Vitrine

 

HELICOVERPA, O PALAVRÃO DO MOMENTO

Quer tirar o sorriso do rosto de um produtor do Oeste da Bahia? Mencione duas palavras: Helicoverpa armigera. É o nome científico de uma lagarta que acabou de desembarcar no Brasil – e ninguém sabe qual foi seu "meio de transporte". Mas os primeiros registros da sua (inconveniente) presença se deram na região baiana, sendo que agora ela já tem dado o ar da graça em outros territórios. E os prejuízos deste bichinho comilão já são mensurados em bilhões de reais. E o pior: para ela, pode ter certeza, a safra de verão promete ser suculenta. Então, o que fazer para enfrentar a tal... bem, você sabe. Fomos ouvir os maiores especialistas brasileiros nesta praga – experts formados às pressas – e este é o assunto da nossa reportagem de capa. Não só a lagarta ganhou a nossa atenção, mas também velhas conhecidas: ferrugem asiática, lagartas do milho, mofo branco.

Vamos mudar para um assunto bem melhor? Destaques A Granja do Ano, a premiação promovida por esta casa e que se consolidou em 28 anos como a mais importante láurea do agronegócio brasileiro teve a festa de entrega dos troféus durante a Expointer. O jantar da tradicional premiação foi uma noite inesquecível. Confira na edição o especial da festa e, nesta página, o momento em que todos atentos assistiam a um vídeo sobre os 68 anos d'A Granja.

Bem, nesta linha de bons assuntos, a nossa jornalista Denise Saueressig esteve na sede da Bayer CropSciense, em Monheim, na Alemanha, e relata os planos da empresa para a agricultura mundial e, sobretudo, a brasileira.

Já deu para ver que esta edição vale à pena. Mas tem muito mais. Relatamos o que foi concluído em megaeventos como o Congresso de Sementes, o Fórum de Agronegócios e o Congresso de Fertilizantes. E não é só isso!

Boa leitura! E boa cruzada contra "ela"!