Aqui Está a Solução

 

PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Tenho interesse em saber qual é a produção atual de biodiesel do Brasil, quais os estados que mais produzem e quais as matériasprimas mais utilizadas. Agradeço se puderem me ajudar com essas informações.

Carlos Eduardo Ribeiro
Campinas/SP

R- Caro Carlos Eduardo, a produção de biodiesel, registrada entre janeiro e junho de 2013, atingiu 1,4 bilhão de litros, um crescimento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram produzidos 1,24 bilhão de litros. O volume é recorde para os seis primeiros meses do ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O Rio Grande do Sul foi o principal produtor de biodiesel no primeiro semestre, com 29,5% de toda a oferta do biocombustível, seguido de Goiás, com 20,5%, e de Mato Grosso, com 15,4%. O Centro-Oeste respondeu pela maior parcela do biodiesel fabricado (43%), seguido pelas regiões Sul (35%) e Nordeste (11%). O óleo de soja continua ganhando espaço como fonte para a produção de biodiesel. Em virtude do inverno – período em que é limitada a utilização do sebo bovino – e da expressiva disponibilidade de óleos vegetais no mercado, o óleo de soja acumula, em 2013, participação de 74% na fabricação do biocombustível, seguido do sebo bovino (19%) e do óleo de algodão (2%). As demais matérias-primas respondem por 5% do biodiesel produzido, com destaque para o óleo de fritura usado, que já representa mais de 1% de toda produção nacional.


GENÉTICA DO MAMÃO

Que características agronômicas devem ser consideradas no melhoramento genético do mamoeiro? Grata pela ajuda.

R- Segundo os pesquisadores da Embrapa, as características agronômicas que devem ser consideradas no melhoramento genético do mamoeiro são: resistência a pragas e doenças; resistência a agentes abióticos; ausência ou ocorrência mínima de flores hermafroditas carpeloides e de flores hermafroditas penandras; frutificação precoce, vigorosa e em altura inferior a 90 cm; produção igual ou superior às cultivares atualmente utilizadas; peso médio de fruto de 350 a 600 g (Grupo Solo) ou de 800 a 1.100 g (Grupo Formosa); casca lisa e sem manchas; polpa vermelho-alaranjada; cavidade ovariana pequena e em formato de estrela; polpa com espessura superior a 20 mm; Brix acima de 14º; e maior longevidade pós-colheita dos frutos.

Natália Rubens
Torres/RS