Novidades no Mercado

VENCEDORES NA EXPOINTER DO PRÊMIO GERDAU MELHORES DA TERRA

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra foi anunciado na Expointer. Foram 759 inscritos de Brasil e Argentina, 52 máquinas e equipamentos e 707 trabalhos científicos. Na divisão Agricultura de Escala, o Troféu Ouro ficou com a colheitadeira de duplo rotor CR6080, da CNH New Holland, e o Troféu Prata, à Embolsadora de Grãos Ingrain 100, da Marcher; na Divisão Agricultura Familiar, o Troféu Ouro foi concedido à Plantadora Mecânica PDM PG900, da Kuhn, e o Troféu Prata, ao Classificador de sementes CA 25 especial, da Vence Tudo; na categoria Novidade Expointer, o equipamento vencedor na divisão Agricultura de Escala foi o Caminhão Multidistribuidor Lancer Maximus 25000, da Jan, e o Troféu Agricultura Familiar, ao Trator Série A Fruteiro – A750F, da Valtra. Na divisão Pesquisador, o trabalho reconhecido foi "Metodologia para o desenvolvimento de um dosador de manivas para plantadora de mandioca", cujo autor principal é o engenheiro mecânico Juliano Mazute, do Fiesc-Senai, em cooperação com pesquisadores da UFSC, de Florianópolis; e na divisão Estudante, foi selecionado o projeto "Semeadora adubadora para plantio direto com sulcador rotativo acoplado a tratores de rabiças", cujo autor principal é Tiago Vega Custódio, da UFPEL, de Pelotas/RS. Neste ano, houve a divisão Inventor, para o dispositivo auxiliar com cortina de correntes adaptado à barra de pulverização para reduzir o efeito guardachuva, desenvolvido por José Sérgio da Silva Witt, de Santa Maria/RS.


JACTO APRESENTA TECNOLOGIAS NA EXPOINTER

Jacto levou para a Expointer suas principais tecnologias em pulverização, adubação e agricultura de precisão, com destaque aos benefícios do Uniport 3030, como economia de combustível de até 35% e economia de defensivo que pode chegar a 10%. E sua nova versão para grãos da adubadora Uniport 3000 NPK e exclusivo sistema de telemetria Otmis, uma poderosa ferramenta para acompanhamento das operações agrícolas em tempo real, mostrando a movimentação da máquina durante a pulverização. Outro destaque durante o evento foi o Consórcio Nacional Jacto, com a realização da segunda assembleia dos equipamentos da linha Uniport e Colhedoras de Café. Na foto, Valdir Martins, diretor comercial, Fernando Gonçalves, presidente, e Wanderson Tosta, gerente de Marketing.


VIPAL: IVO RECAP INAUGURA A MAIOR REFORMADORA DA AL

A Ivo Recap, do Grupo Ivo, pertencente à Rede Autorizada Vipal, inaugurou sua nova unidade em Campina Grande do Sul/PR, que ostenta a maior capacidade instalada da América Latina para reforma de pneus. A planta é capaz de produzir 20 mil pneus reformados por mês (aproximadamente 1,50 mil/dia) e possui 20 mil metros quadrados de terreno, sendo 6 mil de área construída. Na inauguração, foram reunidos cerca de 800 convidados entre presidentes, diretores e autoridades, como o presidente do Grupo Ivo, Ivo Moreno Ruy, e o presidente da Vipal Borrachas, Arlindo Paludo.


MAHINDRA PRESENTE NA 37ª EDIÇÃO DA EXPOINTER

A indiana Mahindra esteve na Expointer presente com a linha de tratores nacionais e importados e com a linha de automóveis. Os tratores nacionais 8000 e 9200 e as caminhonetes picapes e SUV foram os destaques. Com Finame e participação no Programa Mais Alimentos, os tratores possuem motor agrícola com alto desempenho e economia devido à alta reserva de torque, com tomada de força independente e sistema hidráulico com alta capacidade de levante. A Mahindra Pick Up conta com motor 2.6 L turbo-diesel de 110cv, tendo uma boa capacidade de carga de 1.303 quilos. “A economia vai além do preço, estende-se ao combustível, que é diesel, e ao baixo custo de manutenção”, afirma o diretor comercial, Alvaro Julio Sandre (foto).


