Novidades no Mercado

 

CATERPILLAR PATROCINA A EXPEDIÇÃO OCEARCH

A Caterpillar investiu US$ 750 mil para que o Brasil fosse incluído no roteiro da Expedição Ocearch, que pesquisa tubarões em várias regiões do mundo. A etapa brasileira iniciou em 21 de julho e vai até 14 de agosto, incluindo as costas de Recife, Natal e Fernando de Noronha. Com um navio-laboratório, os cientistas capturam tubarões para estudar suas características e seus hábitos, que depois recebem um chip e são devolvidos ao mar. Os movimentos dos tubarões, inclusive, podem ser acompanhados em tempo real no site www.ocearch.org. E, visto este monitoramento, é possível saber se o tubarão estaria nadando em praias e oferecendo ameaças a banhistas. Todas as pesquisas são abertas, ou seja, compartilhadas com outros cientistas. “É uma honra que minha organização entregue os dados a cientistas e autoridades de segurança pública do Brasil para ajudar a resolver problemas bastante comuns em áreas do mundo onde praias e banhistas coexistem com a espécie ameaçada e capaz de afetar a segurança pública”, destaca o fundador e líder da expedição, o americano Chris Fischer (na foto, abordo do navio Ocearch). A Caterpillar ainda cedeu o motor e dois geradores à embarcação


MICROQUIMICA APRESENTA RESULTADOS NO MERCADO PARAGUAIO

A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, comemora os resultados de vendas no mercado paraguaio por meio do Grupo Agrícola Colonial. A exportação representou, nos primeiros cinco meses do ano, 5% do faturamento total da empresa, tornando-se um benchmarking interno para a equipe comercial em relação a outras ações futuras na América Latina. “Uma das ações que fortalecem o relacionamento da empresa com o mercado vizinho é a participação em eventos setoriais como a Expo Santa Rita, que aconteceu em maio e permitiu à Microquimica confirmar o crescimento nas vendas de todos os produtos ofertados no Paraguai”, afirma Jorge Ricci Junior, diretor comercial.


CASE IH: TREINAMENTO ITINERANTE PARA OPERADORES

A Case IH lançou a versão 2014 de um dos mais importantes programas de treinamento de mão de obra no campo: o projeto Evolução em Campo. Voltado para o mercado de grãos, o projeto é composto por uma unidade móvel que irá percorrer o Brasil capacitando operadores e técnicos entre os principais polos produtores do País e tem como primeiro destino a região de Campo Novo do Parecis/MT. O caminhão Evolução em Campo da Case IH tem como principal objetivo ampliar a oferta de cursos para operadores, técnicos e multiplicadores de clientes e concessionários, visando a uma maior profissionalização da mão de obra, aumentando o rendimento e a disponibilidade dos equipamentos no campo.


SEMEATO RECEBE O 42º PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

A Semeato foi contemplada novamente com o 42º Prêmio Exportação RS, considerado o principal reconhecimento na área de comércio exterior no Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), distinguiu neste ano 49 empresas que adotaram estratégias inovadoras na gestão de negócios de comércio exterior. “Ficamos muito felizes em receber mais uma vez o prêmio”, afirma a diretora comercial do Grupo Semeato, Carolina Rossato. “Trabalhamos muito para isso, pois exportamos para a África, América do Sul e Leste Europeu”.


LINHA EXCLUSIVA DE SILOS KEPLER WEBER

A Kepler Weber inova sua linha exclusiva de silos, trazendo diferenciais na concepção estrutural que permitem ganhos de qualidade no grão, e nos padrões construtivos, que atendem a legislação vigente e garantem a segurança operacional. A linha possui modelos que atendem de 24 a 156 pés de diâmetro, ampliações verticais por meio do aumento do número de anéis no corpo, otimizando o espaço físico, e aumento da resistência a ventos, passando para 144 km/h de velocidade. Os silos a partir do modelo SL-42 possuem três montantes por chapa, permitindo uma melhor configuração da distribuição das cargas, maior segurança estrutural e agilidade no recebimento e expedição.


