MF 8670, disponível para test drive com duas plantadeiras MF 513 unidas por tandem. Com 320cv de potência, a máquina é a única no País com transmissão continuamente variável (CVT, na sigla em inglês), o mesmo conceito que leva conforto e economia de combustível aos carros mais modernos vendidos no mercado. Outro destaque foi o pulverizador autopropelido MF 9030, modelo que conta com versões que possuem vão livre de 1,50m e 1,65m.


CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE PÓS-COLHEITA REÚNE 800 PROFISSIONAIS

A Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos) e a cooperativa Cocamar promoveram no mês passado, em Maringá/PR, a VI Conferência Brasileira de Pós-Colheita e o VIII Simpósio Paranaense de Pós-Colheita de Grãos. Os eventos reuniram mais de 800 profissionais vinculados ao setor de pós-colheita de grãos e 150 expositores. “Toda cadeia produtiva precisa investir em melhoria de estrutura para recebimento dos grãos, principalmente nas regiões produtoras”, lembrou o presidente da Abrapos, Irineu Lorini. “É preciso capacitar a mão de obra que atua nessas unidades armazenadoras, principalmente em função dos processos de automação dos equipamentos”. O evento promoveu diversas palestras e debates sobre os mais variados assuntos referentes à fase pós-colheita de grãos.


JOHN DEERE CRESCE NO TOP 100 DAS MARCAS MAIS VALIOSAS

O esforço em apresentar produtos e tecnologias e ter uma visão de futuro ligada aos desafios da terra fizeram que a John Deere conquistasse a 79ª posição no ranking Best Global Brands 2014, divulgado em outubro pela Interbrand, maior consultoria de marcas do mundo. O resultado consolida o crescimento da empresa no ranking desde que ingressou na lista em 2011 e eleva para US$ 5,124 bilhões o valor mundial da marca John Deere, evolução de 5% em relação a 2013. “Como uma empresa dedicada às pessoas ligadas à terra, investimos cerca de US$ 4 milhões por dia em pesquisa e desenvolvimento, de maneira a garantir produtos e serviços que satisfaçam a crescente demanda por alimentos, habitação e infraestrutura, garantindo o futuro das próximas gerações”, justifica Alfredo Miguel Neto, diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina.


TIMAC AGRO LANÇA SISTEMA FERTIBOX

A Timac Agro, empresa multinacional francesa pertencente ao Grupo Roullier, especializada em nutrição de plantas e de animais e que produz as tecnologias líquidas Fertileader e Fertiactyl, lança nos próximos meses o Sistema Fertibox. O produto tem por objetivo oferecer melhorias em conceitos que envolvem armazenagem, logística, movimentação, descarte de embalagens, acondicionamento e identidade da marca. O sistema engloba a utilização de embalagens de papelão e bags que acondicionam o fertilizante, e racks especiais, que impactam diretamente na distribuição e no acondicionamento dos produtos. Com o Fertibox, o distribuidor e o produtor têm a comodidade na utilização do fertilizante, já que o sistema promove maior facilidade e agilidade no manuseio das embalagens. Devido ao bocal projetado, permite total esvaziamento da embalagem, evitando o desperdício.


COLHEITADEIRA NEW HOLLAND BATE RECORDE MUNDIAL

A New Holland conquistou o título do Guiness World Records, colhendo 797,656 toneladas de trigo em oito horas com a colheitadeira mais poderosa do mundo: a CR10.90. O recorde foi registrado em 15 de agosto, na Fazenda HR Bourn and Sons, em Grange de Lings, Lincolnshire, Reino Unido. ”Estamos extremamente orgulhosos de ter recuperado o título do Guinness World Records por ter colhido quase 800 toneladas de trigo em oito horas, quebrando o recorde anterior em mais de 120 toneladas”, afirmou Hedley Cooper, chefe de gerenciamento de produtos de colheita da New Holland. “Este recorde demonstra a capacidade e a produtividade sem paralelos da CR10.90, principalmente porque o recorde atual de 675,84 toneladas foi quebrado após somente seis horas e 36 minutos!”.


