Novidades no Mercado

 

JUMIL: PLANTADORA DE HORTALIÇA É DESTAQUE NA HORTITEC

Mais uma vez a Jumil se destaca em um mercado que é muito significativo quanto a necessidades de implementos agrícolas ao lançar a Plantadora de Hortaliças JM2400 Natura, equipamento inédito no Brasil, uma geração de plantadoras de hortaliças concebida com foco na precisão de plantio. Conforme o gerente de engenharia Fabio Chencci, este equipamento traz como principais avanços o plantio em linhas duplas com distribuidores de sementes individuais para cada linha e um novo distribuidor de sementes, concebido especialmente para o plantio de hortaliças.


ANDEFEDU PROMOVE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

A área de educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andefedu), em parceria com o Centro de Paula Souza, promoveu o curso de Manejo Integrado de Doenças das Plantas, em Jundiaí/SP. O objetivo foi difundir e desenvolver os pré-requisitos dos sistemas de produção integrada e as relações com a sustentabilidade dos sistemas produtivos. "Nossa proposta é atualizar os professores com novas informações sobre o setor, principalmente, em relação ao manejo de pragas. Assim, os professores poderão difundir estes conhecimentos aos alunos e cooperar com o desenvolvimento do agro brasileiro", explica José Annes Marinho, gerente de educação da Andef.


APROBIO ELEGE NOVOS CONSELHOS

A Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) realizou assembleia geral de associados em São Paulo, no mês passado, para eleger os novos Conselhos de Administração e Fiscal. O presidente do Conselho de Administração, Erasmo Battistella, foi reconduzido ao cargo por aclamação para mais um mandato de dois anos. Ao seu lado, na vice-presidência, assumiu o conselheiro Rodrigo Prosdócimo Pansera Guerra. Os demais conselheiros são Adilton Sachetti, Alberto Borges de Souza e Alexandre Pereira da Silva. Junto com Battistella e Guerra, todos já compunham o conselho na primeira gestão da associação e agora contam com dois novos colegas: Orlando Palocci Neto e Leandro Teixeira Martins Ribeiro.


'MESTRES DO CAMPO', DA TIMACAGRO, REÚNE GRUPO DE PESQUISA

A TimacAgro, empresa do grupo francês Roullier, realizou em junho, em São Paulo, mais uma edição do programa "Mestres do Campo". O encontro foi direcionado ao único grupo de pesquisa no meio de fertilizantes, formado por 50 seletos pesquisadores de importantes órgãos e entidades das áreas de florestamento, citricultura e cana. O objetivo da iniciativa é reunir esse público formador de opinião em um fórum sobre fertilidade do solo e nutrição de plantas. A programação teve palestra internacional de Jean Claude Yvin, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Groupe Rollier, que abordou a exploração de algas marinhas.


STIHL: CONCURSO CULTURAL PELOS 40 ANOS NO BRASIL

A Stihl celebra 40 anos no Brasil em 2013 reconhecendo que são as pessoas e suas histórias que fizeram e continuarão fazendo o sucesso da empresa. Por isso, lançou o concurso cultural "Conte sua história", que presenteará com produtos Stihl os cinco melhores relatos com a marca – seja por meio do uso dos produtos, do trabalho com a empresa ou de outros fatores que marcaram vidas com a marca. O concurso é inspirado no novo slogan da empresa, "Sua história faz a nossa história", lançado em comemoração ao aniversário. Para participar, acessar www.contesuahistoria.stihl.com.br. O prazo é 30 de agosto.


TOTVS LANÇA PLATAFORMA FLUIG

A Totvs apresenta o Fluig, nova versão de sua plataforma de gestão unificada de processos, documentos e identidade. A novidade traz como principais funcionalidades as tecnologias GED, Workflow, BPM, ESB, IDM, Mall e Analytics, todas integradas com conceitos de rede social, interface colaborativa e hospedagem na nuvem. O Fluig foi apresentado pela vice-presidente de Negócios, Marilia Rocca, durante o Universo Totvs, em São Paulo. "O usuário acessa a informação, com segurança, a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer tela", explica Marilia. O lançamento do Fluig culmina em uma reorganização do portfólio da empresa, que atende dez segmentos, como a agroindústria. Após o lançamento do Fluig, na sala da Agroindústria, os diretores Fabio Girard e Regi Júnior (esq. para dir.) fizeram apresentação das soluções para o setor.


METALFOR PARTICIPA DE VÁRIAS FEIRAS

A Metalfor participou de todas as recentes grandes feiras realizadas no País: da Agrishow, em Ribeirão Preto/SP, entre o final de abril e o início de maio, da Agrobrasília, em Brasília, em meados de maio, e da Bahia Farm Show (na foto), em Luís Eduardo Magalhães/BA, entre o final de maio e o início de junho. No evento baiano a empresa mostrou seus lançamentos na linha de pulverizadores. Desde a edição de 2008 da Bahia Farm Show, como é de costume, a empresa se apresentou junto a sua parceira no Oeste da Bahia, a Bamagril.


