Novidades no Mercado

MWM MOTORES COMPLETA 60 ANOS

A MWM International Motores, maior fabricante de motores diesel do Brasil, completa 60 anos de atuação no País. A companhia, líder no segmento no Mercosul, oferece uma linha completa de motores com tecnologia avançada – de 2,5 a 13 litros e de 50 a 428cv – que cumprem as mais rígidas normas de emissões de poluentes. Seus modelos são reconhecidos pela qualidade, potência, durabilidade e tecnologia aplicada. Em abril a empresa também comemorou os 4 milhões de motores produzidos e planeja alcançar a marca de 140 mil motores fabricados em 2013. Assim, espera crescer 25% em relação ao ano anterior. “Temos qualidade e capacidade produtiva para atingir essa meta. Nossos parceiros estão cientes desse desafio e dispostos a crescerem conosco”, destaca o presidente da empresa, José Eduardo Luzzi (foto).


HUSQVARNA OFERECE SOLUÇÕES AO PRODUTOR

A Husqvarna apresentou aos visitantes da Tecnoshow soluções e tecnologia de ponta para os produtores. Entre os equipamentos, motosserras, roçadeiras, sopradores, tratores e pulverizadores. “A região Centro-Oeste é forte na produção de soja, milho, arroz e feijão, a nossa proposta é apresentar soluções eficientes, capazes de aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros com o cultivo. O foco da empresa é oferecer tecnologias que facilitem o manuseio, proporcionando conforto na operação e otimizando os custos apor meio de equipamentos que consomem menos combustível e poluem menos”, afirmou André Faro, gerente de vendas nacional.


TITAN: PNEU CERTO PARA CADA APLICAÇÃO

Detentora da marca Goodyear Farm, a Titan Pneus do Brasil disponibiliza para os produtores uma linha completa de pneus adequados a tratores, colhedoras, plantadeiras, pulverizadores e implementos. De acordo com Leandro Pavarin, gerente comercial, máquinas de grande porte e equipamentos com alto valor agregado necessitam de pneus radiais, “pois eles têm um tipo de construção que oferece maior resistência e durabilidade, ideais para suportar o peso do maquinário”. E quanto a tratores e colhedoras, a tendência é a utilização de rodados duplos, adaptados para receber quatro pneus radiais por eixo. “Além de todas as vantagens que estamos sempre comunicando ao agricultor, como economia de combustível de, no mínimo, 7%, menor resistência ao rolamento e maior área de contato com o solo – o que minimiza sua compactação –, tem o conforto e a segurança para o operador.”


LS TRACTOR ABRE PRIMEIRA CONCESSIONÁRIA

Foi inaugurada em Montenegro/RS, com a presença do presidente da LS Mtron Brasil, James Yoo, e do prefeito da cidade, Paulo Azeredo, a primeira concessionária LS Tractor do Brasil. Eles foram recepcionados pelo diretor geral da Concessionária Kim, Luiz Saldanha. Em seu discurso, Yoo disse que era uma honra estar em Montenegro naquele momento para abrir a primeira loja da LS Tractor fora do território coreano, país de origem da empresa. “Temos operações comerciais em mais de 50 países, mas aqui, no Brasil, o modelo de negócio é diferente, e, por isto, abrimos concessões para empresários que querem ser nossos parceiros comerciais”, ressaltou. Ele acrescentou que o projeto da LS Tractor é até o final do ano abrir mais 11 lojas no País.


JOHN DEERE APRESENTA LINHA DE ALTA TECNOLOGIA NA TECNOSHOW

A John Deere participou da 12ª edição da Tecnoshow Comigo, no mês passado, em Rio Verde/GO, apresentando uma linha variada de equipamentos de alta tecnologia. O estande da empresa teve a presença das concessionárias de Goiás – Martins & Sobrinhos, Casa do Pica-Pau, Maqnelson e Real Máquinas e Seiva, equipes que receberam os visitantes e apresentaram as vantagens dos produtos e as condições de aquisição. A linha de tratores teve expostos modelos como o 5065E, de 65cv, ao 9460R, de 460cv. Já a colhedora de cana 3520 foi apresentada na feira em sua versão 2013, com maior autonomia de trabalho, visto a ampliação do tanque de combustível e o aperfeiçoamento do sistema FieldCruise. E os pulverizadores 4730, agora produzidos no Brasil, em Catalão/GO.


