Novidades no Mercado

 

CATERPILLAR: SÉRIE K DE CARREGADEIRAS APROPRIADAS AO AGRO

A Caterpillar convidou jornalistas para apresentar na sede da fábrica em Campo Largo/ PR, próximo a Curitiba, as novas carregadeiras de rodas de pequeno porte da Série K Cat – 924K, de 135cv, 930K, de 154cv, e 938K, de 182cv, máquinas que, pelas características, são adequadas para atividades na agricultura e na pecuária. Os modelos foram completamente reprojetados mundialmente, incorporando um novo motor que atende aos requisitos de emissões EU Stage IIIA/EPA Tier 3, além de novas funcionalidades que oferecem desempenho aprimorado, eficiência de consumo de combustível e conforto para o operador. Os modelos são equipados com sistema de transmissão hidrostática contínua, com quatro faixas de velocidade, que permite controle independente da velocidade de solo e da rotação de motor para um funcionamento eficiente das ferramentas que utilizam a força hidráulica. Também possuem nova articulação otimizada do braço de levantamento no conceito de barra Z, facilidade na escolha das ferramentas de engate rápido e caçambas para melhor correspondência da máquina ao tipo de aplicação. As máquinas da nova série operam com economia de até 35% de combustível proporcionada pelo novo motor C7.1 ACERT. "A caçamba tem a base mais larga, o que facilita a penetração, e também tem mais retenção de carga e engate mais rápido. Tudo facilita para consumir menos", descreveu o especialista em carregadeiras de rodas da empresa Rodrigo Cera. "Acreditamos que estas soluções se antecipam em relação aos concorrentes", avaliou o presidente da empresa, Luiz Carlos Calil.


SEGURO E PREÇOS NA AGENDA DA FETAG PARA 2014

Além de comemorar o bom desempenho do setor em 2013, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) elegeu para o ano que está iniciando alguns temas prioritários que serão trabalhados pelo segmento. Entre eles, estão as melhorias no seguro agrícola e no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar. Para o presidente da entidade, Elton Weber, a safra farta de 2013 e as previsões indicando mais uma safra acima da média em 2014, bem como os preços aquecidos, são motivos de otimismo para o agricultor. No entanto, o dirigente adverte que esses fatores não devem ser confundidos com euforia, pois os custos de produção, considerando combustíveis, fertilizantes e defensivos, igualmente apresentaram aumentos significativos, o que pode comprometer a rentabilidade.


EMBRAER ENTREGA IPANEMA 1.300

O avião agrícola Ipanema atingiu no mês passado a histórica marca de 1.300 unidades entregues. Produzida de forma ininterrupta há mais de 40 anos, a aeronave continua sendo um sucesso de vendas: em 2012, foram 66 unidades para clientes do Brasil e do Mercosul, aumento de 12% em relação ao ano anterior (58 aviões). Para 2013, a previsão era de 70 aeronaves entregues. "A perpetuidade do programa Ipanema se deve à sua confiabilidade e eficiência", diz Fábio Bertoldi Carretto, gerente comercial da Embraer para o Ipanema. "Ao longo dos anos, melhorias e avanços foram sendo incorporados levando em consideração as necessidades e demandas dos clientes, o que tem assegurado à aeronave a liderança no mercado em que atua."


FARSUL: NOVO ANO NO RS COM OTIMISMO

O ano 2014 será marcado por safra recorde e pelo esforço por melhorias no seguro rural e por redução da carga tributária sobre o setor agropecuário. O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto (foto), projeta a colheita de 30,2 milhões de toneladas numa área plantada de 8,4 milhões de hectares nos campos gaúchos, e os grandes destaques são a soja e o trigo. O incremento na produção é de 2,4% e, na área cultivada, de 3%. Na opinião do dirigente, mesmo que os preços indiquem redução em comparação com o ano passado, 2014 inicia com otimismo. "Temos um crescimento não apenas horizontal, com aumento da área plantada, mas também vertical, com lavouras cada vez mais tecnificadas e busca por mais produtividade e qualidade", observa.