TIMAC AGRO LANÇA POTÁSSIO MAIS INTELIGENTE E PRODUTIVO

A Timac Agro está integrando na sua lista de produtos de fertilizantes sólidos o KUP, considerado pela empresa um produto revolucionário. O K-UP possui duas moléculas incorporadas – ACP Complex e o Azal 5 – tecnologias exclusivas e patenteadas da Timac Agro que fazem o produto agir de forma mais inteligente nas situações em que a adubação potássica apresenta severas limitações. O K-UP é revolucionário porque tem na sua composição características especiais. A primeira é em relação à salinização, pois é “inteligente” na redução em 89% da salinidade; o segundo está focado no combate aos efeitos da lixiviação, uma vez que aumenta a proteção do potássio em 68% quanto à lavagem em comparação a outros fertilizantes.


MOSAIC CONECTA: DEBATES SOBRE AGRONEGÓCIO

A Mosaic reuniu consultores e especialistas do setor para debater o atual cenário e o futuro do agronegócio durante o Mosaic Conecta. “O encontro é uma oportunidade para compartilharmos conhecimentos e contribuirmos para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Acreditamos que, ao estimular o debate, novas soluções e melhorias podem ser incorporadas a um dos setores mais importantes para a economia do País”, afirma Carlos Mercante, diretor comercial da Mosaic Brasil.


NOVA CARRETA MÚLTIPLA DA SODER TECNO

Pensando na maior comodidade e satisfação de seus clientes, a Soder Tecno inovou e lançou no mercado o novo modelo de Carreta Múltipla Hidráulica com articulação nas quatro rodas. O equipamento possui design inovador, quatro pistões hidráulicos, feixe de molas e viga H. Pode ser usada como carreta para transporte de plantadeiras e plataformas de qualquer marca e modelo facilitando o carregamento, pois baixa até o chão, onde o trator pode subir de um lado e descer do outro. Também possibilita a escolha entre chapa xadrez ou madeira.


VALTRA PROMOVE EVENTO DE ORIENTAÇÃO EM SORRISO/MT

A Valtra e a concessionária Pampa, localizada em Sorriso/MT, promovem o evento “Pulverizando Conhecimento”. Destinado aos produtores da região, que têm na agricultura mecanizada de arroz, soja, milho e algodão suas principais fontes de renda. O encontro visa orientar os clientes da Valtra quanto ao modo correto de pulverizar as plantações. Durante a palestra “Absorção foliar de defensivos/adjuvantes”, os visitantes puderam conhecer e tirar todas as dúvidas sobre o Pulverizador BS3020H. “Nosso objetivo é mostrar aos clientes todo o potencial deste nosso maquinário, destacando que é possível melhorar a produção”, destaca Larri Herter, gerente de vendas da Pampa.


ROAD SHOW DE PÁS CARREGADEIRAS JCB

Líder mundial em vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos, a JCB iniciou neste ano a produção de dois novos modelos de máquinas pás carregadeiras em sua fábrica localizada em Sorocaba/SP. Para apresentá-los ao mercado, a empresa realizou, pela primeira vez no Brasil, um Road Show que visitou 11 Estados, em um total de 10 mil quilômetros percorridos, contemplando as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste. Em parceria com 11 de seus 16 distribuidores presentes em todas as regiões, dois caminhões transportaram simultaneamente os modelos 422ZX e 426ZX. Em cada ponto de venda, foram realizados eventos com clientes para a apresentação das máquinas.


