Novidades no Mercado

 

A GRANJA CONQUISTA PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO

A revista A Granja foi a vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo no Rio Grande do Sul, na categoria Jornalismo Impresso. A reportagem premiada, da jornalista Denise Saueressig, foi publicada em maio de 2012 e aborda a importância da diversificação de atividades no meio rural. Os vencedores do Rio Grande do Sul concorrem na etapa nacional, em 6 de junho, na sede do Sebrae, em Brasília. O prêmio está na quinta edição e tem participação promocional da Revista Imprensa e o apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Este ano, em todo o País, foram 1.279 trabalhos inscritos. Na foto, Denise e o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.


SANTANDER: EQUIPE ESPECIALIZADA NA AGRISHOW

O Santander levou para a Agrishow um time completo de profissionais para prestar assessoria financeira e oferecer um portfólio diferenciado de linhas de créditos. "A feira é o ponto máximo dos negócios no agronegócio brasileiro. Em 2013, o Santander quer ainda ser percebido como banco que apoia o produtor rural desde o início de seu planejamento no pré-custeio, no custeio, nos investimentos e na hora da comercialização de sua produção, até a oferta de condições para financiar a atividade, ajudá-lo a organizar a safra, os lucros e administrar a colheita", comenta Pedro Coutinho, vicepresidente executivo de Varejo.


SEBRAE LANÇA PRODUTOS PARA PEQUENOS

Uma ferramenta de planejamento específica para fruticultura e olericultura e o lançamento de um projeto para apicultores foram as grandes novidades do Sebrae/ SP na Agrishow. Além disso, ofereceu os serviços do Sebrae Móvel durante a feira e também percorrendo as propriedades rurais. "O mercado exige do produtor rural compromisso do abastecimento em quantidade, qualidade e regularidade. Por isso, planejar a produção, dando ao comprador a segurança da entrega e o cumprimento do contrato de fornecimento, é muito importante. O Sebrae/SP entende que um bom planejamento pode ajudar os produtores a aumentar seus ganhos e a diminuir perdas", avalia Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae/SP.


KEPLER WEBER E A NOVA GERAÇÃO DE SILOS

A Kepler Weber apresentou na Agrishow a Nova Geração de Silos, linha cuja proposta é atender a necessidade de armazenar quantidades cada vez maiores e, ao mesmo tempo, garantir a segurança operacional e a qualidade do produto. Além das novidades na concepção estrutural, a Nova Linha traz como diferenciais um portfólio mais completo, incluindo silos de alta capacidade (até 25 mil toneladas), a preocupação com a qualidade do grão e a preservação de seus atributos nutricionais, o atendimento às normas vigentes e a adequação as normativas mundiais. "É uma série mundial. Atende as normas de vários países", informa Olivier Colas (foto), diretor vice-presidente.


NEW HOLLAND: NOVIDADES PARA VÁRIAS CULTURAS

A New Holland apresentou na Agrishow sua linha de produtos com o objetivo de alcançar as mais diversas culturas. A participação contou com uma série de produtos de alta tecnologia embarcada e novidades no portfólio de máquinas. "O cliente de grãos vai encontrar tudo o que precisa aqui", resumiu na entrevista coletiva Alessandro Maritano, vice-presidente para América Latina. Destaques, por exemplo, para a colheitadeira CR 9090, fabricada na Europa, a maior à disposição do produtor brasileiro, máquina de 530cv e 45 pés, e para o pulverizador Defensor SP2500, cujas principais vantagens são sua predisposição para itens da agricultura de precisão, como o piloto automático, explica Douglas Santos (foto).


JOHN DEERE COM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A John Deere apresentou aos visitantes da Agrishow as suas diversas opções de máquinas e equipamentos, inclusive muitos lançamentos. "A Agrishow é a oportunidade para mostrar a sua cara, para onde se vai", explica Paulo Herrmann (foto), presidente da John Deere Brasil e vice de Marketing e Vendas América Latina. "A John Deere quer ser a opção preferencial dos nossos agricultores", complementa. Entre os destaques da empresa na feira, a série de tratores financiada pelo programa Mais Alimentos com potência de 55cv a 78cv, os modelos 5055E, 5065E, 5075E e 5078E; um total de 29 modelos de tratores projetados para a cana; a plantadeira DB de 48 linhas, que pode cobrir 350 hectares/dia; e muito mais.