CERTIFICAÇÃO AEROAGRÍCOLA SUSTENTÁVEL ABRE INSCRIÇÕES

Está no ar o site de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS): www.cas-online.org.br, o primeiro site com sistema voluntário de certificação para aplicadores aéreos no Brasil. O objetivo é incentivar a capacitação e a qualificação de empresas de aviação agrícola e de operadores aeroagrícolas privados. "Nessa fase do projeto vamos trabalhar os conceitos legais da operação: documentação, exigências legais que possam aferir que a empresa está legalmente habilitada para prestar o serviço. Tudo isso tem como principal objetivo averiguar se as empresas estão em dia com suas obrigações legais, evitando assim riscos de impactos legais e ambientais dessa atividade", explica José Annes Marinho, gerente de educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).


DRAKKAR AMPLIA SUA ATUAÇÃO NO CERRADO

Com forte atuação no segmento de Agricultura de Precisão no Rio Grande do Sul e com sedes em Luís Eduardo Magalhães/BA e Rio Verde/GO, a Drakkar consolida seus planos de expansão nacional com abertura de sua sede na capital do agronegócio mato-grossense, Sorriso/MT. Com uma equipe jovem, criativa e altamente especializada em fertilidade do solo e tecnologia de informação, os projetos desenvolvidos pela empresa vêm chamando atenção pela qualidade e pelos resultados obtidos. Segundo o CEO da Drakkar, Eng. Agr. Dr. Alan Acosta, em um mercado novo e muito dinâmico, a empresa precisa estar em constante inovação e crescimento. "Enxergamos o Cerrado como um grande desafio, mas os primeiros mapeamentos realizados nos impressionaram pela variabilidade e pelo potencial dos princípios de AP."


SOLUÇÕES NETAFIM ECONOMIZAM ATÉ 50% DE ÁGUA

A Netafim compartilha da ideia de evitar o desperdício de água na irrigação e assume o compromisso com a sustentabilidade por meio das soluções de irrigação por gotejamento, que economizam até 50% da água utilizada para a irrigação das lavouras. "Entendemos a importância da água e buscamos, por meio da tecnologia que oferecemos, proporcionar aos agricultores a chance de obter resultados excelentes sem desperdiçar este valoroso recurso", afirma Daniel Neves, presidente da Netafim Brasil. Entre as soluções oferecidas está o Kif Net, produto desenvolvido especialmente para o segmento da agricultura familiar.


PRODUQUÍMICA QUER AMPLIAR PRESENÇA EM ORGÂNICOS

A Produquímica acaba de dar mais um passo importante para se consolidar no mercado de cultura orgânica: 11 insumos receberam, pela primeira vez, importante certificação nacional com alcance internacional. Após auditoria documental e na unidade de produção da empresa, o IBD Certificações atestou que Sulfurgran, Produbor 10%, MIB 245, Kellus Iron, Kellus Cooper, Kellus Inox, Kellus Manganese, Kellus Zinc, Profol NiCoMo, Quelato de Cobalto e Quelato de Níquel obedecem todas as normas para uso na produção orgânica. Outros produtos da linha serão certificados em breve. "A certificação destes produtos pelo IBD é um marco bastante importante, por possibilitar que produtores de cultivos orgânicos possam balancear e complementar a nutrição de plantas já empregada com composto, esterco e demais resíduos animais e vegetais", observa Ithamar Prada, gerente de Desenvolvimento Técnico da empresa.


COAMO COMEMORA 43 ANOS DE SEGURANÇA E SOLIDEZ

A cooperativa Coamo, sediada em Campo Mourão/PR, que nasceu do sonho de 79 agricultores que buscavam uma vida melhor para suas famílias, comemorou em novembro 43 anos de vida. O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini (foto), idealizador e diretor-presidente da Coamo, comenta que, com trabalho, profissionalização e participação expressiva dos cooperados, a cooperativa é hoje referência no cooperativismo. "Do sonho dos fundadores, a Coamo sempre esteve voltada para o atendimento dos anseios e das necessidades dos cooperados. E esta deve ser a missão e a razão principal de todo o trabalho realizado no cooperativismo. Felizmente, posso afirmar que estamos cumprindo a nossa missão, de prestar serviços com qualidade e propiciar bons resultados aos nossos cooperados", destaca.


VOLVO PENTA PRESENTE NOS ESTÁDIOS DA COPA 2014

A Volvo Penta, divisão de motores marítimos e industriais do Grupo Volvo, está ampliando seu foco de atuação na América Latina. A marca é líder no segmento de motores marítimos de lazer no Brasil e, desde o início de 2013, está concentrando esforços também no mercado de motores industriais de grande porte. "O Brasil é um mercado de grande potencial. A evolução socioeconômica do País demanda por maior automatização nos segmentos agrícola, industrial e de infraestrutura, o que gera o aumento da necessidade de geração de energia", explica o diretor João Zarpelão (foto). Para atingir suas metas, a Volvo Penta aposta em relações comerciais com empresas que atuam neste mercado, como a Stemac. Os motores da marca já equipam os geradores Stemac de dois estádios da Copa do Mundo, o Beira-Rio e a Arena Amazônia.