COPA TROLLER HOMENAGEIA DIA DOS NAMORADOS

A Copa Troller é a competição esportiva que permite a maior integração entre os participantes. E, no mês passado, o Dia dos Namorados mereceu uma homenagem especial a casais que disputam as etapas. Um vídeo especial foi produzido com depoimentos de competidores que mostraram uma visão de como aproveitar o rali para fortalecer a vida conjunta também nas trilhas com muita emoção e adrenalina. O vídeo foi gravado durante uma das etapas do rali. Os depoimentos foram dados por duplas de piloto e navegador formadas por casais de namorados como apresentado no link www.youtube.com/ watch?v=X271l4c7ztc


MICROQUÍMICA LANÇA VORAX NA HORTITEC

A Microquímica participou da Hortitec, em Holambra/SP, em junho, com o lançamento do Vorax, fertilizante foliar com ação bioestimulante. Além do lançamento, a empresa apresentou ao público sua nova logomarca, representando seu novo posicionamento. O Vorax, que tem alta concentração de aminoácido que promove efeitos bioestimulantes, promove a brotação, aumento do teor de clorofila e, consequentemente, fotossíntese, maior resistência aos estresses e maior aproveitamento do nitrogênio aplicado. "Esse evento marca a retomada dos investimentos da empresa no setor de hortaliças", destaca Jorge Ricci Junior, diretor comercial.


TECNOLOGIAS LIMPAS DA HUSQVARNA

A Husqvarna investe em tecnologias limpas e que evitam o desperdício dos recursos naturais. Entre as soluções desenvolvidas, está o soprador para limpeza e remoção de detritos sem uso de água e a tecnologia X-Torq, encontrada em diversos equipamentos e que permite uma economia de até 20% no consumo de combustível e uma redução de até 60% nas emissões de poluentes. "Com mais de 320 anos de história, a Husqvarna pode ser considerada uma referência quando o assunto é inovação e desenvolvimento de tecnologias exclusivas", explica Graziela Lourensoni, gerente de marketing e produto para América Latina.


AGCO TEM NOVO DIRETOR DE MARKETING

O novo diretor de marketing para a América do Sul da AGCO é Alfredo Jobke (foto). O executivo, que ficará sediado na fábrica de Canoas/RS, possui larga experiência no segmento de máquinas agrícolas e será responsável pelas áreas de Inteligência de Mercado, Comunicação, Planejamento, Precificação e Administração de Vendas. Jobke graduou- se em Agriculture Economics pela Universidade Belgrano, na Argentina, com MBA em Gestão de Negócios. Ele comandará uma equipe de mais de 80 profissionais e responderá diretamente para Bernhard Kiep, vicepresidente de Marketing, Pós Venda, Gestão de Produtos e Desenvolvimento de Concessionárias AGCO América do Sul.


VALTRA NA BAHIA COM PORTFÓLIO COMPLETO

A Valtra esteve em mais uma Bahia Farm Show atenta a esta nova fronteira agrícola, o Oeste baiano, e pronta para atender às necessidades dos produtores locais. A marca apresentou em Luís Eduardo Magalhães todas as novidades e soluções completas que contribuem, há mais de meio século, com o desenvolvimento agrícola do estado. Como a nova Linha BH Geração III, com design totalmente inovador, incluindo cabine e sistema hidráulico, que, além de moderno e arrojado, melhora muito o raio de giro das máquinas. Os modelos farão parte da linha que chega para ampliar as opções de potência, entre eles, o trator BH 135i (137cv), com motor quatro cilindros turbo-intercooler.


AGRALE PRODUZ TRATORES NA ARGENTINA

A Agrale iniciou em maio a produção de tratores em sua planta localizada na cidade de Mercedes, na Província de Buenos Aires, Argentina. A primeira unidade fabricada foi do modelo BX 6.110, da Linha 6000, a de maior potência da marca. A produção de tratores na Argentina faz parte da estratégia de internacionalização da Agrale e é resultado do plano de investimentos de US$ 12,5 milhões, anunciado em dezembro, que incluía a instalação de uma segunda linha de montagem de veículos. O objetivo é agregar, na planta de Mercedes, a produção de tratores e ampliar a de chassis para ônibus e caminhões.