NOVO DESIGN PARA FAMÍLIA UNIPORT DA JACTO

Os modelos Uniport 2000 Plus e Uniport 2500 Star, da Jacto, ganharam uma nova carenagem na cabine e faróis com design diferenciado, mais modernos e em sintonia com a aparência do Uniport 3030, o pulverizador automotriz lançado no ano passado. E foram os destaques da empresa na Agrishow. "As mudanças, sobretudo de ordem estética e visual, visam oferecer aos equipamentos da linha uma nova roupagem externa, mais moderna e padronizada, facilitando não só a produção das peças em série, mas com maior eficiência na disponibilidade de peças de reposição para os produtos da linha", explica Robson Zófoli, diretor comercial.


JUMIL LANÇA DUAS NOVAS PLANTADEIRAS

A Jumil desenvolveu e apresentou na Agrishow duas novas plantadeiras, o modelo JM 8080 PD Magnum e a JM 8090 Exacta Terra Jumil. "Inovação tecnológica é o forte da nossa empresa, e oferecer implementos ao produtor que busca agricultura de precisão é a expertise da empresa", enfatiza o presidente do conselho administrativo, Rubens Dias Morais. No Sistema Exacta, desenvolvido com exclusividade pela Jumil, a fertilização é efetuada a lanço, em operação separada, ganhando com isto tempo e eficiência. Outras características são o chassi dividido em três secções, que vão de 13,8 metros a 17,8 metros, que, quando em posição de transporte, ficam em 6,3 metros. A capacidade é de 29, 33 e 39 linhas.


GSI: MELHOR AGRISHOW EM DEZ ANOS

A melhor feira agrícola em dez anos. Assim definiu a GSI a participação na Agrishow. Na comparação com a edição de 2012, o estande da companhia recebeu um volume quatro vezes maior de visitantes, clientes e potenciais compradores. Desde o ano passado, a companhia está investindo com força na sua linha de equipamentos de armazenagem de grãos. Para o diretor de Vendas e Marketing – Armazenagem de Grãos, José Luiz Viscardi, a Agrishow 2013 mostrou claramente o resultado desse trabalho. "Pudemos ver que os nossos equipamentos estão com a sua credibilidade consolidada", comemora.


VIPAL E FATE UNEM SUAS FORÇAS

A Borrachas Vipal e a Fate Pneus apresentaram juntas na Agrishow o que ambas têm de melhor em soluções voltadas para o agronegócio. As empresas estiveram presentes em um único estande, levando a força, a tecnologia e a alta qualidade das marcas. As duas empresas contam com uma ampla linha de produtos específicos para o segmento de tratores, caminhões e implementos, desenvolvidos para atender grande diversidade de aplicações e características da produção agrícola. Estes produtos vão desde bandas exclusivas, camelback e manchões para reforma até a linha de pneus novos da marca Fate.


MASSEY FERGUSON: EQUIPAMENTOS PARA AP

A Massey Ferguson apresentou na Agrishow seu portfólio completo, com destaque para a agricultura de precisão. Como o lançamento do Auto Guide 3000, sistema de direcionamento automático que oferece até três níveis de precisão: submétrico, até 30cm de precisão entre as passadas; decimétrico, 10cm de precisão; e centimétrico, que por meio de sinal RTK consegue uma precisão de até 2,5cm. "A Massey Ferguson tem uma solução completa", lembra Carlito Eckert, diretor comercial (à esq.), ao ressaltar que a empresa oferece diversos produtos, como tratores de 50cv a 370cv. "Temos uma necessidade de plantar e colher mais rápido, mas otimizando recursos naturais e econômicos", ressalta Fábio Piltcher (à dir.), diretor de marketing AGCO América do Sul.


METALFOR APRESENTA NOVIDADES NO BRASIL

A Metalfor, empresa de origem argentina e com fábrica em Ponta Grossa/ PR, apresentou na Agrishow, pela primeira vez no Brasil, a colheitadeira a Metalfor Araus Axial Max 1475, classe VII, de rotor axial, motor de 350/ 370hp, plataforma de 30/35 pés e tanque graneleiro de 12 mil litros, além da linha de distribuidores com três modelos, também lançamentos. "A Metalfor esta ampliando sua oferta de produtos no mercado brasileiro, primeiro para afirmar mais do que nunca que está no País para ficar e crescer, e depois oferecer dia a dia os melhores equipamentos na área de grãos e de proteção de culturas", ressalta Luis Angel Dadomo (camisa branca), presidente da empresa, ao lado de Guilherme Zegna, diretor geral.