YARA DEBATE SUSTENTABILIDADE NO CLINTON GLOBAL INITIATIVE

A Yara participou em dezembro, no Rio de Janeiro, do Clinton Global Initiative, evento que reuniu líderes mundiais dos setores público, privado e governamental para debater e desenvolver compromissos voltados ao progresso social e econômico da América Latina. A iniciativa é organizada pela Bill, Hillary & Chelsea Clinton Foundation, organização não governamental fundada pelo expresidente americano Bill Clinton. A Yara foi representada por Lair Hanzen, presidente da operação brasileira da companhia. "A Yara trabalha para promover a agricultura sustentável, ou seja, para garantir que recursos essenciais, como solo, nutrientes e água, sejam consumidos de maneira adequada. A Yara ajuda os produtores a obter o máximo de produtividade em uma mesma área, com o menor impacto ambiental e melhor uso dos nutrientes", afirma.


GSI AGROMARAU LANÇA BEBEDOURO EXCLUSIVO PARA CORTE

A GSI Agromarau acaba de lançar o Nipple Click2, um bebedouro exclusivo para frango de corte. O produto nasceu para acompanhar a evolução do segmento avícola e com o objetivo primordial de oferecer uma hidratação adequada às aves. "É comum ocorrer o alojamento de pintinhos fora do padrão considerado ideal por estudiosos: desidratados, nascidos de matrizes abaixo ou acima da idade indicada, com baixo peso inicial – pintinhos com até 30 gramas contra a faixa considerada ideal de 45 gramas – e, por consequência, com menor potencial de desenvolvimento quando comparados aos pintinhos maiores", explica a engenheira de produto da empresa, Emilene Dalmolin.


NOVOS TRATORES AGRALE DAS LINHAS 500 E 5000

Os novos modelos de tratores das Linhas 500 e 5000, o Agrale 575.4, com 75cv e indicado para culturas com espaçamento reduzido, e o 5105 4X4, com 105cv, já estão à venda na rede de distribuidores da marca em todo o Brasil. O Agrale 5105 4X4 amplia a oferta da Linha 5000. Já o 575.4 conquistou o Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2013, na categoria Inovação. A Linha 500 representa a nova geração de uma família de muita tradição, que mantém atributos já consagrados pelos agricultores e que tem como características modernidade, economia, versatilidade e robustez. Com potências de 65cv e 75cv, os modelos 565.4 Compact, 575.4 e 575.4 Compact atendem as mais diversas aplicações do segmento agrícola.


ILSA: 100 MIL TONELADAS DE RESÍDUOS VIRAM ADUBO ORGÂNICO

A multinacional italiana Ilsa, envolvida em produção, comercialização, pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores para a agricultura, alcançou a marca de 100 mil toneladas de resíduos transformados em fertilizantes orgânicos, após cinco anos no Brasil. A empresa é uma multinacional do ramo de biotecnologia para a nutrição vegetal que está presente em mais de 40 países. No Brasil, chegou em 2008 e localiza-se em Portão/RS, com uma unidade produtiva estrategicamente localizada no centro do polo coureiro/calçadista, e empreende como a única na América Latina capaz de transformar resíduos de couro curtido em fertilizantes especiais. "É uma grande quantidade que deixa de ser um problema para o meio ambiente e passa a ser uma solução sustentável na produção de alimentos", afirma o diretor Lucas Alban.


FUNDADOR DA J. ASSY APPOLO RECEBE PRÊMIO FINEP

O fundador e proprietário da J. Assy Appolo Agrícola, José Roberto do Amaral Assy, foi contemplado com o Prêmio Nacional Finep de Inovação 2013 na categoria inventor inovador. E recebeu a premiação das mãos da presidente Dilma Rousseff. O produto premiado foi o disco de plantio que faz a distribuição de milho e soja, cujo diferencial inventado por Assy foi uma rampa na parte de trás de cada furo do disco, trazendo como benefício para o agricultor uma melhor distribuição das sementes, o que agrega menos desperdício e maior produção na colheita. O Prêmio Finep é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País. Desde 1998, já premiou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas.


