Cartas, Fax e E-Mails

 

FUNDAÇÕES, TEMPLOS DE PESQUISA

Que bom que as nossas fundações de pesquisa ganharam tal espaço generoso (reportagem de capa da edição de dezembro). As fundações compõem aquela coisa boa que este país tem. Conheço o trabalho de uma ou outra e sei o quanto elas colaboram para o desenvolvimento de suas regiões. Muita gente já aprendeu muita coisa nestes lugares. Fico feliz que elas não são fechadas, bem pelo contrário, tornam público o que desenvolvem. Parabéns para as fundações e para A Granja, que divulgou o trabalho delas.

Apolinário Júnior
Ponta Grossa/PR


PARABÉNS À GRANJA E À EMBRAPA

Parabenizo A Granja pela edição especial sobre a Embrapa. Se temos hoje no Brasil uma agricultura tropical forte e pujante, devemos aos criadores da Embrapa, em especial Alysson Paolinelli, colunista desta revista. Agradeço também pelo apoio durante os sete anos que estive à frente da Rural (SRB). Em fevereiro, apontaremos o novo presidente da entidade. Por fim, 2014 é ano de eleições gerais no Brasil, e a Rural está preparada para contribuir com o debate voltado às reformas que o País precisa, com foco no amanhã.

Cesario Ramalho
presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB)


ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

Parabéns à ONU por ter instituído o Ano Internacional da Agricultura Familiar em 2014. Um reconhecimento mais do que merecido. Este segmento econômico e social merece todos os agradecimentos. Alguém tem ideia de quantos milhões de toneladas de alimentos são produzidos por ano por mãos de agricultores familiares no planeta? Eu acho que é impossível mensurar. Mas dá para se ter uma ideia que não é pouca coisa. E sempre é importante acrescentar que destacar a agricultura familiar não é desmerecer ou diminuir a agricultura empresarial. As duas são fundamentais.

Mario de Athaydes Vieira
Fernandópolis/SP


[email protected] ou acesse www.agranja.com twitter.com/#!/revista_agranja