GUATAMBU INAUGURA VINÍCOLA ENOTURÍSTICA

A Guatambu Estância do Vinho inaugurou sua vinícola em Dom Pedrito/RS, prometendo ser referência em enoturismo na Campanha Gaúcha, considerada umas das regiões mais promissoras do Brasil para vinhos finos. Um dos atrativos será o turismo rural, apresentando ao visitante a cultura da região do Pampa, já que o empreendimento foi implantado no coração da Estância Guatambu, propriedade com 56 anos. O prédio revela arquitetura no estilo espanhol com galeria de acervos da Estância, auditório, varejo, parrilla e salão de eventos para 200 pessoas. A estrutura total conta com 3 mil metros quadrados, em dois níveis.


TRAPP E O SOPRADOR/ASPIRADOR SF 3000 ELÉTRICO

Para facilitar o trabalho de limpeza, a Trapp já há alguns anos lançou no mercado o soprador/aspirador SF 3000 elétrico. Este produto oferece uma solução fácil e eficiente para cuidar melhor do seu jardim, varrendo (por meio do soprador) ou recolhendo (aspirador), folhas secas, restos de grama e outros detritos. Trata-se de um equipamento leve, fácil e rápido de usar. O tubo telescópico de altura regulável, se adapta perfeitamente à uma posição confortável para o trabalho do operador. O soprador/ aparador SF 3000, da Trapp, é fabricado nas versões 110 ou 220 volts.


JACTO RECEBE PRÊMIO CENTRO DE CITRICULTURA

A Jacto ganhou em junho, durante a abertura oficial da 39ª edição da Expocitros, em Cordeirópolis/SP, o Prêmio Centro de Citricultura 2013. De acordo com Marcos Machado, diretor do Centro de Citricultura, a premiação é uma homenagem pelo comprometimento da empresa com a citricultura. "A homenagem é justa e representa nesse momento o grande compromisso da indústria de máquinas com o setor e com esse evento, que é o mais importante do segmento", frisou. Para a Jacto, que participa do evento desde a primeira edição, o prêmio reflete a importância e o reconhecimento do trabalho para a citricultura. Chikao Nishimura (foto), membro do Conselho de Administração, recebeu o prêmio em nome da Jacto.


SCANIA VENDE 255 CAMINHÕES AO GRUPO TORA

A Scania foi a marca escolhida para renovação e ampliação da frota do Grupo Tora, após oferecer a mais completa solução do mercado para as necessidades de transporte da empresa, com matriz em Minas Gerais. Ao todo, foram vendidos 255 caminhões, que vão atender as duas transportadoras do grupo – Tora Transportes e Usifast –, principalmente para carga siderúrgica. "Esta venda tem grande relevância, pois conseguimos atender a todos os anseios do Grupo Tora, que buscava uma marca completa, que não vendesse apenas produto", afirma Roberto Leoncini, diretor- geral da Scania do Brasil.


FORD LANÇA NOVA VERSÃO DA RANGER

A Ford reforça a linha da Nova Ranger com o lançamento da versão XL. Com motorização 2.2 diesel, esta versão faz parte da linha 2014 da Nova Ranger e agora gera 150cv, garantindo mais desempenho em diversos terrenos. "A Nova Ranger mudou os padrões da categoria com seu design moderno, novas tecnologias, conforto, segurança e dirigibilidade. O objetivo da Nova Ranger 2.2 é atender uma ampla gama de serviços com um veículo funcional. A sua modernidade é um fator importante para diversas atividades econômicas", diz Kátia Ribeiro, supervisora de Produto.


ISLA LEVA HÍBRIDOS À HORTITEC

A Isla apresentou na Hortitec, em Holambra/SP, em junho, sua linha completa de híbridos de alto desempenho em abóboras, abobrinhas, alfaces, beterrabas, cenouras, couve-brócoli, melancias, melões, pimentas, pimentões, rúculas e rabanetes. Entre os destaques também estão os tomates híbridos com sabor agregado. Também foi exposta a linha para Horta em Casa, Isla PAK, composta de sementes e de produtos diferenciados para nutrição, irrigação e cultivo, como o fertilizante Fertigarden, o gotejador Rega Fácil e a mangueira de irrigação Magic Rain.


MBAC FERTILIZANTES APRESENTA ESTRATÉGIA PARA OESTE DA BAHIA

Na Bahia Farm Show, no mês passado, em Luís Eduardo Magalhães, o presidente e Chief Operating Officer da MbAC Fertilizantes, Roberto Busato Belger, anunciou o início das operações do projeto Itafós Arraias SSP, em Arraias/TO, para este mês. Serão produzidas 500 mil toneladas de SSP+N por ano, produto de alta qualidade e rápida absorção. "Este é um dos fertilizantes fosfatados mais completos do mercado, pois garante uma boa qualidade na distribuição e promove estabilidade dos grânulos, evitando o esfarelamento e geração de finos. O Superfosfato Simples Amoniado colaborará com o ganho em produtividade na lavoura e o consequente desenvolvimento agrícola no Oeste baiano", ressalta.