VOLVO: SOLUÇÕES PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

O Grupo Volvo mostrou na Agrishow sua linha de produtos e serviços voltados para o agronegócio brasileiro: caminhões, máquinas, equipamentos, motores industriais e soluções financeiras. Na área de caminhões, a marca apresenta seus modelos das linhas F e VM, que são usados desde o plantio até o transporte de longa distância, além do modelo fora de estrada, o FMX. "A robustez, grande produtividade, resistência e baixo consumo de combustível de nossos caminhões conquistaram o mercado. Estes são atributos que garantem maior rentabilidade ao transportador", afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões para o Brasil.


SCANIA EXPÕE CAMINHÕES PARA SETOR SUCROENERGÉTICO

A Scania apresentou na Agrishow seu novo modelo P 310 6x4 com redutor nos cubos e todas as vantagens da nova linha Off Road 2013, com veículos indicados para soluções fora de estrada e rodoviárias. A marca expôs em seu estande os caminhões G 480 6x4, G 440 6x4, P 250 6x4 e P 250 8x2; um chassi de ônibus F 250 4x2 NZ, integrante da nova linha de motores dianteiros; um motor industrial DC 13 74A e o R 620 6x2, o caminhão mais potente do Brasil. "Os visitantes encontraram no estande da Scania soluções para todo o setor sucroenergético, com caminhões customizados aos trabalhos mais específicos e que possuem o melhor torque da categoria", afirma Fábio Amaral, responsável por vendas Off Road da Scania no Brasil.


SHELL LUBRIFICANTES LANÇA NOVO PRODUTO

A Shell está lançando o mais recente lubrificante de alta performance para motores de trabalho pesado, o Shell Rimula R5 LE. Disponível na versão SAE 10W- 40 de viscosidade, o produto é um dos primeiros com tecnologia sintética, que atende as mais exigentes especificações de óleo de motor, como API CJ-4, ACEA E9 e Volvo VDS-4. Com baixo teor SAPs (fósforo, enxofre e cinzas sulfatadas), elementos que em alta concentrações são prejudiciais ao sistema de exaustão dos novos motores Euro 5, o produto foi especialmente formulado para aumentar a eficiência, reduzir as emissões de escape e gerar maior economia de combustível.


PRÊMIO GERDAU MELHORES DA TERRA: NOVIDADE AGRISHOW

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra anunciou os vencedores da categoria Novidade Agrishow, durante a feira. Na divisão Agricultura de Escala, o Troféu Ouro foi concedido à colhedora de cana Case A8800 Multi-Row, fabricada pela CNH Latin America; já o Troféu Prata da divisão Agricultura de Escala foi para o Valley Corner, fabricado pela Valmont. E na divisão Agricultura Familiar o Troféu Ouro foi para o Trator 575.4 Compact, fabricado pela Agrale. Nessa mesma divisão, o Troféu Prata foi para o Silo Bolsa SBM 1000, da Menta Mit Máquinas, de Cajuru/SP. Na foto os vencedores: João Rebequi (Valmont), Flávio Crosa (Agrale), Mirco Romagnoli (Case IH) e Matheus Menta (Menta Mit).


BRANCO PROMOVE LANÇAMENTOS

A Branco - Produtos de Força e Energia lançou no mercado novos produtos. Entre os lançamentos destacam-se dois novos modelos de roçadeiras, de 33 cilindradas (cc) e 43cc; dois novos modelos de motosserras, de 25cc e 52cc; um novo modelo de pulverizador de ação dupla 2hp e três novos modelos de motobombas, 701 motor 2T com 1hp, 716 motor 4T com 6,5hp, 720 diesel com 13hp e vazão de 200 mil litros de água/hora.


LS TRACTOR CHEGA AO INTERIOR DE SP

primeira loja LS Tractor, marca sul coreana de tratores, no interior de São Paulo. A Arábica vai atender uma região composta por 35 municípios. Conforme afirmam os empresários Liliana Jurdi e Eduardo Carui, a decisão de investir na marca sul-coreana aconteceu porque é um produto que oferece ao mercado uma nova possibilidade de tratores para o produtor brasileiro. "São produtos que trazem uma série de benefícios, inovações tecnológicas e alto padrão de qualidade, o que é um grande diferencial", ressalta Carui.


