Cartas, Fax e E-Mails

 

A EMBRAPA QUE ORGULHA OS BRASILEIROS

Recebemos exemplares da revista A Granja, edição nº 781, que traz reportagem sobre os 40 anos da Embrapa. Nossa satisfação foi imensa ao contemplar o reconhecimento desse importante veículo de comunicação ao trabalho da pesquisa científica, que tem a Embrapa e as instituições parceiras como integrantes.

Vania Castiglioni, presidente em exercício da Embrapa


APOIO AO MELHORAMENTO GENÉTICO

Em relação à reportagem "Catedrais que propagam o conhecimento", publicada na edição da A Granja de dezembro de 2013, o gerente executivo da Fundação Meridional, Ralf Udo Dengler, destaca que a relação desta com entidades públicas de pesquisa – leia-se Embrapa e Iapar – é de parceria e de apoio aos programas de melhoramento de soja, trigo e triticale. A Embrapa, que detém a propriedade intelectual das cultivares BRS, desenvolve variedades de soja e de trigo há 40 anos. Neste contexto, a fundação aparece como apoiadora de algumas etapas deste processo e que correspondem aos testes finais a campo, em determinados locais, melhorando a abrangência e a qualidade das informações. Dengler enfatiza ainda que a instituição Embrapa certamente continuará seu trabalho de melhoramento – com ou sem a Fundação Meridional. Entretanto, com o trabalho em parceria, as instituições conseguem dar mais agilidade neste processo, inclusive apoiando importantes ações de transferência de tecnologia. Neste mesmo sentido, reitera, também, que a parceria com o Iapar, abrange os cereais de inverno (trigo e triticale).

Fundação Meridional - Londrina/PR


MELHOR REVISTA DO AGRONEGÓCIO

Antes de mais nada, parabéns pelo número de homenagem à Embrapa. Esse é um número histórico! Vou ler com muito cuidado. Aliás, leio todos os números e ressalto informações estratégicas para minhas pesquisas. Para quem desejar se aprofundar no conhecimento da agricultura brasileira, A Granja é, de longe mesmo, a melhor revista sobre o agro brasileiro. Sem nenhuma preocupação de fazer elogio imerecido.

Mauro Lopes, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro


CORREÇÃO

Romeu Kiihl, entrevistado para o especial sobre a Embrapa veiculado na edição de janeiro, é diretor científico e melhorista de germoplasma na Tropical Melhoramento & Genética (TMG), não como foi mencionado.