Cartas, Fax e E-Mails

CARTAS FAX E-MAILS

POR UMA SAFRA NOTA 10

Muito oportuna a abordagem sobre a safra nota 10 (reportagem de capa da edição de julho). É exatamente isso. Não adianta o camarada investir tudo em uma safra, gastar os tubos em fertilizantes, calcário e outros insumos se ele não vem fazendo, ano após ano, um manejo adequado do seu sistema produtivo. O solo não perdoa. Se for mal-tratado, vai responder com coisa ruim. Por isso, para a safra 2016/17 produzir bem, eu tenho que começar agora a pensar em rotação de culturas, evitar a compactação e assim por diante.

Laurêncio Blota Filho São Desidério/BA


POR UMA SAFRA NOTA 10 II

A respeito sobre a reportagem das boas práticas agrícolas, talvez a prática mais desconsiderada pelo produtor é a rotação de culturas. Infelizmente, muitas vezes, a “decisão agronômica” na hora de decidir o que plantar é a cotação dos grãos. Agora, a soja está dando mais lucro que o milho, então o agricultor prefere plantar soja após soja, que já veio depois da soja. Aí ganha um pouco a mais na venda da soja, mas não lembra que perdeu porque produziu menos ou porque teve que gastar mais para controlar pragas e doenças que se disseminaram justamente por causa da monocultura. Pensemos todos nisso!

Leonardo Pandolfo Planaltina/DF


FINANCIAMENTO PARA A IRRIGAÇÃO

Ao ler a reportagem sobre as linhas de irrigação (edição de julho), pensei aqui comigo como as coisas melhoraram para nós que cultivamos a terra nos últimos anos. Hoje em dia, tem mais linhas de financiamento para investir no campo. Eu lembro bem da chegada do Moderfrota, que facilitou a aquisição de máquinas mais modernas. E tem o Finame também. Sem contar o Pronaf que, penso eu, salvou a agricultura familiar da falência. Esta é apenas a minha opinião.

Patrícia da Nascimento Ijuí/RS

[email protected] ou acesse www.agranja.com twitter.com/#!/revista_agranja