Agricultura Familiar

 

Aproxime-se do CONHECIMENTO via internet

Solon de Lucena Neto, assessor técnico do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar

O Brasil é hoje um dos maiores produtores de alimentos do mundo e a FAO, órgão das Nações Unidas que cuida da agricultura, aposta no nosso potencial para reduzir a fome no mundo. Por entender que uma das mais importantes ferramentas para vencer o desafio de aumentar nossa produção sem derrubar mais nenhuma árvore é a educação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) aumenta a cada ano o número de pessoas capacitadas no campo e investe na inovação. Na educação para o trabalho, para a cidadania, para a vida. O Senar é uma escola sem sala de aula que leva o conhecimento até onde o produtor e o trabalhador rural atuam. Pode ser um curral, uma área de plantação, embaixo de uma árvore ou na casa de um dos participantes dos cursos, sempre respeitando a realidade e as peculiaridades de cada grupo atendido. É assim que o Senar dissemina informações e conhecimento para melhorar a vida de homens e mulheres do campo.

do campo. Em 2010 foi criado o Portal EaD Senar, que tem o objetivo de contribuir com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural e, consequentemente, aumentar a rentabilidade dos seus negócios, garantindo a sustentabilidade do meio ambiente. Nesse portal, as pessoas do meio rural de todo território nacional têm acesso gratuito a 17 cursos e a serviços como Comunidade de Prática, sistema de Informações da Hora e às cartilhas para download. Para que o produtor, o trabalhador rural e suas famílias se matriculem em um de nossos cursos basta ter vontade de aprender e ter disciplina para estudar a distância. Não é obrigatório ter internet e computador em sua residência. Ele determina seu próprio local e tempo de dedicação ao estudo e pode acessar o ambiente por meio de qualquer computador, seja de sua casa ou na sede do seu sindicato rural, em associações, escolas agrotécnicas e/ou até mesmo em lan houses.

As aulas são oferecidas 100% online e o aluno estuda de acordo com sua disponibilidade de tempo. O ambiente mostra ao aluno em qual módulo/aula ele parou da última vez que entrou na sala de aula, além de contar com o apoio da tutoria e da monitoria, onde o tutor é a pessoa responsável para tirar as dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso e o monitor é responsável para tirar as dúvidas relacionadas ao ambiente de navegação do portal, como entrar nos chats, fóruns, comunidade de prática, etc. Os tutores e monitores agendam chats e fóruns com os alunos para que todos tirem suas dúvidas e consigam navegar e estudar da melhor maneira possível. Os questionamentos também são enviados por emails para os tutores e monitores, que têm um prazo máximo de 24 horas para respondê-los. O portal oferece também o serviço gratuito pelo telefone 0800.642.7070 para os alunos entrarem em contato com a equipe de monitores que está atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A Comunidade de Prática – Serviço oferecido pelo Senar para que pessoas do meio rural e interessados pelo segmento socializem informações, troquem experiência da área rural, façam parcerias a fim de juntos buscarem alternativas para melhorar a rentabilidade de suas propriedades e a qualidade de vida no campo – está disponível para as pessoas que se cadastrarem no portal. O serviço Informações da Hora é um clipping de notícias diárias que são enviadas para os emails das pessoas cadastradas no portal com os assuntos escolhidos por ele. Os cursos, além de serem gratuitos, são também certificados. Os alunos, ao terminarem o conteúdo, respondem uma pesquisa de satisfação e assim têm acesso ao certificado. Ao finalizar cada módulo do curso que está realizando, o aluno passa por uma etapa de exercícios referente ao assunto que acabou de ser estudado por ele.

Os cursos ofertados são desde os básicos de informática até cursos voltados para a área de gestão e empreendedorismo. Estão divididos em quatro programas, descritos a seguir:

• Programa Inclusão Digital: Primeiros Passos no Canal do Produtor, Primeiros Passos no email, Primeiros Passos na Internet, Primeiros Passos na Informática, Primeiros Passos no Word, Primeiros Passos no Excel e Primeiros Passos na Digitação. A carga horária total deste programa é de 80 horas/aula.

• Programa Escola do Pensamento Agropecuário: Direito de Propriedade, Meio Ambiente, Educação e Qualificação Profissional, Trabalho Decente, Pobreza Rural e Abastecimento e Renda. A carga horária total deste programa é de 40 horas/aula.

• Programa Empreendedorismo e Gestão de Negócios: Negócio Certo Rural, Negócio Certo Rural CD-ROM, Trabalhador Empreendedor e Com Licença Vou a Luta. A carga horária total deste programa é de 160 horas/aula.

• Programa Qualidade de Vida: Saúde Rural. A carga horária total deste programa é de 30 horas/aula.

Além dos cursos abertos oferecidos ao nosso público dentro do portal EaD Senar, uma outra iniciativa foi criada a fim de atender a necessidade de atualização do corpo técnico que atua nas capacitações de Formação Profissional Rural junto às Administrações Regionais do Senar: a Capacitação Tecnológica para Técnicos e Instrutores do Senar. Essa modalidade é, na maioria das vezes, em parceria com a Embrapa. É realizada uma capacitação presencial onde todas as aulas ministradas por pesquisadores da Embrapa são filmadas, editadas e transpostas para modalidade a distância, com o objetivo de tentar atingir o número máximo de técnicos e instrutores das áreas ofertadas. Até hoje foram filmadas as cadeias produtivas da piscicultura, heveicultura, silvicultura, ovinocultura de corte, bovinocultura de leite, floricultura e, em andamento, a bovinocultura de corte, em que os encontros estão acontecendo na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS. Até setembro foram capacitados 194.307 alunos, com índice de 62% de alunos concluintes.