VALTRA: TRATORES PARA GRÃOS E CANA

A Valtra apresentou na Agrishow a nova Linha BH Geração III, totalmente nova, incluindo cabine, sistema hidráulico e design. Os modelos farão parte da nova linha que chega para ampliar as opções de potência, entre eles, o trator BH 135i (137cv), com motor quatro cilindros turbo-intercooler, opção para quem necessita na propriedade máquinas para desempenhar as mais variadas funções e atividades. Também integram a família os novos tratores BH200 (200cv) e o BH210i (210cv). Segundo Jak Torretta (esq.), diretor de produto AGCO América do Sul, a nova geração agregou 26 melhorias. "O Brasil é o que mais cresce em potência de tratores", avalia Paulo Beraldi (dir.), diretor comercial.


IVECO VENDE 158 CAMINHÕES AO GRUPO BOM FUTURO

Um dos maiores produtores de grãos do Brasil acaba de receber o reforço de mais de 75 mil cavalos nas suas atividades: é a somatória da potência de 158 veículos Iveco Stralis entregues pela montadora italiana ao grupo Bom Futuro, maior produtor de soja do Brasil. Trata-se de uma das maiores vendas em um único pedido do extrapesado da Iveco, refletindo a grande aceitação do veículo no agronegócio, o principal pilar de sustentação do mercado de caminhões desse segmento. Com a aquisição, o Grupo Bom Futuro torna-se um dos maiores frotistas de Stralis da América do Sul.


LÍDER AVIAÇÃO FATURA MAIS DE US$ 7 MILHÕES

Mais uma vez, a Líder Aviação viu suas expectativas serem superadas na Agrishow. A empresa negociou quatro aeronaves durante o evento: um King Air C90GTx, dois Baron G58 e um Bonanza G36. Somadas, as vendas ultrapassaram US$ 7,4 milhões. De acordo com o diretor de vendas de aeronaves, Philipe Figueiredo, a feira ainda deverá render novos frutos, uma vez que muitas negociações começam no evento e se concretizam nos meses seguintes. "Em 2012, além das três aeronaves vendidas durante o evento, a Agrishow foi responsável por outros dez negócios fechados ao longo do ano."


POLARIS APRESENTA SEUS PRODUTOS NA AGRISHOW

Polaris, empresa líder do segmento de quadriciclos e UTVs nos EUA, apresentou na Agrishow uma variedade de aplicações que os veículos da marca proporcionam para os produtores. Com a adaptação de implementos agrícolas, os quadriciclos e UTVs facilitam o trabalho no campo com pulverizadores, cortadores, além de carretas e arados. "São veículos muito versáteis e úteis para os profissionais do setor. Além da sua função básica de transportar pessoas e cargas, por serem compactos, permitem acesso fácil e rápido a todo tipo de localidade na área a ser trabalhada, mesmo nas mais difíceis. Quando adaptados, levam ainda a capacidade de trabalho dos implementos para essas regiões com terrenos mais acidentados, dificilmente acessados por um veículo comum", conta Rodrigo Lourenço, diretor geral.


GEOCICLO EXPANDE PRODUÇÃO ORGANOMINERAL

A Geociclo, empresa nacional de biotecnologia, está acelerando seu processo de crescimento e quadruplicará este ano a produção do fertilizante organomineral Geofert. Atualmente, o fertilizante é fabricado pela primeira vez no Brasil, em larga escala, na unidade de Uberlândia/MG. A previsão inicial era fornecer 25 mil toneladas/ ano, mas com o aumento da demanda foi preciso acelerar a expansão e serão fornecidas 100 mil toneladas/ano. Deste total, 85 mil toneladas já foram comercializadas.


