Novidades no Mercado

 

JUMIL FAZ LANÇAMENTOS EM CASCAVEL

Única colhedora de milho de uma linha com tecnologia axial, a JM 370 G, da Jumil, foi apresentada no Show Rural. Equipada com sistema espigador que separa as espigas de milho e as conduz para um sistema de trilhagem axial, o equipamento possui graneleiro com capacidade de 730 litros, bica de descarga acionada por comando hidráulico e um sistema de acoplamento ao trator que pode ser adequado conforme o modelo da máquina. A empresa também lançou uma plantadeira ideal para trigo, aveia, cevada, centeio, arroz e outros grãos finos. O chassi da JM 5027 foi projetado com estrutura de alta resistência para suportar as várias condições de trabalho.


SHOW RURAL: VALTRA COMEMORA RESULTADOS

Ser uma das líderes de venda no setor de máquinas agrícolas do Paraná, com uma participação de quase 20%, foi um dos motivos para o sucesso da participação da Valtra no Show Rural. Nos cinco dias de feira, a marca apresentou novidades e soluções completas que vêm contribuindo há mais de meio século com o desenvolvimento agrícola da região. "Como esta é a primeira grande feira do setor no ano, ela acaba sendo um termômetro para os próximos eventos. Aqui registramos volume de vendas satisfatório na feira e nosso faturamento superou as expectativas iniciais. Isso mostra que o produtor paranaense não para de investir em tecnologia", diz Luiz Cambuhy (foto), gerente de vendas. Os produtos da empresa que fizeram sucesso são da nova Linha BH Geração III, com destaque ao BH 180 (189cv), com motor quatro cilindros turbo-intercooler, opção para o agricultor que necessita ter em sua propriedade máquinas para desempenhar as mais variadas funções e atividades.


MASSEY FERGUSON ATINGE METAS NO SHOW RURAL

A Massey Ferguson iniciou a temporada de feiras atingindo a meta de negócios. No estande da marca no Show Rural Coopavel, onde 12 concessionárias atenderam, o volume de comercialização de máquinas e equipamentos foi no mesmo patamar de 2013, porém com um valor de negócios superior. "Apesar das condições em que aconteceu o Show Rural, em plena colheita de soja e plantio da segunda safra de milho, o resultado da feira foi muito bom, sinalizando para o primeiro semestre as boas perspectivas de vendas no setor de máquinas", afirma Carlito Eckert (foto), diretor comercial da empresa. Entre as muitas tecnologias apresentadas, estiveram os tratores MF 8670 e MF 8690 de 320cv e 370cv, respectivamente, os primeiros no Brasil equipados com a transmissão CVT, o mesmo conceito que leva conforto e economia de combustível aos carros mais modernos.


GERINGHOFF APRESENTA A ROTA DISC NO SHOW RURAL

A Geringhoff do Brasil apresentou uma nova linha de plataformas de milho ao produtor na feira de Cascavel. A Linha Rota Disc promove um eficiente e limpo despigamento, ao mesmo tempo em que tritura a palha, promovendo ao solo as condições ideais para uma nova semeadura. Segundo Eduardo Locks, gerente de vendas para América do Sul, "a tecnologia de trituração da plataforma Rota Disc com seus três rotores, única no mundo, requer menos potência do que a tecnologia de roçadeiras disponível hoje no mercado, conferindo, ao mesmo tempo, qualidade superior na trituração da palha".


GEOCICLO RECEBE VISITA DE MINISTRO

A Geociclo, empresa nacional de biotecnologia, recebeu a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antônio Raupp, no mês passado. A empresa foi uma das ganhadoras do Prêmio Finep 2013, na categoria Inovação Sustentável na Região Sudeste, e se destaca por corpo técnico de P&D altamente qualificado e sofisticada estrutura de laboratórios certificados pelo Ministério da Agricultura. Contando com o incentivo do MCTI e o financiamento da Finep desde 2008, a empresa desenvolve cinco grandes projetos de pesquisa. Seu principal produto, resultado de desenvolvimento interno, é o fertilizante organomineral Geofert, fabricado a partir de resíduos orgânicos do agronegócio.