GSI INOVA COM LÂMPADAS LED PARA AVIÁRIOS

GSI Agromarau lançou recentemente as lâmpadas LED para aviários, que atendem aos requisitos da Portaria Interministerial 1.007, de 31 de dezembro de 2010. A portaria fixa índices mínimos de eficiência luminosa para as lâmpadas incandescentes comuns. Desde 30 de junho, por exemplo, o comércio varejista está proibido de vender lâmpadas incandescentes comuns acima de 101 watts. "As lâmpadas LED são muito mais eficientes que as incandescentes. Para termos uma ideia, a LED tem uma vida útil superior a 30 mil horas, enquanto a incandescente dura, em média, mil horas", diz Marcos Dal Moro, do setor de Engenharia de Produtos Automação.


DESTAQUES DA RICETEC NO SEMINÁRIO COOPLANTIO

RiceTec destacou no 28° Seminário da Cooplantio, em Gramado/ RS, em junho, a variedade Inov CL, que oferece até 33% a mais de produtividade, eficiência no controle do arroz vermelho e qualidade às exigências do mercado de exportação. "A regularidade da produtividade e da qualidade do arroz que atingi na minha propriedade com o Inov CL foi determinante para nunca mais mudar de produto", revela Flávio Ávila, produtor de Dom Pedrito/ RS, que atingiu uma média de mais de 203 sacas por hectare. Outro destaque no evento foi cartão fidelidade RiceTec. "A aceitação dos nossos clientes superou até mesmo nossas expectativas", afirma o diretor de Marketing, Leandro Pasqualli.


JOHN DEERE: NOVOS EQUIPAMENTOS NA BAHIA FARM SHOW

Equipamentos que oferecem alta produtividade e tecnologia avançada e que passaram a ser fabricados no Brasil foram algumas das atrações da John Deere em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia Farm Show, em junho. Agora com produção nacional, as plantadeiras DB (foto) e os modelos de pulverizadores 4630 e 4730 oferecem os resultados superiores alcançados pela tecnologia John Deere juntamente com as vantagens do financiamento pelo Finame. Fabricadas na unidade de Horizontina/RS, podem ter de 31 a 48 unidades de plantio. Já os pulverizadores 4630 e 4730, produzidos em Catalão/GO, somam as vantagens do financiamento com as qualidades de alta precisão na aplicação.


H2LIFE BRASIL: MÁQUINA PARA PURIFICAR ÁGUA

Produtores de hortaliças, frutas e flores conheceram na Agrishow um moderno e eficiente equipamento capaz de purificar todo tipo de água necessária para a irrigação de suas culturas. A novidade é a máquina denominada Super H2Life, desenvolvida e fabricada pela H2Life Brasil, especializada no fornecimento de sistemas de purificação de água. Com capacidade de purificar até 6 mil litros por hora, exigiu seis anos de pesquisa e seu sistema foi patenteado pela fabricante no Brasil. Por ser compacta, automática e de fácil transporte, a Super H2Life pode ser levada e instalada em qualquer lugar.


ANOTE AÍ

A terceira edição do Congresso Andav - Fórum & Exposição será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, de 29 a 31 de julho. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, entidade que reúne mais de 1.200 distribuidores de 520 municípios. Em sua terceira edição, o congresso ganhou novo formato, tornando-se mais abrangente e completo. Além do fórum de palestras, marca registrada do evento e que reúne público altamente qualificado, terá também exposição institucional, com a participação de dezenas de empresas de diferentes setores da cadeia do agronegócio. Informações em www.congressoandav.com.br.

A 10a edição da Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, segunda maior feira de aviação executiva do mundo, ocorre em São Paulo, entre 14 e 16 de agosto. Grandes fabricantes, operadores e prestadores de serviço já confirmaram a participação. No ano passado, foram 70 aeronaves expostas e, para este ano, a previsão é de se repetir este número. Em 2012, foram 190 expositores e, ao longo de três dias, mais de 16 mil pessoas visitaram o evento, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Mais informações www.abag.org.br/labace2013.

O Congresso Brasileiro do Algodão ocorre, entre 2 e 6 de setembro, em Brasília. Serão quatro dias de painéis de pesquisa, grandes expositores, troca de conhecimentos, atualização tecnológica e importantes encontros profissionais. O congresso já é ponto de encontro obrigatório de empresas, pesquisadores, profissionais do agronegócio e produtores da cadeia produtiva do algodão. Em mais esta edição, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio da associação mato-grossense, reúne os principais profissionais do setor, levantando discussões que vão ditar os negócios da cotonicultura pelos próximos anos. www.congressodoalgodao.com.br.

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com