JOSCIL DE ANIVERSÁRIO

Situada em Condor, Noroeste do Rio Grande do Sul, a Joscil foi fundada em 1982, então com a razão social de Schäfer, Castoldi & Cia Ltda. Inicialmente era especializada em assistência técnica e montagem de equipamentos de transporte, secagem e armazenagem de grãos. Em 1984, a razão social mudou para Joceli Schäfer & Cia Ltda. Três anos após foi entregue o primeiro secador de cereais com difusor em alvenaria, e nos anos seguintes houve uma crescente modernização e ampliação dos negócios. Inclusive reconhecida em 1999 com o Prêmio Talentos Empreendedores. Após o falecimento do sóciopresidente, Joceli Schäfer, em 2001, a razão social foi alterada para Joscil Equipamentos para Cereais Ltda, e em 2005 foi lançado o secador de cereais com difusor em concreto deslizado e também iniciada a produção de máquinas de pré-limpeza e limpeza de cereais. Em 2008 iniciou o desenvolvimento de projetos e serviços na produção de equipamentos, pontes rolantes, pórticos, monovias e acessórios.


MAHINDRA LANÇA O OFF-ROAD M.O.V. 2015

A Mahindra anunciou uma novidade para aqueles que procuram um veículo versátil, capaz de superar os desafios das pistas off-road, além de aliado no cotidiano de uma família. É o off-road Mahindra 2015 – M.O.V. (Mahindra Offroad Vehicle), modelo já disponível para venda e que custa R$ 97.900. O diretor comercial da marca, Alvaro Julio Sandre, lembra que, além de ser ideal para off-road, o M.O.V. foi projetado para o dia a dia e lazer em família. “Internamente, os assentos são revestidos em couro, proporcionando conforto. São sete lugares distribuídos em três fileiras, cujo objetivo é se adaptar às necessidades. Por fora, as curvas arrojadas de seu projeto e sua frente imponente impressionam, resultando em um design inovador”, descreve Sandre. “Nosso produto apresenta uma proposta diferenciada, é o único de sete lugares da categoria, um destaque vai para o novo motor Euro V e a nova suspensão traseira, garantindo estabilidade nas curvas e dirigibilidade mais suave".


AKRO-GUM COM PRODUTOS DA VIPAL NA AGRO SHOW

Estar presente nos mais de 90 países buscando estreitar parcerias com clientes ao redor do mundo: esse é um dos objetivos da Vipal, líder na América Latina e uma das maiores fabricantes mundiais de produtos para a reforma de pneus, bem como de seus clientes. Desta vez, a Akro-Gum, empresa polonesa que distribui produtos da linha de reparos da marca na Polônia, esteve presente na XV edição da Agro Show, importante feira do segmento agrícola realizada em Bednary, Polônia. O estande da Akro- Gum atraiu visitantes de todo o continente europeu, e a empresa destaca que, além de vendas diretas feitas durante a feira, iniciou negociações com importantes companhias do segmento. A Akro-Gum é parceira da Vipal desde 2010, oferecendo o completo mix de produtos da linha de reparos da marca a clientes poloneses.


VALTRA PROMOVE PALESTRA SOBRE PULVERIZAÇÃO

A Valtra realizou, em parceria com a concessionária Razera, a palestra Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, na Associação dos Professores da Universidade de Passo Fundo/ RS. O objetivo foi orientar os produtores sobre a forma correta de trabalhar com agroquímicos. Para Vitor Kaminski, supervisor de Marketing de Produto Pulverizadores da AGCO, ações como essa servem para aproximar a marca dos clientes. “Ao oferecer esse tipo de encontro em nossas concessionárias, estamos expandindo conhecimento técnico e sabemos que com essas dicas os produtores vão poder produzir mais e melhor. Assim, pode-se dizer que esse serviço facilita o dia-a-dia do produtor e contribui para o bom relacionamento entre a Valtra e seus clientes”, explica.


