Novidades no Mercado

 

VENCEDORES DO PRÊMIO GERDAU MELHORES DA TERRA

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra anunciou os dez vencedores da sua 31ª edição, na Expointer, sendo oito produtos e dois trabalhos científicos. Neste ano, o prêmio registrou 709 inscritos em suas quatro categorias. Os vencedores são os seguintes – categoria Destaque: na divisão Agricultura de Escala, o Troféu Ouro ficou com a plataforma para colheita de milho Bocuda, da Vence Tudo; Troféu Prata para a Cycloar – exaustão e aeração de silos e armazéns, da Provent do Brasil Metalúrgica; na divisão Agricultura Familiar, o Troféu Ouro foi concedido ao Sistema de Alimentação Automático para Suínos, fabricado pela GSI Brasil; e o Troféu Prata para o Derriçador de Café DCM-11, da Brudden; categoria Novidade Expointer: na Agricultura de Escala o vencedor do Troféu Ouro foi a Semeadora Quadra Venta, da Kuhn do Brasil; e o Troféu Prata foi para a semeadora-adubadora articulada Macanuda Fertilizante, da Vence Tudo; na Agricultura Familiar, o vencedor da Troféu Ouro foi o Trator Estreito Cabinado modelo 1155, da Agritech Lavrale; e o vencedor do Troféu Prata o Encanteirador de Discos e Lâminas para Acabamento do Terreno, da Metalúrgica Quatro Irmãos; Categoria Pesquisa e Desenvolvimento: entre os pesquisadores, o trabalho reconhecido foi "Desenvolvimento de um sistema para a colheita de mandioca", cujo autor principal é o engenheiro agrícola Paulo Roberto Abreu de Figueiredo, do Iapar; já no nível Estudante, foi selecionado o trabalho "Sistema de aquisição de baixo custo para combate à ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar", de Alex L. Guedes, engenheiro eletricista pós-graduando da Universidade Estadual de Londrina/PR.


JOHN DEERE FABRICA PULVERIZADOR 4630

A John Deere chegou à Expointer comemorando a marca de 100 mil tratores produzidos no Brasil e o bom momento vivido pela companhia. Durante a feira, a empresa apresentou um amplo portfólio para os produtores. Um dos destaques foi o pulverizador 4630, que agora é fabricado no País, na fábrica de Catalão/GO, e pode ser financiado pelo Finame. O equipamento tem barra de pulverização de 24 metros com acionamento totalmente hidráulico, tanque de solução de 2.270 litros e sistema AMS (Soluções em Gerenciamento Agrícola).


MAHINDRA NACIONALIZA PRODUÇÃO

Com produção na fábrica no município de Dois Irmãos/RS, a Mahindra vai iniciar as vendas de tratores por meio do Finame-PSI. Nesse momento, três modelos estão incluídos no programa de crédito: 92hp, 80hp e 70hp. A expectativa é de que as primeiras unidades comercializadas com o Finame estejam no mercado em novembro, explicam Ivan Lorenzini (à esq.), diretor Administrativo e Financeiro, e Sergio Borges, gerente da Unidade de Tratores da Bramont, fabricante dos tratores Mahindra. O foco inicial da empresa é atender os produtores dos estados da Região Sul, investindo em equipamentos com diferenciais como robustez, economia e manutenção simplificada.


CASE APRESENTA FARMALL MAIS MODERNO

No ano de comemoração dos 90 anos, a linha Farmall chegou à Expointer 2013 com um visual ainda mais moderno e desempenho com maior eficiência, ficando ainda mais arrojado e potencializando a eficiência de vários elementos. A empresa ainda destacou na feira seu segundo modelo de colheitadeiras de arroz, a Axial- Flow 2688 Arrozeira. Por ser uma das culturas mais importantes do Rio Grande do Sul, os produtores podem, agora, contar também com esse novo modelo que se junta a já consagrada Axial-Flow 2799 Arrozeira.


OXI COMUNICAÇÃO EM SEDE PRÓPRIA

A Oxi Comunicação, agência com sete anos de mercado, acaba de mudarse para uma sede própria, em Porto Alegre. Seus 25 colaboradores dividemse entre a matriz e a filial, em Campinas/ SP, também em fase de ampliação. Clientes como John Deere Agricultura, Irrigação, Construção e Florestal, Cooplantio e Ricetec proporcionaram à Oxi a especialização em agronegócio. Para a agência, gerir marcas começa com gerir bons relacionamentos. E isso significa manter relações baseadas em transparência, responsabilidade e comprometimento.


RODADO DUPLO DA MARINI

A Marini lançou na Expointer um Rodado Duplo Compacto com engate rápido para pneus 12.4x24, 14.9x24, 14.9x26 e 14.9x28. O sistema promete mais estabilidade para tratores pequenos como os que são utilizados na fruticultura e nas áreas de café. O engate rápido foi projetado para oferecer mais praticidade, facilidade e um melhor desempenho do equipamento. Entre os benefícios do rodado duplo também estão a menor compactação do solo, a economia de combustível, a diminuição do desgaste dos pneus e o aumento da tração do trator em até 15%.