INCOTERM APRESENTA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA NEXUS

A Incoterm Soluções em Medição, de Porto Alegre, apresenta ao mercado a estação meteorológica Nexus, uma unidade de console principal e sensores remotos que coletam e transmitem uma ampla variedade de dados meteorológicos, tornando-se uma ferramenta ideal para o trabalho do setor agropecuário. Além da previsão meteorológica e temperatura interna e externa, o equipamento indica a exibição do ponto de orvalho, umidade relativa e temperatura remota com indicação de tendência, medição e histórico de pressão, ajuste de altitude ou pressão ao nível do mar para a compensação da pressão atmosférica, temperatura, direção e velocidade do vento, fases da lua, hora do nascer do sol e hora do pôr do sol e informações geográficas.


SEMEATO LANÇA SOL TT FASTFILL NA EXPOINTER

A Semeato apresentou na Expointer a semeadora Sol TT Fastfill, desenvolvida para proporcionar maior eficiência na operação de semeadura, aliando qualidade e maior produtividade operacional no plantio de grãos graúdos. Contando com duas possibilidades – versão seed ou combinada – é indicada tanto para propriedades que realizam a adubação antecipada ou para aqueles que preferem utilizar o adubo durante o plantio. “São seis rodados pantográficos com giro livre que atuam tanto na posição de trabalho como na posição de transporte. Os rodados apresentam prático sistema de posicionamento através de trava para se adaptar a operação que será realizada: plantio ou transporte”, afirma Valdes Canabarro, gerente de serviço de campo.


PULVERIZADOR NEW HOLLAND PARA ÁREAS COM MAIOR DECLIVE

A New Holland aproveitou a Expointer para apresentar o pulverizador SP2500 Premium. Com potência de 165cv, o equipamento promete excelente desempenho em condições de relevo com declividade acentuada. Já o novo filtro de ar contribui com o baixo índice de manutenção, favorecendo a vida útil do motor. O SP2500 Premium também vem equipado com o sistema IntelliDivider, que garante a manutenção de até 75% da tração em caso de perda da tração em uma das rodas. Por ser fabricado no Brasil, o pulverizador têm condições comerciais facilitadas pelo Finame e disponibilidade de financiamento pelo Banco CNH Industrial.


CLIENTES DA DEZ RECEBEM O PRÊMIO DESTAQUES A GRANJA DO ANO

Três clientes playeres do Grupo Dez Comunicação foram premiados com o troféu Destaque A Granja do Ano 2014. A Massey Ferguson venceu na categoria Tratores, a Kepler Weber saiu-se vitoriosa no segmento de Silos e Armazenagem, e a Yara Fertilizantes foi homenageada na categoria Adubos e Corretivos. “A agricultura é absolutamente fundamental para a vida humana, para a civilização, para a economia. Muito do que acontece de bom no Brasil tem origem no campo. Em nosso estado, isto é particularmente verdadeiro. Por isso, a Dez celebra sua contribuição para organizações que representam liderança e referência em várias posições do sistema produtivo da agricultura”, diz Mauro Dorfman, presidente do grupo Dez Comunicação.


SKYDRONES APRESENTA TECNOLOGIA

Em uma ação conjunta, a empresa SkyDrones, de Porto Alegre, e a Escala Agro apresentaram aos produtores que visitaram a Expointer a tecnologia dos drones ou VANTs (veículos aéreos não tripulados) para a agricultura de precisão. Sócio da Skydrones, Ulf Bogdawa (foto), explica que um dos diferenciais do equipamento é a praticidade que oferece ao produtor. “É um recurso que permite agilidade no transporte de câmeras e sensores que captam dados e imagens em áreas extensas ou de difícil acesso. Todo esse sistema auxilia na tomada de decisões”, destaca. Segundo ele, o interesse dos produtores pela tecnologia é crescente no País. Além de ser ferramenta de auxílio para as lavouras, os drones também podem ser utilizados para outras funções, como, por exemplo, a segurança das propriedades.


MASSEY FERGUSON: EXPOINTER DENTRO DAS EXPECTATIVAS

A Massey Ferguson considerou a Expointer dentro das expectativas projetadas para o evento. A empresa recebeu no estande centenas de clientes, produtores e visitantes, onde apresentou produtos e serviços exclusivos, fechando excelentes negócios. Segundo Leonel Oliveira, gerente de vendas da Região Sul, a Massey Ferguson teve participação dentro das expectativas, com pequena queda em relação ao ano passado – ano recorde para a indústria de máquinas e implementos no Brasil – seguindo os índices registrados pelo mercado. “O volume de vendas, em unidades de produto, foi muito semelhante ao ano de 2012, refletindo a acomodação esperada do mercado nacional”, explica.


