Solução

PRODUÇÃO DE MIRTILO

Quais as principais condições que devem ser observadas para a produção do mirtilo? Agradeço se puderem ajudar com informações.

Gerson Domingues Jr. Vacaria/RS

R- O mirtilo (blueberry, em inglês) é uma espécie ainda pouco conhecida no Brasil, e sua implantação data da década de 1980. Segundo o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Luís Eduardo Correa Antunes, existem no Brasil cerca de 300 hectares de produção, desde Barbacena, em Minas Gerais, até a região de Pelotas e Jaguarão, no Rio Grande do Sul. Antes do início da produção, é importante consultar um técnico ou engenheiro agrônomo para conhecer melhor as características climáticas e de solo da região, o que será decisivo para a indicação de variedades adaptadas às condições regionais. Segundo Antunes, existem no mercado variedades de mirtilo que têm menor exigência de frio durante o inverno e outras que exigem mais horas de frio, sendo essas as mais adequadas para cultivo em regiões como Vacaria e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim, em Santa Catarina. O mirtilo exige solo bem drenado, poroso, com boa fertilidade, elevado teor de matéria orgânica e pH entre 4,5 Divulgação e 5,2. É recomendado o uso de fertilizantes orgânicos e condicionantes físicos do solo (serragem curtida ou material equivalente). As mudas devem ser transplantadas no inverno, quando estiverem em dormência. Para o plantio comercial do mirtilo, é indicado adotar um sistema de irrigação localizado, tomando o cuidado com o excesso de água, que pode causar problemas para o desenvolvimento da planta. No período da colheita, devese ficar atento à presença de pássaros no pomar, que podem comer as frutas maduras.

RENDIMENTO DO MILHO

Qual é a área plantada e quais são as produtividades médias do milho na primeira e na segunda safra no Brasil? Desde já, obrigado.

Maurício Flávio Nunes Teresina/PI

R- Na safra 2013/2014, a área cultivada no País com o milho na primeira safra foi de 6,678 milhões de hectares, e a produtividade média ficou em 4.793 quilos por hectare, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A segunda safra vem apresentando crescimento nos últimos anos em função da viabilidade e retorno econômico do cultivo após a lavoura de soja no verão. No ciclo 2013/2014, a Conab estima a área plantada com o cereal em 9,067 milhões de hectares na segunda safra. O rendimento médio das lavouras é projetado em 5.094 quilos por hectare. Assim, o Brasil deve somar, na temporada 2013/2014, 15,745 milhões de hectares plantados com milho e produção de 78,197 milhões de toneladas.