Novidades no Mercado

 

JOHN DEERE APRESENTA MODELOS COM CABINE

A John Deere levou para a Expodireto a sua nova linha de tratores utilitários cabinados da Série E. “Há uns três anos recebíamos a demanda de produtores por modelos com cabine, e o nosso objetivo é oferecer mais segurança, conforto e produtividade com essa modernização”, destaca o diretor de Vendas, Rodrigo Junqueira (foto). Destinados à agricultura familiar, os modelos 5078E, 5085E e 5090E têm motores de 78, 85 e 90 cavalos, respectivamente, e podem ser equipados com o sistema AMS de agricultura de precisão da John Deere. Outra vantagem é que o modelo 5078E pode ser financiado pelo programa Mais Alimentos. Outro destaque da John Deere na feira foi o trator estreito fruteiro 5075EF, mais adequado para circular nos pomares.


LS TRACTOR MOSTRA TRATORES NA EXPODIRETO

A LS Tractor destacou na Expodireto Cotrijal os seguintes modelos de tratores: P100, P90 e P80 cabinado, P100, P90 e P80R, U60 cabinado, U60, R60, R50 e G40. Conforme o gerente de marketing da empresa, Cristiano Duma, todos com configurações trazem de fábrica o menor raio de giro da categoria (55 º), inversor de frente e ré sincronizado (Syncro Shuttle), garantindo maior agilidade e rapidez nas operações, superredutor, direção hidrostática ajustável, garantindo melhor ergonomia, maior vão livre (altura do solo de 50,7 cm), tomada de força com três velocidades e tratores cabinados com muita ergonomia e conforto. “Estas configurações têm sido nosso grande diferencial, somado ao fato de saírem de fábrica, o que tem atraído bastante a atenção dos clientes e sendo um importante fator de conquista de mercado”, ressalta Duma.


CASE IH EXPÕE COLHEITADEIRAS DA SÉRIE 230

A nova linha de colheitadeiras da Case IH é a evolução das tradicionais axiais série 20. “Trouxemos para a Expodireto a Axial-Flow 9230, que é a maior de fabricação nacional”, observa o especialista de Marketing de Produto da empresa, Carlos Furlan (foto). Os outros modelos da série 230 são a Axial-Flow 8230 e 7230, que são atualizações dos modelos 8120 e 7120. Outro destaque da empresa na feira de Não-Me-Toque foi a linha Puma de tratores de média potência, que vem agora com quatro novos modelos: 140, 155, 170 e 185. Entre os diferenciais da linha estão as opções com motores e transmissões eletrônicos, além do sistema de gerenciamento de potência (APM), que desenvolve uma economia de até 24% de combustível.


SANTANDER DESTACA FACILIDADES AO PRODUTOR

Presente em 14 feiras agropecuárias em diferentes regiões do País, o Santander trabalha com todas as linhas de crédito voltadas ao setor. Durante a Expodireto Cotrijal, o superintendente executivo da Rede Sul do banco, Vitorio Francisco Rizzotto (à esq. na foto), lembrou que a instituição também mantém boas parcerias com as montadoras e concessionárias de máquinas agrícolas. “As feiras representam uma extensão do nosso negócio, porque realizamos tudo o que é necessário aqui. Na Expodireto trabalhamos com uma equipe de 50 pessoas”, ressalta. O superintendente de Agronegócios do Santander, Walmir Segatto (à dir.), acrescenta que o banco tem 120 escritórios técnicos credenciados em todo o Brasil para auxiliar seus clientes produtores rurais em projetos e investimentos na atividade.


NORTOX COM SOLUÇÕES PARA INCREMENTO DE PRODUTIVIDADE

Durante a Expodireto, a Nortox apresentou seu portfólio completo de produtos voltados à nutrição vegetal. Entre eles, o Nobrico Star TS, um bioativador para diferentes culturas e que promove um maior vigor e arranque inicial da cultura, explica Laerte da Cunha (foto), coordenador de Mercado da empresa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Outro destaque é o Complex Bagual NTX, um complexo nutricional para leguminosas balanceado com manganês, zinco, boro, cobre, enxofre e aditivo especial.