SDLG E AS CARREGADEIRAS MULTIFUNCIONAIS

A SDLG apresentou na Agrishow suas carregadeiras multifuncionais modelos LG918, LG938L e LG959, com aplicações ideais para o agronegócio, além das escavadeiras LG6150E e LG6225E, que começarão a ser produzidas no Brasil ainda em 2013. São características dos equipamentos SDLG, além da multifuncionalidade, a alta produtividade e a adequação às mais difíceis condições de trabalho. "Os equipamentos da SDLG são versáteis, robustos e confiáveis. Fáceis de operar, têm simples manutenção e possuem capacidade para trabalhar muitas horas sem intervalo, com baixo consumo de combustível", explica Enrique Ramirez (foto), novo diretor de Negócios na América Latina.


AMANCO E BIDIM: INOVAÇÕES EM IRRIGAÇÃO

Amanco e Bidim, marcas comerciais da Mexichem, levaram para a Agrishow opções para o setor de irrigação e drenagem em produtos e um moderno software, que complementam seu portfólio e certificam a empresa como fornecedora de soluções no setor hidráulico, elétrico e agrícola. A Amanco apresentou o Amanco Irrigafort, tubo de PVC desenvolvido para altas pressões, e o Amanco IrrigaCAD 2013, software (plug in) que auxilia na elaboração de projetos de irrigação, além de relançar o Amanco Engate Rápido Roscável de 2" e 3". As mantas Bidim também foram expostas, pois são indicadas para obras que exigem a drenagem do solo. "Participar de um evento como a Agrishow é uma forma de a Mexichem Brasil reforçar a tecnologia, a inovação e a ecoeficiência de seus produtos, já reconhecidas no setor hidráulico e elétrico, também no setor agrícola", afirma Hilton Saporski, diretor comercial.


INCOMAGRI MOSTRA LINHA DE PRODUTOS

A Incomagri exibiu na Agrishow sua completa e versátil linha de máquinas, relançou o pulverizador de arraste Champion 2000L e também o distribuidor de sementes e fertilizantes Sembra 3500. Destaque para a linha de pulverização que, em parceria com a Agres, passou a contar com opcionais para agricultura de precisão. Outro destaque foi a apresentação das carretas basculantes hidráulicas nas versões cafeeira e forrageira com opcionais de rodagem e tampa de abertura. Além da produção no Triângulo Mineiro, a Geociclo instalará uma nova fábrica em Goianésia/GO este ano.


TOTVS APRESENTA TECNOLOGIA PARA GESTÃO NA AGROBRASÍLIA

A Totvs, líder no Brasil em desenvolvimento de softwares de gestão empresarial, participou pela primeira vez da Agrobrasília, no mês passado, em Brasília. A companhia levou ao evento seu portfólio de soluções para a agroindústria e produtores. Além das ferramentas para gestão de backoffice, a Totvs oferece tecnologias específicas para otimizar a gestão no campo. É o caso das soluções para multicultura e para a agroindústria sucroenergética. As soluções permitem uma gestão mais eficiente do negócio. A tecnologia reduz custos na alocação de máquinas e no uso de insumos, aumenta a produtividade, garante o cumprimento de exigências fiscais, ambientais e fitossanitárias e expande a rastreabilidade do processo produtivo.


TOYOTA: HILUX E SW4, LÍDERES EM VENDAS

A Toyota deu destaque na Agrishow à picape Hilux e ao utilitário esportivo SW4. Os visitantes puderam experimentá-los numa pista de test-drive off road montada ao lado do estande. Conforme Alberto Hackerott (foto), chefe de departamento de produto e equipe, a "confiabilidade e resistência do produto" da Hilux justificam a sua liderança em vendas na categoria há anos. "Mesmo com a entrada de concorrentes, segue em primeiro lugar", enfatizou. O market share é de 30% (40 mil vendas em 2012) e está à frente em vendas em todas as regiões. Já o SW4 alcançou 66% de share no ano passado entre utilitários médios, com 10.700 unidades comercializadas.


CASE IH DESTACA CRESCIMENTO E LANÇAMENTOS

Case IH anunciou na Agrishow a primeira colheitadeira classe 9 produzida no Brasil, a Axial Flow 9230, a maior em capacidade produtiva de fabricação nacional. Também apresentou como novidade a revolucionária colhedora de cana com espaçamento variável, a A8800 Multi Row, com exclusivo e patenteado sistema de divisores de linhas com flexibilidade para colher em diferentes espaçamentos. E, segundo o vice-presidente, Mirco Romagnoli (foto), a marca foi a que mais cresceu em participação de mercado no ano passado. "Fomos a única marca que ganhou mercado em tratores e colheitadeiras", ressaltou.


