Aqui Está a Solução

 

GIRASSOL EM MINAS

Olá, amigos da revista A Granja. Sou mineiro e gostaria de saber qual é a produção de girassol no meu Estado. Agradeço a informação.

Laerte Henrique Bueno
Contagem/MG

R- Prezado Laerte, embora as plantações mineiras de girassol ocupem área igual à registrada na safra 2012/2013, cerca de 11 mil hectares, a produtividade no período atual é 25,8% maior, alcançando 1,5 tonelada por hectare, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Conforme avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o aumento do rendimento nas lavouras deve possibilitar uma safra de 16,5 mil toneladas de girassol no Estado, aumento de 26% em relação ao ciclo 2012/13. O desenvolvimento do cultivo no Estado deve-se principalmente à valorização do produto, que tem mercados diversificados e demanda crescente. Municípios como Araguari, Canápolis, Uberaba, Uberlândia e Capinópolis estão entre os que mais produzem girassol em Minas Gerais.


VAZIO SANITÁRIO DO FEIJÃO

Quais são as datas estipuladas para o vazio sanitário do feijão no Estado de Goiás? Desde já, obrigado.

Gilson Abreu Rodrigues
Jataí/GO

R- A instrução normativa que regula o vazio sanitário do feijão estipula que os municípios das regiões Norte, Nordeste, entorno do Distrito Federal, Estrada de Ferro e Vale do Araguaia ficam impedidos de ter lavouras com plantas vivas de feijão no período de 20 de setembro a 20 de outubro. Para os municípios do Sudoeste, Sul e Sudeste do Estado, a proibição será entre 5 de setembro e 5 de outubro. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) lembra que a instituição do vazio sanitário em Goiás tem por objetivo diminuir a ocorrência da mosca-branca, transmissora do vírus do mosaico dourado. A praga vem inviabilizando muitas lavouras no Estado, o que levou os próprios produtores a apoiarem a instituição do vazio sanitário. Em uma área de feijão infestada pelo inseto contaminado pelo vírus, as perdas podem chegar a 70%. O vazio também é válido para regiões do Distrito Federal e de Minas Gerais