BRIDGESTONE LEVA PARA A FEIRA PNEUS RADIAIS

A Bridgestone, detentora da marca Firestone, apresentou na Expodireto seus novos modelos de pneus radiais para máquinas agrícolas. O Firestone Super All Traction II 23° é indicado para tratores, colheitadeiras e outros equipamentos agrícolas. Com barras longas e um ângulo de 23º, o modelo proporciona maior área de tração, maior rendimento e maior durabilidade, reduzindo os custos operacionais. Destinado aos pulverizadores, o Firestone Radial All Traction RC IF380/ 90R46, com tecnologia “IF” (Increased Flexion), possui uma condução suave, que reduz a compactação do solo, minimiza o desgaste e proporciona uma capacidade de carga 20% maior com a mesma pressão de um pneu radial padrão.


TITAN COM LINHA PARA ARROZEIROS

A Titan Pneus, detentora da marca Goodyear Farm Tires, apresentou na Expodireto a ampliação da linha Super Arrozeiro. A nova medida 18.4- 26 do modelo Super Arrozeiro II foi desenvolvida para aplicação em tratores, colhedoras e implementos de áreas alagadas. “O desenho da banda de rodagem, ‘garra-sete’, facilita a autolimpeza e reduz a patinação, proporciona maior agarre e alto torque em solos inconsistentes, o que contribui para a redução do consumo de combustível”, afirma o gerente de Vendas da Titan para o Brasil, Leandro Pavarin (foto). Segundo ele, essas características são essenciais para que o produtor possa aproveitar toda eficiência das máquinas na lavoura de arroz.


IVECO EXPÕE CAMINHÕES VOCACIONAIS PARA AGRICULTURA

A Iveco levou para a Expodireto três modelos de caminhões destinados ao transporte agropecuário. No estande da Case IH, a empresa apresentou o Tector 240E28, equipado com motor Euro 5, que desenvolve 280cv de potência. Na New Holland, que também é uma empresa parceira da Iveco, a empresa expôs o Vertis 90V18 HD, caminhão médio, com motorização Euro 5 de 177cv. O outro equipamento na feira foi o Stralis Hi-Way 600S44, com motor de 13 litros que desenvolve 440cv de potência. O modelo é 7,5% mais econômico em consumo de combustível em relação à geração anterior.


CARRETA MULTIUSO DA GTS DO BRASIL NA EXPODIRETO

Velocidade de deslocamento, de descarga e qualidade do grão e adubo são os referenciais da Carreta Multiuso Upgrain Multi 24.000, uma aposta da GTS do Brasil que foi lançada na Expodireto. A empresa investiu, em 2013, R$ 8 milhões na ampliação da planta fabril da matriz para incrementar a capacidade produtiva. E um dos resultados é o equipamento. Conforme destaca o presidente da GTS, Assis Strasser, a carreta traz para o produtor a solução adequada quanto à velocidade de deslocamento, velocidade de descarga, qualidade do grão e adubo. “Estamos apresentando como diferencial em relação aos concorrentes a alta velocidade de deslocamento e a segurança em sua lavoura”, menciona.


PRESIDENTE DA BAHIA FARM SHOW VISITA EXPODIRETO

O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da feira Bahia Farm Show, Júlio Cézar Busato (foto), visitou a Expodireto Cotrijal. “Achei muito interessante a organização da feira, assim como todo o espaço do evento, que é muito bonito. Vim para conhecer e captar ideias para o nosso evento”, relata. A Bahia Farm Show será realizada entre 27 e 31 de maio, em Luís Eduardo Magalhães/BA. No ano passado, a feira movimentou R$ 671 milhões em negócios. “Esse ano queremos fazer a feira do bilhão”, destaca Busato.


MASSEY FERGUSON TEM 30% DE CRESCIMENTO

As colheitadeiras e os pulverizadores estiveram entre os equipamentos mais procurados pelos produtores que visitaram o estande da Massey Ferguson na Expodireto. A marca encerrou a feira com um volume de negócios 30% superior em comparação à edição de 2013.

O pulverizador MF 9030 foi um dos destaques da empresa durante a exposição. O modelo conta com versões que possuem vão livre de 1,50m e 1,65m, uma das maiores alturas do mercado. O MF 9030 tem o chassi flexível e pode trabalhar nas mais variadas condições de solo e topografia, mantendo o conforto operacional e a tração durante toda a aplicação, informa o coordenador de Marketing do Produto da Massey, André Casali (foto). Entre os tratores, a estrela da feira foi a linha MF 7000 Dyna-6, com quatro modelos.