TIMACAGRO LANÇA FERTILIZANTE

A TimacAgro está lançando um fertilizante sólido para aplicação de plantio no mercado brasileiro. O Basiduo proporciona mais resultados com ótimo custo/benefício porque contém em sua formulação um complexo orgânico exclusivo, o MPPA DUO. Essa tecnologia, exclusiva da empresa, proporciona ganhos combatendo os principais problemas de fertilização com três ações significativas: proteção, atração e absorção. O produto apresenta uma ação protetora dos nutrientes, que estão presentes no grânulo do fertilizante, evitando perdas de fósforo por reações com outros elementos ou por lixiviação de potássio e nitrogênio.


FALKER PARTICIPA DA APSUL AMÉRICA

No mês passado a Falker participou da segunda edição do Congresso Sul- Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS. Além da tradicional linha de instrumentação, no estande da empresa foi possível conhecer o Kit AP da Falker, "nossa solução completa para a primeira etapa da agricultura de precisão, que envolve coleta e análise de informações", informa a empresa. O Kit AP é a única solução do mercado com tecnologia totalmente própria, composta por amostrador de solo, coletor de dados e software para geração de mapas.


MASSEY TEM PRODUÇÃO NACIONAL DE PLATAFORMA

A Massey Ferguson anunciou durante a Expointer a nacionalização da plataforma de corte de grãos Draper DynaFlex 9250, que equipa as colheitadeiras axiais MF 9690 e MF 9790 ATR II. A produção interna fará com que os modelos sejam entregues de forma mais rápida e com a opção de venda pelo Finame. O equipamento será fabricado em Santa Rosa/RS. Na feira, os produtores conferiram de perto as colheitadeiras MF 9690 ATR II e MF 9790 ATR II. Equipadas com uma nova geração de motores, o 84 Wi, as máquinas têm maior eficiência no consumo de combustível e ainda um aumento da estabilidade no funcionamento dos sistemas.


MONARCA DO ARROZ DA RICETEC NO RS

O príncipe Constantin, de Liechtenstein, acionista da RiceTec, esteve no Brasil no mês passado para acompanhar o início das obras da segunda estação experimental da multinacional no Brasil, em Santa Maria/RS (a outra fica em Roraima). O projeto tem investimento de R$ 20 milhões e ocupará 200 hectares. "A estação experimental de Santa Maria integrará o nosso projeto regional de desenvolvimento de linhas para a obtenção de híbridos com características de qualidade adaptados ao Mercosul, em especial ao Rio Grande do Sul, maior produtor e polo de tecnologia em arroz do País", afirmou Constantin (foto). A empresa responde por 9% da área plantada de arroz irrigado no estado – cerca de 60 mil hectares. E a previsão dos diretores é dobrar a participação em cinco anos.


AGRITECH APRESENTA SEU MAIS NOVO TRATOR

Na Expointer ocorreu o lançamento da nova linha de tratores 1175 Yanmar Agritech, de 75cv, fabricados pela Agritech. Os novos produtos têm menor raio de giro e tomada de potência econômica. Segundo Nelson Watanabe, gerente de Vendas, os novos modelos chegam para atender uma expectativa do mercado e oferecer ainda mais vantagens ao produtor. "Esses modelos, agora com tomada de potência econômica e menor raio de giro, complementam a linha de tratores 1175. Esta era uma necessidade que alguns agricultores nos solicitavam e não podíamos deixar de atendê- los", explicou.


PULVERIZADOR SP2500 DA NEW HOLLAND

A New Holland levou para a Expointer 2013 o Pulverizador Defensor SP2500. As principais vantagens competitivas do produto são a predisposição da máquina para itens da agricultura de precisão, como piloto automático, recursos de corte de seção e, principalmente, o sistema de injeção direta. Além das inovações tecnológicas, o novo pulverizador SP2500 possui distribuição de peso 50x50, ou seja, o tanque localiza-se no centro da máquina, proporcionando menor compactação do solo, tendo uma melhor distribuição de peso.


FOTON AUMARK PRESENTE NA EXPOINTER

A Foton Aumark do Brasil, representante no País para caminhões leves, médios e pesados da fabricante chinesa Beiqi Foton Motor Co. Ltd., participou da Expointer, em Esteio/RS. A empresa apresentou em seu estande a linha completa dos veículos comerciais Aumark: 3.50 AK, 6.50 AK e 8.60 AK, que foram desenvolvidos para atender diferentes necessidades dos clientes e possibilitar lucratividade para transportadores, frotistas e autônomos. "Além de participar de uma das maiores feiras da Região Sul, estamos vivenciando a satisfação pela calorosa acolhida do Rio Grande do Sul ao anúncio e à confirmação da construção da nossa fábrica na cidade de Guaíba", justificou Marcos Leandro, diretor de Vendas.