CAMPANHA DOS ALIMENTOS COAMO COM BONS RESULTADOS

Com o tema “É bom evoluir”, os Alimentos Coamo lançaram uma campanha com o objetivo de apresentar mudanças no visual, aroma e sabor da linha de margarinas – Coamo Família, Coamo Extra Cremosa e Coamo Light. Assim, há dois meses no ar, nos principais meios de comunicação do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo, a campanha já rende resultados positivos e mostra a aceitação do consumidor diante da evolução. Dessa forma, com ações de marketing digital, nos pontos de vendas, nos meios de comunicação televisivos, rádios, revistas e jornais, além da plotagem da campanha em toda a frota de caminhões dos Alimentos Coamo, o resultado está acima do esperado conforme afirma o superintendente Comercial, Alcir José Goldoni. “As vendas tiveram um crescimento histórico já no primeiro mês da campanha e temos recebido também diversas manifestações positivas do consumidor”, afirma.


BASF E SWISS RE CRIAM EMPRESA DE SEGUROS

A Basf e a Swiss Re Corporate Solutions lançaram oficialmente, após um projeto piloto, um seguro rural que pode ser adquirido pelo produtor brasileiro diretamente nas revendas da empresa de defensivos espalhadas pelo País ou em cooperativas agrícolas. A cobertura prevê atender inicialmente os cultivos de trigo, soja, cana, milho, café, maçã, arroz, tomate e uva. “O seguro rural é mais um serviço do portfólio da Basf para atender a demanda cada vez mais crescente do agro, oferecendo soluções completas para o desenvolvimento do setor”, afirma Fernando Lobo, gerente do Departamento de Operações Estruturadas da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf para o Brasil.


FÓRUM NACIONAL DE AGRONEGÓCIOS EM SETEMBRO

Um debate sobre os programas e propostas de Governo aos candidatos à Presidência da República, com sugestões para o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro, será o tema central do 3º Fórum Nacional de Agronegócios, que reunirá cerca de 300 líderes empresariais e especialistas da área em 20 de setembro, no Hotel Royal Palm Plaza Resort, em Campinas/SP. O evento, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr. (foto), e pelo LIDE Agronegócios, liderado pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, contará com palestras sobre os principais gargalos do setor. “O momento eleitoral será propício para reunir as principais lideranças do agronegócio e colocar em debate alguns dos entraves que o segmento, o mais importante esteio econômico do País nos últimos anos, ainda enfrenta em diversas áreas”, lembra Doria.


CCAS NO LIVRO “O MUNDO RURAL NO BRASIL DO SÉCULO 21”

O integrante do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) Décio Zylbersztajn participa, em 7 de agosto, do lançamento do livro “O mundo rural no Brasil do século 21”, composto por 37 capítulos com autoria de 51 pesquisadores. A edição técnica é de Antônio Márcio Buainain, Eliseu Alves, José Maria da Silveira e Zander Navarro. A obra aborda a formação de um novo padrão agrário e agrícola e promete causar grande impacto no debate sobre agricultura moderna. Os autores investigam implicações econômico-financeiras, facetas produtivas e tecnológicas, e repercussões políticas e sociais de um novo mundo rural. Zylbersztajn tem um capítulo sobre Governança de Sistemas Agroindustriais.


FORD LANÇA NOVA VERSÃO DA ECOSPORT

A Ford lança uma nova versão do EcoSport na linha 2015, a FreeStyle 2.0 PowerShift, juntando dois itens muito procurados no utilitário esportivo: o câmbio sequencial Powershift, de seis velocidades, e o pacote de acabamento FreeStyle. Até então, o Eco- Sport só oferecia o modelo FreeStyle, que é o mais vendido da linha, com transmissão manual. “A nova versão FreeStyle é uma resposta aos pedidos dos consumidores. Com isso, o Eco- Sport passa a oferecer a transmissão PowerShift nas versões SE, FreeStyle e Titanium”, diz André Leite, gerente de Marketing do Produto. “O objetivo é ampliar o leque de escolha dos clientes e a liderança do EcoSport no mercado, reforçando o conforto, a comodidade, a tecnologia e o seu estilo único e aventureiro.”