NEW HOLLAND AMPLIA LINHA DE TRATORES

A New Holland aproveitou o Show Rural Coopavel para expor parte dos seus maquinários e equipamentos que atendem os produtores da América Latina, mas principalmente da região, onde a marca tradicionalmente tem a liderança em tratores e colheitadeiras. A linha T7 foi o principal lançamento. Os seis modelos de potência intermediária trazem o mesmo conceito de tratores médios da Europa. Atualmente, a New Holland conta com mais de 180 pontos de vendas no Brasil, chegando a todo o território. "Para 2014, vamos potencializar os atendimentos junto aos concessionários, trazendo mais soluções para os nossos clientes com mais flexibilidade, acessibilidade e agilidade", garante o diretor comercial para o Brasil, Luiz Feijó (foto). De acordo com ele, a marca vem há anos atuando com mais força também no Programa Mais Alimentos.


JOHN DEERE APRESENTA LANÇAMENTOS EM CASCAVEL

Investindo sempre em tecnologia e inovação, a John Deere apresentou no Show Rural novos produtos e soluções aos agricultores. Neste ano, 12 concessionários marcaram presença. Entre os muitos destaques, o principal foi o lançamento dos tratores utilitários 5078E, 5085E e 5090E com cabine. "Atendemos à demanda dos pequenos produtores e lançamos tratores utilitários com cabine, que já podem ser equipados com todo o sistema AMS, de tecnologia de precisão", explica Rodrigo Junqueira (foto), diretor de Vendas. Os tratores lançados, que fazem parte da Série 5, têm de 78 a 90cv, motor com quatro cilindros e são equipados com a transmissão Partial Synchro – sistema de seleção sincronizada, que permite a troca de marchas em movimento. Além dos novos modelos cabinados, a empresa lançou o trator estreito fruteiro 5075EF.


INTERNATIONAL ENTREGA LOTE DE CAMINHÕES AO MDA

A International entregou, ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o primeiro lote de caminhões que atenderá o estado de São Paulo. As 30 unidades do modelo DuraStar basculante 6x4 seguiram para 30 prefeituras. Com esta demanda, a montadora alcançou a marca de 322 unidades já entregues ao Governo Federal. Ao todo, irá fornecer 898 veículos que estão sendo produzidos na sua fábrica, em Canoas/ RS. Para o presidente Guilherme Ebeling, esse é um grande passo para o reconhecimento e a consolidação da marca no Brasil. "A comercialização do modelo DuraStar para o Governo Federal ampliará a participação da empresa no segmento de caminhões semipesados. Com essas entregas, os consumidores poderão atestar a eficiência e a qualidade dos nossos produtos."


GSI LANÇA SECADOR EM CASCAVEL

Assim como nas edições anteriores do Show Rural, a GSI participou com dois estandes – um na área de armazenagem e outro no setor da avicultura. "Esse é um evento de peso, um dos mais importantes do agronegócio", afirma a coordenadora de Marketing, Francieli Diana. Na área de armazenagem, a grande novidade para o Brasil foi o Portable Dryer (foto), secador compacto, com possibilidade de ser mudado de lugar. O equipamento é facilmente instalado, pois é entregue montado. É modular, podendo incorporar maior capacidade tanto na base lateral quanto na vertical. Esse modelo é indicado para determinados tipos de grãos, principalmente o feijão.


LS TRACTOR ESTREIA NO SHOW RURAL

Menor raio de giro da categoria (55º), inversor de frente e ré sincronizado (Syncro Shuttle), garantindo maior agilidade e rapidez nas operações, superredutor, direção hidrostática ajustável, possibilitando melhor ergonomia, maior vão livre (altura do solo de 50,7cm), tomada de força com três velocidades. Estas são algumas das novidades que os tratores da LS Mtron, empresa coreana que produz os tratores LS Tractor, mostraram aos produtores no Show Rural. Os modelos expostos apresentaram boa parte destas características, que, conforme o conceito de trabalho da empresa, já vêm de fábrica. "Estamos chegando no mercado do oeste paranaense para mostrar o que de mais avançado existe no mundo em termos de tratores para esta categoria", afirma o diretor comercial e de marketing, Andre Rorato.