TIMAC AGRO LANÇA FERTILIZANTE NITROGENADO

Para maximizar o aproveitamento do nitrogênio pelas plantas, a Timac Agro lança para a região Sul a tecnologia Sulfammo MeTA, onde uma dupla membrana é incorporada ao fertilizante no processo de granulação. Disponível desde 2010 no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o fertilizante nitrogenado se mostrou eficiente mesmo em condições de altas temperaturas, precipitações concentradas e solos arenosos destas regiões. O produto é indicado para todas as culturas que demandam nitrogênio, como milho, trigo, arroz, café, algodão, pastagens, feijão, cana, florestas, frutas e hortaliças. “O residual do nitrogênio do Sulfammo MeTA no solo é superior às fontes tradicionais. E, assim, podemos ter importantes ganhos operacionais”, explica o gerente de Marketing, Giancarlo Ribas Valduga.


INOVAÇÃO NO 28º SEMINÁRIO COOPLANTIO

A 28ª edição do Seminário Cooplantio terá como tema a “Inovação no agronegócio para produzir mais e melhor”. O tradicional evento promovido pela Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto será realizado entre os dias 3 e 5 de junho, no Hotel Serrano, em Gramado/RS. Nas palestras serão abordados aspectos técnicos da produção, como genética e sanidade, e assuntos relacionados à administração do negócio rural. “O produtor que participa do seminário busca atualização técnica e troca de experiências. E o nosso objetivo é oferecer as ferramentas para que ele consiga ampliar sua produção com incremento de qualidade”, destaca o gestor de marketing e serviços da Cooplantio, Dirceu Gassen (foto). As inscrições seguem até 24 de maio e podem ser feitas pelo site www.cooplantio.com.br/seminario.


AGRIMEC FECHA NEGÓCIO COM A ODEBRECHT

A Agrimec comercializou 11 plainas niveladoras de grande porte, da Robust, com a Odebrecht Agroindustrial, que produz e comercializa etanol e açúcar VHP e cogera energia elétrica a partir da biomassa. “A relação comercial com a Odebrecht iniciou em 2011, quando a empresa adquiriu algumas plainas para atender sua produção interna, além de uma Robust 540 que foi destinada a Angola”, destaca Fernando Abreu, consultor de vendas. A plaina é indicada para o preparo do solo no sistema de plantio direto, entre outros, de variadas culturas, sendo que, em uma única operação, executa duplo serviço (preparo mínimo do solo e aplainamento). Nas lavouras canavieiras elimina os desníveis e obstáculos.


CONCESSIONÁRIA CASE É DESTAQUE NA TECNOSHOW

A concessionária Case IH Planalto, representante da marca na região de Rio Verde/GO, marcou presença na Feira Tecnoshow Comigo. Para a Planalto, que participa do evento com as lojas de Jataí, Mineiros e Rio Verde, a Tecnoshow é uma oportunidade de alavancar negócios mesmo depois de seu término. “Muitas propostas começam no parque de exposições e terminam nas lojas”, afirma Martha Junqueira, coordenadora de Vendas da Planalto. Ainda segundo ela, os negócios iniciados durante a feira representam até 70% das vendas anuais da concessionária. Esta foi a 13ª edição da Tecnoshow Comigo em que a concessionária Case IH Planalto esteve presente.


