Novidades no Mercado

MARCHESAN É DESTAQUE EM COMÉRCIO EXTERIOR

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) realizou em agosto a 33ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2014), no Centro de Convenções Sul América, no Rio. A Tatu Marchesan foi contemplada na categoria Exportador de Bens de Capital. A empresa destacou-se em 2013 por ter elevado suas exportações em 23,8%. O diretor da empresa, João Carlos Marchesan, recebeu o prêmio das mãos de Renato Agostinho (diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior da Secex/MDIC). Criada em 1946 como uma pequena oficina, a Marchesan tornou-se uma das maiores e mais modernas fábricas de máquinas e implementos agrícolas da América Latina; além de atender o mercado interno, exporta para mais de 50 países.


PROGRAMA PORTAS MAIS ABERTAS VALTRA

A Valtra e a concessionária Kato, localizada em Maringá/PR, realizaram no mês passado o último dia do evento Portas Mais Abertas, que visa apresentar aos produtores da região todo o portfólio da marca e também oferecer condições especiais de compra. Durante o evento, os interessados puderam esclarecer dúvidas sobre produtos, financiamento, consórcio e peças e tiveram acesso a uma consultoria personalizada sobre as soluções mais indicadas para cada tipo de produção. “É um dia especial, no qual os clientes podem conferir as facilidades que a Valtra está oferecendo na aquisição de novos tratores e peças”, explica Luiz Cambuhy, gerente regional de vendas da Valtra. Os visitantes ficaram por dentro de todas as novidades da Valtra, como o Pulverizador BS3020H, que, por apresentar sistema de chassi do tipo flexível e suspensão pneumática, permite que a máquina mantenha a estabilidade das barras em diferentes tipos de topografia e solo.


NEW HOLLAND: ÚNICA COLHEITADEIRA CLASSE 10 NO MUNDO

A New Holland alcançou um marco em seus produtos com a apresentação da sua nova colheitadeira CR1090, atualmente a mais potente do mundo, com 652 cv, lançada em julho na Europa. A CR 1090 torna-se a única colheitadeira classe 10 no mundo. Esse é o mais recente desenvolvimento a emergir das atividades da CNH Industrial no inovador mercado de equipamentos agrícolas. Em termos de funcionalidade, a máquina é produzida para combinar os processos de colheita e debulha. A CR 1090 é fabricada no Centro de Excelência em Colheitas da New Holland, na cidade de Zedelgem, na Bélgica. Ela apresenta até 15% mais produtividade do que o modelo anterior de maior capacidade da marca e, quando comparada com o que foi considerado como alta capacidade há uma década, essa nova máquina apresenta mais de 25% de produtividade adicional, graças aos avanços na colheita e à tecnologia de motores.


MASSEY FERGUSON REÚNE CLIENTES NO MA E NA BA

A Massey Ferguson promoveu em agosto, no Maranhão e na Bahia, a nova edição do Spray Day, evento específico sobre pulverização. Produtores e profissionais como agrônomos, engenheiros e técnicos agrícolas convidados foram recebidos nas concessionárias Afpha, em Balsas/MA, e Agrovia, em Luís Eduardo Magalhães/BA, totalizando 150 participantes. Em Balsas, o engenheiro agrônomo Paulo Coutinho ministrou palestra sobre tecnologia de aplicação; já em Luis Eduardo Magalhães, o palestrante foi o professor José Carlos Vieira de Almeida, que abordou a absorção foliar de defensivos agrícolas. Ainda no evento, foi apresentado o MF 9030, pulverizador com grande capacidade produtiva e alta durabilidade que permite aplicar mais hectares por dia com menor custo operacional.


YARA: APLICATIVO PARA IDENTIFICAR DEFICIÊNCIAS

A Yara lançou, durante o IV Congresso Andav, em agosto, o aplicativo CheckIT, que possibilita ao agricultor detectar as deficiências nutricionais de sua lavoura, entender o motivo pelo qual acontecem e receber recomendações da adubação e nutrição adequada no seu plantio, bem como dicas de qual produto do portfólio da empresa encaixa-se melhor às necessidades de sua propriedade. “O CheckIT propicia, por um clique, a exibição do diagnóstico da lavoura e as deficiências de nutrientes nas culturas, oferecendo recomendações de uso e aplicação correta de nutrientes e fertilizantes. Dessa forma, o produtor poderá eliminar as carências nutricionais de sua plantação e escolher o fertilizante correto, aumentando qualidade, rentabilidade e produtividade”, afirma Lívia Tiraboschi, especialista em Produto, Pesquisa e Inovação. A ferramenta está disponível, gratuitamente, no Brasil para as culturas de soja e milho.


