Aqui Está a Solução

 

CONDIÇÕES PARA O KIWI

Que região do Brasil reúne as melhores condições para o cultivo do kiwi? Obrigado pela informação.

Rafael Carvalho
Ponta Grossa/PR

R - Caro Rafael, por apresentar as condições ideais para a cultura – de 300 a 700 horas de frio (temperaturas abaixo de 7,2ºC) durante o inverno e solos bem drenados –, o Rio Grande do Sul é o maior produtor da fruta no Brasil, com destaque para a Serra gaúcha, onde se concentra quase todo o volume produzido no estado. O fato de a planta requerer estrutura de sustentação para a copa, semelhantemente à videira, é outro fator que coloca a região serrana – tradicional produtora de uva – à frente da produção estadual. O berço da cultura é o município de Farroupilha, onde são cultivados 130 hectares. Conforme dados da Emater/RS, são 415 hectares cultivados com a fruta no Rio Grande do Sul e 350 propriedades envolvidas. O engenheiro agrônomo da Emater/ RS Alfredo Galina, explica que a cultura necessita de muita água, mas não tolera solos encharcados. "As raízes demandam grande quantidade de oxigênio, mas o excesso de água no solo pode causar a morte das plantas. Recomenda-se o plantio das mudas em camalhões para se evitar esse problema", frisa.


PRODUÇÃO DE AMENDOIM

Olá, amigos da revista A Granja. Por favor, gostaria de saber qual é, em volume, a produção de amendoim no Brasil e qual é o principal estado produtor. Grato pela atenção.

Leonardo Lopes Correia
Itapemirim/ES

R- Prezado Leonardo, a produção brasileira de amendoim é de aproximadamente 300 mil toneladas, segundo informações do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Os principais produtores são os paulistas, com volume de 240 mil toneladas. Grande parte desse volume, cerca de 80%, é destinada à indústria de confeitos. O restante segue para o mercado de óleo comestível e para a produção de sementes.