Vitrine

 

EMBRAPA É O BRASIL QUE ORGULHA OS BRASILEIROS

Para comemorar seus aniversários (e foram muitos), A Granja sempre faz uma edição especial para homenagear seus leitores. Desta vez, a temática escolhida não poderia ser mais justa: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, mais conhecida como Embrapa. O primeiro desafio ao elaborar uma ampla edição especial sobre a instituição pública de pesquisa foi decidir o seguinte: o que deixar de fora? Não é fácil detalhar a história e a relevância desta instituição que completou 40 anos sem ser injusto com pessoas, fatos, méritos, feitos. Muita coisa ficou de fora. Mas, imaginamos nós, o que você verá a seguir é um relato condizente com a importância e a dimensão desta instituição.

A Embrapa é a explicação científica para o Brasil ter se tornado um exportador de alimentos, a esperança da FAO para suprir as novas demandas de comida da humanidade nas próximas décadas. Uma parte considerável dos US$ 100 bilhões exportados pelo agronegócio brasileiro em 2013 tem o dedo da empresa. Mais, tem as mãos e os cérebros de seus pesquisadores, que nestas últimas quatro décadas revolucionaram a agricultura tropical. A soja no Cerrado é obra da Embrapa, a uva no Semiárido nordestino também, assim como muitas, mas muitas conquistas. A Embrapa registrou até hoje mais de 1.400 cultivares e possui o sétimo maior banco genético do mundo, com 118 mil amostras de plantas de quase 700 espécies de expressão. Para cada real investido na Embrapa, R$ 7,80 retornam à sociedade em tecnologias, conhecimentos e empregos.

Bem, não cabe aqui seguir desfilando proezas desta empresa. O melhor é você seguir desfrutando a edição especial do nosso 69º aniversário. A equipe A Granja sente-se orgulhosa de fazer este tributo à Embrapa, uma parceira providencial para tornar nossas páginas ainda mais interessantes e úteis ao produtor nas últimas quatro décadas de edições.

Parabéns A Granja, obrigado Embrapa, e um 2014 próspero!