COLHEITADEIRA VALTRA CHEGA PARA REVOLUCIONAR

O desafio de colher quantidades cada vez maiores de grãos, com agilidade e eficiência operacional, menor consumo e bem-estar para o operador, acaba de ser superado pela Valtra, que apresentou na Expointer a colheitadeira BC8800, com a melhor relação litros por tonelada colhida entre as colheitadeiras axiais da Classe VIII. Uma das principais novidades é o inovador sistema de limpeza de grãos de multiestágios, visto que o equipamento conta com um fluxo de ar direcionado, suportado por um ventilador de grande capacidade, que amplia a velocidade do ar e o direciona para uma saída acima da peneira de pré-limpeza, eliminando assim tudo o que não for grão. “A posição do rotor, diretamente sobre o sistema de limpeza, elimina a necessidade de caracóis transportadores, proporcionando menor dano aos grãos”, acrescenta Douglas Vincensi, gerente de Marketing do produto colheitadeira da AGCO América do Sul.


CASE IH APRESENTA CONCEITO EFFICIENT POWER

A Case IH expôs na Expointer o conceito Efficient Power ou Potência Eficiente – um conjunto de soluções tecnológicas desenvolvidas para se obter o melhor aproveitamento energético e produtivo da lavoura. Segundo Rafael Miotto, diretor de Marketing da Case IH para América Latina, o produtor brasileiro tem que estar sempre pronto. “O Brasil possui características de solo e clima que possibilitam duas ou até três safras por ano, diminuindo as janelas agrícolas. Com menos tempo para plantar e colher, o agricultor tem que ser ágil e certeiro. Foi nesse contexto que a Case IH desenvolveu o conceito Efficient Power, um conjunto de tecnologias integradas que garantem alta produtividade a baixo custo”, ressaltou.


JCB APRESENTA LANÇAMENTOS DO ANO NA EXPOINTER

A JCB participou mais uma vez da Expointer, onde apresentou seus lançamentos do ano – todos especialmente desenvolvidos para o segmento agrícola. Os manipuladores telescópicos agrícolas modelos 531- 70 e 541-70 chegam ao mercado para transformar o conceito de manipulação de materiais e para ajudar os produtores a aumentarem os índices de produtividade e economia. A retroescavadeira 3C Agrimaster traz uma gama de acessórios desenvolvidos exclusivamente para a produção agrícola, que possibilitam maior racionalidade nos trabalhos, com aumento de produtividade – e que substitui, com alta performance, tratores adaptados. “A JCB está criando uma identidade agrícola no Brasil como tem nos Estados Unidos”, destacou Michael Steenmeijer, gerente de Vendas.


DUPONT PIONEER COMPLETA 15 ANOS DE SOJA NO BRASIL

Em 1999, a DuPont Pioneer entrou no segmento de soja no Brasil, e nestes 15 anos tem investido e focado em soluções para os problemas dos sojicultores. Atualmente são 14 variedades de soja no portfólio, as quais podem ser combinadas com o Tratamento de Sementes Industrial da Du- Pont Pioneer, auxiliando no controle eficiente de pragas e doenças durante as fases iniciais da planta. Com um sólido programa de melhoramento, a DuPont Pioneer vem realizando testes e cruzamentos, aumentando a sua base genética, e ampliando as possibilidades de desenvolver cultivares com maior rendimento, tolerância a doenças e outras características especiais. E com a biotecnologia conseguiu desenvolver modernas ferramentas, as quais permitem a seleção rápida e precisa de genes de interesse para os programas de melhoramento.