TAM LEVA SEUS SUCESSOS DE VENDAS

TAM Aviação Executiva, representante exclusiva da Cessna no Brasil, participou da Agrishow com seus dois sucessos de vendas: o Grand Caravan, ideal para agricultores e empresários que precisam de uma aeronave grande, resistente, com alta capacidade de carga e que pode pousar e decolar nas pistas mais adversas, e o Turbo Stationair 206, que tem baixo custo operacional, possui uma cabine altamente configurável e pode ser facilmente transformada da configuração de 6 assentos para uma configuração de carga. O setor agrícola é um dos principais focos de atuação da TAM Aviação Executiva.


JCB APRESENTA LINHA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Pela primeira vez em mais de dez anos de presença no Brasil, a JCB, em parceria com a Auxter, seu distribuidor para o estado de São Paulo, apresentou suas máquinas para o mercado da agricultura e da pecuária. Na Agrishow a empresa expôs as retroescavadeiras modelos ICX e 3C, a escavadeira JS 220, a pá carregadeira 416 HT, entre outros. "A potência, o alto desempenho e, principalmente, o conforto, a segurança e a visibilidade que o operador encontra nas máquinas JCB fazem parte do nosso compromisso com a qualidade e a satisfação dos clientes", comenta Fabrício Abe, gerente de Produto Agrícola da JCB.


FERTÍS CHEGA AO MERCADO DE FERTILIZANTES

A FMC, tradicional empresa do segmento de defensivos, anunciou sua nova linha de fertilizantes. Por meio de acordo com a empresa americana Cytozyme, a FMC incluirá em seu portfólio a Fertís, uma linha especial para aplicação foliar, via solo e tratamento de sementes. A linha contará com os produtos Crop, Seed, Nutri e K-Humate, todos já disponíveis para a próxima safra. Segundo o diretor de Novos Negócios Corporativos, Paulo César de Oliveira, a Fertís é uma linha focada em oferecer soluções integradas, nutrir e gerar maior ganho de produtividade e qualidade seja a qual cultura for. "Nossa meta é que nos próximos anos a nova linha seja responsável por 10% de nossas vendas", anuncia Oliveira.


GRUPO ZF EXPÕE PORTFÓLIO

O Grupo ZF expôs seus produtos para o segmento agrícola na Agrishow. A tecnologia e a qualidade da ZF atraíram neste ano novos clientes: "Forneceremos o eixo da família AS 3000 para a sul-coreana LS Mtron e para a brasileira Bramont, representante da indiana Mahindra, que pretendem montar suas unidades industriais e iniciar suas operações no Brasil ainda neste ano. O AS 3000 começará a ser fornecido no segundo trimestre de 2013 e sairá de nossa fábrica de Sorocaba/SP", diz Stefan Prebeck, diretor de sistemas de eixos e transmissões fora de estrada.


ANOTE AÍ

Mais de 2.700 expositores de 47 países estarão na feira Agritechnica, a ser realizada de 10 a 16 de novembro em Hannover, Alemanha. A feira agrícola foi lançada na recente Agrishow por organizadores alemães do evento. Os principais fabricantes do complexo de máquinas e equipamentos no mundo estarão no evento. São esperados mais de 420 mil visitantes. Mais informações em www.agritechnica.com.

De 29 a 31 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, ocorre a terceira edição do Congresso Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários. Com foco em gestão e relacionamento, o evento proporciona a reunião de todos os agentes ligados à distribuição de insumos. Serão abordados assuntos de interesse comum, voltados à capacitação e à atualização dos gestores da distribuição de insumos agrícolas e veterinários. Serão três dias de congresso, com temas atuais e dirigidos, apresentados por palestrantes conceituados, nacionais e internacionais. Mais informações em www.congressoandav.com.br.

O Congresso Brasileiro de Fitossanidade – II Conbraf ocorre de 31 de julho a 2 de agosto, na FCAV/Unesp, em Jaboticabal/SP. O tema do evento é a fitossanidade e suas implicações no agronegócio e terá entre as abordagens: alterações climáticas e implicações na fitossanidade; fitossanidade em culturas extensivas; fitossanidade em cultivos orgânicos; resíduos no ambiente. Mais detalhes em www.fcav.unesp.br/conbraf.

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com