ANDEF PROMOVE O 63º SIMPAS

Representantes da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) participaram e promoveram o 63º Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável (Simpas), no mês passado, em Palotina/PR. O objetivo foi atualizar os profissionais relacionados ao setor dentro de uma visão integrada de produção sustentável. “Tivemos trocas de experiências que contribuem com o desenvolvimento do agro na região. Foram três dias de contato com estudantes, profissionais do campo, associações, cooperativas e indústrias, onde todos buscaram aperfeiçoar as práticas para aumentarmos a produtividade e a rentabilidade no agronegócio. Mais uma vez, mais de 300 profissionais estiveram no evento que consagrado no setor”, revela José Annes Marinho, gerente de educação da Andef.


RICETEC: CULTIVARES DE ARROZ QUE RENDEM MAIS

Para aumentar a produtividade e atender a crescente demanda do mercado mundial por arroz, os produtores gaúchos estão apostando, cada vez mais, nas sementes com alta tecnologia. Entre estas, destacam- se as sementes desenvolvidas pela RiceTec, que consiste no uso de cultivares de arroz que oferecem até 25% a mais de produtividade, eficiência no controle do arroz vermelho e qualidade adequada as exigências do mercado de exportação. Na safra 2012/2013, mais de 60 mil hectares no estado foram cultivadas com a InovCL, um dos produtos da RiceTec, responsável por 9% do segmento no Rio Grande do Sul e que também começa a despertar o interesse do mercado uruguaio.


METALFOR MOSTRA SEUS LANÇAMENTOS

A Metalfor esteve presente mais uma vez na Tecnoshow, em Rio Verde/GO, onde mostrou seus lançamentos para este ano. Na linha de pulverizadores, expôs o modelo Multiple 3200 AB de 32 metros de barramento e 3.200 litros de tanque de produto. Segundo a empresa, “sem dúvidas a melhor opção custo benefício para a produção em médias e grandes extensões”. Na linha de arrasto, a também renovada linha Futura 2200 AB, o menor autopropelido da linha, mas com todas as tecnologias e operacionalidades das melhores máquinas e a um preço bem acessível para o produtor.


CYCLOAR: ARMAZENADORES PRECISAM DE CERTIFICAÇÃO

Desde o início de abril, as unidades armazenadoras de grãos que não estiverem certificadas ficam impedidas de prestar serviços de armazenagem de estoques governamentais ou receber produtos de operações realizadas pela Conab. O diretor técnico da Agrocult, empresa consultora do Sistema de Exaustão Cycloar no centro, norte e nordeste do País, Adriano Mallet, afirma que toda unidade armazenadora cuja construção ou ampliação se iniciar a partir da publicação no DOU da IN n.º 41/2010 de 15/12/2010 deve possuir sistema de exaustão de ar, natural ou mecânico. Mallet afirma que o sistema de exaustão que tem fornecido o melhor resultado é o do Cycloar.


MASSEY FERGUSON APOSTA NO MERCADO GOIANO

A Massey Ferguson esteve na Tecnoshow Comigo com seu portfólio de produtos apropriados para a região, como a colheitadeira mais versátil do mercado, a MF32 SR, habilitada para arroz, soja, milho e trigo. E a empresa aposta na força do mercado goiano. “Goiás é um dos estados que mais têm se destacado no País por seu crescimento de produção e por empresários rurais que investem alto em tecnologias e equipamentos. É natural que haja um investimento na atualização da frota, além da busca por máquinas de última geração, cabinadas, com recursos de agricultura de precisão e de mobilidade”, destaca Rubens Moura, gerente de vendas. “Cada vez mais, sempre que estiver capitalizado, o produtor não vai apenas renovar a frota, mas se atualizar em termos tecnológicos.”


