Aqui Está a Solução

 

VIDA ÚTIL DOS CITROS

Tenho interesse em saber qual é a vida útil de uma laranjeira, em condições de tratos culturais corretos. Também queria saber se é procedente a afirmação de que a cobertura morta favorece o crescimento da planta e prolonga a vida útil do pomar. Agradeço a informação.

Luiz André Pacheco
Ribeirão Preto/SP

R- A vida útil econômica das plantas cítricas varia de acordo com o clima e o local de cultivo, informa a Embrapa. Nas regiões de clima subtropical não é raro encontrar plantas com 50 anos produzindo satisfatoriamente. Nos trópicos, possivelmente devido às temperaturas mais elevadas e às florações contínuas ao longo do ano, a vida útil mostra-se mais curta. Em São Paulo, o período produtivo das laranjeiras estende-se, em média, até 25 anos. Na Bahia, em condições de sequeiro, a vida útil alcança 15 anos. A cobertura morta reduz as perdas de água do solo; diminui os efeitos do estresse hídrico sobre a planta; permite controlar o mato; e recicla e disponibiliza nutrientes, favorecendo a vida microbiana do solo e estabelecendo condições mais adequadas para o crescimento e o aumento da longevidade das plantas.


PLANTIO DE GIRASSOL

Qual é a área plantada com girassol atualmente no Brasil e qual o estado que mais cultiva a planta? Desde já, obrigada.

Cristina Dias Rossoni
Sidrolândia/MS

R- Prezada Cristina, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área cultivada com girassol na safra 2012/2013 é de 68,9 mil hectares, o que representa uma redução de 7,5% em comparação com o período 2011/2012. A maior área plantada está em Mato Grosso, onde o girassol ocupou 49,4 mil hectares no ciclo 2012/2013. A produção brasileira de girassol é calculada em 110,4 mil toneladas, segundo a Conab.