Aqui Está a Solução

AVIAÇÃO AGRÍCOLA

Olá, amigos da revista A Granja. Gostaria de ter informações sobre o perfil e tamanho do setor de aviação agrícola no Brasil. Grato pelo auxílio.

Gerson Junqueira Cascavel/PR

R- Prezado Gerson, o Brasil tem a segunda maior frota mundial de aviões agrícolas (atrás apenas dos Estados Unidos). Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2013, o país registrou 1.925 aparelhos agrícolas. No ranking por estados, o Mato Grosso tem a maior parcela da frota, com 446 aviões, seguido pelo Rio Grande do Sul (411), São Paulo (268), Goiás (234), Paraná (138) e Mato Grosso do Sul (95). São 231 empresas em atuação no mercado. O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) estima um crescimento de 7% para o setor em 2014.

FLORES EM CRESCIMENTO

Li na revista A Granja de agosto uma reportagem sobre o setor de flores no País. Gostaria de obter mais informações sobre esse mercado, como número de produtores envolvidos e empregos gerados. Obrigado.

Vilson Maciel Antunes Cuiabá/MT

R- Caro leitor, o segmento de flores está em crescimento no Brasil, e a expectativa do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) é de um incremento entre 8% e 10% para este ano, com movimento em torno de R$ 5,7 bilhões. Cerca de 8 mil produtores estão envolvidos na atividade. O tamanho médio das propriedades é de 2,5 hectares. São cultivadas mais de 350 espécies com cerca de três mil variedades. O setor é responsável por 206 mil empregos diretos, sendo que 49,5% desses postos são relativos à produção.