RETOMADA DAS EXPORTAÇÕES NA MICROQUIMICA

A Microquimica acaba de fechar contrato com a empresa paraguaia Agrícola Colonial. A já iniciada parceria engloba a distribuição de fertilizantes foliares e para tratamento de sementes e também de inoculantes. A expectativa é atingir 150 mil litros de produtos comercializados já em 2013. "Para iniciarmos as vendas junto a nosso novo distribuidor, foram investidos cerca de 20% do faturamento em ações de desenvolvimento de mercado. Desde o início das operações, há grandes perspectivas em função da cultura e da abrangência da Agrícola Colonial", afirma Jorge Ricci Junior, diretor comercial da Microquimica.


SANTA HELENA LANÇA DOIS HÍBRIDOS GMS DE MILHO

O lançamento de dois híbridos de milho transgênicos de alta produtividade para a safrinha no Mato Grosso marca a consolidação da Santa Helena Sementes no mercado de alto investimento na região. Alta produtividade e alta densidade e qualidade de grãos são as principais características do híbrido SHS 7910 PRO 2. Já o SHS 7915 PRO tem entre suas vantagens a superprecocidade, que proporciona uma colheita antecipada e melhor utilização do solo, além de combinar tecnologia VT PRO com alta produtividade. A empresa deve lançar novos produtos para este mercado em 2014, antecipa o coordenador de Marketing, Anderson Rodrigues. "Já temos uma presença importante no mercado de médio investimento do Mato Grosso e agora estamos investindo no mercado de alto investimento também. Consolidamos nossa participação neste segmento com estes dois lançamentos", explica.


CESB TEM PATROCÍNIO DE R$ 1,1 MILHÃO

O Comitê Estratégico de Soja Brasil (Cesb) desenvolve iniciativas de relevância para o aumento da produtividade de soja no Brasil desde a sua fundação. Com o investimento de R$ 1,1 milhão realizado pelos patrocinadores, o Comitê conseguiu viabilizar em 2013 o primeiro protocolo da Rede de Pesquisas, que focou na questão da adubação nitrogenada e contou com a participação de 25 instituições de pesquisa. Realizou o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, em que os dez vencedores ganharam uma viagem técnica aos Estados Unidos. "O balanço de 2013 foi muito positivo para o Cesb, pois ampliamos a nossa atuação e conquistamos um maior engajamento de produtores, técnicos e entidades de pesquisa em nossos projetos", ressalta Orlando Martins, presidente da instituição.


MOSAIC CONECTA DISCUTE NOVAS PRÁTICAS

A Mosaic, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, reuniu em dezembro, em São Paulo, líderes da agricultura e pecuária em encontro para discutir boas práticas no agronegócio. Nesta edição, tecnologia e inovação, gestão de segurança na propriedade rural, ética e outros temas relevantes para os produtores nacionais compuseram a grade de debates. "Somos parceiros de nossos clientes e, por meio do Mosaic Conecta, podemos ir além e contribuir para o desenvolvimento de seus negócios, levando conteúdo relevante e estimulando o networking", diz Tobias Grasso, presidente da Mosaic.


ANOTE AÍ

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec, de 22 a 24 de janeiro, em Maracaju/ MS, é uma feira na qual são apresentados produtos e serviços, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio. O evento é realizado pela Fundação MS e tem como principais apoiadores Sistema Famasul, OCB/MS e Aprosoja/MS e conta com a participação de outras entidades e instituições de pesquisa. www.portalshowtec.com.br


O Show Rural Coopavel será a primeira das grandes feiras agrícolas de 2014. O evento, promovido pela cooperativa Coopavel, ocorre de 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel/ PR. As principais empresas de máquinas, equipamentos e insumos estarão presentes na feira, que terá também a participação de importantes instituições de pesquisa, como a Embrapa e o Iapar. No ano passado, o público visitante ultrapassou 200 mil pessoas e o evento movimentou R$ 1,6 bilhão em negócios. www.showrural.com.br


A Datagro, maior empresa de consultoria em açúcar e etanol do Brasil, em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, entidade representativa dos produtores rurais de todo o País, promove nos dias 24 e 25 de março, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, o Global Agribusiness Forum 2014, o principal evento do agronegócio no mundo.


Mais informações sobre eventos em www.agranja.com