RGS É A NOVA CONCESSIONÁRIA CASE IH NO RS

A Case IH e a JMT, um dos maiores grupos empresariais do Rio Grande do Sul, firmaram parceria para a representação da marca Case IH nas Regiões Central e Sul estado. Com atuações nas áreas de transportes, turismo e agropecuária, a holding JMT criou a rede de concessionárias RGS Máquinas Agrícolas para a comercialização e assistência técnica dos produtos da Case IH nas regiões de Santa Maria, São Gabriel, Dom Pedrito, Bagé, Pelotas e Camaquã. “Este é, sem dúvida, um grande passo para os nossos negócios. A rede de concessionárias RGS Máquinas Agrícolas chega para oferecer aos produtores gaúchos a mais alta tecnologia Case IH. Estamos muito confiantes com o sucesso dessa parceria”, afirma Pedro Antônio Teixeira, presidente da JMT, à esquerda, ao lado de Mirco Romangoli, vice-presidente da Case IH para América Latina.


VOLVO: MAIOR ATUALIZAÇÃO DE CAMINHÕES EM SUA HISTÓRIA

A Volvo reuniu clientes e imprensa em sua fábrica em Curitiba para mostrar o que seus executivos consideram “a maior atualização de sua linha de caminhões desde que começou a produzir no Brasil (em 1934)”. Com novo design, muito mais aerodinâmico, o caminhão FH da marca tem uma nova cabine, com o ganho de um metro cúbico de espaço, e a sua dirigibilidade ganha mais visibilidade. E o caminhão tornou-se ainda mais conectado com as mais avançadas tecnologias de telemetria já criadas para o transporte. Por exemplo, o FH sai de fábrica preparado para receber o I-See, sistema inédito no Brasil que reconhece as estradas por onde o caminhão já passou, tornando a troca de marchas mais eficiente, proporcionado melhor desempenho e menor consumo de combustível. “O novo FH mantém e consolida a posição de melhor caminhão do mercado”, destaca Bernardo Fedaldo (foto), diretor de Caminhões. “Estamos entrando em uma nova era”, considerou.


FOTON APRESENTA PROTÓTIPO DO PRIMEIRO CAMINHÃO

A Foton Caminhões dá mais um importante passo na construção de sua unidade industrial no Brasil. No mês passado, em Canoas/RS, a empresa apresentou ao Governo estadual o protótipo nacional do caminhão de dez toneladas, que será o primeiro modelo a ser produzido na fábrica sediada no município gaúcho de Guaíba, a partir de 2016. A Foton aproveitou a ocasião para apresentar aos representantes do Poder Público quem serão os fornecedores de peças e componentes. “Em função das parcerias que fechamos com 20 dos principais fornecedores instalados no Brasil, nosso caminhão de dez toneladas sairá da linha de produção com mais de 65% de seu conteúdo nacionalizado, e assim atenderemos aos requisitos do programa Inovar Auto, do Governo Federal, além do Finame”, revelou Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do conselho da Foton Caminhões.


EMBRAER: DEZ ANOS DO IPANEMA MOVIDO A ETANOL

O avião agrícola Ipanema, da Embraer, movido a etanol – o EMB 202A – completou dez anos de certificação. Foi o primeiro avião de série no mundo a sair de fábrica certificado para voar com esse tipo de combustível – o mesmo de automóveis – e ainda é o único. A primeira entrega do avião a etanol ocorreu em março de 2005, e a partir de então a Embraer começou a oferecer também kits de conversão para etanol aos proprietários de aviões movidos a gasolina de aviação. Até este ano foram 269 aeronaves vendidas e 205 kits de conversão (474 aeronaves a etanol). “Eficiente e com menor custo, o etanol foi uma alternativa que agradou aos clientes – muitos dos quais possuem eles mesmos lavouras de cana”, diz Fábio Bertoldi Carretto, gerente comercial da Embraer para o Ipanema.


ISLA: O NOVO PODER DAS MINI-HORTALIÇAS

Nos últimos anos, os brasileiros aumentaram o grau de exigências em consumo, e frutas e hortaliças passaram a ser mais desejadas. Atenta a essa mudança, a Isla tem realizado grande número de lançamentos de novas cultivares de hortaliças. São mais de 600 itens disponíveis atualmente no catálogo da empresa. Entre as novas ofertas, estão as mini-hortaliças. São mais de 30 cultivares, como os mini-tomates de tipos variados: mini-italiano (Sorbetto), uva (Dolcetto), cereja (Wanda) e coquetel (Tigre). Outro destaque em mini-hortaliças da Isla é a abóbora Mini Jack, que cabe na palma da mão e é muito versátil à mesa. Ou a cenoura Suprema, cultivar para produção de baby cenouras. A Isla comercializa sementes de diversas hortaliças especialmente indicadas para cultivo como baby leaf, como agriões, alfaces, almeirões, beterrabas, couves, manjericões, mostardas, repolhos e rúculas.


