Armazenagem

 

KEPLER WEBER entrega maior silo do mundo

Estrutura com capacidade para 35 mil toneladas pertence à Uniagro e está sediada em Primavera do Leste/MT

Leandro Mariani Mittmann*
[email protected]

O maior silo sem torre central do mundo receberá os primeiros grãos a partir deste mês de janeiro. A estrutura apta a receber 35 mil toneladas (583 mil sacas) foi inaugurada oficialmente pela cerealista Uniagro, em Primavera do Leste/MT, no início do mês passado, em solenidade que teve a presença da cúpula da Kepler Weber, que levantou a construção de 30 metros de altura e com mais de 47 metros de diâmetro – ou 156 pés, e por isso se chama Silo 156. A obra tem capacidade para 44 mil metros cúbicos, levou 60 dias para ser erguida e resiste a ventos de até 144 quilômetros/hora. A Uniagro – Costa e Viera iniciou suas atividades em 2002, hoje tem estrutura de armazenagem para 1,72 milhão de sacas e trabalha em parceria com 400 produtores. "Precisamos expandir nosso negócio de armazenagem", justificou o investimento de R$ 4 milhões Djalma Vieira, sócio-proprietário da empresa.

Visto a necessidade de expandir a estrutura de armazenagem, a Uniagro investiu R$ 4 milhões no silo, revela Djalma Vieira, sócioproprietário da empresa

Segundo a área de engenharia da Kepler Weber, o maior silo do mundo exigiu um inédito trabalho de preparação, em que a equipe de planejamento, que trabalha no campo, foi chamada para dentro da fábrica para atuar junto aos projetistas. Uma série de "responsabilidades e desafios" esteve em pauta, desde resistência mecânica do material, qualidade de preservação e conservação do grão, segurança e bem-estar do operador e facilidade de operação. Felipe Maciel, ge- Leandro Mariani Mittmann rente de Marketing da empresa, descreve que o silo é como uma catedral, sem a torre central. "Este foi o grande desafio: estruturar um produto deste tamanho sem a torre central", explica. "A Kepler Weber tem cumprido o seu papel de liderança no segmento, mostrando que é necessário uma evolução técnica constante", avaliou o presidente da empresa, Anastácio Fernandes Filho.

O jornalista esteve em Primavera do Leste/MT a convite da Kepler Weber