JEITO JACTO DE SER FAZ A DIFERENÇA NA EXPODIRETO

Nas feiras e exposições, é de praxe na Jacto que, antes do início das atividades diárias, todos se reúnam para ouvir recados gerais. O presidente Fernando Gonçalves Neto acredita que um grande diferencial da empresa é o Jeito Jacto de Ser, reforçando a importância de se relembrar os valores deixados por seu fundador, Shunji Nishimura: “Uma das bases que sustenta a nossa casa se refere a pessoas. Quando a pessoa se sente um pouco dona naquilo que trabalha, ela se envolve de tal maneira que constrói um significado particular para o que faz”, avalia. Já Valdir Martins, diretor comercial, incentiva a equipe sempre a ser melhor: “Hoje melhor do que ontem, melhor do que a meta! Temos que fazer o que fazemos de melhor: enfatizar a qualidade e segurança de nossos produtos, assim como reforçar seus diferenciais de produtividade”.


NEW HOLLAND DESTACA A LINHA T7

Durante a Expodireto, os produtores interessados puderam realizar um test drive da linha T7 de tratores da New Holland. Os modelos – três na versão mecânica e outros três na versão SemiPowershift – prometem facilidade de operação e comportam tecnologia acessível com mais conforto e comodidade para o operador. Segundo a especialista de Marketing da empresa, Patrícia Pedroso, entre as características da linha estão o alto nível de agricultura de precisão com Intellview IV (computador de bordo) e piloto automático. Em conjunto com a Tramontina, a New Holland também apresentou na feira um cortador de grama dirigível. O equipamento tem como acessórios o reboque com capacidade de carga para 200 quilos, o toldo para proteger o operador e o varredor e recolhedor de grama.


VALTRA: GERAÇÃO II DA SÉRIE A E SÉRIE A FRUTEIRO

A Valtra apresentou na Expodireto a segunda geração dos tratores da linha leve, a Série A GII e a Série A Fruteiro. Com design mais moderno, os produtos foram desenvolvidos para o segmento de tratores estreito, agora com quatros modelos, A650F (66CV), A750F (78cv), A850F (86cv) e o mais potente trator do segmento, o A950F de 94cv. A Série A Geração II apresenta novo sistema de injeção, agora com bomba em linha, que proporciona menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção, novo sistema de fixação dos radiadores de óleo da transmissão e sistema hidráulico com trilhos que facilita as limpezas periódicas. “A Série A Fruteiro chegou para mudar o conceito de tratores estreitos do mercado. Estas máquinas oferecem plataforma totalmente plana e alavancas laterais, que aumentam o conforto e a facilidade na operação”, comenta Winston Quintas, supervisor de Marketing do Produto – Tratores da Valtra.


MORGAN LANÇA NOVO HÍBRIDO DE MILHO SUPERPRECOCE

A Morgan Sementes e Tecnologia, marca comercial da Dow AgroSciences, apresentou na Expodireto o híbrido de milho MG300. O novo híbrido, com ciclo superprecoce, estará disponível para os agricultores no próximo verão. Os visitantes que passaram pelo estande puderam observar outras parcelas e experimentos com a tecnologia Powercore e com o Tratamento de Sementes Industrial, soluções que visam a melhorar a produtividade e a estabilidade produtiva das lavouras. A equipe da Morgan esteve disponível para apresentar os resultados do manejo adequado para o controle de pragas insetos.


AGROTOOLS: SOLUÇÃO PARA PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

A AgroTools, empresa brasileira líder e referência mundial no monitoramento de alimentos em grande escala, participou do Katoomba Meeting Brazil, no mês passado, em Foz do Iguaçu/PR. A empresa apresentou no evento a inovadora Plataforma Brasileira de PSA (pagamento por serviços ambientais), desenvolvida em parceria com a Forest Trends e patrocinada pela Fundação Vale. O evento, realizado em conjunto por The Katoomba Group, Forest Trends e Governo do Paraná, é considerado o grande encontro mundial do setor ambiental.


SICREDI REGISTRA MAIS DE r$ 280 MILHÕES EM NEGÓCIOS

O Sicredi encerrou a 15ª Expodireto Cotrijal com um desempenho recorde: mais de R$ 280 milhões em solicitação de crédito pelos associados de todo o Brasil. Foram R$ 66 milhões a mais na comparação com o ano passado (de R$ 214 milhões), significando uma média de R$ 122 mil por pedido e crescimento de 35% sobre 2013. Ao todo, foram 2,3 mil pedidos protocolados, representando 30,71% de crescimento sobre a procura por financiamento em 2013. Este ano, as linhas mais procuradas foram PSI Agropecuária (com crescimento de 50% sobre 2013); Pronaf Mais Alimentos (30% a mais); enquanto as demais linhas cresceram – em média – 20%.