HUSQVARNA APRESENTA O MELHOR DE SUA TECNOLOGIA

A Husqvarna – multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, incluindo motosserras, roçadeiras, sopradores, motocultivadores, cortadores de grama e tratores, apresentou no Show Rural sua linha completa de equipamentos com tecnologia e design mundialmente reconhecidos. Entre eles, as roçadeiras com tecnologia exclusiva XTORQ – modelos 533RS, 543RS e 553RS – que permitem economia de até 20% em combustível e redução de até 60% nas emissões. Já a robusta roçadeira 143R-II é ideal para serviços de roçada em fazendas e limpeza de pasto.


TITAN AMPLIA LINHA RADIAL GOODYEAR FARM TIRES

Pelo terceiro ano consecutivo, a Titan Pneus, detentora da marca Goodyear Farm Tires, levou ao Show Rural um pacote de soluções para máquinas agrícolas. Com destaque para o lançamento da nova medida 710/ 70R38 da família DT924, indicada para tratores acima de 140cv. "Outros destaques no evento foram os pneus radiais 380/80R38 DT800, indicados para pulverizadores autopropelidos, e o 600/65R28 DT824, utilizado tanto na dianteira de tratores como na traseira de colhedoras, além dos novos modelos diagonais Super Arrozeiro II, para aplicação em rizicultura, e do 400/60-15.5 Superflot II, recomendado para implementos e plantadoras", ressalta Leandro Roger Pavarin, gerente de Vendas para o Brasil.


DOBRA FATURAMENTO NA FEIRA

A participação da Pla do Brasil no Show Rural foi considerado um sucesso. Segundo Tomas Lorenzzon, gerente de Marketing e Produto, o volume de negócios na feira aumentou 100% ante 2013. "Somente com os pedidos durante o evento, o faturamento chegou a R$ 8 milhões", relata. E este volume de negócios ainda pode aumentar. A empresa levou três novas máquinas: o pulverizador 3500F, com a barra de fibra de carbono de 36 metros; o distribuidor de sólidos Pegasus 4.6; e o pulverizador Orion 250. Este último foi o carrochefe, representando 80% dos negócios. "Isto mostra que acertamos na estratégia de trazer máquinas menores para o Sul do País."


KEPLER WEBER COMERCIALIZA SETE SILOS PARA A M. DIAS BRANCO

A Kepler Weber entregou sete silos com capacidade de 18 toneladas cada para a M. Dias Branco, no porto de Aratu, em Salvador. Estes silos somam-se a outros quatro que a empresa já possuía e que também haviam sido produzidos por ela. Os silos estão localizados no Terminal Cotegipe do porto e servirão para armazenar a soja produzida na região de Luís Eduardo Magalhães/BA destinada às exportações. Uma das maiores empresas brasileiras da área de alimentação, a M. Dias Branco ainda utilizará os novos equipamentos para armazenar o trigo importado. A Kepler Weber também participou do Show Rural.


JACTO COMEMORA 25 ANOS DO PULVERIZADOR UNIPORT

O ano de 2014 marca duas comemorações importantes para a Jacto: 25 anos de lançamento do primeiro Uniport, pulverizador automotriz que inaugurou um novo parâmetro para o segmento, e os 35 anos de revolução na colheita de café, a partir do lançamento da K3, primeira colhedora de café desenvolvida no mundo. A primeira máquina Uniport foi comercializada em 1989. O modelo era articulado, o que permitia ao equipamento acompanhar bem o desenho do terreno. A ideia principal para o desenvolvimento do modelo foi possibilitar ao agricultor que, com um único veículo, fosse possível realizar diferentes operações, como pulverização e adubação. Daí surgiu o significado do nome Uniport: pórtico universal. "Pioneiro, o lançamento possibilitou o desenvolvimento de produtos mais adequados para as necessidades dos agricultores e mercados, confirmando a vocação da Jacto para a inovação", explica o diretor comercial, Robson Zofoli (no Uniport, no Show Rural).