KEPLER WEBER DIVERSIFICA NEGÓCIOS

A Kepler Weber fechou parceria técnica e comercial com a Sutco Brasil, empresa especializada no desenvolvimento, produção e montagem de unidades de reciclagem. Trata-se de mais um passo no processo de diversificação de atividades da empresa que está entre as líderes mundiais na produção de sistemas completos de armazenagem de grãos. A Sutco Brasil possui filiais na América do Sul, Polônia, Grã-Bretanha e Espanha, e está presente com cerca de 430 instalações em todo o mundo. Ao iniciar sua participação no segmento de resíduos sólidos, a Kepler Weber amplia a valorização das áreas de responsabilidade socioambiental, de desenvolvimento sustentável e de qualidade de vida. Esse será mais um programa desenvolvido pela Kepler Weber focado em processos de reaproveitamento por meio da reciclagem e do coprocessamento dos resíduos gerados, visando minimizar os impactos na natureza.


TRANSIÇÃO E CONTINUIDADE NA GESTÃO DO GRUPO KUHN

O executivo Thierry Krier assumiu em outubro no lugar de Michel Siebert como presidente do Grupo Kuhn, mudança que já havia sido anunciada em janeiro. Para assegurar a continuidade, Siebert continuará a ser presidente do conselho das empresas Kuhn S.A., Kuhn-Audureau e Kuhn-Huard, e aceitou realizar missões não operacionais para o Grupo durante período determinado. Thierry Krier começou no Grupo Kuhn em 1990. Passou os últimos 20 anos como Presidente e CEO das empresas Kuhn na América do Norte e tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do Grupo neste continente. Ele reside na matriz da empresa em Saverne, França. Na foto, da esquerda para a direita, executivos do Grupo: Jeannot Hironimus, Roland Rieger, Michel Siebert, Thierry Krier, Jean-Luc Collin e Dominique Scheneider.

ANOTE AÍ

O 2° Encontro Painel Florestal de Executivos ocorre no dia 11 de novembro, em São Paulo. Já há a confirmação de Roberto Waack, presidente do Conselho Administrativo da Amata e do diretor Florestal da Fibria, Aires Galhardo, que reforçam um verdadeiro time de peso ao lado de Antonio Joaquim (CEO da Duratex), Sérgio Alípio (CEO da Veracel), Silvio Teixeira (CEO da Brookfield), José Totti (Diretor Florestal da Klabin), Fabíola Zerbini (Diretora do FSC Brasil), Ricardo Vilela (Bela Vista Florestal), Fábio Marques (Plantar Carbon), Aldo De Cresci (GCN Advogados), João Comério (CEO da Innovatech), Marcílio Caron (Ibá), Saulo Guerra (Unesp), Moacyr Fantini (Montes Del Plata) e Antonio Claret (Ecocarb). Informações executivosflorestais.com.br

O IV Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, a ser realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, de 12 a 14 de novembro, é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural em colaboração com o Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia. Considerando que o ano de 2014 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o evento que estamos preparando para este ano propõe como tema: “O futuro da agricultura familiar – teoria e política para um novo desenvolvimento rural”. Mais informações no link www.ppgexr.com.br/noticias_detalhe. php?id=43.

Considerada uma das maiores feiras de tecnologias para o segmento rural do país, a próxima edição do Showtec já está sendo organizada. O evento vai ser realizado nos dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2015, em Maracaju/MS. A inovação tecnológica nas mãos do produtor rural continua sendo o foco principal da feira, que pretende expor mais de 500 tecnologias agropecuárias. O evento vai fomentar ainda discussões importantes sobre os principais desafios para a cultura de soja e milho safrinha, além da forte presença da pecuária, com piquetes de exposição de animais. Informações em www.portalshowtec.com.br.

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com