STARA LANÇA O TRATOR ST MAX 105

A Stara lançou oficialmente na Expointer o ST MAX 105, o trator da empresa. A máquina tem um grande diferencial: vem equipado com piloto automático de série e o controlador Topper 4500. Além disto, tem inversor mecânico sincronizado e é totalmente compatível com o pacote APS (Agricultura de Precisão Stara), que tem conexões de espera para implementos com tecnologia Stara. O motor tem potência de 105cv, e o reservatório de combustível, capacidade para 120 litros, o que permite longas horas de trabalhos diários.


CAPITAL DO CAFÉ GANHA CONCESSIONÁRIA LS TRACTOR

A primeira concessionária de tratores entre todas as marcas de Três Pontas, no sul de Minas Gerais, cidade conhecida por ser a capital nacional do café, foi inaugurada em setembro. A concessionária Terra Café está abrindo uma loja da fabricante sul-coreana de tratores LS Tractor. A proposta é atender a 60 municípios da região, com destaque para Boa Esperança, Três Corações e Varginha, conforme declara o seu gerente de Negócios, Antonio Lúcio Santos Júnior. A empresa começou como revendedora de fertilizantes e sementes, evoluiu para implementos agrícolas e, agora, para incrementar os negócios e oferecer uma solução de continuidade aos clientes, oferece tratores.


VOLKS EXPÕE AMAROK E SAVEIRO NA EXPOINTER

A Volkswagen apresentou na Expointer a picape média Amarok Highline com a transmissão automática de oito marchas, que é a mais moderna e eficiente de sua categoria, além da Amarok Trendline, também com transmissão automática, e a versão de entrada Amarok S. A empresa também expôs a linha 2014 de sua picape compacta Nova Saveiro Cross e Nova Saveiro cabine simples. A Amarok Highline com transmissão automática, freios ABS off-road e a tração integral 4MOTION permanente. E é oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x2 e tração 4x4, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito.


VALTRA APRESENTA TRATORES BH GERAÇÃO III

Para atender um perfil que exige equipamentos cada vez mais eficientes no campo, a Valtra apresentou durante a Expointer sua nova linha de tratores BH Geração III. Para ampliar as opções de potência, chega ao portfólio da marca o modelo BH 135i (137cv), com motor 4 cilindros turbo-intercooler. Completam a Geração III os novos tratores BH200 (200cv) e o BH210i (210 cv). Os tradicionais modelos BH145, BH165 e BH180 também receberão no início de 2014 o pacote de tecnologia apresentados na Linha BH Geração III.


RAM 2500: FORÇA, CAPACIDADE E CONFORTO

Lançada em 2012, a nova geração da Ram 2500 teve o visual refeito, com traços mais retilíneos e "muscolosos", e, além disso, passou por mudanças profundas no conjunto mecânico. O motor foi trocado por outro turbodiesel Cummins mais moderno e eficiente, de 310cv e 84,6 mkgf de torque, combinado a um câmbio automático de seis marchas. A tração tem caixa 4x4 com reduzida. Com tanta força disponível, a Ram 2500 é capaz de rebocar mais de 5.500 quilos, quando equipada com um kit de engate e reboque da Mopar, específico para este tipo de carga. Oferecida em versão única, Laramie, cabine – para seis pessoas – ficou bem mais espaçosa, especialmente no banco traseiro.


TITANIUM É INOVAÇÃO NO PLANTIO

Dosador mecânico de sementes que proporciona alto percentual de redução de duplos e falhas, indicado para algodão, feijão, milho, soja e sorgo, trocando apenas os discos e anéis. Este equipamento da Titanium é simples de ser usado por se tratar de um sistema a disco, com uma manutenção descomplicada. Possui como diferenciais o seguinte: o visor que permite a visualização do disco trabalhando em tempo real; três poliflows (organizadores) de poliuretano que atuam na diminuição das possibilidades de danos mecânicos nas sementes; e o escovaflex, que trabalha expulsando as sementes que não caíram por gravidade.


ANOTE AÍ

As principais montadoras se reúnem de 28 de outubro a 1º de novembro na Fenatran - Salão Internacional do Transporte, referência na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas e operadores logísticos. O evento promove a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento. A Fenatran se realiza no Anhembi, em São Paulo. Mais informações no site www.fenatran.com.br


Bento Gonçalves/RS sedia de 17 a 22 de novembro a 20ª edição do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. O evento deste ano deve reunir mais de 3 mil pesquisadores nacionais e internacionais. Com forte apelo educativo, o tema central "Água – Desenvolvimento Econômico e Socioambiental" foi escolhido pela comissão organizadora por estar relacionado ao momento complexo que atravessa a economia mundial e suas implicações na agenda de recursos hídricos, em particular no Brasil. Informações em www.abrh.org.br/xxsbrh


A Agritechnica, o encontro global sobre a área da técnica agrícola, ocorre em Hannover, Alemanha, de 12 a 16 de novembro. A megafeira agrícola internacional é um lugar para conferir as inovações do ramo, concretizar tendências e discutir visões. As principais empresas que oferecem produtos e serviços agrícolas do mundo estarão neste evento. Mais informações em www.agritechnica.com

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com