CARRETA MULTIUSO É LANÇADA PELA GTS DO BRASIL

Os visitantes do Show Rural puderam conferir no estande da GTS do Brasil a carreta graneleira multiuso Upgrain Multi 24.000, um dos lançamentos da empresa. Conforme destaca o presidente da empresa, Assis Strasser, o equipamento oferece ao produtor a solução ideal quanto a velocidade de deslocamento, velocidade de descarga, qualidade do grão e adubo. "Estamos apresentando como diferencial em relação aos outros concorrentes alta velocidade de deslocamento e segurança em sua lavoura", explica. "As carretas são ágeis e seguras em deslocamentos de até 30 km/ h, possuem centro gravitacional muito mais baixo que o padrão em sua categoria e são capazes de substituir duas carretas convencionais com a mesma capacidade de carga."


STIHL NO PROGRAMA MAIS ALIMENTOS

A Stihl apresentou no Show Rural Coopavel a linha completa de produtos, com destaque para os sopradores, as roçadeiras e os pulverizadores, além da linha à bateria, composta por seis produtos – cortador de grama, roçadeira, podador, soprador e duas motosserras. Uma das novidades foi a adesão à linha de crédito Mais Alimentos, que financia investimentos para a modernização da propriedade rural familiar. A empresa também anunciou recentemente a contratação de Rodrigo Azambuja como gerente de Recursos Humanos. Graduado em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia de Produção, Azambuja iniciou a sua trajetória na empresa em 1994.


NOVO ARMAZENADOR SANSUY APRESENTADO NA COOPAVEL

Pelo terceiro ano consecutivo, a Sansuy, tradicional fabricante de laminados flexíveis e produtos manufaturados de PVC, marcou presença no Show Rural. A empresa apresentou o Silobunker, seu novo sistema para armazenamento de grãos a granel. A novidade, que se destina a produtores, empresas armazenadoras e cooperativas, oferece menor custo de infraestrutura por tonelada e seu funcionamento é simples: primeiro montam- se os perfis metálicos e, conforme ocorre o enchimento de grãos, vão sendo cobertos por módulos (membrana reforçada de PVC). Dentre suas principais vantagens, estão baixo custo de armazenamento, rapidez na montagem e mobilidade, uma vez que pode ser desmontado e montado em outro local. O tamanho padrão é de 10 mil toneladas de milho ou soja.


CASE IH LANÇA NO SHOW RURAL NOVOS TRATORES PUMA

No Show Rural Coopavel, a Case IH apresentou seus produtos de ponta, como a nova linha Puma de média potência, composta por quatro tratores com tecnologias antes só disponíveis nas máquinas de alta gama. Entre os diferenciais da linha, estão as opções com motores e transmissões eletrônicos, além do já consagrado sistema de gerenciamento de potência (APM), que gera economia de até 24% de combustível. Os modelos 140, 155, 170 e 185 da família Puma estão disponíveis em duas versões de motor (eletrônico para transmissão semipowershift e mecânica para transmissão sincronizada), apresentando potências máximas de 152, 168, 174 e 195cv para os modelos com transmissão semipowershift. Rafael Miotto (foto), diretor de Marketing, destaca que "os lançamentos da feira foram focados nos agricultores profissionais, que procuram fazer mais com menos, buscando economia no campo"


SEMEATO EXPÕE LINHA DE PLANTADEIRAS

A Semeato levou ao Show Rural toda a sua linha de semeadoras e plantadeiras para o plantio direto. Os visitantes puderam ver de perto o destaque especial para este ano, que é a já conhecida e consagrada semeadora múltipla SSM 33 VS, que passou por um processo de reengenharia com o objetivo de aprimorar ainda mais a sua eficiência na implantação das diferentes culturas. A alta performance da plantadeira torna ainda mais eficiente a implantação das culturas de inverno e as de verão, pois, além do excelente desempenho e qualidade da semeadura, o rendimento operacional aumenta de maneira significativa.


