Vitrine

NOSSOS RECORDES & NOSSAS MÁQUINAS

Não interessa se leigo ou expert em mecanização, quem visita feiras agrícolas fica impressionado com o nível de sofisticação das máquinas expostas. Graças a Deus (na verdade, graças às nossas montadoras) não acontece mais o que ocorria até não muito tempo atrás, quando uma nova tecnologia começava a ser usufruída pelos produtores – nossos concorrentes – em lavouras americanas ou europeias, mas levava anos para aportar aqui. Parecia que vinha rodando... em primeira marcha... Agora, concomitantemente as montadoras internacionais já disponibilizam por aqui a inovação que levam ao mercado lá fora. Nossas máquinas maravilhosas, co-responsáveis pelos sucessivos recordes de safra, são o tema da reportagem de capa. Entre os assuntos abordados, algo novo, mas que deverá se tornar usual: os veículos aéreos não-tripulados, os simpáticos drones (zangão em inglês).

Se máquinas é o assunto principal desta edição, nada melhor do que dar uma olhada na seção Novidades no Mercado. Estivemos na Agrishow, a megafeira de Ribeirão Preto/SP, e algumas das principais novidades apresentadas no evento estão detalhadas nesta edição. Também marcamos presença na mais nova feira agrícola internacional do País, a Agrobrasília, cuja cobertura também está aqui.

A edição ainda aborda assuntos de extrema importância para o produtor. Como o georrefenciamento, detalhado em amplo e didático artigo. E uma tendência já observada no campo, a armazenagem em largas escalas, estrutura que colabora para que o produtor possa fazer a comercialização no momento mais oportuno – leia-se de melhor cotação.

E quer agregar renda à sua produção? Que tal, em vez de produzir grãos, gerar sementes? Reportagem esclarece sobre como se enquadrar nesta atividade.

E atenção: nesta edição, está encartado o voto para você escolher os melhores do agronegócio brasileiro, o prêmio Destaques A Granja do Ano 2014. Veja que belo troféu! E neste ano com mais uma categoria: Graneleiros. Pegue o cupom e vote. Também é possível votar em www.agranja.com.

Boa leitura! Bom voto!