METALFOR APRESENTA NOVO MODELO AUTOPROPELIDO

A Expodireto Cotrijal foi o palco para a Metalfor do Brasil apresentar uma nova versão do modelo de Pulverizador Autopropelido Futura 2200 AB. O modelo é equipado com transmissão hidrostática 4x4, impulsionado por quatro motorredutores e abastecido por uma bomba dupla. A motorização é um motor seis cilindros turbo da marca Cummins. O equipamento está configurado de linha com barra de 25 metros, tanque de produto de 2.200 litros, rodado 12.4x36 e pode incorporar, além do controlador de vazão, desligamento automático de seções e piloto hidráulico. Mais uma opção da linha mais completa de pulverizadores autopropelidos para se adequar às necessidades do produtor.


GRAZMEC LANÇA MÁQUINA TRATADORA DE SEMENTES

A Grazmec lançou na Expodireto Cotrijal a sua nova máquina tratadora de sementes, a GV 500i. Este novo modelo possui capacidade de tratamento de até 500 kg/minuto (soja) e rendimento de 30 mil kg/hora (soja) com fluxo contínuo. O sistema de controle é realizado em um painel eletrônico e a fabricação dos componentes de contato, com grãos e caldas, é em aço inoxidável. Com o já conceituado sistema de tratamento de sementes Grazmec Spray System, o equipamento realiza uma cobertura homogênea na semente e, devido a sua alta capacidade de tratamento, torna-se ideal para grandes propriedades e Unidades de Beneficiamento de Semente (UBS).


MICROGEO INVESTE R$ 3 MILHÕES EM NOVA FÁBRICA

A Microgeo, empresa que tem a tecnologia patenteada para a produção de adubo biológico por meio do processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC), está construindo uma nova fábrica em Limeira/ SP, sede da companhia. Serão investidos R$ 3 milhões para ampliar a capacidade produtiva de 4 mil para 10 mil toneladas ao ano, a partir do segundo semestre de 2014. A Microgeo é uma empresa familiar que deverá faturar cerca de R$ 45 milhões em 2014. A companhia começou a desenvolver os adubos biológicos em 1994 e patenteou em 2000 seu processo de compostagem, mas só passou a vender o produto em escala comercial a partir de 2006.


TOTVS LEVA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA À AGRISHOW

A Totvs participa pela segunda vez da Agrishow, em Ribeirão Preto/SP, no final do mês. A empresa tem uma unidade de desenvolvimento e oferta especializada em agroindústria, que trabalha e comercializa soluções para o segmento. Seus softwares estão presentes em 60% das empresas do setor sucroenergético do País. Das dez maiores esmagadoras de cana, oito usam soluções sistêmicas da companhia. E a Totvs apresentará na feira o que há de mais moderno em software para a indústria da cana, desde o plantio até a produção de etanol e açúcar. “Estamos empenhados, constantemente, em aprimorar nossas soluções e lançar novas funcionalidades para tornar o trabalho no campo mais produtivo e eficiente”, afirma o diretor do segmento de agroindústria, Fábio Girardi.


ALAMO: VANTAGENS DO A10 SEM FIOS

Totalmente sem fio, o A10, da empresa Alamo, utiliza a mais moderna tecnologia de comunicação sem fio (wireless) atualmente existente. O A10 é livre de praticamente todos os problemas apresentados com o uso dos monitores tradicionais que fazem uso de cabos elétricos para a interligação dos diversos elementos entre plantadeira e trator. Entre os muitos diferenciais e vantagens, pode-se citar que a instalação dos módulos sem fio e sensores das linhas é extremamente fácil (podendo ser realizado por pessoal não-técnico) e, por não ter fios ou cabos, a manutenção é praticamente zero.


PLA OFICIALIZA PARCERIA COM A TRIMBLE

A Pla do Brasil oficializou a parceria com a Trimble, empresa norte-americana especializada em agricultura de precisão. O negócio, selado diretamente com a sede nos Estados Unidos, teve tratativas iniciadas no final de 2013 e foi concretizado a partir deste ano. Sem intermediários, o produto tem valor inferior ao praticado no mercado hoje. “A tecnologia de agricultura de precisão pode ser vendida inserida nos pulverizadores da Pla ou separadamente, para ser colocada em colheitadeiras e tratores multimarcas”, frisa Tomas Lorenzzon, gerente de Marketing e Produto da Pla. A estimativa é que a operação gere um incremento no faturamento total da marca no Brasil de 7% a 8% já no primeiro mês da parceria.