AGRITECH LAVRALE COMPLETA 45 ANOS

Os próximos meses serão de muita comemoração e alegria para a Agritech Lavrale. A fábrica de implementos, que foi fundada em Caxias do Sul, em 1969, por Francisco Stedile, completou em 18 de setembro 45 anos de tradição e sucesso. Uma importante e vasta trajetória que foi construída com muito trabalho e dedicação na fabricação de implementos agrícolas, cabinas para tratores, autopeças e componentes, além da linha militar.Com diversos certificados de qualidade e prêmios conquistados no decorrer do tempo, a Agritech Lavrale possui pontos de vendas e de serviços em todo o Brasil e em diversos países da América Latina e África. Suas equipes estão preparadas para atender as necessidades comerciais e técnicas das regiões onde atuam. A Agritech Lavrale faz parte do consolidado Grupo Francisco Stedile, que reúne ainda as empresas Agrale e suas subsidiárias, Fazenda Três Rios e Germani Alimentos.


USDA APROVA NOS EUA O SISTEMA ENLIST DA DOW

O Departamento de Agricultura dos EUA (Usda) emitiu em 17 setembro sua decisão sobre a desregulamentação, ou seja, a autorização para uso comercial do milho, da soja e da soja E3 Enlist nos Estados Unidos da Dow AgroSciense. O anúncio conclui uma das avaliações mais aprofundadas de um melhoramento genético por biotecnologia na história. Com a aprovação, a Dow agora aguarda registro da Agência de Proteção Ambiental norte-americana (EPA) do herbicida Enlist Duo, tecnologia que integra o Sistema Enlist. O registro do Enlist Duo está previsto para um futuro próximo. As intenções comerciais para o Enlist nos EUA para 2015 serão definidas após a decisão da EPA sobre o herbicida Enlist Duo.


YARA LANÇA PROGRAMA TALENTO NATURAL 2015

A Yara abre inscrições para o Programa Talento Natural 2015, que completa 30 anos nesta edição e possui vagas de trainee para as áreas Comercial, Operações e Corporativa. Os prérequisitos são inglês a partir do nível intermediário, mobilidade para residir em qualquer região do Brasil e estar formado nos cursos de Agronomia, Engenharia, Administração, Tecnologia da Informação, Finanças, Logística e Suprimentos há, no máximo, quatro anos.


KEPLER WEBER É REFERÊNCIA EM SUSTENTABILIDADE

A Kepler Weber registrou em 2013 patamares recordes de crescimento, com aumento de 25% na produção, 58% nas vendas, 40% na receita líquida e 98% no lucro. “Os números são consequência de uma boa gestão baseada na qualidade de produtos e serviços, em princípios de segurança no trabalho, que permitiu uma concreta diminuição de acidentes nos últimos anos, e na minimização dos impactos ambientais”, afirma o diretor-presidente da Kepler Weber, Anastácio Fernandes Filho. A empresa conta atualmente com sete diretrizes principais para orientar suas ações na área da sustentabilidade: social, econômica, ecológica, espacial, cultural, política e ambiental. “Estamos sempre à procura de soluções inovadoras e sustentáveis, como, por exemplo, nosso projeto de automação interna e externa, priorizando a sustentabilidade e objetivando entregar produtos de maior valor agregado aos clientes”.


ANOTE AÍ

A Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, em Goiânia, de 14 a 17 de outubro, é o evento referência na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas e operadores logísticos. Com mais de 35 anos de tradição, promove a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento. Com mais de 361 concessionárias, sendo 225 concessionárias agrícolas, a produção industrial do Centro- Oeste movimentou R$ 81,6 bilhões em 2010. Mais informações em www.fenatranco.com.br.

A 16ª edição do Congresso Mundial de Fertilizantes ocorre de 20 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro. As inscrições e maiores detalhes do evento encontram-se no site www.16wfc.com/pt. O congresso, considerado um dos principais fóruns mundiais sobre o assunto, terá como tema principal a utilização de fertilizantes nos trópicos, e será a primeira vez no Brasil. O evento não vai discutir apenas o aspecto científico, mas servirá de palco para diversas empresas do setor demonstrarem seus avanços tecnológicos e compartilhar experiência com pesquisadores.

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo ocorre de 30 de outubro a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ao longo dos anos, o evento transformou- se em uma verdadeira vitrine para os consumidores, ostenta a liderança de maior feira automobilística da América Latina, e é palco para montadoras nacionais, estrangeiras e empresas do ramo automobilístico mostrarem as últimas novidades do setor, um dos mais importantes da economia brasileira. Tecnologia, sofisticação, beleza, funcionalidade, luxo e segurança, tudo isso e muito mais pode ser apreciado no evento. www.salaodoautomovel.com.br.