Vitrine

 

INFORMAÇÃO É A ARMA CONTRA OS INIMIGOS DE SEMPRE. OU DE NOVOS

Em tempos de Helicoverpa armigera, ferrugem da soja, lagarta do cartucho, bicudo do algodão, buva e muito, mas muito mais mesmo inimigos da lavoura – você produtor sabe do que estamos falando – o melhor defensivo agrícola chama-se... informação. Sim, antes de aquecer o pulverizador, o ideal é saber o que fazer com ele. Ou melhor, por vezes o equipamento nem ao menos precisa ser acionado. Sim, o contra-ataque a quem está ameaçando atrapalhar (ou até acabar) com a sua produtividade tem que ser feito de maneira estratégica, precisa, com inteligência. Sem desespero, sem despejar produto em excesso comprometendo seu bolso e o meio ambiente. Este é o tema da nossa reportagem de capa.

Nossa missão aqui é... informar. Por isso, a edição traz reportagens, artigos e notícias que possam colaborar para você produzir mais e melhor. A exemplo, o artigo de autoria de experts em agricultura de precisão da Universidade Federal de Santa Maria/RS que argumenta e prova em números que o tráfego controlado promove melhorias à lavoura. Ou o artigo sobre como os poços tubulares, também chamados de artesianos, facilitam a prática mais que necessária da irrigação e não causam nenhum mal a ninguém. Também a reportagem que reforça algo raramente lembrado, a importância das abelhas e sua providencial polinização para muitas culturas, como a do algodão. Confira!

Mas a edição tem muito mais. O espaço Fitossanidade em Destaque aborda um problema que deve atingir 100% das lavouras: o mal das plantas voluntárias, também chamadas de guaxas. Estas devem ser eliminadas ou poderão comprometer seriamente a cultura que se desenvolve no terreno. E para quem cultiva trigo, atenção à mais nociva das doenças do cereal, a brusone.

Bem, após a última página, esperamos que você tenha ficado mais bem informado. Então nossa missão terá sido executada.

Boa leitura!