Farm Progress Show

 

Tecnologia em movimento, é a FARM PROGRESS SHOW

Arno Dallmeyer, engenheiro agrônomo, consultor de empresas do agronegócio, [email protected]

A agricultura norte-americana é bastante diversificada, pujante e a cada ano se torna mais empresarial e profissionalizada. Um modelo que, forçado pelas circunstâncias e pelo mercado global, o Brasil também está seguindo. Uma viagem a este mundo agrícola, conhecendo a cadeia de produção desde a base e culminando com a Bolsa de Chicago, o maior centro de comercialização de commodities do mundo, traz um conhecimento que pode ajudar na gestão dos empreendimentos do agronegócio brasileiro.

Há 60 anos realiza-se a mais conhecida e dinâmica feira do agronegócio norte-americano, o Farm Progress Show, que neste ano ocorre em Decatur, Illinois, a cerca de 300 quilômetros de Chicago, de 27 a 29 de agosto. São cerca de 600 expositores de máquinas e equipamentos, sementes e uma diversidade de produtos e serviços destinados ao agronegócio, trazendo mais de 100 mil visitantes, com maciça participação de estrangeiros, em três dias de evento.

Um dos pontos altos do Farm Progress Show, e que efetivamente atrai os produtores, são as demonstrações de campo, divididas em preparo do solo, semeadura e colheita. Há também sistemas de direcionamento automático apoiado por satélites. No afã de resgatar e consolidar os valores da terra existe uma tenda específica para o artesanato e produtos caseiros. Os visitantes estrangeiros são recebidos e atendidos em um local específico, por pessoas que falam as línguas dos grupos, como português, espanhol, alemão. Uma feira que vale à pena ser vista. As inovações vão estar presentes, dando visão geral da agricul- Divulgação tura norte-americana e dos países sob sua influência, bem como as tendências tecnológicas e do agronegócio. O Farm Progress Show 2013 certamente terá um expressivo número de brasileiros entre seus visitantes.