SYNGENTA ANUNCIA NOVIDADES PARA CANA

Para atingir o objetivo traçado de gerar negócios de US$ 1 bilhão com a cana em 2018 apenas no Brasil, a Syngenta fez dois anúncios no mês passado. Um deles é o acordo ou mesmo incremento de parceria com três importantes centros de pesquisa e tecnologia do setor sucroalcooleiro, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Energético) e o IAC (Instituto Agronômico). Pelo acordo, as instituições tornarão disponíveis seus bancos genéticos para toda a base de clientes da Syngenta. O segundo anúncio diz respeito às variedades serão utilizadas dentro da plataforma de tecnologia de plantio Plene para os produtos Plene Evolve (que são mudas desenvolvidas em viveiros pré-primários) e Plene PB (mudas pré-germinadas). "O incremento de produtividade é de 15% a 20%", explica o desempenho dos dois produtos gerados na Biofábrifa da empresa, em Itápolis/SP, o diretor de Marketing Cana-de-Açúcar, Leandro Amaral (na foto, com as mudas Plene Evolve e Plene PB).


MICROQUIMICA EXPÕE NO SHOWTEC, EM MARACAJU/MS

A Microquimica esteve presente na Showtec, feira de Maracaju/MS, onde promoveu explanações sobre os produtos, em especial aqueles com ação bioestimulante, focando na ação combinada de produtos nutricionais e biológicos. Também apresentou os resultados do estudo realizado na Fundação MS com os fertilizantes foliares Glutamin K-Libre e Microphito, reforçando os benefícios de combinar a ação nutricional com a biológica. Segundo Roberto Berwanger Batista, diretor técnico, o posicionamento combinado de aminoácidos, extratos vegetais e microrganismos benéficos às plantas, quando respaldado por uma nutrição equilibrada, é um diferencial importante. "Os resultados obtidos nas últimas pesquisas nos possibilitam customizar essa oferta de modo a melhorar ainda mais os resultados obtidos pelos produtores da região."


ECOBOOTS SE DESTACA NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

A EcoBoots, linha de botas impermeáveis da Fujiwara, marca da BSB, tem se destacado entre os profissionais da indústria alimentícia. Os calçados desta linha são produzidos em PU (Poliuretano) e, além de total impermeabilidade, oferecem isolamento térmico e facilidade de higienização, não deteriorando o calçado, vantagens para quem atua no setor alimentício. Apresentam, ainda, propriedades antiderrapantes, leveza, flexibilidade, maior absorção de impacto, conforto de calce devido à maciez e alta durabilidade. "O conforto do calçado é tão importante como a proteção, porque é sinônimo de produtividade. A EcoBoots permite que o usuário se beneficie de todas as propriedades da bota no seu uso diário, traduzindo na melhor experiência de uso possível", salienta Eduardo Elias, gerente de Produtos da BSB.


ANOTE AÍ

- A Datagro, maior empresa de consultoria em açúcar e etanol do Brasil, em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, promove nos dias 24 e 25 de março, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, o Global Agribusiness Forum 2014, o principal evento do agronegócio no mundo. O encontro vai reunir os principais especialistas do setor para debater soluções e estratégias de longo prazo. Dentre os confirmados já estão os diretores executivos das organizações internacionais do cacau, açúcar (e etanol), café e grãos, além de líderes empresariais e ministros da agricultura de diversos países agrícolas. Mais informações em www. globalagribusinessforum.com

- A 12ª edição da feira Tecnoshow Comigo, organizada pela cooperativa Comigo, ocorre de 7 a 14 de abril, em Rio Verde/GO. Máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, educação ambiental (através do Circuito Ambiental e Prêmio Gestão Ambiental Rural Comigo) e dinâmicas de máquinas são alguns atrativos. No site www.tecnoshowcomigo.com.br mais informações detalhadas sobre esta que é considerada a grande feira de tecnologia rural do Centro-Oeste

- A Agrobrasília – Feira Internacional dos Cerrados, de 13 a 17 de maio, em Brasília, é uma feira de tecnologias e negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais de diversos portes que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro. O evento é realizado em uma região reconhecida pelo papel desempenhado na ocupação agropecuária dos cerrados, especialmente pelo pioneirismo e a geração e uso de técnicas de sucesso. Mais nformações em www.agrobrasilia.com.br