Vitrine

AGRICULTURA DE PRECISÃO CABE A TUDO. E A TODOS

O que se dirá agora não é novidade para ninguém: o Brasil só se tornou uma respeitada (e até temida) potência agrícola global em razão da providência divina – solo, relevo e clima abençoados para o cultivo agrícola – e do oportuno intervencionismo humano, leia-se a utilização de técnicas e tecnologias por parte do produtor. Foi esta sinergia que transformou o País no conhecido "celeiro" do planeta. E é nesse segundo item que se centra a reportagem de capa desta edição. A ferramenta da agricultura de precisão tem diversas utilizações e vantagens, mas significa, em essência, tecnologia top, de alto nível na prática da agricultura moderna. Pense bem: de que adianta investir milhares – milhões! – de reais em fertilizantes de elevada eficiência se o insumo for mal aplicado. Na reportagem, exemplos e ensinamentos do uso correto da agricultura de precisão. Mas, sobretudo, a ideia que a AP é um mundo que pode ser usufruído por todos os que por ela se interessarem. E é aplicável a diversas situações da prática agrícola.

Se a proposta da edição é descrever modelos a serem seguidos ou ao menos servirem de inspiração, que tal a experiência de um senhor que foi dispensado de um seminário católico visto que notoriamente não tinha vocação para a batina e, hoje, cultiva 3 mil hectares no Mato Grosso? Veja a história de Egon Jung, em O Segredo de Quem Faz.

Nesta linha de raciocínio, contamos contigo para escolher alguns dos homens, mulheres, empresas, instituições e entidades responsáveis por tornar o agronegócio brasileiro este colosso na economia brasileira (o segundo item mencionado lá no primeiro parágrafo). Está deflagrada a eleição para a principal e mais desejada láurea da agropecuária brasileira, o Prêmio Destaques A Granja do Ano 2013. É a 28ª edição da premiação que joga luzes aos melhores em diferentes categorias da agricultura e da pecuária, desta vez com a inclusão do segmento Pneus. E, assim, são 28 premiações. Participe por meio do voto encartado ou vá até o site www.agranja.com e nos ajude a dar o troféu reproduzido nesta página a quem merece. Contamos contigo!

Mas a edição, claro, tem mais, muito mais mesmo. Estivemos na feira Agrobrasília, cada vez mais consolidada, e ainda veiculamos artigos de diferentes assuntos.

Boa leitura! Bom e preciso voto!