KREBS LANÇA SISTEMA DE MANEJO DE IRRIGAÇÃO

Na busca de soluções que ofereçam ao produtor maior controle e precisão na irrigação, a Krebs apresenta o RED+, um sistema de manejo em irrigação que auxilia na tomada de decisões sobre quando e como irrigar. O aplicativo funciona como sistema de assinatura “on demand” (o cliente paga uma pequena mensalidade pela quantidade de hectares contratados). No projeto de instalação, a empresa faz a análise do solo e do pivô do cliente, além fornecer uma estação meteorológica portátil para ser utilizada na propriedade e gerar dados como precipitação, pressão e temperatura para o uso do sistema. “A ideia é facilitar ao máximo para o agricultor, oferecendo dados confiáveis para que ele possa tomar decisões e irrigar corretamente” explica o engenheiro agrícola Marcelo Santos, que participa do desenvolvimento e da implantação do projeto.


ANDEF COM NOVO GERENTE DE EDUCAÇÃO

A Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) contratou o engenheiro agrônomo Fábio Kagi (foto) como seu novo gerente de Educação. Conforme o executivo, seu objetivo é desenvolver um plano de trabalho focado no aprimoramento do ensino de defesa vegetal no Brasil, com destaque para a educação no campo por meio de treinamentos e capacitações dedicadas ao uso correto dos defensivos. Formado em Engenharia Agronômica pela Unesp, Kagi tem dez anos de experiência profissional. O novo executivo trabalhou anteriormente na Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda) por cinco anos na área de regulamentação.


AGRITECH UNE FORÇA E ECONOMIA NUM TRATOR DE 75CV

A Agritech, empresa fabricante dos tratores e microtratores Yanmar Agritech, vai apresentar na 21ª Agrishow, em Ribeirão Preto/SP, seu mais novo modelo de trator com 75cv, o 1175 S. O modelo é ideal para culturas que exigem força e agricultores que buscam economia. O modelo traz como grandes diferenciais o câmbio sincronizado, mais rápido e eficiente. O sistema de direção hidrostática e com grande precisão também é um dos novos diferenciais, assim como o eixo dianteiro mais robusto, o sistema de refrigeração de água e óleo integrado e o levantador de hidráulico com acionamento externo com capacidade de levante de 3.600 quilos com sistema de levantamento automático.


REFORÇO NO TIME DE EXECUTIVOS DA BEQUISA

Entrando em clima de Copa do Mundo, a Bequisa ganhou dois novos reforços. Como gerente de marketing e vendas Brasil, Rui Salazar (à dir.), engenheiro agrônomo, que atuou nas empresas Hoechst AgrEvo, Aventis e Bayer CropScience. Já como gerente administrativo e financeiro, Osmar Silva (à esq.), formado em Economia e Ciências Contábeis. Ele trabalhou grande parte de sua vida profissional nas empresas Basf e Milenia. E, por último, foi responsável pela Sille Consulting.


ANOTE AÍ

A sétima edição do Parecis SuperAgro tem como diferencial divulgar as culturas de segunda safra de Mato Grosso e ocorre de 13 a 16 de abril, em Campo Novo do Parecis/MT. Visto que Mato Grosso se tornou um grande produtor de milho de segunda safra, a feira Parecis SuperAgro visa enfatizar esse potencial. O evento ampliou sua abrangência e realiza, concomitantemente, o 3º Festival do Milho e Cine Pipoca do Parecis. O festival atrai o público urbano e propicia o entretenimento à feira. Mais informações em www.parecissuperagro.com.br


A Agrobrasília – Feira Internacional dos Cerrados, a ser realizada de 13 a 17 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na BR 251, km 05, em propriedade da Coopa/DF, é uma feira voltada aos empreendedores rurais de diversos portes que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro. O evento ocorre em meio a uma região onde são cultivados mais de 500 mil hectares, lavouras localizadas no DF, além dos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia. Mais informações em www.agrobrasilia.com.br


A Expoforest – Feira Florestal Brasileira é um evento florestal de forma estática/dinâmica focada em máquinas, equipamentos, insumos e tecnologia voltada para a produção de madeira de florestas plantadas. É um local para negócios e lançamentos de novos produtos, pois o público visitante é altamente especializado. Uma das características principais da Expoforest é que ela ocorre no meio de uma plantação de eucalipto. O evento se realiza de 21 a 23 de maio, em Mogi Guaçu/SP. Detalhes em www.expoforest.com.br