Vitrine

 

O ARROZ VIVENDO DIAS ILUMINADOS

Num país com muitos e graves problemas fortuitos ou estruturais como este, não deixa de ser agradável escrever sobre algo positivo, que está dando certo. Sobretudo se o caso for de uma virada, de reversão de um quadro perverso. A reportagem de capa desta edição descreve o momento do arroz no Rio Grande do Sul, estado que gera praticamente sete a cada dez de quilos do cereal produzidos no Brasil. Os orizultores estão recebendo uma remuneração digna pela saca, as exportações estão mais aquecidas que as importações, o estado vai colher agora a sua segunda maior safra. Quer mais? 1 – tem gente muito feliz esquivando- se da monocultura do cereal plantando soja e milho nas várzeas; 2 – está todo o mundo feliz com o apoio do Governo, que injetou no setor R$ 2,7 bilhões nos últimos tempos em apoio – legítimo, nada de favorecimento – à comercialização e à renegociação das dívidas dos produtores.

Quer saber mais sobre o quadro ao lado? Além da reportagem de capa, veja a cobertura da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, evento que reuniu lideranças e autoridades em Mostardas/RS. Gostou de seguir no embalo de boas notícias? Então, o que dizer da primeira grande feira do ano, o Show Rural Coopavel, de Cascavel/PR. Os negócios foram recorde – R$ 1,8 bilhão – e não faltaram lançamentos e novas tecnologias para o desfrute dos visitantes. Como sempre, estivemos na megafeira, e tudo está na reportagem da feira e nas seções Gente em Ação e Novidades no Mercado.

Mas a edição tem muito mais, como, por exemplo, o artigo descritivo sobre a regulagem da colheitadeira de grãos, assim como um texto que detalha como tem sido a verdadeira cruzada da Embrapa para orientar os produtores de todo o País para enfrentar – e vencer – a perniciosa Helicoverpa armigera. É a Caravana Embrapa!

Boa leitura! E mais boas notícias!