Cartas, Fax e E-Mails

VANTAGENS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA

É gostoso ler assuntos como o da integração lavoura-pecuária, como o veiculado em setembro (Vantagens múltiplas da ILP para a soja). Que bom que tanto os pecuaristas como os agricultores têm estas oportunidades de diversificar a renda. Mais do que plantar soja, milho, feijão e sei lá o que mais, é possível investir também em gado. Tenho lido que os preços dos grãos vão estar em baixa no ano que vem. Mas que o da carne estará lá em cima. Quem investe nos dois lados não vai perder o sono.

Patrícia Lopes de Andrada
via email.

LAVOURA SÃ, SALVA E PRODUTIVA

Gostei das dicas sobre como defender sua lavoura de pragas e doenças na safra de verão (Reportagem de capa da edição de setembro). A impressão que tenho é que a cada ano elas atacam mais. Mesmo com os transgênicos e os defensivos cada vez mais modernos, a cada safra parece que as pragas e as doenças são mais agressivas. Cabe a nós produtores realmente seguir todas as orientações, como rotacionar princípios ativos diferentes para evitar que a bicharada se torne resistente. E rezar!

Arnaldo Pinheiros
Jr. Ponta Porã/MS

LAVOURA SÃ, SALVA E PRODUTIVA II

Realmente muito suspeita a chegada desta lagarta nova, a Helicoverpa armigera, nas nossas lavouras. Chegou do nada, como se tivesse caído de paraquedas. Será que foi realmente um ato de bioterrorismo? Não sou dos que comungam de teorias da conspiração, mas que essa história está mal-contada, ah está. Não preciso argumentar aqui nas páginas desta publicação o quanto o agronegócio brasileiro incomoda os grandões lá de fora...

Geremias Del’Acosta
Ijuí/RS