MICROGEO PARTICIPA CONGRESSO DA ANDAV

A Microgeo, empresa que tem a tecnologia patenteada para a produção de adubo biológico através do processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC), participou do IV Congresso Andav, em agosto, em São Paulo. O evento é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e da Clarion Events. A Microgeo é uma empresa familiar de pequeno porte com 60 funcionários diretos e pouco mais de 100 terceirizados. Deve faturar cerca de R$ 45 milhões em 2014. A companhia começou a desenvolver os adubos biológicos em 1994 e patenteou, em 2000, seu processo de compostagem, mas só passou a vender o produto em escala comercial a partir de 2006.


MOTONIVELADORA BUDNY CHEGA PARA SOLUCIONAR MOBILIDADE RURAL

Já lançada como novidade no mercado mundial, a NB 5000 Niveladora Budny acaba de receber novos componentes que a deixam ainda mais eficiente e moderna. Além de seu tamanho e desempenho diferenciados, que a destacam de todas as demais existentes no mercado, a motoniveladora da Budny acaba de receber o banco estofado e a cabine com ar-condicionado, proporcionando mais conforto ao operador. Com esses novos componentes, a Budny fortalece o objetivo dessa nova máquina, que é levar mais uma solução ao pequeno agricultor, uma solução moderna e que atenda diretamente às necessidades específicas. Com seus seis metros de comprimento – bem menor que as convencionais – e potência de 50cv, consegue realizar manobras em estradas mais estreitas, típicas do interior, o que não é possível com as máquinas tradicionais, já que são pensadas para vias maiores.


KIMBERLIT COMPLETA 25 ANOS DE EXISTÊNCIA

Com uma história nascida da simplicidade e vontade de crescer, atendendo seus clientes sempre da melhor maneira e com os melhores produtos, a Kimberlit fortaleceu-se no mercado de nutrição vegetal, enfrentando e superando inúmeros desafios. Foi com trabalho árduo no presente e olhos focados no futuro que a empresa adquiriu experiência em seu negócio, investindo em seu parque fabril, pesquisa e desenvolvimento, modelos de gestão, qualidade de seus produtos e capacitação de seus colaboradores, o que faz da equipe Kimberlit, hoje, um grupo de pessoas altamente eficiente e eficaz, com a missão de oferecer satisfação aos seus clientes, por meio da entrega de resultados no campo.


JOHN DEERE ELEITA UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR

Pelo quarto ano consecutivo, a John Deere foi eleita como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil no prêmio Great Place to Work, promovido pelo Instituto GPTW. No ranking de 2014, a empresa está listada na 17ª posição na categoria Grande Porte – um salto de 11 colocações em relação a 2013. “A John Deere tem no Brasil um foco estratégico de crescimento, tanto que já temos mais de 4 mil funcionários em diversas regiões. Todos seguem, como filosofia de trabalho, os quatro principais valores incorporados pelo nosso fundador: integridade, qualidade, comprometimento e inovação. Por isso, podemos dizer que o engajamento e a identificação desses colaboradores com esses valores são algumas das razões para que a John Deere seja considerada uma das melhores empresas para se trabalhar”, destaca Thomas Peuntner, diretor de Recursos Humanos para a América Latina.


DI SOLO LANÇA NOVAS VARIEDADES DE MILHO

A Di Solo, empresa líder no segmento de variedades de milho, há 35 anos no mercado, lança em 2014, após seis anos de pesquisas e avaliações, duas novas variedades de milho. O Mucuripe e o Copacabana, com ampla adaptação e arquitetura moderna, ideal para plantio com espaçamentos menores. Ambos visam à safrinha, com um material rústico, produtivo e com maior resistência à seca. Esse trabalho foi desenvolvido em convênio com um grande instituto de pesquisa do estado de São Paulo, procurando atender o mercado de grandes, médios e pequenos produtores e agricultores familiares, no qual o custo benefício é muito considerado.


CATERPILLAR CELEBRA 60 ANOS DE BRASIL

A Caterpillar Brasil completa 60 anos de presença no País em 2014. Para celebrar, reuniu 500 convidados em São Paulo, entre clientes, revendedores do Brasil e da América Latina, fornecedores e autoridades públicas. Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil, comentou que tudo o que foi realizado até agora pela empresa é reflexo da certeza de que suas raízes são cada vez mais profundas neste País. “São anos de muito trabalho, que aos poucos foram ganhando a confiança dos mais diversos e exigentes mercados no mundo: hoje os nossos produtos Made in Brazil são exportados para mais de 120 países. O presidente mundial da Caterpillar, Doug Oberhelman, veio ao Brasil especialmente para o evento e para celebrar o legado da Caterpillar no País. “Temos a honra de fazer parte da fundação deste incrível País. Nossa parceria tem contribuído para o crescimento do Brasil e da América Latina”, afirmou.