JACTO RECEBE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

No ano em que comemora 65 anos de fundação, a Jacto obteve uma conquista que reforça sua missão e seu compromisso com toda a cadeia produtiva: a empresa recebeu a certificação ISO 14001, relacionada aos cuidados ambientais. “A ideia de pleitearmos essa certificação partiu da necessidade de assumirmos definitivamente o compromisso com os cuidados com o meio ambiente e com as pessoas envolvidas, desde o projeto de nossos equipamentos até os processos que executamos diariamente ao entregá-los ao mercado”, comenta Martin Mundstock, diretor-presidente. No mês passado a empresa participou da Tecnoshow Comigo (foto), em Rio Verde/GO.


SOLUÇÕES E INOVAÇÕES DA VALTRA

A Valtra esteve na Tecnoshow, onde apresentou soluções e inovações como tratores, colheitadeiras, pulverizadores e equipamentos para produção sucroenergética. A procura por máquinas com mais de 300cv aumentou, e o Centro- Oeste apresenta as maiores e mais extensas propriedades, além de registrar um crescimento contínuo no mercado sucroalcooleiro. Por isto a Valtra destacou a Série S de tratores, com mais de 300cv. “A linha pesada acima de 145cv representa cerca de 40% do mercado de tratores Valtra. Com a ampliação das faixas de potência e liderança da Valtra no estado, além da forte presença no segmento sucroalcooleiro, a empresa quer superar este percentual e tornar Goiás um dos estados com maior participação no segmento de tratores com mais de 300cv”, afirmou Alexandre de Assis, gerente de vendas.


ITAFORTE/KOPPERT REALIZA CONVENÇÃO DE VENDAS

O Parque Tecnológico de Piracicaba/SP foi palco da 1ª Convenção de Vendas Itaforte/ Koppert. O evento, o primeiro realizado pela Itaforte após a aquisição da holandesa Koppert Biological Systems, contou com a presença da diretoria corporativa da equipe Itaforte, de representantes e distribuidores de todo o Brasil. Foram ministradas palestras informativas, houve integração entre as equipes e o repasse dos resultados de campo obtidos em cada região com os produtos Trichodermil 1306 SC, Metarril WP e Boveril WP. Ações de marketing e reforço das metas para o ano também foram abordados. E a empresa apresentou os novos produtos Tricho-Strip-G e Tricho-Strip-P, ambos à base do parasitoide de ovos de lagartas Trichogramma.


ANOTE AÍ

A 9ª edição da Bahia Farm Show, maior vitrine de tecnologia agrícola e negócios do Norte- Nordeste do Brasil, ocorre em Luís Eduardo Magalhães/ BA, de 28 de maio a 1º de junho. Participam do evento as maiores empresas mundiais de máquinas, implementos, insumos e serviços, o que torna a feira baiana uma excelente oportunidade de realizar negócios, promover a sua marca e ficar em dia com as novidades do mercado agropecuário. A organização é de Aiba, Abapa, Fundação Bahia, Assomiba e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. Mais informações em www.bahiafarmshow.com.br.

O Simpósio Goiano de Algodão 2013, a ser realizado nos dias 21 e 22 de maio, em Montividiu/ GO, na Fazenda Vargem Grande, terá na sua ampla programação palestras com Eleusio Curvelo Freire, da Cotton Consultoria, que abordará as principais cultivares de algodão para o Centro-Oeste; com Paulo Viana Barroso, sobre as perspectivas biotecnológicas para a cotonicultura; e José Edmilson Miranda, da Embrapa Algodão, que vai tratar de pragas, doenças e nematoides. Mas o evento tem mais atrações. Confira em www.fundacaogo.com.br.

Entre os dias 21 e 23 de agosto ocorre a quinta edição do Fórum Abisolo, que trará como eixo temático a questão da “Modernidade, Gestão e Tecnologia em Nutrição Vegetal”, com o objetivo de envolver os mais importantes elos da cadeia da produção de alimentos de origem vegetal e discutir o efeito dos fertilizantes modernos no incremento da produtividade brasileira. O evento será realizado em Ribeirão Preto/SP, no centro de eventos Pereira Alvim, e terá a participação de importantes personalidades. Outros detalhes no site www.abisolo.com.br.

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com