SICREDI RS/SC ANUNCIA R$ 5 BILHÕES EM CRÉDITO

O Sicredi RS/SC vai liberar R$ 5 bilhões em crédito rural para o Plano Safra 2014/2015, o que representa 25,62% de crescimento sobre o ciclo anterior. Desse total, R$ 3,9 bilhões vão para custeio, comercialização e investimento em linhas do Pronaf, do Pronamp, e voltadas aos demais produtores. E o R$ 1,1 bilhão restante será para operações com o BNDES nos mercados gaúcho e catarinense. O Sicredi vem registrando crescimento constante em valores e em número de operações no Plano Safra. Na Safra 2013/2014, liberou R$ 3,98 bilhões em crédito. “O Sicredi olha o negócio dos seus associados de forma estratégica, busca entender suas necessidades e elaborar um plano de investimentos com maior retorno”, pondera o diretor executivo da Central Sicredi RS/SC, Gerson Seefeld.


VALLEY COMEMORA 60 ANOS DE MERCADO

O Rally Valley é uma ação comemorativa aos 60 anos de mercado desta marca que é líder mundial. Um projeto arrojado, aventureiro e inovador, que desbravou as estradas vicinais do Brasil, atravessando diversos Estados e visitando produtores que utilizam a irrigação na produção de alimentos, contando um pouco de suas histórias, experiências, culturas locais e safras. Um trabalho que reuniu ricas imagens e depoimentos marcantes de agricultores que contaram como o uso de equipamentos de irrigação mecanizada mudou o rumo de suas produções. Foram 9 mil quilômetros rodados em sete Estados e mais de dez produtores visitados com lavouras de soja, milho, algodão, melancia, alho, batata, mamão, trigo, cenoura e outros. O resultado dessa aventura gerou uma série de cinco vídeos, que estão disponíveis no canal da empresa no Youtube: Valley Valmont do Brasil.


ANOTE AÍ

Importantes empresas fornecedoras de setores que integram a cadeia produtiva sucro-energética representarão a região Sul na 22ª Fenasucro, feira a ser realizada de 26 a 29 de agosto, em Sertãozinho/ SP. A estimativa é receber 33 mil visitantes/compradores, e há confirmação de visitantes/compradores da América do Sul, Caribe e até África. Além disso, cerca de 60% dos pré-credenciados apontam intenção de compra nesta edição do evento. Neste ano, o BNDES estará presente na feira oferecendo linhas diferenciadas de crédito para a aquisição. Mais informações em www.fenasucro.com.br

O ConBAP - Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão é um evento bianual que reúne cerca de 350 profissionais entre estudiosos, pesquisadores, extensionistas, fornecedores e usuários das diferentes técnicas envolvidas no amplo leque da Agricultura de Precisão. O objetivo do evento, que ocorre de 14 a 17 de setembro, em Estância de São Pedro/SP, é agregar a comunidade envolvida nos temas em torno da AP, oferecendo conferências de assuntos atuais apresentados por pesquisadores brasileiros e do exterior. O público- alvo são estudantes, pesquisadores, extensionistas, fornecedores e usuários das diferentes técnicas envolvidas pela AP. Informações em www.sbea.org.br/ conbap2014/index.html

Ocorre de 21 a 22 de agosto, em Viçosa/MG, o Seminário Nacional sobre Manejo de Plantas Daninhas, evento promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e que tem o patrocínio das empresas Basf, Bayer, Syngenta e Vetquimica. O seminário vai debater temas como manejo de plantas daninhas na cana; manejo de plantas daninhas na soja, café e eucalipto; interação herbicida-ambiente; resistência de plantas daninhas a herbicidas. O evento tem o apoio da Associação Mineira de Silvicultura, Painel Florestal, Revista da Madeira, UFV Júnior Florestal e Capes. Inscrições em www.sifeventos.com.br/daninhas

Mais informações sobre eventos em
www.agranja.com