Escolha do Leitor

Como produzir o fertilizante natural HÚMUS

Ohúmus, gerado pelas minhocas, é um excelente adubo natural para os mais diversos cultivos e pode, inclusive, ser comercializado como uma excelente fonte de renda extra para o produtor. “O húmus podemos dizer que é o esterco da minhoca. É o material orgânico bem decomposto transformado biologicamente. Os principais nutrientes encontrados e suas funções são o nitrogênio e o potássio”, explica Marcelo Miranda, do site www.humuseminhocas.com.br. No site ele dá dicas sobre a criação do minhocário e, por consequência, a produção do húmus. “A minhoca Vermelha da Califórnia, que é a uma das mais usadas na produção de húmus, prefere o esterco animal, sendo que o de vaca é o mais usado”, lembra.

A matéria-prima para a formação da compostagem onde as minhocas vão se criar e produzir o húmus é formada por esterco e sobras de alimentos, como frutas, além de folhas secas, restos de grama, papéis e qualquer matéria orgânica em decomposição. O canteiro para criação das minhocas não precisa ser cimentado na sua base. “Se tiver de fugir, elas saem por cima do canteiro. Mas, se tiver alimento e condições razoáveis de umidade e temperatura, elas não vão fugir”, lembra Miranda. A largura do canteiro não deve ser superior a um metro para facilitar o trabalho das pessoas em torno. Já a profundidade deve ser de 30 a 40 centímetros.

Miranda lembra que as minhocas evitam claridade e calor e, para tanto, os canteiros devem ter algum tipo de cobertura que pode ser de folhas, restos de grama, gravetos, folhas de bananeira, papelão, telhas de amianto, lonas, etc. “O importante é evitar a incidência de sol, como também a entrada dos predadores, além de manter um ambiente escuro”, menciona. “As minhocas não suportam altas temperaturas. Você deve baixar até a temperatura ambiente, colocando água, porém, sem encharcar”, complementa. Para fazer a compostagem, pode ser feito um monte de aproximadamente um metro de altura da matéria-prima e deixar fermentar por um período de uma semana. Depois, revirar e manter em repouso por mais uma semana, e assim sucessivamente até a temperatura da massa estabilizar conforme o ambiente.

O húmus de minhoca é um excelente fertilizante natural para os cultivos hortícolas