ASSEMBLEIA DO CONSÓRCIO JACTO

O Consórcio Nacional Jacto realizou, no dia 2 de agosto, a primeira assembleia do consórcio de equipamentos da linha Uniport e Colhedoras de Café Jacto. A contemplação deu-se através da apuração do resultado da Loteria Federal. As contemplações, um Uniport 2500 Star (por sorteio) e um Uniport Plus Vortex (por lance) saíram, respectivamente, para as cidades de Primavera do Leste e Sinop, ambas no Mato Grosso. Lançado no início deste ano, o Consórcio Nacional Jacto oferece planos para toda linha Uniport e Colhedoras de Café Jacto em até 102 parcelas, sem juros, com amortizações mensais, trimestrais, semestrais e anuais. As assembleias são mensais com contemplação por sorteio e lance. O faturamento é direto da fábrica.


TRIMBLE: TECNOLOGIA EM PILOTO AUTOMÁTICO

A Trimble adicionou a tecnologia OnSwath para agilizar a retomada das linhas de produção agrícola em seu sistema de direção automática Autopilot. Ela reduz o tempo perdido nas manobras no final da linha e permite que as máquinas inteligentes façam uma curva mais fechada e se aproximem da próxima linha, ou linha de cultura, 50% mais rápido. Usando a tecnologia OnSwath, o produtor pode diminuir o tempo de condução ocioso, consumo de combustível, compactação do solo, danos às culturas, e tempo de trabalho no campo – o que leva à redução de custos. A tecnologia OnSwath é uma atualização gratuita para os clientes que utilizam o sistema de direção automática Autopilot da Trimble.


MICROQUÍMICA E MERCK-MILLIPORE APRESENTAM NA 17ª RELARE

A Microquímica, empresa que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, apresentou um novo método para contagem e viabilidade celular para inoculantes baseado em citometria de fluxo, durante a 17ª edição da Relare – Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a fabricante do equipamento Merck-Millipore e envolveu o diretor industrial, Rafael Leiria Nunes e a supervisora de controle de qualidade, Dayane Alves da Silva. “A Microquímica identificou um método alternativo mais rápido e com menor custo em parceria com técnicos da Merck-Millipore, que apontaram a citometria de fluxo como uma possibilidade real de alcançar esses benefícios nas análises”, afirma o diretor industrial.


GSI ANUNCIA INVESTIMENTO EM NOVA UNIDADE

A GSI Brasil prepara a abertura de uma nova unidade, em Passo Fundo/ RS. O investimento foi anunciado pelo Grupo AGCO, detentor da marca GSI. A futura instalação conta com uma área construída de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Com previsão de início das operações em janeiro de 2015, a nova planta industrial vai ampliar a fabricação de sistemas de armazenagem de grãos da GSI. O novo local foi escolhido devido às limitações geográficas da unidade de Marau. De acordo com Piero Abbondi, diretor-geral da GSI para a América do Sul, a unidade fabril em Marau seguirá com suas operações, ampliando o espaço destinado à fabricação, tanto de equipamentos para produção de proteína animal (suinocultura e avicultura) quanto para armazenagem de grãos. “Estamos ampliando nossas operações, o que será positivo para os dois municípios”, enfatiza.


CASE IH E SENAI/SP APRESENTAM ESCOLA MÓVEL

A Case IH e o Senai/SP apresentam, durante a 22ª edição da Fenasucro, em Sertãozinho/SP, uma escola móvel inédita no Brasil com tecnologia de ponta na simulação da operação de colhedoras de cana. Voltado para profissionalização da mão de obra no setor sucroenergético, o projeto é composto por uma unidade que percorre as principais regiões canavieiras. Resultado de um investimento de R$ 1,8 milhão realizado pelo Senai/SP, com apoio da Case IH, a estrutura itinerante foi montada em uma carreta especial equipada com sala de aula e três simuladores das tradicionais colhedoras Case IH A8800. Reproduzindo os comandos idênticos aos de uma colhedora de cana, a tecnologia proporciona ao aluno a realização de todas as operações de colheita, manobras e testes de implementos.


FATEC SHUNJI NISHIMURA FORMA 4ª TURMA EM AP

Em agosto, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia promoveu, em Pompeia/SP, a formatura da quarta turma do curso superior da Fatec de Mecanização em Agricultura de Precisão (MAP). Na solenidade, estiveram presentes várias autoridades e diretores de cooperativas e instituições de ensino superior como o Centro Paula Souza e Unesp de Botucatu/SP e Tupã/SP, além de empresas e associações, como a Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Abimaq/Sindimaq). Segundo o diretor da Fatec Shunji Nishimura, Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni, dos 17 alunos que se graduaram, 12 já estão no mercado de trabalho. “Contamos hoje com 92% de empregabilidade dos alunos que se formam no curso de MAP”, comemorou.


STOLLER DO BRASIL NA REUNIÃO DA RELARE 2014

A Stoller do Brasil participou, em agosto, da XVII Relare – Rede de Laboratórios para Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbiológicos de Interesse Agrícola, na Embrapa Soja, em Londrina/PR. A empresa apresentou o projeto alternativa metodológica para contagem de inoculantes contendo azospirillum. O encontro do setor teve como objetivo apresentar trabalhos nas etapas finais de recomendação de estirpes, tecnologia e metodologias. Além disso, este ano haverá discussões relevantes para a área de inoculação, incluindo posicionamento atual frente ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Cgen), debates sobre o novo decreto do Ministério da Agricultura, que prevê a retirada de estirpes da lista de recomendação, entre outros.


DAF XF105 CONQUISTA O CONSUMIDOR BRASILEIRO

A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da Paccar Inc., agrada ao consumidor brasileiro pela inovação, pela robustez, pela economia e pelos atributos de conforto. A empresa iniciou suas operações comerciais no País em outubro de 2013, com o modelo extrapesado XF105, para o transporte pesado de longa distância, e já está recebendo um feedback positivo dos clientes. “A visão proporcionada pelos retrovisores é excelente, pois não é necessário inclinar o corpo para enxergar, basta girar a cabeça. O banco e o volante são muito confortáveis, evitando que o motorista se canse muito e trabalhe melhor. O freio motor é ótimo e o torque corresponde muito bem. O caminhão é suave, tanto no asfalto quanto na estrada, sem contar o sistema de informação do painel, que é muito objetivo. O XF105 é excelente. Tenho certeza que a marca vai estourar no País”, declara Pedro Osni Rezende da Silva, instrutor de motorista da Cargolift.


HUSQVARNA LANÇA CORTADOR DE GRAMA

Próximo ao início da temporada de jardinagem 2014, a Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, que completa 325 anos em 2014, lança o Cortador de Grama LB155S. O produto possui alta capacidade de corte, design robusto, guidão ergonômico e dobrável, revestido para garantir melhor aderência das mãos e controle durante o trabalho, e rodas reforçadas. Outro diferencial é a opção BioClip e o descarte lateral de grama. O sistema realiza o corte da grama em pequenos pedaços que podem ser utilizados como fertilizante e ajudar no fortalecimento da grama seca.


ANOTE AÍ

O Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (Con- BAP) ocorre de 14 a 17 de setembro, em Estância de São Pedro/ SP. O evento bianual reunirá 350 profissionais entre estudiosos, pesquisadores, extensionistas, fornecedores e usuários das diferentes técnicas envolvidas no amplo leque da agricultura de precisão. O objetivo do congresso é agregar a comunidade envolvida nos temas relacionados à agricultura de precisão. Serão realizadas conferências entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Como público-alvo estão estudantes, pesquisadores, extensionistas, fornecedores e usuários das diferentes técnicas envolvidas pela agricultura de precisão. Mais informações em www.sbea.org.br/conbap2014/ index.html.

A Universidade do Oeste Paulista – Unoeste e o Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista realizam, em Presidente Prudente/ SP, o Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos - SBSA, de 1º a 3 de outubro. Será reunido grande número de estudantes, professores e profissionais da área das Ciências Agrárias. O simpósio foi elaborado de modo a proporcionar aos participantes novas e diferentes visões, perspectivas e inovações. Para isso, serão realizadas palestras e apresentação de painéis relacionados ao tema do evento. O local de realização será no Campus II da Unoeste no Espaço Solarium, localizado a apenas 10 minutos do centro de Presidente Prudente, de fácil acesso pela Rodovia Raposo Tavares no Km 572. Mais informações em www.unoeste.br/site/ destaques/outros_destaques/ SBSA2014.aspx.

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Congresso Mundial de Fertilizantes, que podem ser feitas pelo seguinte site: www.16wfc.com/pt. O evento, que é um dos principais fóruns mundiais sobre o assunto, terá como tema principal a utilização de fertilizantes nos trópicos, e será a primeira vez no Brasil. O congresso não vai discutir apenas o aspecto científico, mas servirá de palco para diversas empresas do setor demonstrarem seus avanços tecnológicos e compartilhar experiência com pesquisadores. O evento ocorre de 20 a 24 de outubro, no Rio.